• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Bicicleta de spinning

fogueteiro

Active Member
Desculpem a minha ignorância neste assunto.

Meteu-se cá uma ideia de arranjar uma bicicleta de spinning, (espero não ficar encostada como os rolos) e já vi vários modelos. Uns tem roda live e outras roda presa (refiro-me à roda de balanço)

Pergunta: Existe alguma razão, ou é só a vontade do fabricante?
 
Last edited:

super.byke

New Member
Olá amigo, a minha é roda presa. Esta obriga-te a rodar as pernas a menos que a traves, enquanto que na roda livre podes parar de pedalar como na bike de estrada.
A adaptação à roda presa é rápida, apenas se tem que ter um pouco de cuidado para não "apanhar umas caneladas" quando tentas sair sem ter parado a roda.
:)
 

fogueteiro

Active Member
Obrigado Viana,

sem ter lido o teu post, já tinha comentado a tua MP. Na verdade já tinha experimentado no ginásio, e estou mais virado para a roda presa. A minha Maria é que não vai gostar nada...;);)
 

fmm

Member
Boas Fogueteiro

Não sei se terá a ver com as marcas ou não.
Eu por acaso desconhecia que houvessem bikes de spinning com roda livre.
Quer em ginásios e até a BH que tenho em casa são todas de roda presa.
Quanto ao que o super byke disse, é assim mesmo, convém ter algum cuidado para não tirar o cromado ás canelas.

Abraço

Filipe
 

Lyp

Active Member
Como disse o super.byke, a roda presa obriga-te a dar sempre ao pedal, ao contrário da roda livre que te permite alguns descansos... Mas como um gajo vai para lá para sofrer, a roda presa é a mais indicada ;)

Vê na Sport Zone, tens lá várias opções. Eu comprei a minha BH recentemente, e foi usada... Estou extremamente satisfeito com a bina, é super robusta, permitindo fazer umas séries de pé, coisa que nos rolos era impossível sem desamarrar aquilo tudo. A vantagem dos rolos é apenas o facto de teres as velocidades, mas também acabava por utilizar 1 ou 2 relações, portanto...

Podes tentar ver usadas, pois há malta que compra e depois perde a pica... Eu por exemplo comprei a minha quase a metade do preço, e está mesmo como nova... Até era para colocar umas fotos no tópico que abri conforme prometido, mas depois passou-me... Vou ver se faço isso.

Quanto à tua mulher não gostar da ideia, ainda a pões a pedalar também... Olha que a minha faz uns treininhos:)
 

fogueteiro

Active Member
Pois já decidi. Roda presa já era a minha ideia e mantenho-a.

Quanto à Maria, a ideia é que ela a use também, assim já concorda melhor.;);) Ela já resmungou, mas eu disse-lhe com ar machista: "Não! Tu não fazes ginástica nenhuma, portanto é um bem para nós os dois!" Estratégias... assim ficamos os dois felizes.:D:D
 

duchene

Well-Known Member
Podes acrescentar que ao invés de ires para a masmorra pedalar nos rolos, já podes fazer isso junto da família e por aí fora. Vais ver que passas logo a herói! ;D

Quanto à roda, estou como o Lyp. Nada de vacilar e por isso, não há descanso. É um pouco o que eu sinto nas minhas modestas incursões de jogging urbano. Depois das subidas duras apetecia colocar a bacia em roda livre e não ter de fazer esforço a descer. Infelizmente não é possível, por isso treina-se a subir e a descer...
 

Lyp

Active Member
É exactamente isso, também costumo fazer a comparação com a corrida... Que também fazia algumas (curtas), mas agora com a bike em casa é só dar ao pedal.

Não te ponhas a dizer que agora vais só pedalar em casa, senão depois queres ir apanhar ar na fininha e ainda levas com o rolo da massa (na brinca) ;)

É sem duvida uma mais valia para as mulheres pedalarem um pouco também.
 

RJLA

New Member
Continuo a manter-me fiel de treino físico ao ar livre. Já ponderei rolos e bicicleta estática mas para já não me passa pela cabeça comprar. Essa teoria das mulheres pode ter o efeito contrário. Sim senhor, é um incentio a pôr a mulher a dar ao pedal e com essa estratégia talvez a consigamos convencer mais facilmente a adquirir a dita bicicleta de spinning. Mas por outro lado, ela pode começar a não achar piada a que se vá para a rua pedalar para longe de casa durante várias horas se temos uma bicicleta em casa e nós próprios podemos ficar um pouco mais preguiçosos e acabar por nos rendermos ao conforto do lar para pedalar. Para evitar qualquer uma dessas situações, mantenho-me fiel ao desporto ao ar livre. Sei que aquelas horas são minhas e que ninguem me vai dizer a meio do treino que tenho de parar porque temos visitas a chegar a casa ou porque é preciso ajuda para estender a roupa ou dar banho aos miudos :) Quando não há tempo, condições ou vontade de pedalar, opto por correr. Ainda esta manhã fiz 50 minutos de corrida com um frio de rachar mas que me dá logo uma outra motivação para enfrentar o dia.

Bem, mas o tópico não era bem sobre isto, pois não? :rolleyes:
 

fogueteiro

Active Member
Bem, mas o tópico não era bem sobre isto, pois não? :rolleyes:

Pois não...:D:D:D:D:D

Eu também penso assim. Prefiro apanhar ar "no frontal", mas como por vezes está a chover e não posso saír, pode ser que dê jeito, e pelo que vou gastar, se calhar até compensa. Porventura até será mais um monte de sucata lá para casa... vamos ver.

