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Fui atropelado!!

Boas malta,
A cerca de 2 meses fui atropelado, felizmente só parti a clavícula e um dente (como se costuma dizer, o Português tem sempre sorte! :p )
Mas o pior vem agora, a "guerra" com o seguro. Ora logo para começar, a velhota atravessou-me o carro à frente e diz que não me viu e que eu não lhe bati, depois o seguro dela, é Francês o que atrasa ainda mais as coisas. Até agora, só ainda o perito veio ver a bicicleta (também não era nenhum "canhão", era uma triban 3, mas já com alguns investimentos).
Hoje, um amigo meu, mediador de seguros, ligou para a representante do seguro Francês cá em Pt e eles disseram-lhe que teriam de dar "ALGUMA" coisa porque tinha uma perda total (a bicicleta)!
Será que sem ter culpa nenhuma vou ficar sem bicicleta, e vou ter de "inchar" com as despesas hospitalares e do dentista?!
E por causa disso mesmo que estou aqui a escrever, queria saber se alguém já passou por uma situação destas e o que acabou por se passar.
Cumprimentos.
 

jpacheco

Well-Known Member
Eu paguei logo seguro da FPCUB...espero nunca precisar dele. Boa sorte com a recuperação Daniel, pessoais e materiais.
 
Não RSilva, não tenho nenhum tipo de seguro desses. Nunca me opus a fazer uma coisa dessas e na verdade não é por causa de 26€ por ano que se fica mais pobre :p
Mas parece que a partir de agora as bicicletas também vão ser obrigadas a ter seguro, em principio vou fazer (quando começar a andar novamente), mas não sei se faço pela FPC ou por uma seguradora normal.
 
Pois, eu nuca fiz seguro. Nunca participei em provas mesmo em btt, apenas faço uns bons treinos sozinho e com a malta aqui da zona, mas mesmo assim nunca se está livre destes perigos!
 

portellini

New Member
Não RSilva, não tenho nenhum tipo de seguro desses. Nunca me opus a fazer uma coisa dessas e na verdade não é por causa de 26€ por ano que se fica mais pobre :p
Mas parece que a partir de agora as bicicletas também vão ser obrigadas a ter seguro, em principio vou fazer (quando começar a andar novamente), mas não sei se faço pela FPC ou por uma seguradora normal.

Caro DanielPascoal

Não há qualquer obrigatoriedade de seguro nem - que se saiba - há qualquer projecto ou proposta de lei nesse sentido.

É verdade que as bicicletas são veículos que circulam no trânsito e que podem por isso causar danos. No entanto, à semelhança do que acontece com outros aspectos relacionados com a bicicleta os benefícios que trariam um seguro (o ressarcimento dos danos independentemente da capacidade do lesante), a verdade é que conduziria a muito maiores malefícios decorrentes do desincentivo do uso da bicicleta.

De facto, ao contrário da circulação automóvel, que não só nada traz de bom ao ambiente e à sociedade como também polui e danifica as nossas cidades e tem graves repercussões para a saúde, a circulação da bicicleta é benéfica não só na diminuição dos custos com o absentismo por doença (as pessoas que circulam em bicicleta regularmente como alternativa ao automóvel ficam doentes menos vezes), como os custos públicos com a prestação do cuidado de saúde, além dos gastos exponencialmente menores na manutenção das vias de circulação.

De facto, o seguro da FPCUB está incluído na quota anual e tem um custo tão baixo porque se trata de um seguro de grupo. Um seguro individual, porque não tem o desconto de quantidade, é sempre mais caro. Mesmo que fique pelos 50 euros anuais - que não fica - tal valor é frequentemente metade ou 1/3 do que alguns ciclistas podem dar pela sua bicicleta. Juntando 2+2, concluem que vale mais a pena voltar ao carro ou ao transporte público, perdendo-se os benefícios da pedalada.

Acresce um outro argumento que creio ser decisivo. Uma bicicleta muito pesada tem uma massa de cerca de 16-18kg. Um automóvel leve pesa cerca de pelo menos 50 a 100 vezes esse valor. Os danos que uma bicicleta pode provocar num automóvel (alguns riscos, pequenas amolgadelas) são de valor muitíssimo inferior aos que um automóvel pode provocar noutro.

