• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Classica 1911 - Porto - Lisboa - 24ABR10 - 343 Kms

P

Pato

Guest
Soube do passeio através do Facebook da Ana (Turtle) mas só às 23h30 (+-) é que conseguimos falar, estava eu e a Pata a comer uma francesinha depois de termos feito um passeio de btt pelo Porto, decidi que ainda dava tempo para acompanhar e como a Ana (Turtle) se ofereceu para me dar apoio a logística era fácil, foi só ir para casa fazer um saco com uma muda de roupa e estava pronto, claro que isto não foi assim linear e deitei-me quase às 2h. Quando o despertador tocou às 5h15 nem me queria acreditar, custou um pouco, mas a vontade de fazer o Porto-Lisboa era grande.
Até Lisboa não houve grandes histórias, pelo menos nada que já não tivesse sido contado aqui, apenas de referir que no grupo em que segui, o pessoal, que eu não conhecia, a não ser o Vaqueirinho que é meu cliente e conhecia de "vista", foi um grupo 5 estrelas, conseguimos rolar todos juntos e a um bom ritmo e sempre em sintonia.

Tenho também que esclarecer que ganhei as metas volantes todas. ahahahaha (private joke apenas para os que iam no grupo connosco até à Marinha Grande)

Os tipos para "mouros" até são algo "duros" e aguentaram bem e sempre a puxar à vez, fiquei surpreendido. lolol

Mas mais difícil que o Porto-Lisboa foi a prova de orientação em Gps a que fui no dia seguinte, 60 kms que nunca mais acabavam. lolol


Obrigado a todos pelo excelente passeio/desafio e um especial obrigado à Ana por me ter dado apoio e assim permitir participar.

Entretanto assim que colocar as fotos no blog aviso aqui o pessoal.

Até ao próximo!
 

Ricky Rock

New Member
SL3 não fiz nada de especial, a "clássica" foi feita por todos os que participaram, melhor ou pior. Penso que o percurso a utilizar em futuras realizações por quem o decidir fazer deve ser mais ou menos este. Encontrámos umas 3 obras pelo caminho, mas são coisas que é impossível prever e o melhor a fazer nestes casos será sem duvida utilizar os desvios indicados, pois ainda andamos um km a fazer ciclocross sem necessidade.
Sobre o atraso, da minha parte peço desculpa, mas foram situações que não foram possível prever, pois 1º perdemo-nos a chegar à praça da Batalha, e depois houve aquela situação com a roda do FunRide que tentamos resolver, a juntar ás fotos da praxe levou ao tal atraso de 45 minutos, que custou que quase quase chegássemos de noite a Lisboa, ainda dava para ver qualquer coisa.
Para mim que não custumo fazer estrada em pelotão foi uma experiência muito boa, adorei. Em breve talvez apareça para umas voltinhas softs com os Duros. :D
 
Talvez umas das mais miticas fotografias da Classica
A equipa Portugal Vintage e o seu Treinador

Já repararam que o treinador usa na cabeça o mesmo "equipamento" que os atletas?

portolis.jpg
 

Akh608

New Member
Talvez umas das mais miticas fotografias da Classica
A equipa Portugal Vintage e o seu Treinador

Já repararam que o treinador usa na cabeça o mesmo "equipamento" que os atletas?

portolis.jpg

E só com esta fotografia é que vi aqui um grande homem, que tive o prazer de conhecer há um ano atrás... conhecem-no como o Peregrino e certamente que amanhã lhe vou ligar para lhe dar pessoalmente os parabéns.
 

pantani

Member
Finalmente conheço o Homem que treina uma das melhores equipas de ciclismo internacional, a Portugal Vintage.;)
Quanto ao boné, foi oferecido por toda equipa com a frase: Toma Láaaaaaaa:D:D:D:D

Gostei de pedalar convosco
Pereira
 

FRINXAS

Member
Estava a ver que ninguém reparava!!!!!

