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Orbea Orca B M50 2014

colemauro

New Member
Boas pessoal,

Sou praticante de BTT há uns 5 anos. Nunca me imaginei a ter uma fininha, mas por carolice andei ano passado uns meses numa Btwin Sport 3 e o bichinho ficou.

Há um mês atrás lá me decidi em comprar algo até 700€, depois em conversa com amigos optei por esperar e ir para uma bicicleta em carbono. Inicialmente o pretendido era algo para os 8 Kg full Shimano 105.

Para conseguir isso ou gastava cerca de 1.500€, ou comprava algo com alguns anos ou ia para o que acabei por ir. Uma Orbea de 2014 por um preço mais em conta. Tinha plena consciência que estava a comprar uma bicicleta já algo antiquada, mas pesando os prós e os cons, optei por gastar aquilo que queria gastar, e não ir acima disso, pois tenho outras prioridades.

Estava a contar com uma bike com um peso a rondar os 8.5Kg, infelizmente a balança acusou bem mais que isso, 9.0 Kg. É muito peso para uma bicicleta em carbono! Comprei-a a um colega aqui do fórum, a quem não posso apontar nada. Devia ter pesado a bike, mas pronto. Uma coisa é ir buscar 0.5Kg, outra é 1 Kg. Bastar-me-ia meter um pedaleiro em carbono para provavelmente ir buscar esse 0.5 Kg e ainda sair a ganhar. Para buscar outro 0.5Kg e ficar dentro do que pretendia inicialmente a nível de peso, já implica gastar outro o que faz com que este não tenha sido o melhor negócio possível de arranjar. Enfim, resta-me ir buscar esse Kg a mim mesmo :)

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Gostava se possível de dicas para ir buscar algum peso com 200€. Alguém pode ajudar?

Amanhã conto dar 1ª volta com ela.

Boas voltas
 

edununo

Well-Known Member
Desculpa lá mas não percebi metade. Compraste uma bike de 2014 e é antiquada?
Se pensas em tirar meio kg numa pedaleira estas bem enganado.
Tens uma bela bike.
 

undernardo

Active Member
Os 8,5Kg que normalmente anunciam são sem pedais... Parece-me que tens uns Keo Classic logo mete-lhe mais 300g em cima; + bottlecage (umas gramas), erros de pesagem, etc etc...

Por exemplo essa Orca trás uns Vittoria Zaffiro que pesam 350g cada. Os Continental GP4000 S II (os pneus que toooooda a gente adora e elogia) pesam +/- 200g cada, ou seja, a simples troca de pneus dá-te um ganho aproximado de 300 gramas. Se venderes essas Aksium como estão, intocáveis, e lhe espetares os tais 200€ em cima já consegues umas rodas com menos 300 gramas praí.. Isto são exemplos.

É normal o pessoal ser paranoico com o peso da bicicleta mas assim tanto é favor. A minha bicicleta quando sai para voltas se não tem um peso ~ 10 Kg está lá perto. lol E eu importo-me ou fico 3 a 4 horas a pensar nisso? Não.. eu quero é andar.

Também não entendo a questão da bicicleta antiquada. Será em termos de componentes?
 

pratoni

Well-Known Member
quanto ao peso, só se for nas rodas, mas essas já não são nada más e a contar que as vendes por uma valor razoável...

Também não percebi essa do ano da bike...
 

fjsilva

Active Member
Boas,

Tens aí uma bela bike, goza-a:D
Mais um a ter curiosidade quanto à questão da bike ser antiquada!:confused:
 

Jacc

Active Member
tenho uma bike quase igual, mas è a de 2013 qu tem pedaleiro 105, um selim melhor e mais umas diferenças. E adoro a bike. No teu caso so me preocupava com 3coisas. 1: meter ai um Edge ! 2: trocar os pneus por uns melhores quando esses acabarem. 3: caso tenhas possibilidade, da.lhe kms lol
 

colemauro

New Member
Quando digo antiquada é a nívél do quadro. Pelo que apurei é um design / conceito que já existe há alguns anos na Orbea, com um peso a rondar os 1150gr o que me parece algo alto face aos que se vê hoje noutras marcas. Esta Orbea tem um conceito mais aerodinâmico e virado para a polivalência, factor que me agradou.

