Há algo que me escapa neste história toda.
Sabes que te tentaram enganar, sabes que todo o procedimento está cheio de trafulhice, dizes que KTM jamais, enfim... E continuas com idas à loja, trazes nova Bike e voltas a dizer...ahhhh se não ficar resolvido e tal...vou ver a lei!?!?
De facto há pessoas muito "estranhas".
Esta situação é bem complexa e, apesar da legislação de defesa do consumidor, nem sempre é fácil fazer valer os direitos que nos assistem. Até porque, se não me engano, a loja não é apenas do Coelho, mas também do Castanheira (representante da KTM em Portugal)...
Estranhas não....
Simples , gosto da bike , modelo e a sua geometria... Última hipótese....
E realmente quem está de fora e fácil falar.... Julgas por acaso que caso isto dê para o torto não me vão fazer a vida negra para dar os euros?!?!! Eu sou empresário e sei como mundo funciona, nem td é preto no branco...
Portanto atenção com o estranho...
Esta situação é simples...num país civilizado. Torna-se complexa num país onde a chico-espertice é património imaterial, onde a trafulhice faz parte do código genético e onde a corrupção é uma forma de arte e de louvor. Com pessoas educadas e de bons princípios essa situação jamais acontecia e, a acontecer, seria facilmente resolvida. Agora nesse tipo de lojas (que eu não conheço, assumo, mas que acredito que sejam iguais a tantas outras que, infelizmente, já frequentei) entras num enredo que nunca mais terá fim...Eu já por aqui deixei a minha opinião e experiência sobre a maioria das lojas que conheço e podia deixar algumas histórias igualmente hilariantes...E é bom que haja este feedback que sirva de alerta para outros saberem ao que vão, não esquecendo porém que a maioria das lojas subsistem na base da teoria "para burro, burro e meio"...se é que me faço entender..
Fred,
As coisas não são tão simples como tu queres dar a entender.
Vejamos:
O baziga chega à loja e diz "Ó sor Coelho tá aqui a ciclete do Veloso ou do Vinhas ou do carail que o fodz... Não quero esta merds para nada e quero já o meu dinheiro de volta"
E o Sô Coelho diz "Ó bazinga quero que tu te fod@zz não te devolvo o guito e leva a bike embora"
Posto isto ele faz o quê?
Hipótese 1 - espeta um murro nos cornos do Coelho, saca-lhe a combinação do cofre, leva o dinheiro e deixa a bike
Hipótese 2 - mete o Coelho em tribunal, NÃO pode andar com a bike que já pagou porque se a decisão final lhe for favorável tem de devolver a bike nas condições em que a recebeu e espera uns anos que a coisa se resolva
E sendo assim, uma vez que está entre a espada e a parede faz bem em tentar resolver as coisas de modo a que lhe dêem uma bike nova e esquece que o Coelho existe
Abraço
Tenho vindo a seguir o post, e antes de mais quero desejar que tudo se resolva pelo melhor.
Quero só deixar uma nota... Há aqui muita gente a confundir o mau serviço das lojas com qualidade das marcas.
Já passaram muitas histórias por este fórum, e todos sabemos de mais umas quantas... Quero só partilhar a minha experiência.
Também sou dono de uma KTM. E não podia estar mais satisfeito.
A mesma loja que me vendeu a KTM também vende Pinarello. E quando comprei explicaram-me direitinho as diferenças. Disseram claramente que KTM era pior... Com muito melhor relação qualidade preço. Fui eu que fiz a escolha ciente do que estava a comprar. E dentro das minhas possibilidades.
O tamanho do quadro foi bem recomendado, até que foi elogiado por alguns elementos que tenho em consideração deste fórum.
Agora o serviço pós tem sido irrepreensível. Sempre dispostos a deixar-me satisfeito.
Ainda bem que até agora não foi preciso nada, mas a bicicleta já lá foi uma vez para reapertos e ajustes e nem um tostão me cobraram.
Na mesma loja tenho a história de um colega que anda comigoo fim de semana em que já trocaram 2 quadros KTM. (o segundo até foi por uma gama superior). O primeiro time realmente partido, mas o segundo era uma pequena marca que até parecia só ao nível da pintura.
Isso tudo para que. A minha ideia, e é só a minha ideia, vale o que vale, é que os representantes têm um papel decisivo nestes processos e que não só a marca deve se tida em conta quando acontecem estas chatices.
Bem mais uma vez que tudo se resolva pelo menos é que fiques com uma boa bicicleta para as nossas passeatas é o que te desejo.
Grande Abraço
Fred,
As coisas não são tão simples como tu queres dar a entender.
Vejamos:
O baziga chega à loja e diz "Ó sor Coelho tá aqui a ciclete do Veloso ou do Vinhas ou do carail que o fodz... Não quero esta merds para nada e quero já o meu dinheiro de volta"
E o Sô Coelho diz "Ó bazinga quero que tu te fod@zz não te devolvo o guito e leva a bike embora"
Posto isto ele faz o quê?
