ZeZeCabritinha
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RESUMO NO FIM
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Oras boas pessoal, ao fim de algum tempo aqui só a espreitar os posts finalmente chegou a minha hora.
Então a situação é a seguinte, sou da Covilhã e quero substituir a minha bicicleta de aço velhinha, rígida e com guiador liso - que eu carinhosamente apelido de cangalho - com uns 17 ou 18 anos e com peso a condizer com a idade , e que tenho que levar à bruxa que cada vez que saio com ela é uma aventura em que não sei se consigo chegar a casa ou se tenho que chamar o carro vassoura.
Cheguei à conclusão que, dado a situação de stocks de bicicletas, as (poucas) lojas que tenho na zona com ligações a fabricantes e o facto que (para já) quero poder aproveitar os caminhos da serra, mas também meter estrada com fartura para dar umas voltas maiores mais por estrada sem estar a arrastar uma semi-rígida, que o melhor seria uma de gravel.
Requisitos:
- Orçamento 1000€;
- Se no futuro (1/2 anos ou o que seja) eventualmente quiser uma hardtail, ter a possibilidade de transformar a gravel numa de estrada decente sem ter que fazer grandes modificações nem gastar muito €€;
Para este orçamento ter uma bicicleta com um bom group set e travões está mais que visto que vai ser para a decathlon, para um modelo Triban RC 520. De referência tenho cerca de 1.70m portanto vai ser uma tamanho S (pelo guia de tamanhos deles S=>165-173).
Ora aqui surge o problema:
- A minha escolha primária ( a520 de gravel normal com shimano 105 por 999€ não tem stock para o tamanho S. E sei lá quando voltam a ter. Vai fazer dois meses que tinha encomendado a XC-500 mas eles enganaram-se e mandaram a bike errada, ficaram sem stock dois dias depois, eu fiquei sem bicicleta e ainda não há novamente em stock.
Portanto tenho duas alternativas se quiser ter bicicleta num prazo decente:
Opção 1 - Ir para a520 de estrada com shimano 105 e roda 700 ( 850€) e adaptar.
Opção 2 - Ir para a edição da 520 de gravel com SRAM Apex 1x11 e roda 650 por 999€.
(A diferença de preço não me faz diferença que vejo isto como algo a longo prazo, mas poupanças são sempre bem vindas claro)
Hipótese 1: As únicas diferenças que vi da 520 de estrada para a de gravel com 105 são: pneus, desviador 105 GS (Shadow) em vez do normal, guiador de estrada de 400mm em vez de o guiador de gravel de 420mm. Portanto teoricamente podia simplesmente comprar uns pneus 36 de gravel por 60-70€ e as diferenças seriam apenas o desviador (não me parece que vá fazer grande diferença, mas percebo pouco disto) e o guiador de estrada em vez de gravel (nunca sequer peguei num guiador curvo, portanto estou às cegas se aquela curvatura mais "larga" faz diferença notável a nível de conforto e posição ou não).
Se depois quiser converter para estrada é só mudar os pneus e siga viagem.
Hipótese 2: Ir para a gravel com Apex 1, que já está montada para gravel e com roda 650b e pneu 42 pelo que é só andar.
Se quiser eventualmente passar mais só para estrada não me importava de gastar umas lecas numas rodas de 700 mais jeitosas (sei lá, até 300€/400€ o par?) mais uns pneus, e estava a festa feita, pelo que ouvi as rodas são dos melhores upgrades que até se podem fazer. Para já a roda ser 650 nem me chateia, para gravel o pneu ser mais gordinho também tem as suas vantagens e por agora estou mais interessado em aproveitar e (tirando querer meter pneus tubeless) nem queria saber de mais upgrades nos próximos tempos.
TL;DR:
Dúvidas: Basicamente: Qual a melhor hipótese?
Como se comporta o 105 VS o Apex 1 em estrada e fora dela? E dado que vou andar muito pela serra, a diferença de ratios é significativa ou nem por isso? Mesmo que depois queira passar só para estrada? (ver ratios na imagem** da calculadora) Se eu eventualmente a meter para estrada qual é a melhor opção? Ou nem faz grande diferença?
Já procurei a parte teórica mas depois falta-me saber como é na prática nunca andei com uma bicicleta decente por isso precisava de uma opinião de quem percebe disto.
Obrigado pela leitura do testamento e boas pedaladas ;P
**Na imagem: ratios da Apex 1 com roda 650b 42mm vs 105 com roda 700 35c. Depois 700 vs 700 com o mesmo pneu ficava 26-23.... 84-99 na coluna do lado esquerdo.