Em qualquer caso, do site da FPCUB consta a seguinte informação:

Acidentes Pessoais
Nº 0002286194 (Sem Franquias / Válida em todo o Mundo):
■Morte ou Invalidez Permanente – 25.750,00 €
■Despesas de Funeral – 2.575,00 €
■Despesas de Tratamento e Repatriamento – 5.000,00 €
■Serviço Hospitalar público ou rede Médica convencionada da Companhia de Seguros Tranquilidade S.A.

Responsabilidade Civil Automóvel (aplicável aos velocípedes)
Nº 002286213 (Sem Franquias / Válida em Portugal e Espanha):
■Capital – 6.000.000,00 EUROS

ATENÇÃO: Para efeitos do disposto no presente contrato (no âmbito da Apólice de Responsabilidade Civil), não ficam garantidos os danos materiais causados / sofridos entre os proprietários / utilizadores dos veículos seguros (bicicletas), quando se desloquem em grupo, quer resulte de organização oficial ou não.


Ou seja, nesta apólice, quem tem que responder pelos danos é a seguradora do veículo que te abalroou. Aconselho-te a começares por contactares a seguradora, eventualmente através do teu amigo mediador.
Se a coisa se demorar muito, eu começaria por recorrer aqui: http://www.portaldocidadao.pt/PORTA...nsumo+-+centro+europeu+do+consumidor.htm#Quem pode requerer?

Contudo, no fim do dia, e tendo em conta que a bicicleta é um modelo mais ou menos em conta, haverá que ponderar os custos de avançar com acções mais concretas em termos legais.

Um abraço.
 

jpacheco

Well-Known Member
No teu entendimento as seguradoras dos automoveis tem que pagar os danos provocados nos ciclistas inclusive a bicicleta, mesmo para quem não tem qualquer tipo de seguro? O seguro da FPCUB pelo disposto no site poderão ajudar nessa mediação. Alguém com experiência nestas situações em FPCUB tenha mediado um caso destes?

Tantas dúvidas e o que eu espero é nunca ter o azar do Daniel :/
 

David Raquel

Well-Known Member
Prepara-te para algumas dores de cabeça e insistência com a seguradora.

Fez o mês passado 2 anos que também fui atropelado, sem qualquer culpa, devido à distracção de uma senhora. No meu caso, além da bicicleta 90% inutilizável, parti também o pé e fiquei com escoriações várias. Na hora é tudo muito simples e bonito, o problema vem depois.

No meu caso, na primeira reunião com o perito (no dia seguinte ao acidente), foi-me dito que podia escolher ser acompanhado pelo serviço médico deles (Liberty) ou escolher eu próprio por quem queria ser acompanhado que seria depois ressarcido das despesas. Isto relativamente às despesas médicas. Relativamente à bike, foi-me dito que teria que pedir 2 orçamentos de reparação (ou bike de gama equivalente) em lojas distintas e depois a seguradora pagar-me-ia a mim o valor (da loja com o orçamento mais baixo) ou directamente à loja, à minha escolha.
Isto dito assim, cara a cara, sem nada a documentar que assumiam essas despesas e é aqui que começam os problemas. Relativamente à bike, não me apressei a resolver o assunto pois o período de recuperação mínimo eram 2 meses, pelo que tinha tempo para pensar nisso. Já quanto à minha lesão, escolhi ser acompanhado pelo Ortopedista que, na altura, tinha reputação de ser um dos melhores da praça (com a saúde não se brinca e segundo a seguradora, ia reaver o dinheiro,...)

A dor de cabeça foi quando num belo dia recebo em casa uma carta da seguradora a dizer que afinal, e após análise detalhada dos dados do acidente, ser-me-ia atribuída a culpa do acidente pois a bicicleta só tinha prioridade em 2 situações (dentro de rotundas ou caso o outro veículo se encontrasse à saída de um caminho particular) e, como tal, para além de se livrarem da responsabilidade de me cobrir as despesas, ainda teria eu que assumir a reparação do veículo (capot amolgado, parachoques e vidro da frente partidos).