Amigos, mais uma vez PARABÉNS.

Confesso que adorei o vosso feito, nem tanto pelo feito mas pelo espírito da coisa, pois ao que fizeram... Isso foi com uma perna ás costas. Alguns de vocês não me conhecem, outros conhecem-me de vista, mas há um que até já andou comigo, falo do Viana. Ora, como tu sabes Viana, eu adoro esse tipo de eventos, mas este ano estou a fazer a taça de XCM, e fui "recrutado" á última da hora para ir a Alte, senão, acredita que, não te iria dizer nada mas estava na minha agenda aparecer na Ponte D Luís. Foi pena não ter ido com vocês, acreditem mesmo que adoraria. Fica para uma próxima.

Soube desse Porto-Torre. Já o fiz aqui á uns anos, Porto, Albergaria, Sever do Vouga, Vouzela, Viseu, Nelas Seia e Torre, e é mesmo um passeio bonito. Duro é certo, mas bem bonito. Mas para quê que estou para aqui a falar em dureza a uns tipos que fizeram o que vocês fizeram no fim de semana?!?!?:rolleyes:

Vão-me mantendo informado, caso a minha agenda o permita, lá estarei amigos, se vocês não se importarem claro!!!!:eek:

Aproveito para "dizer" que irei fazer um post no meu blog acerca do vosso evento, estava com ideias de por umas fotos, mas por fotos é chato pois alguém poderia não gostar!!!!!:rolleyes: Irei por a foto da equipa e do treinador, espero que vocês não se importem!!!!

Não deixem morrer esse vosso espírito caros amigos. Assim é que fazem ver o que são grupos ou equipas. Mantenham esse vosso "lema".

Viana, é de mim ou a última vez que andamos estavas mais redondo????
Estás magro homem!!!!!!!!!!!!

Forte abrassoum a tôdús e um grande bem haja!!!!
 

Ricky Rock

New Member
Frinxas por mim estás a vontade para meter as fotos.

Quanto ao Lisboa-Torre, penso que leste mal, é mesmo Lisboa-Torre, e não Porto-Torre, creio que devem ser uns 130km de diferença, e deve ser lindo subir à torre com 300km nas pernas. :D:D

Toma Lá...

O treinador Vintage já está a preparar a tecnicotáctica.:eek::eek:
 

super.byke

New Member
Olá Ricky, não lêste mal não :D a malta aqui também está a equacionar essa maluqueira, mas partindo do Porto... sempre é mais curta lool :D
 

FRINXAS

Member
Bem, se do porto já custa, de Lisboa.....

Malucos???? Não, isso já é doença mesmo!!!!:D

Bem, com a altimetria do trajecto, isso é para demorar.... UIIIIII

Já estou cansado.

Vou ficar a acompanhar isso amigos
 

fjcg

New Member
Boas pedaladas ao pessoal
Ricky Rock, sou o Francisco dos Duros do Pedal, Pegando na tua ideia, penso que podemos já começar a pensar fazer isto lá para Agosto...

Percurso que criei no link em baixo:

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=ldnshtogptqiieqc

Diferenças de Altitudes

1.979 Meter (Altitude desde 1 Meter para 1.980 Meter)
Subida acumulada 4.234 Meter
Descida acumulada 2.257 Meter
Um grande abraço a todos,

Francisco Gonçalves
 

fjcg

New Member
Boas Turtle,

O melhor é só haver carro de apoio até à Covilhã...
Para que não haja Tentações..........

Uma beijoca

Francisco Gonçalves
 

peregrino

New Member
Olá, Olá,
É o meu primeiro post aqui neste fórum e pelo que vejo vou muito atrás no pelotão. Como sei que o pessoal tem pedalada, vou aproveitar e colar-me atrás do carro de apoio.
Fico contente por esta aventura ter despertado tanto interesse e, acima de tudo, mostrar que existe muita gente atenta e com vontade de pedalar.
Km a km chegamos todos lá.

