CarbonTeam - Fábrica de Quadros de Carbono Nacional

Mendas

Well-Known Member
Esqueçam a "China" barata.
Cada vez mais, precisamente por se concentrar toda a produção de tudo e mais alguma coisa na China/Taiwan, é lá que se concentra muito know how e maior rentabilização na cadeia produtiva.
O problema é que a economia chinesa cresceu e a mão de obra (felizmente) é mais qualificada e começa a ter salários mais dignos. Juntem a pandemia actual ao custos de transportes (os contentores duplicaram de preço e há falta deles) e temos a nu o resultado destas últimas décadas a colocar os tais "ovos todos na mesma cesta" ;)
Sim, mas essa é que é a minha questão, como é que a Europa combate a economia chinesa, uma vez que eles já fteem muito know how, e ainda com preços mais acessíveis.
 

torui

Well-Known Member
A única forma da Europa combater a China, é no final do processo produtivo apresentarem margens de lucro mais baixas, As chamadas Economias de Escala e respetivas deslocalizações são demasiado tentadoras para qualquer empresa. Quem tiver um pouco de tempo, veja esta investigação francesa ao universo dos telemóveis, o mesmo se passa relativamente a outros artigos que fazem com que a "China seja a fábrica do mundo"
 

SBRDYDY

Well-Known Member
A mão de obra especializada hoje em Taiwan está a um nível salarial maior do que em Portugal, estou a falar da gigantex, os funcionários fabris recebem bem mais do que um funcionário fabril normal em Portugal. Lembro que o valor rondava 2000usd. Era uma reportagem sobre a gigantex, que era qualquer coisa brutal montavam uma bicicleta em 40seg.
Por isso a mão de obra infelizmente não deve ser o diferencial no valor.
 

Velhadas

Well-Known Member
Sim, mas essa é que é a minha questão, como é que a Europa combate a economia chinesa, uma vez que eles já fteem muito know how, e ainda com preços mais acessíveis.
da mesma maneira como combateram o crescimento do Japão nos anos 80. Chega a um momento que os salários dos chineses atingem quase o mesmo nível dos ocidentais e a diferenca de preco torna-se marginal. Ao mesmo tempo os chineses com bons salários querem produtos europeus porque dá destaque social.
Hoje em dia no Japao nao vez ricos a andar de Honda ou Toyota. Vez a andar de Mercedes ou BMW
 

Negoci8er

Well-Known Member
Mesmo assim ainda sai a valores premium. O meu quadro (e é suspensao total) não custou isso.
Não sei os pormenores sobre a qualidade que eles produzem (embora a ambição seja o topo), mas o peso parece-me bom (890 g).
Eles pretendem conquistar o mercado premium.
 

pratoni

Well-Known Member
Não faz sentido competir pelo preço com a Ásia, isso era dar um tiro no pé.

Agora para competir pela qualidade têm de criar no consumidor a ideia que o produto tem mesmo qualidade para justificar pagar mais do que um quadro genérico do extremo oriente, e atualmente isso ainda não existe...
 

CarbonTeam

Active Member
Boa tarde a todos. Peço desculpa que já não vinha cá algum tempo pois nunca mais recebi uma alerta que esta questão estava em aberto. Mas passado este tempo todo, posso vos atualizar com algumas informações. Carbon Team hoje está a produzir (além do nosso open model - mtb rigido e estrada (e forqueta)), 1 quadro e-bike suspensão total, 1 quadro suspensão total, 1 quadro aero estrada, 1 quadro estrada, 2 quadros mtb rigido diretamente para as marcas. Próximo ano vamos produzir 8000 quadros. Em 2024 a quantidade seria 18000 quadros. O projeto está correr bem e temos tido interesse de todas as marcas conhecidas no mercado. Até ao momento só tenho 2 marcas que anunciaram abertamente que estão a trabalhar connosco por isso partilho convosco as 2 empresas: 1) Rodi - Blackjack, vamos fazer 4 modelos de aros para esta marca 2) NOX cycles da Austria - Modelo Epium. É um e-bike suspensão total. Cumprimentos e boa pedaladas
 

NULL

Moderador
Staff member
Boa tarde a todos. Peço desculpa que já não vinha cá algum tempo pois nunca mais recebi uma alerta que esta questão estava em aberto. Mas passado este tempo todo, posso vos atualizar com algumas informações. Carbon Team hoje está a produzir (além do nosso open model - mtb rigido e estrada (e forqueta)), 1 quadro e-bike suspensão total, 1 quadro suspensão total, 1 quadro aero estrada, 1 quadro estrada, 2 quadros mtb rigido diretamente para as marcas. Próximo ano vamos produzir 8000 quadros. Em 2024 a quantidade seria 18000 quadros. O projeto está correr bem e temos tido interesse de todas as marcas conhecidas no mercado. Até ao momento só tenho 2 marcas que anunciaram abertamente que estão a trabalhar connosco por isso partilho convosco as 2 empresas: 1) Rodi - Blackjack, vamos fazer 4 modelos de aros para esta marca 2) NOX cycles da Austria - Modelo Epium. É um e-bike suspensão total. Cumprimentos e boa pedaladas

Boa sorte para o futuro!!
 

Duke

Well-Known Member
Fiquei baralhado o modelo Open Model de estrada que estão a produzir pode ser comprado por qualquer pessoa lá na fábrica?
 

CarbonTeam

Active Member
Achei interessante partilhar esta novidade. A bicicleta EPIUM da NOX Cycles em qual produzimos todo o quadro em carbono ganhou medalha ouro German Design Award 2023 - na categoria de bicicletas e e-bikes.

 
Top