No meu caso tive que entregar o caso a um advogado e o que me "safou" foi o facto de a senhora (no meio de todo o azar, tive muita sorte com a seriedade dela!) ter feito uma declaração a assumir que, independentemente do código da estrada e das regras de prioridade, a verdade é que ela não tinha sinalizado a manobra com o pisca, para além do facto de vir distraída a olhar para os filhos que vinham no banco de trás. Ainda assim, tive que chegar a um acordo com a seguradora no que disse respeito ao valor a receber (cerca de metade do que havia entregue como despesas), caso contrário teria que ir para tribunal e sabe Deus quando iria ter a situação resolvida, para além dos custos inerentes a esse processo.

Desejo-te muita sorte, cabeça fria e, acima de tudo, pé firme na situação.
 

portellini

New Member
No teu entendimento as seguradoras dos automoveis tem que pagar os danos provocados nos ciclistas inclusive a bicicleta, mesmo para quem não tem qualquer tipo de seguro? O seguro da FPCUB pelo disposto no site poderão ajudar nessa mediação. Alguém com experiência nestas situações em FPCUB tenha mediado um caso destes?

Tantas dúvidas e o que eu espero é nunca ter o azar do Daniel :/

Jpacheco, tal como se passa com os automóveis, o seguro mais obrigatório e mais comum é contra terceiros.

Assim sendo, mesmo que um ciclista não tenha seguro, se for abalroado, deve ser ressarcido de todos os danos em que incorra em consequência do acidente.

O art. 11.º, n.º 2 do da Lei do Contrato de Seguro Automóvel (Decreto-Lei n.º 291/2007) estabelece que "O seguro de responsabilidade civil previsto no
artigo 4.º [o seguro de responsabilidade civil obrigatório] abrange os danos sofridos por peões, ciclistas e outros utilizadores não motorizados das estradas quando e na medida em que a lei aplicável à responsabilidade civil decorrente do acidente automóvel determine o ressarcimento desses danos."


Ou seja, se nos termos da lei civil, o automobilista for considerado responsável, cabe o ressarcimento de todos os danos que forem apurados, inclusivamente da bicicleta do ciclista abalroado.

Diferentemente, se for o ciclista a causar o acidente, e não havendo lei específica para seguros de bicicletas, tudo está em saber se o seguro é contra danos materiais de terceiros ou próprios. O da FPCUB prevê que os danos materais a pagar são apenas os do automóvel do condutor lesado, sendo que quer a bicicleta do próprio quer a de terceiro se o acidente for ente bicicletas, fica por ressarcir.
 

Karne

Active Member
Boas,

Às vezes a razão tens razões que a própria razão desconhece. É obrigatório seguro numa bicicleta - NÃO (talvez o governo esteja neste momento a publicar uma lei que o exige - não sei). Existe um acidente entre um veículo automóvel e uma bicicleta e a viatura automóvel é considerada culpada (chegar aqui é que pode ser complicado). Ou o dono por vontade pessoal ou o seguro automóvel, um deles têm de garantir o pagamento dos estragos, pessoais ou materiais, parece-me lógico e de acordo com o que diz a lei.

Imaginem que indo a caminhar sou atropelado por uma viatura automóvel, consequência - unha do "fura bolos" - como diz a minha filha - partida, mas computador, máquina fotográfica e etc também ficam destruídos... melhor seria que o seguro não assumisse a totalidade dos estragos uma vez que os mesmos foram originados pelo atropelamento.

No caso em concreto e inicial, parece-me que a questão passa pela seguradora assumir a totalidade da culpa... esse é sempre o problema. E aqui sim, se tivermos seguro da bicicleta que inclua apoio juridico o caso resolve-se sempre muito mais facilmente. basta olhar aos acidentes automóveis com aparente culpabilidade de uma das partes. A companhia do segurado sem culpa manda avançar na peritagem e arranjo memso sem ordem da outra, tal é o grau de convicção/culpabilidade. Isto é, passa a ser uma guerra companhia versus companhia e não companhia versus português pagador de impostos sem dinheiro para aceder à justiça e que sobre esta tem uma opinião no minimo desconfiante...

Nunca é fácil estar numa situação destas, o bom senso e a paciência devem imperar, mas fazer valer a nossa razão também.

Já me esquecia de uma coisa, o assumir de posições, neste caso pela seguradora, tem de ser escrito e memso assim, a palavra já não faz fé...