A Orbea não indica os pesos das suas bikes. Creio que de fábrica vem com cerca de 8.2 o que julgo ser correto, pois num teste feito pela triradar, também com estas rodas acusou 8.67 Kg, dai ter ficado surpreendido quando acusou mais de 9 Kg. Contando já com as diferenças ao nível da balança, fiquei sem perceber onde raio estã os ~300gr que a minha acusou. Nas fotos não é visivel, mas tem pelicula protetora nas escorias e quadro, mas isso não deve pesar nada.
Estas rodas já são um extra que a marca coloca à disposição.

O que surpreendeu aqui pela negativa, foi mesmo o pesar os 9 Kg. Ok facilmente se baixa disso, mas para uma bike em carbono não esperava tanto sinceramente. Foi aquele choque inicial, porque gosto da bicicleta.

Não sou paranoico pelo peso ao ponto que pelos vistos vos pareceu. Tenho uma Cannondale Prophet bem pesada e não é por isso que a despachei. Apenas tinha fixado um objetivo para a minha fininha de 8 Kg, e fiquei meio marado ao ver que estou bastante longe.

Agora falando dos componentes, creio que esta pedaleira pesa cerca de 1 Kg. Uma em carbono não é abaixo dos 0.6 Kg?
Mas voltando à minha questão inicial, com um budget de 200€ que recomendam vivamente trocar para ganhar algum peso.

Undernardo, estes pneus não são os que dizes, são Mavic Aksium. Vieram juntamente com as rodas como extra.

Amanhã vou dar 1ª volta nela.

Abc
 

undernardo

Active Member
fiquei sem perceber onde raio estão os ~300gr que a minha acusou.
Disse no meu primeiro comment mas se calhar passou despercebido: os Keo Classic pesam ~ 300 gramas.

"Voltando à tua questão", com esse budget trocava as rodas, talvez, mas uma coisa é venderes umas Aksium por estrear. Outra coisa é venderes umas Aksium com quilómetros.

Em relação ao pedaleiro, a Orca vem com FSA Omega (A hierarquia da FSA: K-Force, SL-K, Team Issue, Energy, Gossamer, Omega, Vero) que é de facto pesado e ronda ~ 900-1000 gramas. A questão é: será a mudança de pedaleiro vale o esforço financeiro? Os novos K-Force, só para dar uma ideia, custam > 500€ e pesam ~ 600 gramas. O dinheiro que irias, de certa forma, enterrar numa mudança de pedaleiro se tivesse sido adicionado ao teu orçamento inicial já dava para ter comprado qualquer coisa com Ultegra e com um peso jeitoso. A primeira coisa que me vem à cabeça é a Canyon.

Se não é indiscrição, quanto é que pagaste por ela?
 

mashida_run

New Member
Boas.. adquiri uma b m50 também, semelhante à tua, com 3 alterações, a minha vem com pedaleiro 105, os pedais são look keo classic 2 com rodas mavic e pneus de origem e o peso são 9,0 g . A mim surpreendeu-me um pouco, dado ter alterado as rodas iniciais já a contar baixar um pouco, mas partilho o que a pessoa que me vendeu disse. "o pessoal preocupa-se em ter bikes com 6,5 kg, mas esquecem-se de 3 coisas : do peso que têm; do material extra bike que têm; e de uma coisa mais importante, apostar na melhoria das pernas (quando disse isto não é só km, são massagens, cuidados a ter com o trato que se lhe dá).
 

Jacc

Active Member
penso que a unica mudança que poderás fazer com 200euros é vender essas rodas e aplicares esse dinheiro mais os 200 euros e comprar um Ksyrium elite, campagnlo zonda, fsa vision trimax t30, e não sei se haverá mais. OLha, tens algum garmin edge? se não tens, aconselho.te a comprares um edge antes de tudo, isso sim, é uma grande compra. Mas lá está, não vais baixar peso, até o vais aumentar :)
 

colemauro

New Member
Hoje lá fiz a estreia com a Orca. Foi a 4ª ou 5ª vez que andei este ano e 1ª vez em estrada desde 6Setembro de 2013. Foi melhor que esperava, fiz perto de 60Km em 2h20. Até aos 40Km fui-me aguentando, depois fui um pouco abaixo, mas penso que não foi mau.

