pratoni
Well-Known Member
Olá a todos,
Uma pergunta rápida e se calhar mais teórica que prática.
Ao montar uma roda em que tudo o resto é igual e tendo duas opções de aro, quais a vantagens de cada?
Entre um aro com 21mm e 32mm de altura e em que a largura e a forma são iguais, mas o de 32mm pesa +100g, aproximadamente.
Acham que os 10mm de altura a mais darão alguma vantagem aerodinâmica real que compense as 200g a mais nas rodas?
Uma das vantagens do aro mais alto é a estética e poder montar umas rodas mais rígida com menos raios, podendo até usar menos raios.
Com esta altura de perfil haverá alguma vantagem aerodinâmica real?
Será que com vento lateral ficam muito piores?
Quanto aos aros de 21mm, a grande vantagem será o peso rotativo menor permitindo, talvez, um comportamento mais leve da bicicleta.
Penso que aerodinamicamente poderão não ficar muito atrás dos outros.
O desenho dos aros é:
21mm:
Os de 32mm:
Uma pergunta rápida e se calhar mais teórica que prática.
Ao montar uma roda em que tudo o resto é igual e tendo duas opções de aro, quais a vantagens de cada?
Entre um aro com 21mm e 32mm de altura e em que a largura e a forma são iguais, mas o de 32mm pesa +100g, aproximadamente.
Acham que os 10mm de altura a mais darão alguma vantagem aerodinâmica real que compense as 200g a mais nas rodas?
Uma das vantagens do aro mais alto é a estética e poder montar umas rodas mais rígida com menos raios, podendo até usar menos raios.
Com esta altura de perfil haverá alguma vantagem aerodinâmica real?
Será que com vento lateral ficam muito piores?
Quanto aos aros de 21mm, a grande vantagem será o peso rotativo menor permitindo, talvez, um comportamento mais leve da bicicleta.
Penso que aerodinamicamente poderão não ficar muito atrás dos outros.
O desenho dos aros é:
21mm:
Os de 32mm: