• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

BTwin Mach 720 - primeiras impressões

crocodilo

New Member
Para os que possam estar interessados, deixo as minhas impressões sobre este modelo: quadro Evo Power em carbono, rodas Aero 20/24, transmissão Shimano (quase totalmente 105). 1099€.

Desde já, compreendam que sou praticamente um estreante em ciclismo. Há menos de quatro meses estreei-me numa Triban 500 na qual fiz 3000 kms, mas agora tive necessidade de uma segunda bicicleta para ter disponível noutra cidade, e experimentei comprar algo num escalão um pouco acima, pese embora estar muito satisfeito com a Triban.

Quanto à Mach 720:
Nervosa, rápida, confortável. Parece uma bicla para alguém com menos 20 anos e 10 quilos que eu. Tem raça. Um maquinão de velocidade, com uma aceleração espantosa: quando estou farto da paisagem, basta carregar nos pedais, e sente-se a bicha a acelerar instantaneamente, merece bem as relações de transmissão que tem (52-36, 11-28). As rodas BTwin Aero 20/24 devem ter uma boa quota parte de reponsabilidade nisto. O quadro, além de ser leve (e de parecer feito de cartão), absorve bem as irregularidades do terreno, e a posição de condução é agressiva qb, sem ser cansativa. O guiador parece mais pequeno e estar mais baixo que na Triban.

Hoje numa rotunda apanhei o piso algo molhado, e cometi o erro de, em volta, meter uma abaixo e acelerar: ia sendo ultrapassado pela roda traseira, em derrapagem - parecia uma mota a fazer slide! E agora já sei para que servem os travões, dou por mim a ter que os usar antes das curvas apertadas, porque a bicla pede mesmo para as abordar a grande velocidade. Embora não sejam Shimano 105, como os componentes principais da transmissão, são BTwin e parecem-me eficazes, precisos e progressivos.

Pensei que era arriscadote ir para uma geometria e relações de transmissão mais racing e menos endurance, gostando de vez em quando de uns passeios mais longos, mas de facto 95% das minhas voltas são inferiores a duas horas e a bicla acaba por ser confortável. Ainda não toquei no carreto 11. Nem no 28, mesmo nas subidas mais inclinadas que apanhei. Aquilo resulta bem.

Refira-se, no entanto, que tal como na Triban, meti-lhe um selim decente (Selle Italia C2 Gel Flow, o original era mesmo mau) e uns pedais Look Keo Classic 2 (trazia uns compatíveis mas de plástico, muito fracos). Quando se gastar, meto uma fita nova no guiador (a Decathlon tem umas impecáveis a seis euros, parece cabedal com furinhos) e uns pneus melhores (na outra tenho uns Michelin Pro4 Service Course que gosto mais que os Equinox de origem).

Muito contente. Já rebentei uns quantos PRs no Strava.

Ser marca Decathlon tem várias consequências, umas boas, outras nem por isso: os snobs vão achar que a bicla é "de supermercado", mas o que é facto é que anda, e bem; a relação qualidade-preço parece francamente boa; o serviço de assistência é bom e fácil de encontrar por quase todo o país; o grande inconveniente é que pode ser difícil encontrar o modelo que se pretende, no tamanho correcto. Eu tenho 1,73 m, com 81 cm de perna, o recomendado era um quadro 53, e foi isso que consegui, resultando num set-up muito bom.
 

pratoni

Well-Known Member
Muito boa sorte e km's para utilizares essa bicicleta como ela e tu merecem.

Já colocavas era umas fotos que é o que o pessoal gosta mesmo.

Senão, olha não vais ter muitos comentários... hihihi ;)
 

jlmcabral

Active Member
A bicicleta ao vivo é mesmo linda!!! Vi-a ontem na decathlon e fiquei apaixonado.

O que achas das rodas da máquina? Ao que vai fazer futuros upgrades? Travões melhores ou esses cumprem? umas rodas melhoristas?
 

crocodilo

New Member
Primeira foto: Moita, hoje de manhã.
Upgrades, para já nada mais além do que referi. Palpita-me que um upgrade de rodas, para ser significativo, teria já que saltar para outra classe de preços. Quanto aos travões, apesar de não serem Shimano, surpreenderam-me pela positiva. Um reparo apenas, a patilha para os abrir, para retirar a roda, não afasta os calços tanto quanto gostaria. Se algum dia montar pneus de 25mm vou ter que regular os calços para estarem mais abertos.
 

