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Merida Scultura 5000 - calços ou disco?

nunokas

Well-Known Member
SOIGNEUR
Posso estar enganado mas essas Fulcrum parecem de aluminio. O que faz todo o sentido dado o preço pedido....
 

gfrmartins

Well-Known Member
SOIGNEUR
Coloca aqui todas as fotos e especificações porque esses preços parecem um pouco estranhos principalmente a de 950€, mas além disto:

Pergunta 1: Tens a certeza que ambas as bikes têm o Tamanho Ideal para ti?
Pergunta 2: Tens a certeza que a geometria das bikes é a ideal para ti?

Pessoalmente por mais que alguns digam, travões de calços em rodas de carbono é mau, não travam, abrandam, existem centenas de relatos de problemas e de feedback, não é opinião, são factos, basta ver a mecânica da coisa e ver a superfície de travagem e como o carbono gere o calor, o problema é que nem toda a gente trava o mesmo e tem a mesma destreza a descer e nem todos descem o mesmo.

Neste momento a comprar nem pensava duas vezes, Disco
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Coloca aqui todas as fotos e especificações porque esses preços parecem um pouco estranhos principalmente a de 950€, mas além disto:

Pergunta 1: Tens a certeza que ambas as bikes têm o Tamanho Ideal para ti?
Pergunta 2: Tens a certeza que a geometria das bikes é a ideal para ti?

Pessoalmente por mais que alguns digam, travões de calços em rodas de carbono é mau, não travam, abrandam, existem centenas de relatos de problemas e de feedback, não é opinião, são factos, basta ver a mecânica da coisa e ver a superfície de travagem e como o carbono gere o calor, o problema é que nem toda a gente trava o mesmo e tem a mesma destreza a descer e nem todos descem o mesmo.

Neste momento a comprar nem pensava duas vezes, Disco
Aleluia irmão!!!
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
SOIGNEUR
Olá pessoal,

Venho aqui pedir opiniões sobre o que comprar e quais as possíveis grandes diferenças.

Estou mais habituado a BTT, mas atualmente só faço estrada e fazer com a bike de BTT é impensável. Assim decidi comprar uma de estrada.

Já tenho a loja escolhida e o modelo, a minha dúvida é:
- Orçamento pretendo o.mais baixo possível.

- Tenho uma loja que tem Bicicleta nova Merida Scultura 5000 Full Ultegra, de disco, Team Bahrein por 2000€.
- Merida Scultura 5000, glossy black, Full Ultegra excepto a pedaleira que é 105 ppr 950€, com calços.

A diferença entre ambas é que o quadro da usada é de 2022 e a nova é de 2024, o tipo de travões e a pedaleira. De resto são exactamente iguais em tudo até as rodas.

A minha questão é relativamente aos travões e ao desgaste que os calços podem fazer nas rodas.
Como disse acima pretendo gastar o mínimo possível e os 950€ estava perfeito para isso. No entanto tenho lido que para além da questão de em molhado travarem menos e serem menos confortáveis em descidas longas, preocupa-me que a bicicleta com calços possa dar um desgaste mais acentuado nas rodas e tenha de substituir as mesmas devido ao desgaste provocado pelos calços.

Vou andar 95% em locais onde as descidas maiores têm uns 5/ 6km.
No entanto o meu objetivo ppde também passar pela competição em granfondos, e eventualmente fazer alguns em serras ( serra da estrela por exemplo entre outras) e nas descidas tenho medo de estragar as rodas por causa dos travões de calços.

Como venho do BTT também estou habituado aos travões de disco, mas penso que a habituação aos calços faria facilmente se optasse por essa.

Basicamente a minha questão prende-se com o desgaste que os calços poderão fazer nas rodas e se valerá a pena dar mais 1050€ por uma bicicleta nova basicamente só para ter discos devido ao receio do desgaste das rodas com os calços.

A loja dá garantia vitalícia de qualquer um dos quadros seja da nova ou da usada.

Peço desculpa pelo longo texto, se for necessário alguma informação adicional avisem.

Desde já o meu muito obrigado
Se pretendes gastar o mínimo possível, a escolha é bastante obvia.
 

Epascoal

New Member
Coloca aqui todas as fotos e especificações porque esses preços parecem um pouco estranhos principalmente a de 950€, mas além disto:

Pergunta 1: Tens a certeza que ambas as bikes têm o Tamanho Ideal para ti?
Pergunta 2: Tens a certeza que a geometria das bikes é a ideal para ti?

Pessoalmente por mais que alguns digam, travões de calços em rodas de carbono é mau, não travam, abrandam, existem centenas de relatos de problemas e de feedback, não é opinião, são factos, basta ver a mecânica da coisa e ver a superfície de travagem e como o carbono gere o calor, o problema é que nem toda a gente trava o mesmo e tem a mesma destreza a descer e nem todos descem o mesmo.

Neste momento a comprar nem pensava duas vezes, Disco

Relativamente às perguntas 1 e 2 a resposta é sim e penso que sim.
Quanto à geometria é algo que não tenho 100% de certeza, mas julgo ser a que mais me adapto para o que pretendo.
Quanto ao tamanho sim, será onideal para mim tanto uma como outra.