Boas pedaladas.
 

jpacheco

Well-Known Member
Pois... o melhor é mesmo ter cuidado e sorte. E nas rotundas já percebi que perdemos a prioridade toda... Portellini e David Raquel obrigado pelos esclarecimentos. A partilha das experiências do pessoal acidentado ajuda sempre a entender melhor os tramites destes processos.

Após o acidente há algum impresso que se deva preencher tipo declaração amigável como acontece entre acidentes entre veiculos motorizados? ou o melhor é chamar a policia?

pelo que percebi (brincadeira) atropelamento: por mulheres 2 - 0 homens :D
 

Karne

Active Member
Nem fui ver, mas julgo que a declaração amigável não é possivel, só entre viaturas automóveis... logo, chama a policia, pelo menos existe um registo fotográfico/croquis/ escrito. pelo sim pelo não...
 

pratoni

Well-Known Member
penso que a declaração amigável pressupõe que todos os intervenientes possuem seguro...

Motas, pelo menos, podem porque está lá o boneco...
 

jpacheco

Well-Known Member
E tendo seguro da fpcub? Eu ja paguei e estou a espera no correio de mais info.. se calhar quando chegar fico com menos duvidas.
 

Galitos

New Member
Boas Noites,
Amigo infelizmente tive um azar em Agosto deste mesmo ano, num cruzamento um carro meteu-se quando tinha um STOP e eu sem qualquer tipo de escapatória bati no carro.
Isto agora tudo resolvido, posso te dizer que te vão começar as dores de cabeça, apesar de ter seguro da FPUB não é necessário quando não tens culpa, como não tens e não és culpado não existe qualquer tipo de problema.
Fiz a declaração amigável com o condutor e na parte do veiculo da bicicleta metes simplesmente os teus dados, nome morada, telefone, etc, a parte da seguradora deixas tudo em branco.
um croqui feito em perfeitas condições ( Bem desenhado !! , sinais , traços continuos e umas tabuletas a dizer que para a esquerda é p ex. lisboa e para a direita é o porto ) e no incio da declaração se tiveres testemunhas colocas lá.
um ponto demasiado importante, é obvio que com a "castanhada" ainda meio abananado tens que escrever nos "danos visiveis" tudo o que ves que está mesmo estragado, incluindo o teu equipamento que vestes, e no meio caso fiquei com um pouco de receio que a forqueta se tivesse dado , escrevi também.
falas com o condutor para te dar o numero do seu mediador e quando possivel pedes o numero de processo e é ai que começa os telefonemas ( que irão ser imensos acredita)
vais receber uma chamada para marcar a peritagem simplesmente da bicicleta e outra peritagem para o equipamento e depois é deixar rolar mas acredita que nunca terás o processo resolvido em menos de um mês.
No meu caso demorou mais para receber o € do equipamento ( Oculos, capacete, camisola e calções ) porque não aceitei o valor que eles me queriam dar, demorou mas chegou :)

Isto será mais ou menos o que te espera ( espero que tenhas mais sorte que eu ), em caso de acidente em que o ciclista tenha que ir ao hospital ou receber tratamento é muito mais demoroso porque não avançam o processo material sem a resolução dos tratamentos.

Mesmo quando tiveres a confirmação do " Sim Senhor nós nos responsabilizamos pelos danos" vais receber uma carta, a oficina vai receber outra e só depois é que segue, enfim ... seguros, sei que apartir de agora só pago o meu seguro no ultimo dia que tenho para pagar.

Boa sorte.
 

Galitos

New Member
Nem fui ver, mas julgo que a declaração amigável não é possivel, só entre viaturas automóveis... logo, chama a policia, pelo menos existe um registo fotográfico/croquis/ escrito. pelo sim pelo não...

É possivel, quer tenhas o seguro da FPCUB ou não tenhas qualquer tipo de seguro colocas simplesmente o teus dados e no campo da seguradora não colocas nada. ( Isto se não tiveres culpa )
Caso tenhas culpa não sei sinceramente como é, mas penso que terás que descarregar o impresso de participação no site da FPCUB e enviar para a seguradora ( atenção que penso que terás que enviar em 48horas )
 
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