Grande abraço e até breve na estrada.



P.S - Akh608 obrigado. Na próxima, tens de aparecer:eek:
 

pantani

Member
A primeira edição da prova foi há 100 anos

Integrado nas comemorações do Centenário da primeira edição do Porto–Lisboa em bicicleta, vai decorrer no próximo dia 26, no Museu de Ciclismo, nas Caldas da Rainha, a apresentação pública do livro e da exposição “A Aventura do 1º Porto-Lisboa em Bicicleta e a sua Passagem pelas Caldas da Rainha”, da autoria de Mário Lino. Vão estar presentes antigos ciclistas de vários pontos do país e do Porto vai deslocar-se um autocarro com antigos ases do pedal das décadas de quarenta a setenta.

O fundador do Museu de Ciclismo pretende assinalar a data da prova através de uma vasta programação que vai permitir ao público em geral e em particular aos homens do ciclismo, espreitar uma abrangente exposição temática em conjunto com a apresentação de uma publicação que condensa num curto número de páginas uma resenha história à qual se junta o mérito de dar grande visibilidade à documentação agora recuperada.

A obra é composta por elementos iconográficos e outros tantos documentos sobre a prova do Porto-Lisboa, onde Mário Lino reuniu materiais de carácter científico e de estudo que se relacionam e ao mesmo tempo evocam através das imagens e outros apontamentos raros no âmbito da historiografia da velocipedia nacional, essa grande aventura corrida em bicicleta, realizada durante o período histórico e conturbado da Implantação da República.

“Só em 1927, passados 16 anos, se veio a realizar a Volta a Portugal de bicicleta”, revelou Mário Lino. Segundo o autor, “o livro que conta histórias e segredos sobre a corrida mais querida dos portugueses dá-nos a possibilidade de interpretar à luz de 2011 a vitória de Carlos Jorge (Charles George) ensombrada pela anulação da prova”. “Depois de se ter efectuado uma exaustiva apreciação à documentação que nos foi facultada, verificámos pelos factos anotados, que a decisão de desclassificar o vencedor não teria sido a melhor opção”, referiu o autor.

Mário Lino recordou ainda que os acontecimentos que levaram à desclassificação de Carlos Jorge “se deram de noite, num caminho a que não se podia chamar estrada (tal como hoje entendemos), sem qualquer tipo de iluminação e muito menos sinalização. Neste cruzamento onde se deu a separação do pelotão de ciclistas, a União Velocipédica Portuguesa não conseguiu promover uma vigilância eficaz”.

Com a exposição e o livro, o autor pretende reabilitar o Porto-Lisboa de 1911. “Passados 100 anos sobre estes acontecimentos reconhecer oficialmente a vitória de Carlos Jorge seria certamente um acto de inteira justiça”, salientou o autor.

Mário Gonçalves, que escreveu o prefácio do livro “A Aventura do 1º Porto-Lisboa em Bicicleta e a sua Passagem pelas Caldas da Rainha”, diz que constitui uma particular importância para a história do ciclismo nacional, referindo que é também “a descrição do “fascínio” que o ciclismo despertou nas Caldas da Rainha, desde remota data, com referência aos seus principais dinamizadores, bem como ao ambiente social que então animava a comunidade caldense”.

No prefácio, Mário Gonçalves destaca a figura de Mário Lino, que tem “trazido à actualidade alguns factos, que se não fora o seu gosto pela investigação histórica, cairiam por certo no esquecimento”.



Marlene Sousa

Tags: Desport



Que bonito que era eu e toda a malta que fez a classica 1911 - Porto - Lisboa a 24 de Abril de 2010, também estivessemos neste livro, pois não é para todos os mortais!:cool:
 
Ricky, Jorge e demais "Inchas", a última Clássica foi feita em 2010 pelo que já está na altura de fazer outra (Porto-Lisboa ou Lisboa-Porto).
Há que aproveitar a excelente forma em que encontram...
 
Top