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Novas rodas raios em carbono

lisboa98

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Ola a todos,

Acabo de comprar umas rodas para a minha bicicleta de estrada. Pesan 980 g as duas, têm apenas 12 raios à frente e 16 atras, 100% em carbono e sao para tubular. Deixo-lhes algumas fotos. Vao muito bem.

Cumprimentos,
 

lisboa98

New Member
Sao as novas TOKEN, custam 1200 € com perfil 38 mm e 1300 € com perfil 50 mm. Os cubos sao em aluminio anodizado vermelho. Sao bastante rigidas e ao mesmo tempo confortaveis pois absorvem muito bem as vibraçoes do asfalto da estrada.

Cumprimentos
 

lisboa98

New Member
Sim, porquê? Parece-me um preço bastante interesante, pois as unicas rodas que conheço com esse peso sao as Lightweith, custam 3600 € e se partes um raio, podes mandar as rodas para o lixo, porque nao se podem reparar. Assim que 1200 € por umas rodas parecidas e que vêm com raios de recambio, nao parecem muito caras.

Cumprimentos,
 

NO FLATS

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Pois, são muito giras mas para um rider como eu com cerca de 80kg não sei se serão suficientemente rígidas.
Mas que são giras são.
 

ALNM

Member
... Parece-me um preço bastante interesante, pois as unicas rodas que conheço com esse peso sao as Lightweith, custam 3600 € e se partes um raio, podes mandar as rodas para o lixo, porque nao se podem reparar....

Concordo que 1200€ por umas rodas leves de carbono não é muito dinheiro.
Mas a comparação que fazes não é nada justa porque estás a comparar as Token com as Lightweight que são (talvez) as mais caras do mercado. Com mais uns gramas tens:

Zipp 202 com 1081 gramas por 1800€
Fast Forward 2R com cubos DT190 e 999 gramas por 1800 €
Fast Forward 2R com cubos DT 240s e por 1398€ (1150 € em alguns sites)
Easton EC90SLX com 1170 gramas por 1071 €

é certo que todas as rodas da minha lista são cerca de 150 gramas mais pesadas do que as Token. Mas, por um lado, nesta gama de pesos é importante saber os pesos reais e não apenas os indicados (inclui os fechos?...). Por outro lado, também interessa conhecer a qualidade. Não encontrei reviews das Token. Como é que as comparas com estas?

No que respeita ao conforto, uns aros com 38 mm dificilmente absorvem as vibrações do asfalto como umas rodas de baixo perfil. Mas, para serem confortáveis como dizes, será que não oferecem alguma flexão? Esta é uma questão importante em rodas leves como estas, já que são rodas indicadas para acelerações fortes, muitas vezes em subida e feitas em pé.
 
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Marko_Pinho

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As rodas são realmente muito bonitas.......agora fico um pouco reticente em relação a sua rigidez.....talvez as zipp 202 sejam mais rijas, sebem que um pouco mais caras e pesadas mas tambem resta saber onde o peso se situa, se no aro ou no cubo......ai ha uma diferença pois uma roda pode ser mais pesada mas se o peso se situar no cubo o rendimento sera o mesmo que uma roda mais leve, atenção que falo em cerca de 100/150g de diferença e não de 500/1000g.......;)

Por exemplo no meu caso, com o preço das minhas (Roval) tinha comprado as Mavic Ksyrium Elite que eram mais leves, cerca de 200g mas la esta, preferi a rigidez que o peso, sendo este no cubo das Roval logo o rendimendo mantem-se e fiquei com umas rodas bastante mais rijas.
 
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RoKKy

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Quando falei se tinhas dado por elas 1200€, não estava a criticar de forma alguma. Falei isso porque tu próprio falaste em valores de 1200€ e 1300€.

Marko Pinho, desnecessário era tu colocares uma frase a vermelho.
 

Sintace

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Gosto das Rodas...Muito Leves! Tenho de Ver se Arranjo umas Para Correr.
Tinha Visto as R-Sys, mas depois dos Problemas com os Raios das Rodas Dianteiras, achei melhor arranjar outras Alternativas.:)
 

RoKKy

New Member
Porque??? Faz parte da minha assinatura..........e não da mensagem em si :confused:

LOL

Não me referia à tua assinatura mas sim ao que foi acrescentado no meu post, e passo a citar: "Citação desnecessária".

Se não foste tu, peço desculpa. Como és Mod e postaste neste tópico, pensei que tinhas sido tu.

Aquela minha pergunta deveu-se sobretudo pelo facto do comprador das rodas ter falado em valores. Acho as rodas lindíssimas, muito leves e vão dar certamente uma nova vida à bicicleta dele, assim como a qualquer bike. Eu próprio ando há já algum tempo a ver se ganho "coragem" para comprar umas rodas deste estilo.

