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Bicleta gravel abaixo de 1000€

pedrodbo

Well-Known Member
Tu andas enganado em várias coisas:
1ª É que o tubless é uma maravilha e não fura.
2ª é que tudo o que lês na net te ensina e chega, não chega tens que pedalar mt e trocar mts pneus.
3º não vais evitar furos e vais criar outra coisa que é qd ela furar ou a ensinaste a trocar camaras de ar e ela com o tubless tenta trocar e nunca mais anda pois assim que começar a sujar as mãos, e dp a roupa com o liquido esquece ou tu estás lá e ela vê (a porcaria que faz) e passa a sair só ctg.
4º se é Tubless não é barato.
5º se é para uma bicicleta que vai andar de tempos a tempos o não andar tu não queres liquido lá dentro parado.
Continuas com a ideia que é tua e os euros tb são teus que vais comprar uma bicicleta mas a 1ª coisa a fazer é trocar os pneus que lá vêm para uns tubless.
Sobre ter menos furos a única solução menos má é utilizares as fitas antifuro em conjunto com câmaras de gel (isso traz o problema do peso que penso não existir pois estás a comprar gamas baixas não me parece problema) e quando for necessário trocar é o mais limpo.
Mas basicamente isto tudo para te dizer além de leres mta coisa na internet tens de ter mtas horas em cima da bicicleta além de teres que ter uma loja de confiança parra resolver algumas das opções que queres tomar e que com o tempo vais ver que não foram as melhores, pois se não forem de confiança vão te mandar passear......



Qualquer coisa que consigas encontrar em roda 26, dp de os gastares se de facto for para manter a ideia logo mudam,
Até pq se for para manterem a ideia dessas bicicletas vão trocar as rodas para 27,5, ou mesmo para 700 pois nas medidas do gravell (real) elas papam tudo.

Por um lado percebo o que dizes por outro não.

1º Não é essa a ideia que tenho, a ideia é evitar furos ao máximo. Porque além do preço ser maior para os pneus tubeless não vejo nenhuma desvantagem em usá-los...

2º Certo obviamente que na internet não se aprende tudo mas dá para teres uma ideia geral teórica daquilo que queres. Eu desde Agosto 2020 fiz cerca de 1300km e nunca furei um pneu, claro que pneus de btt em estrada não é propriamente um terreno desafiante para os furar mas mesmo assim...devem ter evitado algum.

3º e 5º percebo o que dizes, ela vai usar a bike (2x por semana) quando eu tiver a minha...a unica coisa que impedia era não haver 2 bikes. A ideia é andar e se existir um furo andar com um kit para tratar do furo. Supostamente se eu andar com líquido selante + bomba (ou camara de ar caso o líquido nao sele) deve resolver. A ideia da fita não é má de todo, é algo que irei ponderar se começar a ter muitos furos.

Não acho que seja tão descabido trocar para uns tubeless, acredito que a maioria das pessoas aqui use tubeless ainda por cima sendo mais leve. A questão dos pneus é trocar por uns com mais aderência ao piso, mas não necessita de ser demasiada...e já agora se puder evitar alguns furos melhor.

Não percebi a parte da loja...o que tem a ver as opções que irei escolher para a bike com o que a loja me faz ou não? O facto de querer trocar pneus para uns gravel quando chegar a minha bike de estrada é tornar mais numa bike de gravel...não quero ter uns pneus super lisos porque não ando só em estrada.
 

mussulo

Well-Known Member
82066126.jpg
 

pedrodbo

Well-Known Member
Recebi hoje a bike e fiz um test-drive para ver como me sentia:

Atenção que é a primeira bike de estrada onde ando daí que estes problemas que vou dizer quero saber se é uma questão de hábito ou se alguma coisa está mal.

Feedback:

1º Em termos de feeling gosto de pedalar nesta bike de estrada (Triban Rc 520)
2º Quando estou fora do selim e com as mãos nos "hoods" sinto que a bike oscila um bocado para os lados, isto é, quando ia na de BTT fazia isso na boa quando não precisava de agarrar o guiador com firmeza. No entanto na de estrada por ser uma posição diferente parece mais instável. O tamanho dos pneus pode ser algo que traz mais "instabilidade" à bike? Isto é, estou com os de 28mm, e estava habituado a pneus mais largos. Teria uma grande diferença a nível de estabilidade trocando para uns pneus 35mm (como já estava a pensar fazer)?
3º irrita-me a posição dos travões quando estou com as mãos nos "hoods"...parece que tenho que fazer imensa força para travar a fundo, enquanto nas dropbars com um dedo travo a fundo...