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Oras boas pessoal, ao fim de algum tempo aqui só a espreitar os posts finalmente chegou a minha hora.
Então a situação é a seguinte, sou da Covilhã e quero substituir a minha bicicleta de aço velhinha, rígida e com guiador liso - que eu carinhosamente apelido de cangalho - com uns 17 ou 18 anos e com peso a condizer com a idade , e que tenho que levar à bruxa que cada vez que saio com ela é uma aventura em que não sei se consigo chegar a casa ou se tenho que chamar o carro vassoura.
Cheguei à conclusão que, dado a situação de stocks de bicicletas, as (poucas) lojas que tenho na zona com ligações a fabricantes e o facto que (para já) quero poder aproveitar os caminhos da serra, mas também meter estrada com fartura para dar umas voltas maiores mais por estrada sem estar a arrastar uma semi-rígida, que o melhor seria uma de gravel.
Requisitos:
- Orçamento 1000€;
- Se no futuro (1/2 anos ou o que seja) eventualmente quiser uma hardtail, ter a possibilidade de transformar a gravel numa de estrada decente sem ter que fazer grandes modificações nem gastar muito €€;
Para este orçamento ter uma bicicleta com um bom group set e travões está mais que visto que vai ser para a decathlon, para um modelo Triban RC 520. De referência tenho cerca de 1.70m portanto vai ser uma tamanho S (pelo guia de tamanhos deles S=>165-173).
Ora aqui surge o problema:
- A minha escolha primária ( a520 de gravel normal com shimano 105 por 999€ não tem stock para o tamanho S. E sei lá quando voltam a ter. Vai fazer dois meses que tinha encomendado a XC-500 mas eles enganaram-se e mandaram a bike errada, ficaram sem stock dois dias depois, eu fiquei sem bicicleta e ainda não há novamente em stock.
Portanto tenho duas alternativas se quiser ter bicicleta num prazo decente:
Opção 1 - Ir para a520 de estrada com shimano 105 e roda 700 ( 850€) e adaptar.
Opção 2 - Ir para a edição da 520 de gravel com SRAM Apex 1x11 e roda 650 por 999€.
(A diferença de preço não me faz diferença que vejo isto como algo a longo prazo, mas poupanças são sempre bem vindas claro)
Hipótese 1: As únicas diferenças que vi da 520 de estrada para a de gravel com 105 são: pneus, desviador 105 GS (Shadow) em vez do normal, guiador de estrada de 400mm em vez de o guiador de gravel de 420mm. Portanto teoricamente podia simplesmente comprar uns pneus 36 de gravel por 60-70€ e as diferenças seriam apenas o desviador (não me parece que vá fazer grande diferença, mas percebo pouco disto) e o guiador de estrada em vez de gravel (nunca sequer peguei num guiador curvo, portanto estou às cegas se aquela curvatura mais "larga" faz diferença notável a nível de conforto e posição ou não).
Se depois quiser converter para estrada é só mudar os pneus e siga viagem.
Hipótese 2: Ir para a gravel com Apex 1, que já está montada para gravel e com roda 650b e pneu 42 pelo que é só andar.
Se quiser eventualmente passar mais só para estrada não me importava de gastar umas lecas numas rodas de 700 mais jeitosas (sei lá, até 300€/400€ o par?) mais uns pneus, e estava a festa feita, pelo que ouvi as rodas são dos melhores upgrades que até se podem fazer. Para já a roda ser 650 nem me chateia, para gravel o pneu ser mais gordinho também tem as suas vantagens e por agora estou mais interessado em aproveitar e (tirando querer meter pneus tubeless) nem queria saber de mais upgrades nos próximos tempos.
TL;DR:
Dúvidas: Basicamente: Qual a melhor hipótese?
Como se comporta o 105 VS o Apex 1 em estrada e fora dela? E dado que vou andar muito pela serra, a diferença de ratios é significativa ou nem por isso? Mesmo que depois queira passar só para estrada? (ver ratios na imagem** da calculadora) Se eu eventualmente a meter para estrada qual é a melhor opção? Ou nem faz grande diferença?
Já procurei a parte teórica mas depois falta-me saber como é na prática nunca andei com uma bicicleta decente por isso precisava de uma opinião de quem percebe disto.
Obrigado pela leitura do testamento e boas pedaladas ;P
**Na imagem: ratios da Apex 1 com roda 650b 42mm vs 105 com roda 700 35c. Depois 700 vs 700 com o mesmo pneu ficava 26-23.... 84-99 na coluna do lado esquerdo.