Cumps ;)
 

lisboa98

New Member
Ola a todos,

traquilidade, que ninguem se zangue!

Quando digo q sao confortavies e absorventes às vibraçoes, claro que é comparado com umas rodas de perfil 38 tambem de carbono e que ja tinha provado antes, por exemplo as Hed, Zipp, Mavic, fulcrum, LEW ou Lightweight. Comparado com umas de perfil 20, claro que estas últimas ganham em conforto, mas perfen en aerodinamica, rigides/flexao lateral, etc..

Peso 78 kg e a minha burra pesa 6 kg com estas rodas. Flexao lateral, depois de fazer 2000 m de desnivel positivo em uma semana, posso assegurar-lhes que nao flexa, pois para comprovar precisamente isso, subi com os travoes fechados ao maximo (sou dos que gosta de ter os travoes no limite para travar de inmediato, vicios do mountain bike) para tentar ouvir se tocavam nestes. Absolutamente nada. Mas o mais impressionante é travar com elas! Em seco, nao fazem ruido, sao progressivas e practicamenet nao se nota diferença com as de aluminio (+- isto é um pouco subjectivo, confesso) e em molhado, travam igual que em seco, coisa que me deixou chocado. Com as que tinha antes de carbono, cheguei a ter que descer a pé por que tinha medo que nao parar e com estas pude fazer uma descida de quase 1000 m à frente de malta que levava aluminio e que sempre baixam muito mais rápido do que eu. Penso que o segredo destas rodas esta nos raios em carbono: sao leves, resistentes e aerodinamicos (têm perfil plano, nao cilindrico cmo as R-SYS). Com apenas 12 à frente e 16 atras, aí é donde lhes tiram peso, pois as mesmas jantes e os mesmos cubos estam montados em rodas con raios de aço inox e pesam 1380/1420 g.

Se so as utilizasse para subir, certamente tinha comprado umas de perfil 20 mm e lhe arranhava mais algumas gramas, mas como onde vivo tenho uma enorme variedade de terrenos e depois de ter utilizado umas rodas com perfil 50mm durante 1 ano (com um Iron Man feito pelo meio), penso que o perfil 38 é o mais versatil, em especial com este peso de 980 gr.

Quanto a nao encontrarem nada sobre estas rodas, é normal, sao prototipos 2010 que vao ser apresentados no Eurobike de setembro.

POr certo, Rokky que querias saber sobre as rodas?

Cumprimentos,
 

ALNM

Member
Eu pensei que estavas à procura de opiniões. Por isso não pude deixar de comentar que estavas a exagerar no preço das Lightweight e a esquecer outras marcas. Mas compreendo agora que já testaste as rodas e que tens uma opinião bem fundamentada sobre elas. Podias ter sido mais objectivo e ter apresentado logo a análise :confused: !

O meu interesse no tópico deriva do facto de andar à procura de umas rodas leves para treinar. Mas prefiro não usar rodas tubulares e ainda por cima de aro alto. Sobretudo pelo desconforto. Contudo, a minha perspectiva seria diferente se o objectivo fosse usá-las em competição. Ainda assim, tendo em conta o preço dessas Token e o facto de, como dizes, ainda serem protótipo :)rolleyes:??..) eu preferiria ir para umas um pouqinho mais caras mas com provas dadas (por exemplo, Zipp 303 ou FF4R). Mesmo concordando que um aro de 38 mm seja mais versátil do que um de 50 mm.

Por outro lado, se utilizasse umas rodas de 980 gramas nos treinos, que "armas" guardaria para a competição? Eu fiz diversos Ironman com rodas Spinergy (as antigas de 4 raios) e, mais recentemente, com Zipp 303 e concordo que um aro de 38 mm é muito mais versátil do que um aro de 50mm. Mas nos treinos usei sempre umas rodas mais pesadas (apesar de também serem umas Zipp 303, mas de pneu e com superfície de travagem em alumínio).

Mas as rodas têm bom aspecto, sim senhor. Acho útil a sua divulgação e, pessoalmente, vou ficar atento para quando estiver à procura de umas para competição. Se vierem a estar à venda ...
 
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Marko_Pinho

New Member
LOL

Não me referia à tua assinatura mas sim ao que foi acrescentado no meu post, e passo a citar: "Citação desnecessária".

Se não foste tu, peço desculpa. Como és Mod e postaste neste tópico, pensei que tinhas sido tu.

Aquela minha pergunta deveu-se sobretudo pelo facto do comprador das rodas ter falado em valores. Acho as rodas lindíssimas, muito leves e vão dar certamente uma nova vida à bicicleta dele, assim como a qualquer bike. Eu próprio ando há já algum tempo a ver se ganho "coragem" para comprar umas rodas deste estilo.

