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Identificar modelo Colnago - ajuda!

Chrome headlugs ou steel headlugs é coisa que a "fauxnago" que foi apresentada aqui não tem.

Existem algumas variantes nos modelos Colnago que devem-se essencialmente à época em que foram construídas ou à gama a que pertencem, o que torna por vezes difícil a identificação/autenticação de alguns modelos/decorações menos comuns.
 

albertosemcontador

Well-Known Member
Chrome headlugs ou steel headlugs é coisa que a "fauxnago" que foi apresentada aqui não tem.

Existem algumas variantes nos modelos Colnago que devem-se essencialmente à época em que foram construídas ou à gama a que pertencem, o que torna por vezes difícil a identificação/autenticação de alguns modelos/decorações menos comuns.

Neste caso!!

Nao e nenhum bicho de 7 cabecas...

E muito basico!!

Ou seja a fonte... Em que me baseiei para o meu primeiro post, foi em parte aquela que o Ricardo mencionou no link que colocou...
serviu-me de cunho, Porque Ja tinha lido ha algum tempo, Isto Porque tambem ando atras de algumas coisas para mim, embora no meu caso, seja outro campeonato, so compro usado, aquilo que nao Posso comprar realmente novo, ou seja e para outros precos... No entanto Ja la tinha Ido a Esse e a outros locais para retirar o maximo de conhecimento possivel nao so de Colnago Como outras marcas, no entanto uma coisa eu Ja Sabia, e nisso me baseio...

E que!!

Se e Colnago? E em aco? Os tubos Sao finos, pormenores Como o cunho na juncao dos seatube, o detalhe da forqueta, os engravings e relativo!! Algumas Tem!! Outras nao!!!

Agora o que todas Tem? Se for em aco? Sao os Lugos!!! O metodo de construcao com a juncao de tubos, atraves de Lugos!! Todas Tem!! Nao so na Colnago!! Muitas outras construiam Assim!! Mas Colnago, Sao todas...volto a repetir em aco!!

Onde Esta? Nao ha!!!

Depois.. Ahh nao Tem e tal Porque nao e em aco e tal!! E em aluminio e tal!!

Ok!!

Colnago em aluminio!!! Eis a Colnago Vip!! Por exemplo!! Ate nas mais recentes!!! A Cx zero!! A World Cup!!! Olha para a juncao de tubos!! Ve o pormenor das soldas!! Onde Esta?? Nao ha!! Nao ha banha de soldas neste quadro!!

E quem nao solda sem banha agora!! Tambem nao ia soldar sem banha ha 10 ou ha 20 ou 30 anos atras...

E preciso entender Isto!! Primeiro!! Porque Isto nao vem na internet...

Depois ha algumas cunhas Por ai!! Que nos podemos servir, para ajudar a entender um pouco de historia!!

Agora Estas bases? O saber fazer uma regra de 3 simples com Isto!! E essencial, pois neste tipo de situacoes, agarrando no que dizes!! E com conhecimento Por eliminacao e exclusao de partes...

Quando ha isso!! Nao e nenhum bicho de 7 cabecas..

Grande abraco...
 

Skyforger

Active Member
Ora, andei ausente durante o fim de semana, mas uma vez mais obrigado pelos esclarecimentos e pela partilha de informação. Aprendemos uns com os outros e é esse um dos principais fundamentos de espaços como este.

Mas só uma dúvida...a construção por lugs acaba por ser uma imagem de marca dos modelos Colnago em aço e dos modelos de topo em carbono, mas não é algo que esteja associado à Colnago enquanto técnica inovadora, certo? Encontram-se modelos bem mais antigos que algumas Colnago que já recorriam a essa técnica de construção de quadros. Sei de uma série de "inovações" e "invenções" que o Ernesto Colnago reclama como suas (algumas discutíveis, mas o ego do homem é imenso :) ), mas a questão dos lugs já terá sido herdada de outros construtores, certo?
 
Ora, andei ausente durante o fim de semana, mas uma vez mais obrigado pelos esclarecimentos e pela partilha de informação. Aprendemos uns com os outros e é esse um dos principais fundamentos de espaços como este.

Mas só uma dúvida...a construção por lugs acaba por ser uma imagem de marca dos modelos Colnago em aço e dos modelos de topo em carbono, mas não é algo que esteja associado à Colnago enquanto técnica inovadora, certo? Encontram-se modelos bem mais antigos que algumas Colnago que já recorriam a essa técnica de construção de quadros. Sei de uma série de "inovações" e "invenções" que o Ernesto Colnago reclama como suas (algumas discutíveis, mas o ego do homem é imenso :) ), mas a questão dos lugs já terá sido herdada de outros construtores, certo?

