Lo Scalatore
Member
Olá pessoal,
falamos um bocado de rodas e vamos fixar alguns pontos em relação ao comportamento de uma roda; falamos de rodas rijas, mais flexiveis etc etc..mas quais são as partes que afectam as caracteristicas de uma roda?...será a forma do aro? será a forma do raio??....tenho um artibo interessante escrito por Paul Lew que é Director of Technology and Innovation da Reynolds Cycling, LLC
http://www.reynoldscycling.com/reynolds/news/Understanding-Wheel-Dynamics-Wheel-Stiffness
Por tanto podemos ver sintetizzando que o cubo afecta por 40% a rigidez da roda, o raio sobretudo ( diametro ) se é costante é responsavel por um 65% ( 2mm vs 2.0/1.8/ 1.5 ),
o tipo de cruzamento ( é assim em portuguese?) por exemplo contrariamente aquele que muitos pensam não tem efeito, o numero de raios são responsaveis por um 30% osseja passar de 16 para 20 temos uma roda mais rija, e depoi temos a forma do aro....osseja baxio aspect ratio como nas rodas de baixo perfil ou alto, e o material ovviamente que no caso do carbono praticamente dá libertade de costruir rodas com qualquer aspect ratio e diferentes carateristicas tecnicas.
ciao
Fabry
falamos um bocado de rodas e vamos fixar alguns pontos em relação ao comportamento de uma roda; falamos de rodas rijas, mais flexiveis etc etc..mas quais são as partes que afectam as caracteristicas de uma roda?...será a forma do aro? será a forma do raio??....tenho um artibo interessante escrito por Paul Lew que é Director of Technology and Innovation da Reynolds Cycling, LLC
http://www.reynoldscycling.com/reynolds/news/Understanding-Wheel-Dynamics-Wheel-Stiffness
Por tanto podemos ver sintetizzando que o cubo afecta por 40% a rigidez da roda, o raio sobretudo ( diametro ) se é costante é responsavel por um 65% ( 2mm vs 2.0/1.8/ 1.5 ),
o tipo de cruzamento ( é assim em portuguese?) por exemplo contrariamente aquele que muitos pensam não tem efeito, o numero de raios são responsaveis por um 30% osseja passar de 16 para 20 temos uma roda mais rija, e depoi temos a forma do aro....osseja baxio aspect ratio como nas rodas de baixo perfil ou alto, e o material ovviamente que no caso do carbono praticamente dá libertade de costruir rodas com qualquer aspect ratio e diferentes carateristicas tecnicas.
ciao
Fabry