@pratoni, concordo contigo que este video ilustra bem o perigo do disco. Mas se queres que te seja sincero acho que aqui estamos perante o pior cenário possível! Diria mesmo que o indivíduo que filmou dificilmente poderia ter tido mais azar! Senão repara bem no video:
- o primeiro gajo que se enfaixa nele (o de colete amarelo) em vez de levar as mãos nos hoods (o que seria normal uma vez que vai em grupo com ciclistas à sua frente) para poder travar rapidamente em caso de necessidade vai com as mãos mais atrás. No momento que se apercebe que tem que travar vai apenas com uma mão ao travão mas já nem sequer chega à tempo. Nota que tenta alcançar o hook em vez dos hoods!
- o segundo gajo que se enfaixa nele, o tal da Roubaix com travões de discos, minha nossa Sra! Para além de ir a olhar para todo o lado menos para onde devia, quer me parecer que nem sequer chega a fazer uso dos travões! No filme vê-se que a manete do travão do lado direito (que no Reino Unido é a manete do travão da frente) não é usada, logo a roda da frente pára graças à fricção do disco na perna do tipo que estava a gravar.
Realmente aqueles dois tipos devem ter muito pouca experiência numa bicicleta. Bastava que o tipo da Roubaix tive aconchegado o travão da frente para ter reduzido a rotação da roda da frente e mesmo que tivesse havido contacto com a perna do ciclista da frente o ferimento teria sido muito menor ou quase inexistente. O que vês aqui como tu próprio referes é a roda a rodar encostada à perna do tipo da frente. Coitado! A perna dele fez as vezes das pastilhas de travão!
@jpacheco, obrigado pelas melhoras mas esta queda já foi em Julho de 2016 no passeio que o pratoni organizou na Arrábida. Felizmente já recuperei! Ficou apenas mais uma marca para a colecção
Sabes o que me surpreendeu nos comentários à noticia? É que muitas pessoas culpam mais a azelhice dos companheiros do que propriamente os discos! Mas tens razão, o caminho para implantação dos discos não tem sido nem será fácil porque como bem dizes existem muitas vozes que se insurgem com o acréscimo de perigosidade que os discos aportam. Sobretudo quando se entra na histeria de que qualquer corte numa queda é culpa dum disco, como foi o caso do Ventoso e do Doull.
Concordo com a tua postura de esperar até que a tecnologia e os standards estejam consolidados. É um bom principio! Eu sempre disse aqui no fórum que neste apartado dos discos fui um pouco “early adopter” mas não me arrependo. Acho que nesta fase, em relação aos discos, já existe um certo consenso. Quem comprar hoje um quadro compatível com flat mount brakes e thru-axles julgo que estará alinhado com a industria a médio prazo.
Podem lançar discos com as arrestas mais arredondadas, podem lançar protecções, etc… mas tudo isso certamente será compatível com um quadro actual.
Outro aspecto que eu acho que será fundamental é uma descida dos preços. Acho que os preços dos travões hidráulicos de estrada estão super inflacionados! Comparando gamas equivalentes de estrada e btt:
https://www.bike24.com/1.php?content=8;product=166431;menu=1000,2,15,117;mid=0;pgc=0;page=2
https://www.bike24.com/1.php?content=8;product=102807;menu=1000,4,320,322;mid=0;pgc=0
Ok é preciso somar os shifters de btt
https://www.bike24.com/1.php?content=8;product=124099;menu=1000,2,116;pgc[2112][9660]=1;page=2
Estamos a falar de mais do dobro… Não brinquem connosco!
Abraço