Segundo este artigo, Louison Bobet foi campeão nacional de França em 1950 num quadro Stella construído com "Nervex Pro lugset". Entre 1950 e 1960, muitos outros construtores utilizaram esta técnica sendo a Colnago um deles.

http://www.classiclightweights.co.uk/components/nervex.html


Nem de propósito, ontem encontrei esta relíquia:
-revista de Agosto de 1954, que aborda o rescaldo do Tour de 54 com destaque para o vencedor Luison Bobet (Stella)

20160718_160208.jpg


20160718_160531.jpg
 
Ora, andei ausente durante o fim de semana, mas uma vez mais obrigado pelos esclarecimentos e pela partilha de informação. Aprendemos uns com os outros e é esse um dos principais fundamentos de espaços como este.

Mas só uma dúvida...a construção por lugs acaba por ser uma imagem de marca dos modelos Colnago em aço e dos modelos de topo em carbono, mas não é algo que esteja associado à Colnago enquanto técnica inovadora, certo? Encontram-se modelos bem mais antigos que algumas Colnago que já recorriam a essa técnica de construção de quadros. Sei de uma série de "inovações" e "invenções" que o Ernesto Colnago reclama como suas (algumas discutíveis, mas o ego do homem é imenso :) ), mas a questão dos lugs já terá sido herdada de outros construtores, certo?

Here we are!!:))

Olá Ric......olha aquí alguns sites que podem ser util para quem tem a "vintage"-fever, ultimamente na Italia aparecem bike muito bem feitas mas que são bem outra coisa quando são esamindas "naqueles" pormenores ( não esquecam que os primeiros aldrabistas a copiar as grandes firmas foiron os italianos..os cineses chegaron bem depois...lol)

Já agora aquí um website que pode ser de ajuda em quanto mostra imagens dos modelos e grupos das varias decadas/anos:

http://www.velobase.com/Velos/ViewM...f2e228-bad6-4efa-962f-d526c72ba82a&PgOffset=0

este é a base onde começar a pesquisar:

http://www.velobase.com/Velos/SearchFrames.aspx

tambem aquí encontras brochures da epoca:)

http://www.bulgier.net/pics/bike/Catalogs/



Um modelo de aluminio Colnago era o Dream por exemplo ....Colnago costumava sempre assinar as varias partes das bikes:)..."asso di fiori"..dove é??:)) o ás de flores. E em todos os BB se lembro bem, a parte modelos dos 70s que presentam só 9 foros, há sempre o asso di fiori ou a escrita Colnago "bossed" no material!....ovvio que este BB é o primeiro ponto que faz duvidar. Depois há que observar o "ponte" dos travões traseiro que liga os dois stays entendo os "seatstays";-)...onde está o ás?? A a forqueta??..mas este ultimo elemento é a parte mais subjeta a variações.

Ernesto fazia produzir/soldar as proprias bikes por 5-6 artigianos!!...ovvio que não era ele a soldar os tubos e se apparentemente em modelos como Master ou Super as bikes parecem identicas vistas por fora...por baixo da verniz ( aço nú) há diferencias que trazem a "mão" dos varios "telaisti" ( quem constroe o quadro)!!, mesmo pequenas diferencias de construção nos mesmo modelos originais como a Master!!.,,,e não esquecer que os tubos eram produzidos por Columbus por tanto deve estar presente a assinatura deste Sr.:) nos quadros de aço. Agora a questião da forqueta é um manicomio porqué havia 5/7 forquetas diferentes que eram usadas!!...alguma com com a cabeça a descer com uma C grande e o ás de flores....ou podias ter uma cabeça completamente plana com um só ás de flores...um ás mais uma escrita e depois as "bandelle di rinforzo"..bolas como dizer em portugúes, são as partes verticais da cabeça da forqueta que inglobam os dois tubos da forqueta..bem estas "bandelle" podem ter foros...ou pequenas "janelas" ou nada!!....o Ernesto é dificil de interpretar:)).

diverte-te com o site;-)...mais tarde vou a investigar no cantinho italico e digo-te mais se econtro info

ciao

Ps: Os lugs??...se calhar foi Leonardo da Vinci??..:)))..o homen já desenhou uma especie de bike e não ficavo admirado se já tinha desenhado proto-lugs!!:))
 

Skyforger

Active Member
Here we are!!:))