GMQ

Well-Known Member
Bonita Bike. belo conjunto esgota os periféricos e mais tarde logo fazes upgrades. Se não hás tantas mais valia teres comprado outra coisa mais cara. Dálhe fogo e no futuro logo fazes mudanças
 

pratoni

Well-Known Member
...Um reparo apenas, a patilha para os abrir, para retirar a roda, não afasta os calços tanto quanto gostaria. Se algum dia montar pneus de 25mm vou ter que regular os calços para estarem mais abertos.

Eu pensava o mesmo mas não tive crise...
 

Knox

Active Member
Eu ando sempre aqui por esta zona de manhã, há bons percursos aqui com pouco trânsito. Quanto á Bwin foi boa compra por esse preço, de carbono é difícil apanhar a bom preço e a esse preço não vi nenhuma o que faz ser uma excelente compra.
 

jlmcabral

Active Member
Peço desculpa pelo offtopic, mas eles na decathlon lhe fizeram alguma espécie de bike fit no momento da escolha do tamanho do quadro e no ajuste da altura do selim e dessas coisas mais elementares?
 

prats

New Member
Eu andei com o rapaz da loja quando comprei a experimentar os tamanhos. Estavamos indecisos entre um 54 e um 57! De resto foi só a montagem normal
 

crocodilo

New Member
Nada de bikefit para mim. Vi as tabelas online, fiz as minhas medições, escolhi o tamanho, e quando apareci na loja para a comprar foi só regular o selim e verificar que batia tudo certo. Quando depois lhe montei eu próprio o selim foi só confirmar a altura e, já com pedais e sapatos, acertar o avanço do selim.
 

jorgemonteiro

Active Member
Boas, quanto à relação da transmissão assim dá para fazer voltas de quantos km tranquilamente? nunca pensaste em trocar o pedaleiro por um 34-50?
 

GMQ

Well-Known Member
Nada de bikefit para mim. Vi as tabelas online, fiz as minhas medições, escolhi o tamanho, e quando apareci na loja para a comprar foi só regular o selim e verificar que batia tudo certo. Quando depois lhe montei eu próprio o selim foi só confirmar a altura e, já com pedais e sapatos, acertar o avanço do selim.
Crocodilo. Tens bom feedback da máquina? Já fizeste voltas grandes? Como te sentiste no fim? A bike reage bem nas subidas? Por acaso é uma máquina que atraí a minha atenção.
 

jorgemonteiro

Active Member
Boas..
Qual o feedback da maquina passado alguns meses?

Não sou o autor do tópico mas como dono de uma senhora destas posso dizer que, (alertando para o facto de não ser especialista e não ter especial experiência no ramo) a bicicleta porta-se muito bem em plano... Haja pernas para ela. Dando ao pedal ela parece que ganha vida, por outro lado dá para fazer "manobras" com bastante agilidade, por exemplo desviar de buracos etc.
Em subida (voltando a frisar que não sou o Contador) penso que é bastante ágil também, tem o aspecto de vir com o pedaleiro 36-52 que acaba por ser mais ou menos compensado pelo peso.

Mas... como nem tudo é um mar de rosas vou aos contras: Nas curvas não sinto muita segurança, se bem que isto também pode ser "culpa" dos pneus de origem que deixam algo a desejar. Já caí uma vez num dia de chuva (a sorte é que ia devagar) em que a roda de trás me fugiu por completo.

Outro ponto, a maior volta que fiz com ela penso que foram cerca de 130 km, confesso que senti algum desconforto no traseiro ao fim.

Para finalizar os pontos negativos, os travões BTWIN não são os melhores embora travem que é a função deles.

Avaliação geral: Bicicleta bastante equilibrada para o preço em questão, estou bastante satisfeito.

Qualquer informação adicional basta perguntar!

Um grande abraço

PS: Sou um jovem de 25 anos 1,90 metros e 79 kg, e embora não tenha contabilizado ao certo os kms feitos com a bicicleta deve andar à volta dos 1500 talvez em 4/5 meses
 

Martins

Well-Known Member
@crocodilo

Aqueles pneus de 25 mm que vinham com as rodas que acabaste por comprar sempre estão aprovados para a roda da frente?

E já agora que pneus são...

Abraço
 
Top