Resumidamente : O grupo Signa Sport United, dono da Probikeshop e da Bikester, está à beira da falência. A Probikeshop está supostamente perto de pedir falência. A retomada das atividades ainda é incerta. O Grupo Signa Sport United (SSU) apresentou pedidos de abertura de processos de insolvência. Este gigante do comércio eletrônico com sede na Alemanha é especializado em artigos esportivos e atividades ao ar livre. As subsidiárias do grupo incluem a Internetstores GMBH, que reúne nomes conhecidos em França como Bikester e Probikeshop. Por enquanto, um comunicado de imprensa, datado de 31 de outubro de 2023, do grupo SSU afirma que as atividades das Internetstores continuam. Uma decisão tomada de comum acordo entre os credores do grupo e os administradores nomeados para gerir os negócios e tentar encontrar uma saída. O comunicado de imprensa afirma: “As devoluções de mercadorias e reclamações, tanto para encomendas antigas como para novas transações, também são processadas de forma confiável como antes. » Sinais conflitantes No entanto, a realidade parece bem diferente para as marcas online presentes em França. A Probikeshop indica que já não aceita encomendas “devido a um problema logístico”. Do lado da Bikester, é indicado que as compras podem ser feitas no site, mas que as entregas podem sofrer atrasos e que as reclamações não podem ser processadas. De momento, nada está decidido, ao que parece, para estas duas marcas. No seu comunicado de imprensa, o grupo SSU indica que está em curso um processo de assunção das atividades das Internetstores e “que um número considerável” de potenciais compradores manifestaram o seu interesse. No entanto, certas informações indicam uma iminente colocação em liquidação judicial da empresa Probikeshop, com sede em Lyon. O grupo Internetstores tem 470 funcionários em toda a Europa. A situação financeira da Probikeshop é, tal como a do mercado de bicicletas, bastante difícil. A empresa registou um volume de negócios de 153 milhões de euros em 2021, com um lucro de 4,18 milhões de euros. No ano seguinte, o volume de negócios caiu para 143 milhões de euros, com perdas de 3,25 milhões de euros. O mercado de bicicletas está em apuros O mercado de bicicletas passa por uma situação complicada. Depois de passar por um período próspero a partir de 2020, impulsionado por uma forte procura, muitos fabricantes de bicicletas aumentaram a taxa de produção. As lojas participaram desse aumento fazendo grandes pedidos às marcas. Num contexto inflacionista, o efeito combinado do aumento dos preços e da queda da procura prejudicou muitos intervenientes no sector.