Olá Ric......olha aquí alguns sites que podem ser util para quem tem a "vintage"-fever, ultimamente na Italia aparecem bike muito bem feitas mas que são bem outra coisa quando são esamindas "naqueles" pormenores ( não esquecam que os primeiros aldrabistas a copiar as grandes firmas foiron os italianos..os cineses chegaron bem depois...lol)

Já agora aquí um website que pode ser de ajuda em quanto mostra imagens dos modelos e grupos das varias decadas/anos:

http://www.velobase.com/Velos/ViewM...f2e228-bad6-4efa-962f-d526c72ba82a&PgOffset=0

este é a base onde começar a pesquisar:

http://www.velobase.com/Velos/SearchFrames.aspx

tambem aquí encontras brochures da epoca:)

http://www.bulgier.net/pics/bike/Catalogs/



Um modelo de aluminio Colnago era o Dream por exemplo ....Colnago costumava sempre assinar as varias partes das bikes:)..."asso di fiori"..dove é??:)) o ás de flores. E em todos os BB se lembro bem, a parte modelos dos 70s que presentam só 9 foros, há sempre o asso di fiori ou a escrita Colnago "bossed" no material!....ovvio que este BB é o primeiro ponto que faz duvidar. Depois há que observar o "ponte" dos travões traseiro que liga os dois stays entendo os "seatstays";-)...onde está o ás?? A a forqueta??..mas este ultimo elemento é a parte mais subjeta a variações.

Ernesto fazia produzir/soldar as proprias bikes por 5-6 artigianos!!...ovvio que não era ele a soldar os tubos e se apparentemente em modelos como Master ou Super as bikes parecem identicas vistas por fora...por baixo da verniz ( aço nú) há diferencias que trazem a "mão" dos varios "telaisti" ( quem constroe o quadro)!!, mesmo pequenas diferencias de construção nos mesmo modelos originais como a Master!!.,,,e não esquecer que os tubos eram produzidos por Columbus por tanto deve estar presente a assinatura deste Sr.:) nos quadros de aço. Agora a questião da forqueta é um manicomio porqué havia 5/7 forquetas diferentes que eram usadas!!...alguma com com a cabeça a descer com uma C grande e o ás de flores....ou podias ter uma cabeça completamente plana com um só ás de flores...um ás mais uma escrita e depois as "bandelle di rinforzo"..bolas como dizer em portugúes, são as partes verticais da cabeça da forqueta que inglobam os dois tubos da forqueta..bem estas "bandelle" podem ter foros...ou pequenas "janelas" ou nada!!....o Ernesto é dificil de interpretar:)).

diverte-te com o site;-)...mais tarde vou a investigar no cantinho italico e digo-te mais se econtro info

ciao

Ps: Os lugs??...se calhar foi Leonardo da Vinci??..:)))..o homen já desenhou uma especie de bike e não ficavo admirado se já tinha desenhado proto-lugs!!:))

Fabri, é sempre um prazer ler-te por aqui ;) Um italiano, a falar de bicicletas italianas e com conhecimento daquilo que está a dizer é realmente um privilégio!

Já conhecia esse site e já tenho andado por lá perdido a absorver informação. Mas há imenso para explorar.
 
Fabri, é sempre um prazer ler-te por aqui ;) Um italiano, a falar de bicicletas italianas e com conhecimento daquilo que está a dizer é realmente um privilégio!

Já conhecia esse site e já tenho andado por lá perdido a absorver informação. Mas há imenso para explorar.

Boa tarde Ric!. Eu não tenho conhecimento nehum, ui há muito que aprender e conhecer.....pensa te que descubrí ( não sabia ) que os ultimos modelos da Messico, logo ante do Novo Messico já tinham os tubos esmagados tt e obliquo que depois chegam a ser 4 "esmagaduras" no N. Messico...antes dos tubos de forma realmente stelar do teu Master...mas há quem diga que há messicos mais esmagados que são praticamente prototipo do Ernesto:))...o Colnago é um mundo complicado:)), para não falardaquelas bikes Master ou outras feitas a medidas que são ainda mais diferentes em alguns pormenores....e os quadros pro??:))..che casino.
Bem agora devo responder a Delamadera a cerca das cores!.

ciao e boas pedaladas Ric.
 
queira juntar um esclarecimento: eu escriví Messico porqué em italiano é assim mas o modelo era Mexico e este modelo foi dedicado a impresa do grande Eddy Merckx a Mexico City....Ric se econtras uma Esamexico compra logo porqué é a mais rara! em ordem cronologico temos a Mexico, depois a Nuova Mexico e mais rara a Esamexico onde os tubos têm forma esagonal só depois chegamos a forma estellar da Master...bem agora fica melhor:)
 
Ora aqui vão as fotos de uma Colnago que poderá interessar caso se confirme a autenticidade, pretendo saber qual o modelo e ano se possível...

cadre+C1.jpg


roue+arrière avec hauban C1.jpg


roue+arrière C1.jpg


roue+avant 2 C1.jpg


roue+avant C1.jpg
 
Parece-me ser um quadro Colnago original pelos lugs e pela pintura Art Decor (demasiado perfeita para ser fake) mas continuo sem saber qual o modelo e o respectivo ano...
 

