Bom, fico satisfeito por ver tanta gente super contente com o 820. Eu não estou tão satisfeito. Mas assim fico mais moralizado e vou esperar um pouco mais para me adaptar e antes de ter um ataque e o atirar de encontro à parede (não se antecipem com pedidos, por parede leia-se devolução à loja ou OLX).
Tinha um Edge 800 com mais de 5 anos de uso. Sempre me dei por satisfeito com o dito. Este ano, durante uma viagem de touring na Alemanha, o GPS do 800 morreu a meio (penso que a antena do GPS se partiu quando o deixei cair) e tive que comprar um de urgência porque tinha os percursos todos planeados no 800. Parecia que os Edge tinham esgotado nos principais locais em Munique (e eu tb só tinha um par de horas) e acabei por comprar um Edge Touring Plus, que foi o primeiro Edge que encontrei para venda imediata. O Touring Plus é um bom compromisso preço/qualidade, resolveu o meu problema imediato, mas dado que está uns furos abaixo do 800 em termos de funcionalidades (numero de páginas de display e configuração, não suporta sensores de velocidade e cadência, etc) quando regressei resolvi encomendar o 820. Acabadinho de sair, o hardware é novo e com potencial para durar alguns anos, tem alguns "bell and whistles" de que gostamos (a possibilidade de enviar a localização, ver SMS e quem está a ligar, WiFi e bluethooth, detecção de acidentes, GLONASS, etc).
Acabei ontem de fazer o meu primeiro trajecto no terreno e confesso que fiquei a pensar se não devia enviar o meu velhinho 800 para reparação (sendo que a Garmin nos troca por um recondicionado por pouco mais de 100 Euros). Alguns considerandos neste primeiro pouco sucedido “hands on”. Se alguém com mais dias de experiência com o 820 puder e/ou se eu estiver a ver alguma coisa mal, que me ajude:
1. Lento. E ponham lento em cima disso. Sobretudo, quando se carrega um novo percurso para seguir. Parece que aquilo demora uma infinidade (e estou a falar de percursos de cerca de 70-100Km).
2. Ontem tentei carregar um TCX obtido a partir de um percurso do Garmin Connect feito por um parceiro. Encravou e não conseguiu processar o ficheiro. Acreditem ou não, a forma como consegui resolver o problema foi carregar o dito TCX no RideWithGPS, e a seguir exportá-lo, e o TCX depois de filtrado pelo RideWithGPS funcionou bem (mas foi igualmente lento a ligar e a digerir o novo percurso). Parece que o 820 é mais eficiente a carregar ficheiros TCX a partir de outros editores do que a partir do próprio Garmin. Não me recordo disto alguma vez me ter acontecido com o 800.
3. Ontem, depois de carregar o tal percurso (era um percurso de ~55Km em BTT), fui para Montemor onde o dito começava. Primeira constatação: tinha carregado mais dois ou três percursos que uso frequentemente perto de casa (zona de Sintra). No 800 (e penso que no Touring Plus tb) apareciam-me ordenados por distância desde o local em que estava ao início do percurso, o que era simpático. Se tiver 100 percursos carregados em múltiplos locais do país ou do mundo, fazer browse pelo nome pode ser chato, portanto aparecerem em primeiro lugar os percursos mais próximos parece uma boa opção. Neste aparecem por ordem alfabética de nomes.
