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Émonda SL 6 eTap

jppina

Well-Known Member
A questão é que se tivermos a falar de modelos de 2021 com o mesmo quadro (SL 6) com ultegra mecânico, a bike custa...3500€! Peso declarado: 8.25kgs.
E não 4.600€ para o modelo 2022 com 8.70 declarado.
Já nos parece mais "adequado" 8.25kgs para 3500€ não parece? :)

Conclusão: O Rival AXS tem chumbo.

Não podes comparar com a SL6, tens de comparar com a SL6 Pro, que já tem rodas de carbono, e precisamente as mesmas que monta a SL6 etap de 2022.

Fica portanto assim a comparação:

SL6 Pro 4000€ para 8,03kg
SL6 Etap 4600€ para 8,69kg

É tudo igual em ambos, menos o grupo. A cassete penaliza o grupo da Sram, 11-36 em vez de 11-30 no ultegra.

A conclusão é a mesma, o Rival AXS é pesado (alguns componentes pelo menos, já que há alguns com peso contido).

Mas isso também não é de estranhar, o Force AXS também já era mais pesado que o Ultegra, e sendo este um grupo inferior, é normal...
 

jppina

Well-Known Member
Reflexões à parte, essas Trek são de facto gorditas :D Mas não é por isso que são logo à partida más ou uma má opção. Se forem melhores a nível de comportamento/conforto/performance/estética (dependendo dos aspectos mais valorizados para o caso particular), para mim continuariam a ser uma opção a ter em conta mesmo tendo em conta o peso. 1kg a mais parece muito quando se fala de uma diferença de 8kg para 9kg, mas quando se mete o gajo que pedala em cima, já estamos a comparar 80kg e 81kg de peso total do conjunto.

Concordo contigo, o que importa é o "camelo" que a vai montar e carregar nos pedais...

Já em relação às Trek serem gorditas, não concordo, pesam sensivelmente o mesmo que outra marca com o mesmo (equivalente) equipamento. Uma bike de carbono com grupo ultegra disc ronda os 8kg em qualquer marca (peso sem pedais, claro).
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
CUBE é CUBE, o resto é paisagem! :cool:
Corrige-me se estiver errado mas as Cube não tinha fama de não serem propriamente leves? Pelo menos quando comprei a primeira Agree no final de 2015 lembro-me de ter lido algo sobre isso. Os quadros que utilizava não eram referências em termos de peso.

Confesso que acabo por não ligar mt à questão do peso. Se me perguntarem se notei uma grande diferença quando troquei a anterior por esta, com 500 ou 600 gramas a mais... nem por isso
 

cafigueira

Well-Known Member
Não podes comparar com a SL6, tens de comparar com a SL6 Pro, que já tem rodas de carbono, e precisamente as mesmas que monta a SL6 etap de 2022.

Fica portanto assim a comparação:

SL6 Pro 4000€ para 8,03kg
SL6 Etap 4600€ para 8,69kg

É tudo igual em ambos, menos o grupo. A cassete penaliza o grupo da Sram, 11-36 em vez de 11-30 no ultegra.

A conclusão é a mesma, o Rival AXS é pesado (alguns componentes pelo menos, já que há alguns com peso contido).

Mas isso também não é de estranhar, o Force AXS também já era mais pesado que o Ultegra, e sendo este um grupo inferior, é normal...
De fato o com o etap fica quase mais 700gr, e a diferença será a rondar os 500€ co o desconto.
700gr é quase 10% de peso na bike. mas ficaria com o grupo mais atualizado 12v com 10-36, já trás PM integrado, o que iria baixar o preço de aquisição que posso vender os assioma e usar os SPD-SL.
outro modo de ver é na sl6 pro, poupo algum dinheiro fico com ultegra mais recente que o que tenho e fica um pouco mais leve.
Vi que a specialized já lançou uma tarmac com o rival AXS, mas é bem mais cara e não tem PM nem rodas em carbono :S
 

JBG

Well-Known Member
De fato o com o etap fica quase mais 700gr, e a diferença será a rondar os 500€ co o desconto.
700gr é quase 10% de peso na bike. mas ficaria com o grupo mais atualizado 12v com 10-36, já trás PM integrado, o que iria baixar o preço de aquisição que posso vender os assioma e usar os SPD-SL.
outro modo de ver é na sl6 pro, poupo algum dinheiro fico com ultegra mais recente que o que tenho e fica um pouco mais leve.
Vi que a specialized já lançou uma tarmac com o rival AXS, mas é bem mais cara e não tem PM nem rodas em carbono :S

O pouco que li sobre o PM integrado é que não é grande espingarda.

https://www.dcrainmaker.com/2021/04/sram-rival-axs-power-meter-hands-on-and-first-rides.html
 

jppina

Well-Known Member
De fato o com o etap fica quase mais 700gr, e a diferença será a rondar os 500€ co o desconto.
700gr é quase 10% de peso na bike. mas ficaria com o grupo mais atualizado 12v com 10-36, já trás PM integrado, o que iria baixar o preço de aquisição que posso vender os assioma e usar os SPD-SL.
outro modo de ver é na sl6 pro, poupo algum dinheiro fico com ultegra mais recente que o que tenho e fica um pouco mais leve.
Vi que a specialized já lançou uma tarmac com o rival AXS, mas é bem mais cara e não tem PM nem rodas em carbono :S

Agora que falaste em grupo mais atualizado digo-te... calma! A Shimano não deve tardar a lançar os seus novos grupos de 12v (normalmente é só o Dura Ace e depois mais tarde o Ultegra, mas acredito que saia tudo ao mesmo tempo...).

