A questão é que se tivermos a falar de modelos de 2021 com o mesmo quadro (SL 6) com ultegra mecânico, a bike custa...3500€! Peso declarado: 8.25kgs.
E não 4.600€ para o modelo 2022 com 8.70 declarado.
Já nos parece mais "adequado" 8.25kgs para 3500€ não parece?
Conclusão: O Rival AXS tem chumbo.
Não podes comparar com a SL6, tens de comparar com a SL6 Pro, que já tem rodas de carbono, e precisamente as mesmas que monta a SL6 etap de 2022.
Fica portanto assim a comparação:
SL6 Pro 4000€ para 8,03kg
SL6 Etap 4600€ para 8,69kg
É tudo igual em ambos, menos o grupo. A cassete penaliza o grupo da Sram, 11-36 em vez de 11-30 no ultegra.
A conclusão é a mesma, o Rival AXS é pesado (alguns componentes pelo menos, já que há alguns com peso contido).
Mas isso também não é de estranhar, o Force AXS também já era mais pesado que o Ultegra, e sendo este um grupo inferior, é normal...