No próximo ano estou a pensar federar-me para competição não sei se isso poderá influenciar na escolha do tipo de travões
 

Epascoal

New Member
Se pretendes gastar o mínimo possível, a escolha é bastante obvia.

Sim mas apesar disso tenho condições de ir para a mais cara se a diferença for significativa.

Uma questão que avho que ainda não fiz e acho que ninguém respondeu.

Rodas de carbono com calços, dá para substituir apenas a pista de travagem? Quando é que a mesma tem de ser substituída? E se não for é necessário comprar rodas novas quando a pista de travagem for à vida.

Questiono o mesmo quanto às de disco. Visto fazerem a força apenas em 1 dos lados da roda, pode forçar em demasio os cubos e terem de se substituir estes? E as rodas aguentam bem sem necessidade de substituição, sendo que neste caso apenas temos de ir tendo atenção e substituir as pastilhas e eventualmente os discos,

É que se pensar que em disco não necessito nunca de trocar as rodas e em calços sim, conmpensa a médio/ longo prazo mais substituir só as pastilhas e os discos face ao preço de substituição das rodas.... ou estou a pensar mal?
 

Trizade

Well-Known Member
SOIGNEUR
Já foi dito aqui, se tens o dinheiro então vai para a de discos... Em 2024 não justifica ir para uma de calços. A segurança, a capacidade de modular a travagem, a paz de espírito valem bem o dinheiro gasto.
Para não falar do facto que se posteriormente quiseres vender a bike, dificilmente vendes a de calços hoje em dia...
 

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
Só para baralhar, a Giant Defy com 105 de 12v, que já se falou aqui noutro tópico, na casa dos 2300€ de PVP, pode ficar perto dos 2000€ em loja, não seria também uma excelente opção nesta gama de preços? Até porque é estranho por este preço a Merida ter rodas de carbono.
 

DavidAlmeida

Well-Known Member
Para mim disco sempre.
Já tive calços e troquei mal pude.
Só o facto de ires a travar numa descida longa e os calços só abrandarem a mim mexe-me logo com o psicológico, segurança acima de tudo.
Como já referiram noutra msg a geometria certa para ti é muito importante.
Quanto a marca sou dono de uma Merida mas a reacto team bahrein e acho
Boa voltas e boa sorte com a tua nova menina.
 

Epascoal

New Member
Só para baralhar, a Giant Defy com 105 de 12v, que já se falou aqui noutro tópico, na casa dos 2300€ de PVP, pode ficar perto dos 2000€ em loja, não seria também uma excelente opção nesta gama de preços? Até porque é estranho por este preço a Merida ter rodas de carbono.

Ppderia ser opção mas aqui na zona que saiba não tenho vendedores de giant
 

parafusos

Member
Na minha opinião, e indo de encontro ao que também já te mencionaram, actualmente e caso tenhas disponibilidade financeira, o mais lógico é comprar uma bicicleta com discos.
A minha bicicleta é de calços e não faço intenções de trocar só porque é de calços. Gosto de descer e embalo bem, uso calços da swisstop e possuo rodas de alumínio.
O único contratempo que tive por ser de calços, foi a descer do Centro de Limpeza para Covilhã em pleno verão com temperaturas a rondar os 40º. É uma descida longa, ingreme e com curvas fechadas, usas bastante os travões. Recordo-me que as rodas ficaram bem quentes e que a meio da descida, rebentou a câmara de ar. Até ao momento, foi a única situação que tive com os calços e acredito que a razão principal foi por estar mesmo bastante calor e assim as rodas não conseguiram arrefecer.
Já fiz a mesma descida com bicicleta de btt e também em pleno verão, e asseguro-te que o poder de travagem é bem diferente, para melhor.
Isto para dizer que, tirando esta situação isolada, nunca tive problemas a descer por usar calços, incluindo nas várias descidas que já fiz para Covilhã, mas em certas situações, o poder e capacidade de travagem com discos é superior.
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Já foi dito aqui, se tens o dinheiro então vai para a de discos... Em 2024 não justifica ir para uma de calços. A segurança, a capacidade de modular a travagem, a paz de espírito valem bem o dinheiro gasto.
Para não falar do facto que se posteriormente quiseres vender a bike, dificilmente vendes a de calços hoje em dia...
Acho que esta seria a resposta mais adequada. A de calços só se justifica se não tens/queres ter orçamento para a outra e realmente querias gastar o mínimo possivel agora. Mas já demonstraste que consegues/podes ir para a outra.

A única sugestão que posso dar seria veres outras marcas/modelos dentro dos mesmo valores.

Por exemplo a defy já falada já tem 12v, mesmo sendo 105, essa merida tem ultegra mas 11v. Em termos de performance pura não sei se dará grande vantagem mas, mais à frente, pode ser mais fácil a troca de material de degaste ou upgrade de algum componente.
 

nmt

Well-Known Member
Sem dúvida a versão com discos. A diferença de travagem, principalmente na sua modelação, é enorme. Numa descida longa, com calços, chegava ao fim com os braços e as mãos doridas face à força e à tensão em que ia, com discos é completamente diferente. Faz-me lembrar quando passei a usar travões de 4 pistões no btt...
 
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