Se não tiveres pressa é esperar para ver o que lança a Shimano, comprar agora com 11v acho que de facto não faz muito sentido, a não ser para quem tenha mesmo muita pressa.

Ainda em relação aos pesos, não sei até que ponto o peso da SL6 Etap não estará um pouco inflacionado, isso se tivermos em conta que o Rival AXS pesa cerca de 300g mais que o Force e a SL7 Etap que vem com Force é anunciada a 7,95kg (a única diferença é as rodas e o guiador - para além do grupo, claro - e não me parece que se consiga na diferença desses 2 componentes mais de 400g). Como a SL 6 pro é anunciada a 8,03kg e vem com Ultegra mecânico mais leve que o Force, mesmo com a diferença do guiador e rodas não creio que a SL7 consiga baixar dos 8kg... como anunciado. Claro que isto é tudo suposições, pois são só pesos anunciados que podem não ser fidedignos...
 

jppina

Well-Known Member
Vi que a specialized já lançou uma tarmac com o rival AXS, mas é bem mais cara e não tem PM nem rodas em carbono :S

Já me esquecia desta parte... a Specialized neste momento está com preços completamente absurdos e proibitivos, essa Tarmac SL com o Rival AXS é um bom exemplo disso. + 400€ do que a Trek equivalente, mas com umas rodas básicas em comparação com umas rodas de média gama de carbono...
 

cafigueira

Well-Known Member
E que tal fazer apenas um upgrade na atual?
pretendo trocar para travão de disco, e isso tem de ser de raiz. e passar para rodas de carbono e isso só mesmo com travão a disco que eu penduro-me muito nos travões e travão no carbono não quero arriscar.
 

cafigueira

Well-Known Member
Agora que falaste em grupo mais atualizado digo-te... calma! A Shimano não deve tardar a lançar os seus novos grupos de 12v (normalmente é só o Dura Ace e depois mais tarde o Ultegra, mas acredito que saia tudo ao mesmo tempo...).

Se não tiveres pressa é esperar para ver o que lança a Shimano, comprar agora com 11v acho que de facto não faz muito sentido, a não ser para quem tenha mesmo muita pressa.

Ainda em relação aos pesos, não sei até que ponto o peso da SL6 Etap não estará um pouco inflacionado, isso se tivermos em conta que o Rival AXS pesa cerca de 300g mais que o Force e a SL7 Etap que vem com Force é anunciada a 7,95kg (a única diferença é as rodas e o guiador - para além do grupo, claro - e não me parece que se consiga na diferença desses 2 componentes mais de 400g). Como a SL 6 pro é anunciada a 8,03kg e vem com Ultegra mecânico mais leve que o Force, mesmo com a diferença do guiador e rodas não creio que a SL7 consiga baixar dos 8kg... como anunciado. Claro que isto é tudo suposições, pois são só pesos anunciados que podem não ser fidedignos...
sim nesse caso, será melhor esperar pelas novidades da shimano, mas sendo assim só para o ano provavelmente. com a sl6 pro, as transmissão será mais evoluída que a que tenho, mas o seria muito semelhante.
será melhor esperar por novidades, sendo que também não é muito urgente trocar de bike, até pk esta ainda tem alguns km para fazer sem grandes gastos.
 

s0me0ne

Well-Known Member
sim nesse caso, será melhor esperar pelas novidades da shimano, mas sendo assim só para o ano provavelmente. com a sl6 pro, as transmissão será mais evoluída que a que tenho, mas o seria muito semelhante.
será melhor esperar por novidades, sendo que também não é muito urgente trocar de bike, até pk esta ainda tem alguns km para fazer sem grandes gastos.
À uns tempos numa troca de mensagens com a trek no IG, indicaram-me que os modelos de 2022 iria sair mais cedo que no normal.
Talvez devido a essa questão dos novos modelos da shimano.

