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Iniciante: Bicicleta estrada até 1200€

Cláudio

Well-Known Member
Sim, mas não significa que os travões “ferradura” travem mal. A principal diferença é mesmo na força que tens de fazer para travar e na prontidão da resposta. Até há uns quatro anos atrás todo o pelotão internacional ainda não usava travões a disco, ou estavam em transição vá, pois muitos ciclistas não gostavam porque a travagem prendia um bocado e a bicicleta era um pouco mais pesada nas etapas de alta montanha.
Se o teu objetivo principal é triatlo normalmente mal travas numa prova dessas, que costumam ser mais no plano e com pouco acumulado e nesta gama de orçamentos consegues ficar com quase menos 2kg de peso total na bicicleta.
Mas eu até hoje usei pouco travões de disco em estrada. Certamente há aí malta com muito mais experiência e que te saberá explicar melhor os prós e contras
 

Ajmg

Active Member
SOIGNEUR
Sim, mas não significa que os travões “ferradura” travem mal. A principal diferença é mesmo na força que tens de fazer para travar e na prontidão da resposta. Até há uns quatro anos atrás todo o pelotão internacional ainda não usava travões a disco, ou estavam em transição vá, pois muitos ciclistas não gostavam porque a travagem prendia um bocado e a bicicleta era um pouco mais pesada nas etapas de alta montanha.
Se o teu objetivo principal é triatlo normalmente mal travas numa prova dessas, que costumam ser mais no plano e com pouco acumulado e nesta gama de orçamentos consegues ficar com quase menos 2kg de peso total na bicicleta.
Mas eu até hoje usei pouco travões de disco em estrada. Certamente há aí malta com muito mais experiência e que te saberá explicar melhor os prós e contras
Eh lá...quase 2 kgs? Se a diferenca for essa vai uma Lapierre para o mercado e vem uma de Ferraduras cá para casa :D
 

Cláudio

Well-Known Member
Eh lá...quase 2 kgs? Se a diferenca for essa vai uma Lapierre para o mercado e vem uma de Ferraduras cá para casa :D

Nesta gama das decathlon sim. A RC520 pesa 10,4kg e a EDR AF 105 8,8kg.
1,6kg de diferença neste caso. Não é isso que vai fazer andar muito mais ou menos claro. São as pernas ahah

Está bem, mas a tua Lapierre custou quanto? Aqui estamos a falar de bicicletas de 1000€ ou abaixo. Claro que há grandes bikes de disco que pesam 7,5kg. Mas o orçamento não é de 5000
 

Ajmg

Active Member
SOIGNEUR
Nesta gama das decathlon sim. A RC520 pesa 10,4kg e a EDR AF 105 8,8kg.
1,6kg de diferença neste caso. Não é isso que vai fazer andar muito mais ou menos claro. São as pernas ahah

Está bem, mas a tua Lapierre custou quanto? Aqui estamos a falar de bicicletas de 1000€ ou abaixo. Claro que há grandes bikes de disco que pesam 7,5kg. Mas o orçamento não é de 5000
custou um bocadinho mais e está nos 8.5 kg pronta a rolar.
 

Ajmg

Active Member
SOIGNEUR
Então deve ser de carbono. Não é o caso de nenhuma destas
Apenas pensei, genuinamente, que a diferença entre discos/não discos fosse mais pequena, na casa das 400-500 gms (que talvez seja o caso nos Dura-Ace e coisas do genero).
 

Cláudio

Well-Known Member
Apenas pensei, genuinamente, que a diferença entre discos/não discos fosse mais pequena, na casa das 400-500 gms (que talvez seja o caso nos Dura-Ace e coisas do genero).

E se deste apenas um pouco mais, que não sei quanto é, não deve ter sido nova.
Mas isto de peso é o que é. Há pessoal de BTT a acabar à frente de um monte deles nos granfondos e as bicicletas pesam o dobro.
 

marcos leal

Well-Known Member
a mim aparecia-me a 819€ durante a tarde. Fui agora a ver e já alguem comprou o ultimo exemplar que havia em S (não fui eu).



Infelizmente nao estou em Leiria de momento, na zona onde estou, a pesquisar pelas lojas à volta estava esse modelo tambem esgotado.


Por curiosidade, já alguem comprou bicicletas na Buycycle.com?
nunca usei, mas costumo ir lá deitar o olho bastantes vezes, para tomar o "pulso ao mercado"...
 

Mainada

New Member
Boa tarde a todos, desde já obrigado pela vossa ajuda. Dia a dia vou percebendo um pouco mais deste mundo.