Quanto à Orca unica referência que tenho é a Btwin Sport 3 que andei em 2013. A maior diferença que notei foi ao nível da rigidez. Na Btwin sempre que subia em pé, tinha uma sensação esquesita, sempre que dava uma pedalada a bicicleta parecia que ia tombar. Nesta não senti nada disso, muito sólida, rigida.
A fita achei muito fininha e pouco almofadada, não gostei muito pelo que quando for hora, irei trocar.
Os travões ao inicio confesso que fiquei preocupado, pois aquilo não travava nada, parecia que estava na Btwin. Não stressei muito com isso e deixei os kms vir e com o tempo a potência melhorou, embora só trave direito quando travo em baixo.
Quanto à transmissão, alguma desafinação aqui e ali, mas curiosamente com os kms aquilo encarrilou e para já 0 queixas.
O selim para já não gostei, mas também pode ser de não ter o rabiote bem "acamado" :)
Quando à bike em si, ultima vez que andei foi em Setembro e embora não tenha andado muito desde então, faço muita corrida, ginásio e cycling, pelo que isso pode ajudar a influenciar a coisa. Acho que rola melhor que a Btwin em todas as situações, mas como minha experiência é pouca, é-me dificil opinar aqui. Uma vez troquei de montada com um amigo meu, a minha a primeira lefty da Cannondale, a dele a ultima com menos 2Kg (talvez mais) e sobretudo umas rodas muito melhores. Pois bem, a diferença foi brutal, fiquei parvo com a diferença que senti, sobretudo a subir. Isto tudo para dizer que não senti essa diferença toda entre a Btwin e a Orbea.

@mashida_run, pelo que já aqui foi dito os pneus de origem são bem pesados, o que pode ajudar a justificar este peso tão alto. Realmente não esperava que uma bike em carbono chegasse a este peso. Obviamente que o equipamento ajuda muito, mas pronto.

Quanto ao Garmi eu uso o Polar RS800CX e para já não tenciono trocar.

Quanto aos pedais Keo, pesam 300gr. E quanto pesam/custam uns que já valham a pena? Não estou por dentro dessas coisas ainda.

Acho que vou seguir vosso conselho e pôr as rodas à venda. Quanto acham que valem?

Aqui ficam algumas fotos da voltinha de hoje. Foi uma volta sem companhia, um primo meu esteve em Pontevedra pela Seleção a participar no Duatlo e o resto da malta esteve ontem no X Terra.





Também foi a estreia destes sapatos que mandamos vir pela net a mega preço. Não são excelentes, mas para o que custaram não se pode pedir tudo.


Não consegui resistir :)


Abraço
 

QueirosBike

New Member
penso que tirar um kilo à bike não se vai notar na pratica, a menos que faças competição e mesmo assim não sei...sinceramente acho que isso mereçe é desgaste.
 

pratoni

Well-Known Member
quando te falaram do peso dos pedais não era a dizer que eles seriam muito ou pouco pesados, foi a referir que é um peso que tens que acrescentar aos pesos anunciados pelas marcas porque, 99% da vezes, um peso anunciado de uma bicicleta é sem pedais.

Daí referirem que uma das razões para os 300grs a mais ser exactamente o facto de teres pesado com os pedais...
 

colemauro

New Member
Ah sim, agora percebi o que queriam dizer. A Orbea não diz pesos, e como disse a unica referência que tenho, é o peso publicado pela triradar, que anunciou 8.67 Kg, provavelmente sem pedais.

Acho que tirar 200gr nas rodas tem muito mais efeito que tirar 400gr ou mais noutro sitio qualquer, pelo que acho que faz sentido o que vocês sugerem.
 

mashida_run

New Member
Já li tanta crítica à bike, que quase que me fazes sentir mal por ir andar na minha, que ainda não a estreei LoL...não sabias o que ias comprar? :D a bikeradar e mais 10 revistas apontaram-na para ser uma das bikes do ano, por isso treino nessas pernas! Queria postar umas fotos da minha adiquirida ontem, acham que crie um novo tópico ?
 
Lol pois o homem parece que ta obcecado com as 200 gramas quando parece que ainda nem preparação tem. Olha eu tenho uma de 7 kilos e outra de 10 das que dizem que nao presta por ser da decathlon, mas que anda há 7 ou 8 anos a levar porrada e nunca teve um problema, e ainda hoje fui para a Arrábida e levei a mais pesada. Nao entendo mesmo estas pancadas por causa do peso.
 
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