Hipótese 1 - espeta um murro nos cornos do Coelho, saca-lhe a combinação do cofre, leva o dinheiro e deixa a bike
Hipótese 2 - mete o Coelho em tribunal, NÃO pode andar com a bike que já pagou porque se a decisão final lhe for favorável tem de devolver a bike nas condições em que a recebeu e espera uns anos que a coisa se resolva
E sendo assim, uma vez que está entre a espada e a parede faz bem em tentar resolver as coisas de modo a que lhe dêem uma bike nova e esquece que o Coelho existe
Abraço
Depois de ler tanto sobre a “complexidade” da situação resolvi perder algum tempo e revisitar os capítulos anteriores desta história… E isto foi o que eu percebi:
A bicicleta foi comprada há cerca de 3 meses atrás e o Bazinga andou com ela tudo o que quis. Portanto é uma bicicleta usada.
Durante o processo de venda, a loja independentemente duma má recomendação de tamanho deu a possibilidade ao Bazinga de experimentar o tamanho 55 e 57. Inclusivamente trocaram avanços, etc… nessa fase para que ele testasse as bicicletas. Nesse aspecto julgo que não podemos culpar a loja de não ter dados os meios ao comprador para fazer uma escolha informada. A realidade aqui em Portugal é quem dera a muitos poder testar um tamanho de bicicleta quanto muito 2 tamanhos diferentes do mesmo modelo!!!
Julgo que moralmente não podemos acusar a loja de ter impingido um tamanho ao Bazinga, deram uma recomendação mas também lhe deram todas as condições para ele poder escolher baseado nos testes que pode fazer em ambos tamanhos.
A conclusão que eu tiro do processo de venda é que se fizeste uma má escolha não podes responsabilizar mais ninguém que não sejas tu. Tinhas a recomendação da loja, tinhas a recomendação do fórum e tinhas experimentado os dois tamanhos.
Avancemos 3 meses no futuro…
Não sei se houve algum acordo mais que não fosse verbal que passado X tempo eles se disponibilizavam a trocar a bicicleta ou o quadro caso não te desses bem com o tamanho…
Mas salvo que houvesse um acordo desse género… Vamos lá ser realistas e justos… a loja e o representante não tinham qualquer obrigação de aceitar um quadro com 3 meses de uso e dar-te completamente grátis um novo. Aliás podes ter a certeza que em qualquer país “civilizado” a primeira coisa que te diriam, sendo completamente transparentes e justos, é que estavam dispostos a ajudar-te mas que teriam que falar com o representante para procurar uma solução sendo que essa solução obviamente poderia ter um custo.
Agora o que aconteceu aqui em Portugal é a típica chico espertice… Tá tudo bem, tá tudo certo, a malta resolve, a malta troca… fica tudo no ar… Troca-se por um quadro usado como se fosse um novo e ficamos que nem uns senhores… Do meu ponto de vista esse foi o embuste, o engano, o erro deles…
Se tivessem tido cabecinha, tivessem sido honestos e acima de tudo tivessem respeito pelo cliente… tinham posto as cartas na mesa… Sinceramente se te tivessem dito que não te podiam trocar o quadro por um quadro novo do tamanho inferior à borla, eu não me surpreendia nem considerava isso injusto tendo em conta a forma como se desenrolou o processo de venda e o facto de já teres andando com a bicicleta durante 3 meses. Agora terem-te trocado o quadro por um usado sem te terem avisado ou dado opção, isso é considero desonesto e manhoso.
Cada caso é um caso… e aqui longe de mim estar a defender o lojista ou o representante que como já referi agiram mal… Mas no meio disto tudo parte da responsabilidade é tua Bazinga, por teres escolhido mal apesar de teres tido quase todas as condições para fazer uma escolha acertada. E digo quase porque a única desculpa aqui é que não tinhas a experiência necessária para perceber qual era o melhor tamanho quando testaste a bicicleta.
Agora é assim, no meio desta confusão toda, tu cometeste um erro na escolha do tamanho e demoraste 3 meses a perceber isso… Durante esses 3 meses usaste um quadro que se desvalorizou e, se realmente vais receber um quadro novo, acho que no fim de contas não te podes queixar! Não sais mal parado… Erraste na tua escolha e para ti não houve qualquer penalização financeira…
Bazinga, no meio disto tudo em momento algum te passou pela cabeça que, o facto de aceitarem trocar à borla um quadro com 3 meses de uso por um novo porque te tinhas enganado na escolha do tamanho, podia ser sorte a mais? Conheço a história do Martins e nem sequer me passa pela cabeça duvidar… mas honestamente é a única que conheço nesses moldes… Conheço casos em que no dia que a bicicleta chega, no dia a seguir, ou passados poucos dias se tenham feito trocas sem custo para o cliente… agora passados meses… eu diria que apenas em condições excepcionais ou com muita sorte é que isso acontece.
Acho que em Portugal muitos clientes tem as lojas que merecem… Não digo que seja o teu caso Bazinga, quero acreditar que não… mas que também há muita filha da p…ice do lado do consumidor também há… E depois pagam uns pelos pecados dos outros…
Desejo-te sorte na resolução desta confusão.