Barulhos estranhos

{the_crow}

Well-Known Member
De mecanica e bicicletas percebo pouco .. limito-me a dar ao pedal ( e tb nem sou grande espada nesse assunto ) mas tenho notado que qdo vou com o 52x11 metido ( sim.. eu sei.. deve-se evitar.. mas as x lá calha ) na minha Coluer começo a ouvir uns estalos e nao consigo perceber mto bem de onde vem... mas hj dei-me conta que o desviador parece estar torto... comparei com da minha specialized..

BARULHOS.jpg



Tentei tirar fotos do mesmo angulo para nao haver mto erro de paralaxe... mas "ao vivo e a cores" parece-me mto mais evidente o desvio...

É que nao consigo ver outro sitio qqr de onde possa vir os estalos...
 

Jazz

Well-Known Member
52x11? Não se deve? Não querias dizer 52x28, ou assim?

De qualquer forma, como são os estalidos? Uniformes no tempo? Tipo, tac-tac-tac-tac, sempre ao mesmo ritmo?
Se for, apostaria talvez num elo da corrente torto, ou um dente da cassete partido, talvez.

Se fizesse em todos os andamentos, via nos eixos, etc.. Mas dizes que é só nessa posição, certo?

Corrente, cassete, desviador, roldanas do desviador. Vê por aí.
 

elchocollat

Well-Known Member
Isso deve ser a corrente a roçar em qualquer coisa porque vai cruzada.

52-11 não há stress, mas 52-28 há que é o que tens aí tal como já indicado pelo @Jazz
 

{the_crow}

Well-Known Member
52x11? Não se deve? Não querias dizer 52x28, ou assim?

De qualquer forma, como são os estalidos? Uniformes no tempo? Tipo, tac-tac-tac-tac, sempre ao mesmo ritmo?
Se for, apostaria talvez num elo da corrente torto, ou um dente da cassete partido, talvez.

Se fizesse em todos os andamentos, via nos eixos, etc.. Mas dizes que é só nessa posição, certo?

Corrente, cassete, desviador, roldanas do desviador. Vê por aí.
queria dizer 52x28 sim... lol! sao estalos....tipo tac tac... mas nao sao constantes... nao me parece que seja dente partido na cassete.. teve ha cerca de 1 mes no mecanico e acredito que ele tivesse visto isso..
Vou ver se vejo algum elo torto na corrente...
Isso deve ser a corrente a roçar em qualquer coisa porque vai cruzada.

52-11 não há stress, mas 52-28 há que é o que tens aí tal como já indicado pelo @Jazz
nao é som de roçar... vou ver o elo da corrente..
 

{the_crow}

Well-Known Member
amanha vou por a bicla no mecanico...
A corrente ta fixe..nao ha elos fdds.. dentes da cassete tao ok... o desviador é que ta mesmo torto... hj ate pedi a um dos meus colegas de treino para verificar...
 

bullspot

Well-Known Member
Essa inclinação do desviador parece-me perfeitamente normal para esse cruzamento de corrente, sobretudo se for um desviador shimano das últimas gerações (RD7000/8000/9000) que fazem exactamente essa inclinação quando estão esticados.
O que não me parece bem é a posição (afinação), no limite a roldana de cima devia estar alinhada com o carreto de 28 e pela imagem parece-me que está mais à esquerda da cassete, o que pode inclusivamente levar a corrente a saltar para o lado dos raios numa passagem mais brusca ou impacto na estrada.
 

SaintRider

Well-Known Member
na minha experiencia....tac tac tac.....rolamentos....cepo ou cubo. Já tive um no cepo que ninguem dizia que era dali.....mas quando o substitui ....pumba desapareceu.
 

Jazz

Well-Known Member
na minha experiencia....tac tac tac.....rolamentos....cepo ou cubo. Já tive um no cepo que ninguem dizia que era dali.....mas quando o substitui ....pumba desapareceu.
A questão é que só faz o barulho em 52x28.
Se fosse rolamentos deveria fazer em qualquer mudança.
 

NDG

Member
Boas pessoal,

Aproveito este tópico para perguntar o seguinte, os rolamentos do eixo pedaleiro, convém ser revistos de quanto em quantos km + ou -, ou é quando começar a fazer um pequeno barulho ou folga? Talvez nesta altura já seja tarde não?! Como costumam fazer...
 

NDG

Member
Isso normalmente não tem manutenção.

Quando começarem a fazer barulho, ganhar folga ou resistência ao rolamento é colocar novo...
Ok, menos uma coisa então. Era o que pensava, mas em conversa com uma pessoa, ela disse que "aí e tal, um amigo meu não fazia manutenções ao rolamento do eixo pedaleiro ganhou folga e lixou o quadro de carbono..." fiquei apreensivo e andava a tentar perceber com que frequência esta zona tinha que ir para manutenção...

obrigado.
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Se são rolamentos selados não tem grande manutenção ou nenhuma, podes tentar lavar mas depois a lubrificação não penetra grande coisa, isto caso eles se comportem como novos, depois de começarem a fazer ruidos esquece
 

NDG

Member
Se são rolamentos selados não tem grande manutenção ou nenhuma, podes tentar lavar mas depois a lubrificação não penetra grande coisa, isto caso eles se comportem como novos, depois de começarem a fazer ruidos esquece
Ou seja, basicamente quando der problemas é ir ao mecânico e meter uns novos
 
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