Eu não trocava agora... o mercado está um bocado estranho.
Se estas "desenrascado", eu também não trocava já e esperava k o mercado voltasse ao normal. E digo isso porque em certo ponto estou arrependido de ter feito o negócio da nova bike.
Já tenho a encomenda feita desde inicio de dezembro e simplesmente não faço ideia quando vai chegar.
 

pamoreira

Well-Known Member
Isso dos pesos anunciados é sempre uma confusão... diferenças entre tamanhos, versões de pintura, e até mesmo tolerâncias de fabrico fazem com que haja variações que não são pequenas. Um exemplo de pesos reais de quadros (SL7 SWorks neste caso em particular) que vi num tópico que sigo noutro fórum:

854g - 56cm - Blue Tint over Spectraflair / Brushed Chrome
831g - 54cm - Snake Eye / Satin Black
811g - 56cm - Sagan Deconstructivism
805g - 56cm - Dusty Blue Pearl / Cast Blue Metallic
786g - 56cm - Carbon / Chameleon Silver Green Colour Run
784g - 54cm - Dusty Blue Pearl / Cast Blue Metallic
783g - 54cm - Dusty Blue Pearl / Cast Blue Metallic
779g - 54cm - Dusty Blue Pearl / Cast Blue Metallic
773g - 54cm - Dusty Blue Pearl / Cast Blue Metallic
771g - 52cm - Snake Eye / Satin Black
755g - 52cm - Carbon / Chameleon Silver Green Colour Run
721g - 49cm - Carbon / Chameleon Silver Green Colour Run

Resumindo, só mesmo pesando a versão/tamanho que se pretende para ter a certeza que isto de se fiar no fabricante não resulta.

E partilho da opinião que agora é má altura para comprar bicicletas e até componentes, a menos que tenha mesmo ser ou se arranje um muito bom negócio (o que está difícil). Quando será boa altura? Só o tempo o dirá e até pode ser que o que estamos a viver agora em termos de preço (a disponibilidade, essa, deverá normalizar a médio prazo) passe a ser o novo normal.
 

cafigueira

Well-Known Member
À uns tempos numa troca de mensagens com a trek no IG, indicaram-me que os modelos de 2022 iria sair mais cedo que no normal.
Talvez devido a essa questão dos novos modelos da shimano.


Se estas "desenrascado", eu também não trocava já e esperava k o mercado voltasse ao normal. E digo isso porque em certo ponto estou arrependido de ter feito o negócio da nova bike.
Já tenho a encomenda feita desde inicio de dezembro e simplesmente não faço ideia quando vai chegar.
Pois de fato os tempos de espera são de desanimar, eu teria a vantagem de a loja as ter mandado vir e fazer só o negócio quando ela chegasse, e vender a que tenho, mesmo que venda tenho uma triban 540 para rolar a perna.
mas uma coisa é certa as bikes novas subiram todas o preço.
 

jppina

Well-Known Member
Exatamente, e muito bem observado. A pintura influencia e muito o peso final, basta ver nesse exemplo que dá, para um 54 com a mesma pintura há uma variação de 11g entre o peso mínimo e máximo de 4 modelos, mas se formos para um 54 com outra pintura já temos quase 60g...

O estabilizar creio que não está para breve, infelizmente...
 

pamoreira

Well-Known Member
A pintura influencia e muito o peso final, basta ver nesse exemplo que dá, para um 54 com a mesma pintura há uma variação de 11g entre o peso mínimo e máximo de 4 modelos, mas se formos para um 54 com outra pintura já temos quase 60g...

Há ali um 54 mais acima (831g - 54cm - Snake Eye / Satin Black) que pesa mais que quase todos os 56 ;) Ou seja, é sempre uma confusão :)
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Mas o que estávamos a falar sai completamente fora dessa explicação, não tem nada a ver com a pintura, nem estamos a falar,.......... vá 100gr para não ser injusto
Tem mais a ver com o conjunto todo e em vez de 100gr, são muitas vezes 100gr
Mas nem é por mim, podiam-me oferecer uma que eu tinha todo o tempo do mundo para a passear e fazer ver que essas gramas todas não impediam de fazer muitos km, a min o UE me faz confusão é o preço ser gordo de mais, atrevo-me a dizer, preço obeso
 

Bernalve

Well-Known Member
A minha Emonda SL6 de 2019 com travões de convencionais (vermelho escuro como essa), da geração anterior quando eram realmente bicicletas para "trepar" anda nos 7,5kg sem bidons. Ou seja, grupo ultegra, rodas dura-ace24, pedais ultegra, guiador ritchey, selim syncro.

Custou de origem ~2400€. Vinha com rodas de alumínio de entrada de gama da Bontrager. Só tive de trocar de rodas, guiador e selim.

Se formos para SLR desta geração anterior que falo, acho que ultegra e umas rodas leves, o peso fica a baixo dos limite UCI sem grupo electrónico. Eu acho que a Trek para o ano vai lançar a Emonda SL e SLR com um quadro já um pouco mais leve, por estes preços também absurdos e senão aumentarem. Mas vão vender bem porque a malta vai comprar porque mais leve vende.

Eu a trocar futuramente só mesmo porque os travões de disco são melhores óbvio
 
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