Querendo-me manter fiel ao orçamento que estipulei, e ainda sem capacidade de ir a lojas físicas, seguem aqui algumas opções, que encontrei por exemplo no OLX, de que gostei:

Sobre o tamanho da bicicleta, tendo eu 1.78cm qual seria a melhor opção para tamanho de quadro? 52 ou 54?








Todo o vosso feedback é bem vindo!

Obrigado :)
 

JBG

Well-Known Member
Boa tarde a todos, desde já obrigado pela vossa ajuda. Dia a dia vou percebendo um pouco mais deste mundo.

Querendo-me manter fiel ao orçamento que estipulei, e ainda sem capacidade de ir a lojas físicas, seguem aqui algumas opções, que encontrei por exemplo no OLX, de que gostei:

Sobre o tamanho da bicicleta, tendo eu 1.78cm qual seria a melhor opção para tamanho de quadro? 52 ou 54?








Todo o vosso feedback é bem vindo!

Obrigado :)

Nenhuma dessas.

A geometria mais aceitável é a da Canyon, mas parece cara para uma bicicleta velha com travões tradicionais e Shimano 105. Esse modelo já deve ter perto de 10 anos!
A Focus não é má, mas tem o tubo da forqueta cortado, não tendo espaçadores debaixo do avanço e não tens margem nenhuma para ajustar a bike para ti.
Eu nunca daria mais de 1.000€ por uma bicicleta tão banal como essas e com tantos anos!

Em termos de preço a TCR de discos é a que parece mais realista, mas a geometria é um bocado exigente e tens pouco espaço de manobra com aquele espaçador cónico.
O resto parecem que vêm todas banhadas a ouro, só pode.

Giant Defy
CUBE Attain
Trek Domane

São as geometrias mais indicadas para quem se está a iniciar.
 

Mainada

New Member
Nenhuma dessas.

A geometria mais aceitável é a da Canyon, mas parece cara para uma bicicleta velha com travões tradicionais e Shimano 105. Esse modelo já deve ter perto de 10 anos!
A Focus não é má, mas tem o tubo da forqueta cortado, não tendo espaçadores debaixo do avanço e não tens margem nenhuma para ajustar a bike para ti.
Eu nunca daria mais de 1.000€ por uma bicicleta tão banal como essas e com tantos anos!

Em termos de preço a TCR de discos é a que parece mais realista, mas a geometria é um bocado exigente e tens pouco espaço de manobra com aquele espaçador cónico.
O resto parecem que vêm todas banhadas a ouro, só pode.

Giant Defy
CUBE Attain
Trek Domane

São as geometrias mais indicadas para quem se está a iniciar.
Obrigado JBG pelo comment detalhado. Na sequência das tuas recomendações apareceu-me esta:

 

Ajmg

Active Member
SOIGNEUR
E se deste apenas um pouco mais, que não sei quanto é, não deve ter sido nova.
Mas isto de peso é o que é. Há pessoal de BTT a acabar à frente de um monte deles nos granfondos e as bicicletas pesam o dobro.
Estava a ser meio-ironico. Dei bem mais porque comprei nova e troquei logo avanço e guiador, banco, rodas, espigão. :cool:
 

cconst

Well-Known Member
SOIGNEUR
Em relação às usadas não vou tecer considerações. Depende sempre muito do estado em que estão e se estás ou não à vontade para a manutenção de bicicletas. Se preciso, tens como trocar a caixa de direção ou os rolamentos do pedaleiro?
Sabes trocar e afinar cabos de transmissão?
Tens ferramenta para trocar cassete?

Eu, quando estive na tua situação - é verdade que tinha um orçamento um pouco maior e foi antes da subida de preços galopante do COVID, mas também andava a ver bicicletas usadas por terem melhor equipamento... Mas mesmo estando familiarizado com a manutenção de bicicletas, decidi-me por uma nova.

Nova, 1249 Eur
https://www.canyon.com/pt-pt/road-b...durace-6/3718.html?dwvar_3718_pv_rahmenfarbe=R074_P06
Com shimano Tiagra (na gama de estrada da shimano é a gama abaixo do 105).

Até essa gama de preços, tem que ser Alumínio.

Na Giant existe a série Contend em Alu, mas não existe a versão com Tiagra... apenas Sora ou 105. E sora... é fraquito.

Vi na Trek... e o que existe dentro do teu orçamento tem Claris (ainda pior que Sora).

E da mesma forma que existem nestas duas marcas, noutras haverão com negócios melhores ou piores. Vai às lojas da especialidade.
 
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