Skyforger

Active Member
Isso parece-me uma Tecnos...mas há imensos esquemas de pintura e não é fácil determinar o ano. Mas apontaria para algo do início/meio dos anos 90. E acho que nem sequer ponho em causa a sua autenticidade. Tens aí provas mais do que suficientes que atestam a autenticidade Colnago. Talvez um italiano emigrado em Portugal ou um português emigrado no UK que por aqui andam possam dar uma ajuda.

Mas andas com essa debaixo de olho?
 
É uma Colnago original (em aço) mas não é uma Tecnos.
Concordo contigo em relação ao(s) ano(s), talvez 1995~2000 como a minha Tecnos.

Esta bicicleta interessa-me (acho que ainda consigo arranjar espaço para mais uma...)
 
Após ter feito mais umas pesquisas, chego à conclusão tratar-se de uma Colnago C97 em aço Columbus Thron e o ano de fabrico entre 1997 e 2000.

Caso alguém tenha uma opinião diferente e/ou mais informação, agradeço.
 

Skyforger

Active Member
Após ter feito mais umas pesquisas, chego à conclusão tratar-se de uma Colnago C97 em aço Columbus Thron e o ano de fabrico entre 1997 e 2000.

Caso alguém tenha uma opinião diferente e/ou mais informação, agradeço.

Desconhecia esse modelo. Os modelos, derivações, versões e sub-derivações da Colnago são uma autêntica confusão. E então, já está encomendada? :)
 
Após ter feito mais umas pesquisas, chego à conclusão tratar-se de uma Colnago C97 em aço Columbus Thron e o ano de fabrico entre 1997 e 2000.

Caso alguém tenha uma opinião diferente e/ou mais informação, agradeço.

Já es um expert:))..

pena que falta o autocolante porqué por meio disso já podia saber se era Thron o Thron super ou Gilco etc etc e logo saber o que temos nas mãos,..mas há uma coisas que são uteis para identificar um quadro Colnago. Mas foi mesmo no '97 que apareceron as forquetas todas direitinhas..voltamos ao quadro que é a parte principal objeto da identificação em quanto as forquetas podem ser substituidas com o tempo..

Os Master são famosos porqué presentam aqueles "sulcos" nos tubos para irrigidir a estruttura...agora os master todos tem 4 destes sulcos em todos os 3 tubos principais..TT, DT, e ST,,osseja no tubo horizzontal, no obliquo e no vertical que acaba no selim ...os Tecnos ao invez têm só 2 tubos com "sulcos" no TT e no DT mas o numero era de 5 e meno acentuados; é sempre complicado a identificação destas bikes:)....esta parece ter tubos redundos.
 
Desconhecia esse modelo. Os modelos, derivações, versões e sub-derivações da Colnago são uma autêntica confusão. E então, já está encomendada? :)

Ainda não fechei o negócio, falta acertar o transporte e os custos do mesmo.

Esta bicicleta encontra-se na Holanda, o que dificulta um pouco a transação.
 
Já es um expert:))..

pena que falta o autocolante porqué por meio disso já podia saber se era Thron o Thron super ou Gilco etc etc e logo saber o que temos nas mãos,..mas há uma coisas que são uteis para identificar um quadro Colnago. Mas foi mesmo no '97 que apareceron as forquetas todas direitinhas..voltamos ao quadro que é a parte principal objeto da identificação em quanto as forquetas podem ser substituidas com o tempo..

Os Master são famosos porqué presentam aqueles "sulcos" nos tubos para irrigidir a estruttura...agora os master todos tem 4 destes sulcos em todos os 3 tubos principais..TT, DT, e ST,,osseja no tubo horizzontal, no obliquo e no vertical que acaba no selim ...os Tecnos ao invez têm só 2 tubos com "sulcos" no TT e no DT mas o numero era de 5 e meno acentuados; é sempre complicado a identificação destas bikes:)....esta parece ter tubos redundos.

Se esta bicicleta vier morar cá em casa, poderei saber ao certo o tipo de tubagem e o ano através do nº de serie.
 
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