• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Pedais com máxima flutuação.

umek

New Member
Boas,
venho vos pedir ajuda para a compra de uns pedais de estrada, neste momento ando com uns TIME Xpresso 4, não me tenho adaptado aos pedais por estes não terem flutuação nenhuma, estou habituado a uns CB eggbeater na de BTT, e como tenho tido alguns problemas a nível de joelhos não quero arriscar a andar com eles, tenho sentido algumas dores e calculo que seja dos pedais.

Assim sendo que pedais/travessas tem maior flutuação do pé???
quais me aconselham??

agradeço,
cumprimentos!
Um3k
 

paradawt

Moderador
Não querendo falhar na informação que vou dar e corrijam-me se estiver enganado, os pedais que permitem maior ajuste na flutuação são os Speedplay Zero. Permite um ajuste entre os 0º e os 15º.
 

RTC

Moderador
Staff member
Se não tiveres a certeza que é dos pedais e não quiseres gastar tanto podes sempre comprar um Look Keo e compras as travessas que derem mais flutuação (9º).
 

fmm

Member
Se não tiveres a certeza que é dos pedais e não quiseres gastar tanto podes sempre comprar um Look Keo e compras as travessas que derem mais flutuação (9º).

Correto. são as travessas vermelhas = 9º.
Só por curiosidade, cinzentas = 4.5 º e pretas 0º

Abraço

Filipe
 

duchene

Well-Known Member
umek:
Os pedais Time Xpresso têm 5º de flutuação, independentemente do modelo. A prisão que associas à falta de flutuação poderá ser o efeito de centragem que o cleat faz e que é uma característica destes pedais.

O que acontece é que sempre que rodas o pé para fora do eixo longitudinal no qual o cleat está ajustado, ele faz um efeito de rampa que leva o pé de novo para a posição inicial. E isto tem toda a lógica, uma vez que a flutuação é uma situação de excepção e a pedalada deve ser exercida de forma natural tendo os cleats de ser ajustados para a orientação natural do pé e não para uma orientação geométrica à biqueira do sapato.

Experimenta pedalar descalço, com os pés molhados numa superfície de cimento, sem olhares para os pés. Repara na forma como os pés apontam nas últimas passadas e orienta o cleat com essa informação presente.

No meu caso, que tenho uma rotação do pé esquerdo alguns graus para o exterior, há praticamente 5 anos que uso pedais Time (iclic e expresso) e nunca tive problemas de joelhos, mesmo em voltas de 200 ou 300km. No entanto a orientação dos cleats segundo a minha morfologia foi essencial para que a posição neutra do cleat seja a posição natural do meu pé.

Bons ajustes!
 

ohomemdobussaco

Active Member
duchene, boa informação! Ando a pensar em comprar uns pedais Time Xpresso e vou ter em consideração o que escreveste...


Também considerei a compra duns Speedplay Zero, que acredito serem os que permitem mais ajustes e afinações pessoais, mas facto do sistema de retenção propriamente dito estar no cleat e não no pedal deixa-me algo receoso com a sua durabilidade/qualidade de funcionamento, uma vez que essa é a parte que entra em contacto com o solo, e logo, possivelmente lama e sujidade. Não é que ande a caminhar com sapatos de ciclismo, mas como ando de bicicleta ainda há pouco tempo, ainda vou demasiadas vezes com os pés ao chão... :)


Já agora, e apenas por curiosidade, há corredores/equipas Pro Tour a usarem pedais Speedplay? Quando considerei a compras duns pedais novos, andei a tentar perceber nas fotos das bicicletas do Giro e Tour deste ano que tipo de pedais são usados, e vi muitos Dura-Ace, Look, alguns Time mas nada de Speedplay, pareceu-me. É que tinha a ideia deste ser o pedal de eleição dos "pros", mas depois não encontrei bicicletas dos pros com "estes" pedais. Sim, já sei que os ditos "pros" correm com o que os patrocinadores lhes pagam para correr, mas esperava ter visto destes pedais em algumas dessas bicicletas profissionais e não vi...
 

RTC

Moderador
Staff member
Muitos correm com Speedplay. Tu é que não deves ter tido sorte nas fotos que viste. :)
Mas começo a notar que os pedais Dura-Ace começam a voltar em força.
 

paradawt

Moderador
Alguns??? Muitos ohomemdobussaco!

E acredita que os cleats dos Speedplay são mais duráveis que qualquer outro cleat de plástico tradicional. Os cleats speedplay são construídos em alumínio e caso não queiras arranhar os mesmos, podes comprar os coffee shop caps. São uns acessórios em borracha para proteger os cleats quando andam no chão.

Ainda tenho os mesmos cleats do inicio. Estão riscados é natural. Mas se tivesse o tradicional cleat de plástico já tinha trocado 2 ou 3 vezes. Claro que uns cleats Speedplay custa 2x mais que os tradicionais.

Aqui podes ver a quantidade de equipas no ciclismo e no triatlo que são patrocinadas por eles.

São caros? São! Mas são uns pedais para a vida. A única coisa que não aconselho é a compra do eixo em CRmo porque a pintura preta desaparece e ficam feios. Ou então compram em CRmo e encomendam uns eixos em TI da dulight.
 

pratoni

Well-Known Member
Mas não são os eixos em Ti que deram problemas? Ou esses da dulight já não têm problemas como os de Ti de origem?
 

PachecoTD5

Well-Known Member
Também ando a namorar uns speedplay. Mas os de titânio são puxadotes :/

A shimano continua a pecar por usar esferas....e sem kit reparação. Os meus estão no lixo por causa disso.
 

paradawt

Moderador
Opá se comprares os Speedplay já com os eixos em TI, sim fica caro...

Se comprares os Crmo e fizeres o upgrade pelos eixos da dulight fica mais meigo...
 

RTC

Moderador
Staff member
Penso que a compra acertada para os "comuns mortais" será os de aço inox (stainless). Pesam menos 10 gramas que os de aço, o eixo é cinza, já não perdem a cor preta e não custam os olhos da cara como os de titânio.
Em relação aos eixos em titânio da dulight também tenho ideia de ter lido qualquer coisa sobre isso. De partirem.
 

paradawt

Moderador
Eu concordo que os de aço inox já chegam e sobram...

No meu caso como arranjei os Crmo, no upgrade foi para os TI.

Se partem ainda não aconteceu a nenhum dos meus 3 amigos que fizeram o mesmo upgrade. Um deles treina todos os dias porque compete no XCO.
 

ohomemdobussaco

Active Member
paradawt, eu não faço propriamente caminhadas com sapatos de ciclismo. Como ainda sou um bocado "nabo" a andar com pedais de retenção, meto demasiadas vezes os pés no chão com medo de não os conseguir desencaixar a tempo e cair para o lado. Muitas vezes, depois já ter o pé no chão noto que afinal nem tinha sido preciso, mas pronto, antes isso que cair. Portanto, essas capas que falas não resolveriam nada, porque isso é mesmo para caminhar e não para usar a pedalar...

Mas longe de mim dizer que são maus pedais! Tecnicamente, olhando para as specs, fico claramente com a ideia que até serão dos melhores ou mesmo os melhores. Acho é que para mim, são capazes de não ser a melhor opção, pelas razões que apontei... :)
 
Top