Como disse o investimento também não será grande. Depois coloco cá as fotos... se existirem:D:D:D
 

Nolimits

Member
Boas a todos,esta é uma duvida que me está a assolar volta não volta:
Bike de spinning ou uns rolos??????????????
A sport zone tem uma com um grande preço,(299 euros), e ainda está em promoção,(269 euros).........
Em termos de roda ja tem uma de 20kg,travão de pinças,ciclómetro incorporado,e mais umas paneleirices que em comparação ás outras leva de longe vantagem,em termos de estética,impecável.....
a grande dúvida é se vale a pena a diferença de preços em relaçao a uns rolos,e especialmente qual deos sistemas que melhor nos transmite a sensação de bike e qual a melhor em termos de eficácia de treino............cumps
 
Sinceramente e na minha humilde opinião prefiro os rolos. Acho que o "treino" se assemelha o mais possível ao real. Já experimentei ter em casa uma bike de spinning e agora tenho a "burra" montada nos rolos e sem duvida que prefiro o exercicio de rolo.

Uma dica que melhorou bastante a eficiência do meu treino, é ter um ciclómetro com contador de cadencia, não ligo à velocidade, mas é muito importante regular a cadencia da pedalada. Na specialized existem uns baratinhos (26 €).

O meu rolo foi bastante baratinho (149 €), é um Elite Volare, bastante silencioso e com elastogel o que poupa imenso o pneu...

Mas como já aqui foi dito no forum, cada qual tem a sua opinião e o principal é a malta não parar e fazer o tipo de exercico (bike de spinning ou rolo) que mais prazer lhe dê.
 
Last edited:

fogueteiro

Active Member
Nolimits,

eu já vi essa da Sport Zone, e na verdade está muito boa no preço. Só tem um defeito: Tem roda livre e eu prefiro roda presa. Mas se for possível prender a roda, (Soldando-a, p ex), está bem barata.
 

Lyp

Active Member
As vantagens da bike de spinning, são o facto de não teres desgaste na tua bicicleta, sejam pneus, transmissão, etc... Dependendo da bike de spinning, consegues pedalar de pé sem aquilo se desamarrar tudo como acontecia quando tinha rolos. Outra vantagem, que no meu caso foi preponderante, é o facto de a ter em casa, sempre prontinha para pedalar, ao invés dos rolos, que estavam arrumados na garagem, e se quisesse usa-los tinha que tirar o carro, e montar a bike... O que desmotivava logo a coisa.

A vantagem dos rolos é ficam mais em conta, podes utilizar as velocidades (na de spinning não) e sempre usas a bike a que estás habituado a usar na rua.

Eu comecei pelos rolos, e troquei recentemente para a bike de spinning, e estou muito satisfeito.
 

super.byke

New Member
Eu tenho rolos na garagem onde está montada a minha velha bicicleta (logo não tenho trabalho montar/desmontar o estraminé :D)
Tenho bike de spinning na sala

Entre uma e outra, desde dezembro que não ando nos rolos porque:
- na sala está mais quentinho :D (na garagem agora está um frio do caraças)
- tenho a televisão em frente para ver um filme ou colocar uma sessão de Les Mills RMP
- posso ter os miúdos ao pé de mim a ver televisão e eu colocar o MP3 no ouvido para curtir uma música
- silenciosa, não gasta pneu e ocupa menos espaço
- como é mais pesada a bike nem se meche (ao contrário dos rolos que entre o início e o fim do treino andam uns 30 cm), e para fazer umas séries em crancks não há melhor :D

a única coisa que tenho pena que a bike de spinning não tenha é o medidor de potência que os rolos têm :(
 

Nolimits

Member
Boas Fogueteiro,eu apesar de não "pescar" nada de bikes de spinning,sempre imaginei que com roda livre era melhor,se não pedalas aquilo não anda,logo não estás a fazer força,logo não vale a pene estares a dar ao pedal.................
Se puderes explica-me melhor os prós e os contras de roda livre ou plo contrário roda presa....?????

cumprimentos.
 

fogueteiro

Active Member
Boas Nolimits,

fiquei um pouco baralhado com a tua ideia de roda presa (Corrige-me se estiver errado). Não me refiro à roda de balanço, aquela roda grande, maciça e pesada. Roda presa é o "carreto" que está fixa a tal roda de balanço onde encaixa a corrente. Ou seja se tu andares na tal bike da sport zone, podes deixar de dar aos pedais que a roda de balanço não para, mas se for com roda presa, funciona mais ou menos como as bikes de pista, em que tens que dar sempre aos pedais.

Pessoalmente prefiro esta opção, embora saiba (já fiz spinning num ginásio) que poderá ser mais difícil ao início, mas nada que não seja rápidamente ultrapassado. Os contra poderão ser umas nódoas negras nas canelas devido aos pedais baterem, e não te lembrares que tens roda presa e de repende (inconscientemente) deixares de dar aos pedais. Sofres o chamado "coice do spinning", sendo pior quanto mais a velocidade da roda de balanço. De resto as vantagens resumem-se (para mim) ao facto de não teres descanço durante toda a sessão, a não ser que pares mesmo. Acho que fui explícito:D:D
 
Top