• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Cepo com folga

NaftaX

Member
Boas.
Comprei recentemente uma bike online, fiz apenas 2 voltas, cerca de 100 km, na última saída, em andamento reparei que as mudanças, por vezes, tinham tendência a saltar, afinei as mudanças, ficou tudo OK, no entanto, continuavam a saltar, cheguei a casa e confirmei que a cassete tinha uma folga considerável, ao tentar apertar a cassete, confirmei que a folga vem do cepo. As rodas são umas Shimano R500 com cubos WH-R501.
Já informei a loja do problema e de uma possível solução, no entanto gostaria de saber se esta folga desaparece com um possível aperto, ou necessita de um cepo novo..

Obrigado. :)
 

ohomemdobussaco

Active Member
Não tenho a certeza do que vou escrever, mas o teu grupo não será de 10 velocidades e as rodas de 11, faltando lá o espaçador no cepo? Isso explicaria simples e facilmente a folga que descreves... :)
 

pratoni

Well-Known Member
O cepo é aparafusado ao cubo em si, a folga também pode vir daí.

Senão for disso, e caso tenhas o espaçador na cassete para 10v, parece-me que a folga poderá ser no próprio cepo e aí, parece-me que terás de trocar o cepo por inteiro...

Mas eu não sou um mecânico profissional, apenas um curioso e já há algum tempo que não abro um cubo/cepo...
 

rcasimoes

Active Member
Eu já tive um problema desses folga no cepo.
Foi a uma loja e nao era falta de aperto do cepo ao cubo da roda, pelo o contrario estava mais que bem bem apertado
para retirar o antigo teve de ir ao torno.

Por tanto, eu para resolver o meu problema em apenas 20 minutos, foi retirar o antigo que estava com muita folga e colocar um cepo novo.
25€ e problema resolvido até hoje.
 

NaftaX

Member
Era o meu receio, receber um cepo defeituoso, já comuniquei com a loja, pedem para enviar a roda para a garantia e pagar as despesa de envio, cerca de 30€. O cepo novo, na loja deles custa 19€. Estou a ver se são flexíveis, e, pelo menos não me façam pagar as despesas de envio, até porque na semana passada paguei cerca de 700€, e tenho a bike à 4 dias, se vou enviar a roda, vou ficar sem ela durante umas semanas.... Já dei a sugestão de, pelo menos, enviarem um cepo novo que eu logo me desenrasco ... veremos o que dizem.

Obrigado a todos pelas respostas.
 

ohomemdobussaco

Active Member
Boa sorte com a resolução do problema! Já agora, podemos saber qual foi a loja onde compraste? E vai-nos mantendo informados do decorrer da situação...
 

fjota

Member
Obrigado pela resposta.
Pela pesquisa que fiz as rodas são para 8/9/10v e eu tenho 10v. :(

A k7 de 10v tem uma anilha...
E não me parece que a troca de cepo seja a solução, ou melhor, nem será necessario trocar...
Mas deixa ver...
 

Override

Member
Não é por nada mas quem tem de resolver o problema é a loja. Não é o cliente que tem de pagar os portes pois a bike nem tem uma semana.
 

NaftaX

Member
Não é por nada mas quem tem de resolver o problema é a loja. Não é o cliente que tem de pagar os portes pois a bike nem tem uma semana.

O envio da roda ficava em cerca de 30€, tentei explicar à loja que dias antes tinha pago 700€, não era justo ter que pagar novamente despesas de envio para uma peça que vinha com defeito, a melhor solução foi esta, enviarem o cepo sem custos, mesmo assim tive que insistir, resta saber se fica resolvido ou não...
 

Override

Member
pois mas essa solução a que chegaram nem devia ser discutida. tu apenas tinhas que dizer, Isto esta assim, voces é que têm que resolver . Uma coisa era acontecer-te issso daqui a 6 ou 8 meses outra coisa é passados 4 dias da bike ter saido da loja.
 
Top