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gfrmartins

Well-Known Member
Concordo plenamente.
Sei que foi uma generalização que fizeste @gfrmartins, mas existem ciclistas amadores, que mesmo tendo trabalho e filhos e tudo o mais, conseguem treinar que nem profissionais...
Foi uma generalização.

E se calhar não estou a conseguir ser claro nem me expressar bem. Mas não estou a dizer que não o fazem, e se é o indicado para eles, se conseguem conciliar esse volume e intensidade de treino e vida familiar e profissional e se são competitivos e conseguem manter acho bem que o façam se assim entenderem.

O que eu não concordo é que essa é a única maneira e a melhor maneira para todos os individuos, ou seja o gajo X faz assim, treina assim, tem um estilo de vida assim é ganha provas então se eu quiser ganhar e ser competitivo tenho que fazer exactamente como ele é a única maneira e é a única maneira para qualquer um.

Com isto é que eu não concordo
 

Hugorgvteixeira

Well-Known Member
Foi uma generalização.

E se calhar não estou a conseguir ser claro nem me expressar bem. Mas não estou a dizer que não o fazem, e se é o indicado para eles, se conseguem conciliar esse volume e intensidade de treino e vida familiar e profissional e se são competitivos e conseguem manter acho bem que o façam se assim entenderem.

O que eu não concordo é que essa é a única maneira e a melhor maneira para todos os individuos, ou seja o gajo X faz assim, treina assim, tem um estilo de vida assim é ganha provas então se eu quiser ganhar e ser competitivo tenho que fazer exactamente como ele é a única maneira e é a única maneira para qualquer um.

Com isto é que eu não concordo
Entendo o teu ponto de vista e concordo em absoluto por exemplo quem me passou o treino estruturado que comecei a fazer é profissional e a após olhar para os meus números e o tipo de zonas que fazia em treino de "passear a bicicleta" foi logo tirar intensidades e bpm´s que fazia a mais...... em termos de horas manteve mais ou menos agora watts e Bpm tiveram de descer drasticamente
 

Trizade

Well-Known Member
Foi uma generalização.

E se calhar não estou a conseguir ser claro nem me expressar bem. Mas não estou a dizer que não o fazem, e se é o indicado para eles, se conseguem conciliar esse volume e intensidade de treino e vida familiar e profissional e se são competitivos e conseguem manter acho bem que o façam se assim entenderem.

O que eu não concordo é que essa é a única maneira e a melhor maneira para todos os individuos, ou seja o gajo X faz assim, treina assim, tem um estilo de vida assim é ganha provas então se eu quiser ganhar e ser competitivo tenho que fazer exactamente como ele é a única maneira e é a única maneira para qualquer um.

Com isto é que eu não concordo

Então nisso concordamos em absoluto.
Cada caso é um caso, e o que resulta para um, pode não resultar para outro.
 

jocarreira

Well-Known Member
Já que falaram nos valores de FTP obtidos indoor vs outdoor, existe alguma ferramenta para análise de treinos (Strava, Training Peaks, Garmin Connect, ...) que permita introduzir esses 2 valores para obter uma análise mais real, falando por exemplo do gráfico Fitness/Form/Fatigue?
É que do que eu conheço, estas plataformas apenas permitem a introdução de um valor FTP, portanto a análise dos treinos/forma fica logo enviesada.
 

Negoci8er

Well-Known Member
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Tanto se fala em potência... e os pneus não são importantes? :D:cool:
 

jpacheco

Well-Known Member
Já que falaram nos valores de FTP obtidos indoor vs outdoor, existe alguma ferramenta para análise de treinos (Strava, Training Peaks, Garmin Connect, ...) que permita introduzir esses 2 valores para obter uma análise mais real, falando por exemplo do gráfico Fitness/Form/Fatigue?
É que do que eu conheço, estas plataformas apenas permitem a introdução de um valor FTP, portanto a análise dos treinos/forma fica logo enviesada.
Intervals.icu definem FTP vs FTP indoor. Fazem a distinção. webapp com boa leitura telemovel. É gratuita, mas merece e bem uma contribuição esporádica para o trabalho que ali fazem :p
 

NunoAlves

Active Member
Já que falaram nos valores de FTP obtidos indoor vs outdoor, existe alguma ferramenta para análise de treinos (Strava, Training Peaks, Garmin Connect, ...) que permita introduzir esses 2 valores para obter uma análise mais real, falando por exemplo do gráfico Fitness/Form/Fatigue?
É que do que eu conheço, estas plataformas apenas permitem a introdução de um valor FTP, portanto a análise dos treinos/forma fica logo enviesada.
Porque é que o FTP indoor é menor que outdoor?
 

jpacheco

Well-Known Member
Porque é que o FTP indoor é menor que outdoor?
Ha muitas suspeições mas ainda nao ouvi nenhuma estudo cientifico acerca disso. Na teoria deveria de ser igual, na pratica existem factores que empiricamente posso enumerar para que nao sejam iguais. Estas fechado num espaco reduzido e limitacoes de ventilação oxigénio. Por vezes fraca ventilação e regulação temperatura. E outros factores que te façam ficar cansado mais rapidamente do que se estivesses no exterior.

Mas se há quem preveja, apps, um espaço para colocar diferentes ftps indoor e outdoor é porque mesmo nao havendo razao para haver diferenças elas possam existir a mesma. Este ano devo fazer uns testes ftp indoor e outdoor para perceber se no meu caso detecto diferenças.
 

NunoAlves

Active Member
No meu caso, o garmin tem detetado FTP mais elevado no exterior (com powermeter) do que o conseguido indoor (potência medida pelo rolo). Cerca de mais 20w
 

jocarreira

Well-Known Member
No meu caso, o garmin tem detetado FTP mais elevado no exterior (com powermeter) do que o conseguido indoor (potência medida pelo rolo). Cerca de mais 20w
Mas nesse caso não podes tirar conclusão nenhuma porque são valores medidos com aparelhos diferentes, cada um com alguma percentagem de erro associado.
 

Trizade

Well-Known Member
Mas nesse caso não podes tirar conclusão nenhuma porque são valores medidos com aparelhos diferentes, cada um com alguma percentagem de erro associado.

Exatamente.
Creio que a questão aqui é a diferença de valores entre indoor e outdoor usando o mesmo PM.
E aí tens fatores como a ventilação, o facto de a bicicleta estar literalmente estática e a questão mental pode ser algo muito importante.
Eu pessoalmente odeio treinar no rolo, e só treino mesmo quando chove. Por isso tenho plena noção que nunca consigo os mesmos valores indoor que consigo outdoor...
A cabeça conta muito....
 
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