4. Tal como muitos de vós, não uso a navegação e em 95% dos casos e limito-me a seguir percursos pré-estabelecidos. Prefiro os 800 aos 500 apenas porque já me aconteceu mais de uma vez dar-me geito os mapas (até em locais remotos onde carrego mapas de OSM e uso em automóvel, para evitar comprar mapas para o meu TomTom de automóvel). Como devem saber, a navegação destes Edge em bicicleta com base nos maps do OSM depende muito da qualidades destes, que em Portugal ainda é fraquita (nossa culpa, que colaboramos pouco com a edição de mapas do OSM) e por vezes manda-nos dar voltas ao bilhar grande idiotas ou por percursos pedestres com escadas... Como tal, o meu primeiro passo é desligar todas as opções de navegação. Geralmente desligo tb os mapas porque para seguir rotas a cor da rota confunde-se frequentemente com as estradas do mapa e torna-se mais difícil de seguir -- e normalmente, na escala de 50m, todo o trajecto e viragens são mais que óbvias e os mapas inúteis. Retiro também o "keep on road", “step by step”, "calculation off", etc, coloco o intervalo de gravação em 1s, enfim, o habitual (penso). Quando cheguei a Montemor, liguei o animal e carreguei a rota (Goto/Saved courses/etc), aparecendo-me a habitual pergunta "Navigate to the beginning of the course?", que por acaso era a 600m dali. Como quase sempre, respondo que não (ou seja, o X nestes novos modelos). Como já referi, desconfio da navegação e geralmente é fácil seguir por aproximações sucessivas com o ecran do mapa até ao início do percurso. Qual o meu espanto quando ele começa lentamente com o "Calculating 10%, 15% 25%...". "Calculating" o quê, se eu disse que não queria navegar para o início? Isto no 800 só aparecia quando se pedia para calcular uma rota (para o início do percurso, para um POI, o que fosse). Haverá algum setting que me esteja a escapar?
5. Bem seja lá o que o animal estivesse "Calculating", encravou nos 99% e não saía de lá. Tentei desligar com o habitual power down, mas provavelmente como estava ainda "Calculating 99%", não reagia. Desliguei com um reset (botão 10s), liguei. Quando o liguei de novo, felizmente o percurso já lá estava carregado.
6. O écran é já mais curto em altura do que no 800/810/touring. Porque raio é que me cortam um 1/4 no topo do visor para me informar (importantíssimo!) que estou "riding on the road” ou “riding west”? Mais, se seleccionar dois campos numéricos em baixo (velocidade, distancia, ...) corta-me mais 1/4 em baixo, ficando o espaço para o mapa reduzido em altura a metade de um écran já por si curto;
7. Falando de ecrans de mapas já pequenos, porquê “borrar” o ecran em permanência com mais um incomodativo botão vermelho para um “stop navigation” que rarissimamente é necessário e, se for, facilmente se consegue pelos menus?
8. Frequentemente tocava no display para mudar de ecran e em vez disso aparecia-me aquele resumo com a luminosidade, estado do GPS, etc. Provavelmente um pequeno erro meu a mexer no ecran (arrastar mais para baixo do que para o lado), mas pareceu-me sensibilidade a mais.
9. Ainda não percebi para que serve o WiFi, dado que toda a sincronização parece ocorrer automaticamente via bluethooth/Smartphone.
10. Com o bluthoith e o wifi ligados, a bateria pareceu-me estar a evair-se ao fim de 6 horas, pelo que liguei o power save. Não sei se seria necessário mas não quis arriscar. É verdade que este era tb o primeiro ou segundo “power cycle”, pelo que pode ser que as coisas melhorem ao fim de 3 ou 4 utilizações.
11. O local de ligação do cabo, por trás, obriga a ter o GPS de lado durante o carregamento. Pormenor pequeno, mas que no Edge 800/810/Touring era resolvido de forma mais elegante.
12. Ainda tenho que analisar melhor o GPX, mas coloquei o intervalo de gravação em 1 segundo, e depois de exportar o percurso de ontem para o Google Earth, o percurso parece ter muitas linhas quebradas, sugerindo um intervalo de gravação superior. Mas hei-de ver melhor, pode ser "nabice" minha.
13. Partes boas: a sincronização com o meu android funcionou bem, e a detecção de incidentes também. Esta não teve falsos positivos e a única vez que ligou foi de facto num pequeno "incidente", dando-me tempo para desligar carregando no ecran por alguns segundos.
Enfim, aqui fica um curto resumo. Espero que os updates de firmware cheguem rapidamente. Ou que alguém me ajude a melhorar a minha relação com o dito.