Por agora é só o_O
 

pedrodbo

Well-Known Member
Obrigado, ainda bem

Não é muito mais estreito do que a de btt que tenho (tem um guiador bastante curto mesmo) mas por causa da posição das mãos estar diferente de guiador de Btt não? Quando estou com as mãos nos hoods estou com as mãos perpendiculares ao meu corpo, enquanto na de btt estão paralelas.

O que me faz muita confusao é mesmo os travões, sinto que não estou muito seguro se for com as mãos no topo do guiador porque tenho que fazer mesmo muita força para travar a fundo se precisar.
 

antunesfilipee

Well-Known Member
A minha namorada tem uma Triban RC 500, já andei nela e não noto problema nenhum a travar. Trava bastante bem, mesmo sendo por cabo e não hidráulico.
Alguma coisa aí não está bem. Será que estás a tentar puxar a manete naquela primeira cova que tem no topo?
 

Carolina

Well-Known Member
Obrigado, ainda bem

Não é muito mais estreito do que a de btt que tenho (tem um guiador bastante curto mesmo) mas por causa da posição das mãos estar diferente de guiador de Btt não? Quando estou com as mãos nos hoods estou com as mãos perpendiculares ao meu corpo, enquanto na de btt estão paralelas.

Quando troquei de bicicleta passei de um guiador de 38 para um de 36cm e das primeiras vezes que pedalei em pé também senti a instabilidade que descreves. É só uma questão de hábito, isso passa.

Quanto aos travões, tenta travar mais em baixo, deves estar a colocar os dedos muito em cima.
 

pedrodbo

Well-Known Member
A minha namorada tem uma Triban RC 500, já andei nela e não noto problema nenhum a travar. Trava bastante bem, mesmo sendo por cabo e não hidráulico.
Alguma coisa aí não está bem. Será que estás a tentar puxar a manete naquela primeira cova que tem no topo?

Eu bem que puxo a manete mas não é na primeira cova que tem no topo, isso aí não me permite travar. Não tenho as mãos gigantes então travo na parte "superior" do travão depois dessa cova. Ao fazer o máximo de força a travar nessa parte senti que não travava com a segurança suficiente para ir a uma velocidade maior e se tiver de travar de repente, o conseguir fazer.

@Carolina percebo o que dizes, a verdade é que também não tenho uma mão gigante, então enquanto estiver no hood vai ser sempre mais complicado travar está-me a parecer mas lá me vou habituar de certeza
Como podes ver @antunesfilipee travo mesmo na parte superior da alavanca do travão (abaixo da cova que referiste):
1483606d5c67695cc2459fa2d35d8a86.png
 

francisco

Well-Known Member
Eu bem que puxo a manete mas não é na primeira cova que tem no topo, isso aí não me permite travar. Não tenho as mãos gigantes então travo na parte "superior" do travão depois dessa cova. Ao fazer o máximo de força a travar nessa parte senti que não travava com a segurança suficiente para ir a uma velocidade maior e se tiver de travar de repente, o conseguir fazer.

@Carolina percebo o que dizes, a verdade é que também não tenho uma mão gigante, então enquanto estiver no hood vai ser sempre mais complicado travar está-me a parecer mas lá me vou habituar de certeza
Como podes ver @antunesfilipee travo mesmo na parte superior da alavanca do travão (abaixo da cova que referiste):
1483606d5c67695cc2459fa2d35d8a86.png
Pode ser uma pergunta estupida, mas as pastilha já acamaram? Troquei as pastilhas e nos primeiros 5km também não travam quase nada
 

pedrodbo

Well-Known Member
Pode ser das pastilhas serem novas, quando disse que fui fazer um test-drive foi mesmo perto de casa e se calhar dei pouco usa aos travões. Fiz cerca de 6km. Amanhã espero fazer uma volta de 1h de manhã cedo para perceber melhor.

Depois vejo como se porta, obrigado :p
 

Carolina

Well-Known Member
Outra coisa: o travão de trás é para abrandar, o da frente é para parar.

A posição da tua mão está correta, se calhar é só falta de hábito e estás a utilizar muito o de trás e pouco o da frente.
 

pedrodbo

Well-Known Member
Outra coisa: o travão de trás é para abrandar, o da frente é para parar.