Cumps ;)

Há ok por acaso não fui eu.....;)
 

nogueira.nuno

New Member
Gostei de Ler :cool: !!​


Ola a todos,

traquilidade, que ninguem se zangue!

Quando digo q sao confortavies e absorventes às vibraçoes, claro que é comparado com umas rodas de perfil 38 tambem de carbono e que ja tinha provado antes, por exemplo as Hed, Zipp, Mavic, fulcrum, LEW ou Lightweight. Comparado com umas de perfil 20, claro que estas últimas ganham em conforto, mas perfen en aerodinamica, rigides/flexao lateral, etc..

Peso 78 kg e a minha burra pesa 6 kg com estas rodas. Flexao lateral, depois de fazer 2000 m de desnivel positivo em uma semana, posso assegurar-lhes que nao flexa, pois para comprovar precisamente isso, subi com os travoes fechados ao maximo (sou dos que gosta de ter os travoes no limite para travar de inmediato, vicios do mountain bike) para tentar ouvir se tocavam nestes. Absolutamente nada. Mas o mais impressionante é travar com elas! Em seco, nao fazem ruido, sao progressivas e practicamenet nao se nota diferença com as de aluminio (+- isto é um pouco subjectivo, confesso) e em molhado, travam igual que em seco, coisa que me deixou chocado. Com as que tinha antes de carbono, cheguei a ter que descer a pé por que tinha medo que nao parar e com estas pude fazer uma descida de quase 1000 m à frente de malta que levava aluminio e que sempre baixam muito mais rápido do que eu. Penso que o segredo destas rodas esta nos raios em carbono: sao leves, resistentes e aerodinamicos (têm perfil plano, nao cilindrico cmo as R-SYS). Com apenas 12 à frente e 16 atras, aí é donde lhes tiram peso, pois as mesmas jantes e os mesmos cubos estam montados em rodas con raios de aço inox e pesam 1380/1420 g.

Se so as utilizasse para subir, certamente tinha comprado umas de perfil 20 mm e lhe arranhava mais algumas gramas, mas como onde vivo tenho uma enorme variedade de terrenos e depois de ter utilizado umas rodas com perfil 50mm durante 1 ano (com um Iron Man feito pelo meio), penso que o perfil 38 é o mais versatil, em especial com este peso de 980 gr.

Quanto a nao encontrarem nada sobre estas rodas, é normal, sao prototipos 2010 que vao ser apresentados no Eurobike de setembro.

POr certo, Rokky que querias saber sobre as rodas?

Cumprimentos,

Eu pensei que estavas à procura de opiniões. Por isso não pude deixar de comentar que estavas a exagerar no preço das Lightweight e a esquecer outras marcas. Mas compreendo agora que já testaste as rodas e que tens uma opinião bem fundamentada sobre elas. Podias ter sido mais objectivo e ter apresentado logo a análise :confused: !

O meu interesse no tópico deriva do facto de andar à procura de umas rodas leves para treinar. Mas prefiro não usar rodas tubulares e ainda por cima de aro alto. Sobretudo pelo desconforto. Contudo, a minha perspectiva seria diferente se o objectivo fosse usá-las em competição. Ainda assim, tendo em conta o preço dessas Token e o facto de, como dizes, ainda serem protótipo :)rolleyes:??..) eu preferiria ir para umas um pouqinho mais caras mas com provas dadas (por exemplo, Zipp 303 ou FF4R). Mesmo concordando que um aro de 38 mm seja mais versátil do que um de 50 mm.

Por outro lado, se utilizasse umas rodas de 980 gramas nos treinos, que "armas" guardaria para a competição? Eu fiz diversos Ironman com rodas Spinergy (as antigas de 4 raios) e, mais recentemente, com Zipp 303 e concordo que um aro de 38 mm é muito mais versátil do que um aro de 50mm. Mas nos treinos usei sempre umas rodas mais pesadas (apesar de também serem umas Zipp 303, mas de pneu e com superfície de travagem em alumínio).

Mas as rodas têm bom aspecto, sim senhor. Acho útil a sua divulgação e, pessoalmente, vou ficar atento para quando estiver à procura de umas para competição. Se vierem a estar à venda ...
 

Martins228

New Member
Desculpem a pergunta mas tubular não são aquelas rodas que o pneu adere por cola, não tem camara de ar. O sistema antigo?
 
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Burning Dogma

New Member
É isso, o pneu é colado no aro. Não é necessariamente "o sistema antigo", foi sim o 1º a ser inventado, mas hoje em dia, em competição, não se usa outra coisa.
 
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