@JP
Aqui tenho de concordar com o fogueteiro. Não acredito que sejam 700 ou 800m de altimetria que te impeçam de realizar o objectivo. A cabeça manda muito mais do que as pernas e ainda mais numa tirada longa como as que pretendes fazer. Antes de mais o que vai ditar o sucesso ou não é a tua capacidade de fazer a distância idealizada. Naturalmente que os teus receios são fundamentados se habitualmente fizeres 140Km e quiseres saltar logo para os 200. Mas se habitualmente fazes 80% da distância que te propões realizar agora, não terás problemas com os 20% adicionais. A exigência maior ou menor dependendo da altimetria, supera-se com uma gestão eficaz. Sinceramente, nunca deixei de fazer uma volta que me estivesse na cabeça por causa da altimetria, mesmo quando, no caso de Arouca, rondou os 3800m de acumulado. O que é importante é saber onde estão os pontos críticos e os pontos de recuperação, gerindo da melhor forma o tempo. Mais vale demorar mais 10 minutos na subida do que estourar uns quilómetros à frente. O fogueteiro também te pode confirmar isto. Acho que o único limite que devemos impor é no tempo limite total, mais até por questões de segurança (terminar com a luz do dia) do que outra coisa. E para isso pode-se jogar com a redução do tempo de paragem ou reduzir à frequência. Aparte disso o tempo que fizeres a menos, é lucro...
@fogueteiro
O meu BRT já está ensinado. De casa até ao torrão, só preciso de 2 cliques e o caminho vai lá certinho...
Os balões vermelhos são as indicações de mudança de direcção para o GPS que não interessam muito a quem não as usa.
Para os remover e optimizar o BRT, no painel do lado direito assinala:
Type of point to create: Track point.
Desmarca: Create course points at junctions
Marca: Create course at side of the road
Indica a tua velocidade média e a velocidade em subida.
Antes de fazer save, coloca a tua casa à viste no mapa. Assim, da proxima vez que abrires o BRT, o mapa está pronto a usar.
Finalmente, salva.
Quanto aos cliques, pode depender do percurso, mas os 170km da minha volta no douro foram (re)feitos ainda hoje com 7 clikes...
O BRT também permite reajustar o percurso. Basta clicares em cima da parte do percurso que queres mudar, e arrastar para a nova localização. Não é tão intuitivo como no gmaps porque à segunda mudança no mesmo sítio, começa a partir o track e faz uma confusão enorme. Normalmente ou apago o último ponto se me enganar ou refaço rapidamente o track.
Quem tem GPS pode, depois de completado o track, adicionar avisos. Seja para pontos de viragem, aproximação de subidas ou de locais de interesse. Basta trocar o tipo de ponto para Course point, adicionar no local pretendido e editar a etiqueta. No summary da depois para editar a distância antes do ponto a que o aviso é apresentado. Muito útil quando há viragens insuspeitas para fora da estrada principal ou nas zonas de malha urbana desconhecida.
A primeira volta que tenho aqui guardada é de Abril e desde então já fiz uns milhares de quilómetros só guiado pelo BRT e por isso já não o dispenso...