• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

A dinamica de uma roda

Olá pessoal,
falamos um bocado de rodas e vamos fixar alguns pontos em relação ao comportamento de uma roda; falamos de rodas rijas, mais flexiveis etc etc..mas quais são as partes que afectam as caracteristicas de uma roda?...será a forma do aro? será a forma do raio??....tenho um artibo interessante escrito por Paul Lew que é Director of Technology and Innovation da Reynolds Cycling, LLC

http://www.reynoldscycling.com/reynolds/news/Understanding-Wheel-Dynamics-Wheel-Stiffness

Por tanto podemos ver sintetizzando que o cubo afecta por 40% a rigidez da roda, o raio sobretudo ( diametro ) se é costante é responsavel por um 65% ( 2mm vs 2.0/1.8/ 1.5 ),
o tipo de cruzamento ( é assim em portuguese?) por exemplo contrariamente aquele que muitos pensam não tem efeito, o numero de raios são responsaveis por um 30% osseja passar de 16 para 20 temos uma roda mais rija, e depoi temos a forma do aro....osseja baxio aspect ratio como nas rodas de baixo perfil ou alto, e o material ovviamente que no caso do carbono praticamente dá libertade de costruir rodas com qualquer aspect ratio e diferentes carateristicas tecnicas.

ciao

Fabry
 

paradawt

Moderador
Fabry,

Obrigado pelo artigo.

Por algum motivo algumas marcas têm desenvolvido cubos com eixos mais largos como é o caso da Vision. Porque estes realmente afectam a rigidez lateral da roda.

O número de raios também muito naturalmente.
 
Fabry,

Obrigado pelo artigo.

Por algum motivo algumas marcas têm desenvolvido cubos com eixos mais largos como é o caso da Vision. Porque estes realmente afectam a rigidez lateral da roda.

O número de raios também muito naturalmente.


Peço desculpa pelo erros de ortografia, as vezes a minha cabeça corre mais rapida dos dedos na tecla:) e depois não domino este idioma como deve ser..ahimé!.

Lendo outra vez aquele que foi escrever devo corrigir a parte onde digo: "tipo de cruzamento ( é assim em portuguese?) por exemplo contrariamente aquele que muitos pensam não tem efeito"....queria dizer que a força de tensão no raio influencia muito pouco a flexão..ok? Ao inves o tipo de cruzamento tem o seu efeito na flexão lateral e vertical.

Bem vou juntar as outras partes relativas a este assunto que acho interessante:

isso é a secunda parte:

http://www.reynoldscycling.com/reyn...Wheel-Dynamics-Spoke-Crossing-&-Rider-Comfort

e este é o terceiro artigo:

http://www.reynoldscycling.com/reynolds/news/Understanding-Wheel-Dynamics:-Carbon-Fiber-Variability

Ps: era bom traduzir em português mas não vou meter-me nisso:))) não por falta de vontade mas por falta de..."skill";-).

boas leituras
 

pratoni

Well-Known Member
Uma óptima conclusão:

What is the take-away from the study and for the cyclist? Rider comfort and vertical deflection is best controlled by tire pressure, not the spoke lacing pattern.

Fez-me lembrar este video do Mike Burrows, que conclui exactamente o mesmo:

[video=youtube;cS3CD8Eiv1U]http://www.youtube.com/watch?v=cS3CD8Eiv1U[/video]
 
Bem se procuramos comfort diria que o pneu é importante sobretudo o seu tamanho que é inversamente proporcional a pressão utilizada, normalmente ao subir de tamanho temos uma descida na pressão de esercizio do pneu, logo menores vibrações..
Mas o pneu é importante tambem no caso o nosso target é correr....aquí o tubular a 10/12 bar em conjunto com roda de carbono proporciona uma major sensibilidade do conjunto na forma que sentimos a reação na bike quando vamos descarregar os Watt's na roda, praticamente não há disperção de potencia.
O importante é saber bem o que queremos:).
 

grouk

Active Member
eu percebo muito pouco de física e de movimentos mas o que o Lo Scalatore diz é verdade, eu com as minhas mavic a pneu quando faço sprints explosivos sinto algo na roda, ou deflexão ou a roda a patinar e sinto que se perdem watts naquilo, e com os tubulares a 12bar com aros em carbono que ate fletem mais que as mavic isso quase não acontece. como disse antes não percebo muito da física desta situação por isso ja agora gostava que alguém me explicasse melhor isto
 
eu percebo muito pouco de física e de movimentos mas o que o Lo Scalatore diz é verdade, eu com as minhas mavic a pneu quando faço sprints explosivos sinto algo na roda, ou deflexão ou a roda a patinar e sinto que se perdem watts naquilo, e com os tubulares a 12bar com aros em carbono que ate fletem mais que as mavic isso quase não acontece. como disse antes não percebo muito da física desta situação por isso ja agora gostava que alguém me explicasse melhor isto

Pelo que lí há muito tempo,a Vittoria fez estudos comparando tubulares com pneu e camera sobretudo a respeito do tamanho ( largura ) onde pneus de 25mm resultam mais rapidos dos 23mm, mas isso não é questião do que estamos falando.
No seu caso Grouk eu acho que é mesmo a construção do tubular que não tem nada a ver com um pneu ( clincher ) com camera. Intendo dizer que a estruttura de um tubular é perfeitamente circular, uniforme e omogenea e mesmo por isso não há dispersões de energias trasmetidas pelo rider....com um clincher temos uma estruttura mais articulada como a parte lateral do pneu que deve encachar no aro constituendo um vinculo, depois a camera interior com os seus atritos com o pneu...
Todos sabem e é demostrado que um tubular ofrece menor resistencia ao rotolamento na estrada sobretudo quando o numero de TPI é alto, isso significa que tem uma major caracteristica de absorbir as imperfeções da estrada ( major fibras a respeito de boracha logo acompanha melhor o perfil da estrada ) e depois probabilmente os 10 bar ajudam a transferir o power mais diretamente ao terreno......tem presente um tremor de terra?? um estruttura rija irá soffrer muito mais de uma estruttura com um filtro no meio como um material elastico....mais o meno o pneu funciona como filtro entre a estrada e a sua pernas que neste caso são a causa do tremor de terra:)))...exemplo estupido mas acho que rende a ideia...imagina que transfere 400 w na roda e destes watts 50w são absorbidos pelo pneu na sua fase de deformação que implica um consumo de energia....mas se calhar temos qualquer fisico no forum que pode esplicar isso melhor com algumas formulas:)).
 

paradawt

Moderador
Atenção que os tubulares de 25mm mostraram-se mais aerodinâmicos apenas e só nos aros "wide". Nos aros normais, os boyauxs de 23 ou 21mm continuam a ser melhor solução.
 
Top