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Geometrias

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
Boas,

Continua na minha cabeça a possibilidade de mudar a bike de estrada para uma eléctrica, pelos motivos de conseguir andar mais puxando menos pelas costas e ainda mais pelo conforto. Mas as geometrias estão a fazer-me muita confusão.

estive aqui a fazer um exercicio para o qual peço a vossa ajuda.

Os dados da minha de estrada são estes:

Cube attain
Reach: 385
Stack: 591

Nesta já fiz uns ajustes. Rodei o avanço e adicionei 0.5 de espaçadores. Também reduzi o avanço para 8cm.
Como estou a maior parte do tempo na lateral do guiador ou nas manetes, devem ser mais uns 3cm na lateral ou 6cm nas manetes.
Pelas minhas contas devo ter assim um stack de 601 e um reach onde tenho as mãos entre 495 e 525, consoante ande na lateral ou nas manetes.

Ando a olhar para alguns modelos de ebikes, principalmente hibridas flat bar, mas a maior parte parecem-me ainda mais agressivas. Seguem alguns exemplos no tamanho que dizem que é o meu:

Cube editor (híbrida flat bar)
Stack: 613
Reach: 413 (com avanço, que deve ser de 6cm, 473)

Bh cross (hibrida flat bar)
Stack: 582
Reach: 457 (com avanço, que deve ser de 6cm, 517)

Cube Reaction Hybrid (BTT)
Stack: 643
Reach: 425 (com avanço, que deve ser de 6cm, 485)

Ou seja a cube editor parece realmente melhor, mas esta BH já não. Todas as outras hibridas flat bar que tenho visto são piores que a cube editor e até que a minha. As BTT já parecem mais interessantes, mas para a minha utilização são muito mais pesadas e uma hibrida serviria perfeitamente.

Será que estou a fazer bem os cálculos ou há outros aspectos que devo ter em conta na geometria?

Obg
 

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
compara aqui as geometrias entre as várias opções:


Aqui basicamente só não tem em conta o reach do guiador...
Obg. A tool é interessante, mas faltam-me alguns dados que não estão nas geometrias. Colocando os que não sei iguais na minha e nas 2 hibridas, a minha é de longe a mais alta e com menos reach... o que olhando para os dados das geometrias não devia ser assim. E o que me continua a baralhar ainda mais, tinha ideia que qualquer hibrida com flat bar deveria ser mais confortável que uma de estrada, mas pelos vistos não deve ser assim.
 

Aslume

Well-Known Member
SOIGNEUR
Obg. A tool é interessante, mas faltam-me alguns dados que não estão nas geometrias. Colocando os que não sei iguais na minha e nas 2 hibridas, a minha é de longe a mais alta e com menos reach... o que olhando para os dados das geometrias não devia ser assim. E o que me continua a baralhar ainda mais, tinha ideia que qualquer hibrida com flat bar deveria ser mais confortável que uma de estrada, mas pelos vistos não deve ser assim.
A Scott no site deles tem um medidor em que tu metes as medidas do cavalo, braços e altura e escolhes a posição que pretendes , mais confortável mais desportiva ou mais neutra e ela dá-te o tamanho. Está é programado para os modelos deles
 

pratoni

Well-Known Member
SOIGNEUR
Obg. A tool é interessante, mas faltam-me alguns dados que não estão nas geometrias. Colocando os que não sei iguais na minha e nas 2 hibridas, a minha é de longe a mais alta e com menos reach... o que olhando para os dados das geometrias não devia ser assim. E o que me continua a baralhar ainda mais, tinha ideia que qualquer hibrida com flat bar deveria ser mais confortável que uma de estrada, mas pelos vistos não deve ser assim.
Em certas marcas, para usar essa tool tens que ir colocando valores que não aparecem nas tabelas, até veres que bate certo com o stack e reach declarado. Tem-me acontecido principalmente no comprimento da forqueta que nem sempre é declarada.
 

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
Em certas marcas, para usar essa tool tens que ir colocando valores que não aparecem nas tabelas, até veres que bate certo com o stack e reach declarado. Tem-me acontecido principalmente no comprimento da forqueta que nem sempre é declarada.
Sim, parece-me que é esse que realmente está a fazer a diferença.
Obg
 

jppina

Well-Known Member
Tens também este site que te permite comparar facilmente a geometria de várias bicicletas ao mesmo tempo:

 

Carvalhon

Well-Known Member
SOIGNEUR
Muito interessantes os sites, obg.

O que se consegue ver visualmente acaba por não diferir dos valores do stack e reach da tabela, pelo que acho que é por aí que vou ter de me guiar, que os outros valores da geometria, pelo menos visualmente não fazem grande diferença.
A minha de estrada parece ter realmente uma geometria bem relaxada, comparando com várias hibridas, para obter o mesmo reach tenho de baixar 1 ou até 2 tamanhos em algumas o stack fica bem menor. Claro que depois o flat bar vai fazer a sua diferença, mas olhando apenas para a parte da geometria relaxada, não vou encontrar uma grande variedade de opções.
 
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