A posição da tua mão está correta, se calhar é só falta de hábito e estás a utilizar muito o de trás e pouco o da frente.

Sim costumo fazer uma travagem mais ou menos forte com o de atrás e imediatamente reforço com o da frente. No entanto eu senti que travava bem mas quando estava nos drops apenas, tem a ver com eu não conseguir chegar ao travão todo nos hoods
 

mussulo

Well-Known Member
Acho que é um mix de pastilhas / travões novos e falta de hábito,

O maior poder de alavancagem da manete está mais abaixo, dai dizeres que quando estas nos drops até com um dedo trava, logo, e em cima não.

é como a carolina te diz, o travão traseiro não é para bloquear a roda, é para abrandar e servir como complemento ao da frente.

Dá umas voltas maiores, e vais ver que a sensação se vai tornar normal!
 

joseruivo

Well-Known Member
Eu bem que puxo a manete mas não é na primeira cova que tem no topo, isso aí não me permite travar. Não tenho as mãos gigantes então travo na parte "superior" do travão depois dessa cova. Ao fazer o máximo de força a travar nessa parte senti que não travava com a segurança suficiente para ir a uma velocidade maior e se tiver de travar de repente, o conseguir fazer.

@Carolina percebo o que dizes, a verdade é que também não tenho uma mão gigante, então enquanto estiver no hood vai ser sempre mais complicado travar está-me a parecer mas lá me vou habituar de certeza
Como podes ver @antunesfilipee travo mesmo na parte superior da alavanca do travão (abaixo da cova que referiste):
1483606d5c67695cc2459fa2d35d8a86.png
A afinação dessa manete/cabo parece estar a agarrar muito cedo. Eu prefiro que comece travar com a manete um pouco mais em baixo, acho que me dá mais poder de alavanca - também fica mais fácil chegar com os dedos à última curva da manete, visto ficar mais próxima do guiador. Consegues afinar isso e fazer a experiência?
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
Por um lado percebo o que dizes por outro não.

1º Não é essa a ideia que tenho, a ideia é evitar furos ao máximo. Porque além do preço ser maior para os pneus tubeless não vejo nenhuma desvantagem em usá-los...

2º Certo obviamente que na internet não se aprende tudo mas dá para teres uma ideia geral teórica daquilo que queres. Eu desde Agosto 2020 fiz cerca de 1300km e nunca furei um pneu, claro que pneus de btt em estrada não é propriamente um terreno desafiante para os furar mas mesmo assim...devem ter evitado algum.

3º e 5º percebo o que dizes, ela vai usar a bike (2x por semana) quando eu tiver a minha...a unica coisa que impedia era não haver 2 bikes. A ideia é andar e se existir um furo andar com um kit para tratar do furo. Supostamente se eu andar com líquido selante + bomba (ou camara de ar caso o líquido nao sele) deve resolver. A ideia da fita não é má de todo, é algo que irei ponderar se começar a ter muitos furos.

Não acho que seja tão descabido trocar para uns tubeless, acredito que a maioria das pessoas aqui use tubeless ainda por cima sendo mais leve. A questão dos pneus é trocar por uns com mais aderência ao piso, mas não necessita de ser demasiada...e já agora se puder evitar alguns furos melhor.

Não percebi a parte da loja...o que tem a ver as opções que irei escolher para a bike com o que a loja me faz ou não? O facto de querer trocar pneus para uns gravel quando chegar a minha bike de estrada é tornar mais numa bike de gravel...não quero ter uns pneus super lisos porque não ando só em estrada.
Queres evitar furos ao máximo . . . ?
https://www.smarttirecompany.com/cycling
 

pratoni

Well-Known Member
Parece que poderás estar com a mão um bocado (milímetros) muito para a frente e demasiado apoiado na bossa do hood.

Tenta recuar um pouco para relaxar um pouco a mão e tentar fazer o máximo de força e dosagem com os dedos mais abaixo e não com o indicador
 

Afonso_Albufeira

Well-Known Member
Sim costumo fazer uma travagem mais ou menos forte com o de atrás e imediatamente reforço com o da frente. No entanto eu senti que travava bem mas quando estava nos drops apenas, tem a ver com eu não conseguir chegar ao travão todo nos hoods
É exactamente ao contrário. Trava-se mais com o da frente e reforça-se com o de trás.
 
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