• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

X Clássica Internacional Portimão – Fóia 06/06/2010 (Foto Report)

trepadores da Figueira

Well-Known Member
Ciclismo em estado puro.

Viveu-se ontem um dos momentos mais altos do cicloturismo nacional com a 10ª edição da Clássica Portimão - Fóia.

Contrariando aqueles que advogam um cicloturismo mais fácil, e aqueles que se afirmam contra o cicloturismo associativo, este Portimão - Fóia é o maior exemplo daquilo que nós gostamos: CICLISMO EM ESTADO PURO.

Com um percurso difícil (muito difícil mesmo), ascendendo a Monchique pelas rampas do Alferce, um dia de muito calor e muito mais vento, logrou motivar mais gente que um vulgar passeio de cicloturismo. Não há vencedores nem vencidos, não há classificações, portanto não é por prémios que nós participamos. Então o que é que nos faz gostar tanto deste passeio?
Eu acredito que é a superação individual. Uns vão só para provar a si próprios que o conseguiram fazer, outros para se medirem em relação aos demais, outros para constatarem que a sua preparação lhes permitiu estarem em óptima forma, outros ainda porque este dia é uma festa, a exaltação do ciclismo, a maioria só porque sim, porque nos dá prazer um dia assim.

Muita gente sem equipa, Coobital de Faro, Casa do Benfica de Vila Real de Santo António, Casa do Benfica de Portimão, Tokarolar de Almodôvar, Núcleo Sportinguista de Portimão, ABC Espichenses, Trepadores (e Trepadoras) da Figueira, Desportivo da Sete, de Castro Verde, Núcleo Sportinguista de Moncarapacho,Veloprof - Inverse de Fernão Ferro, J.F. da Lapa, Cartaxo, Ciclo Fernandes, da Aldeia de Fernandes, Ciclo Clube de Lagos, Centro de Ciclismo de Loulé, Electric Bike Team, G.D. da Torre Natal, Carlos Alumínios, Frutis de Chão das Donas, Clube Oriental do Pechão e Torrado Bikes de Portimão fizeram-se à estrada para um dia de intenso convívio e desporto.

E o pessoal do clube organizador, o Centro de Ciclismo de Portimão?
Bem, alguns pedalaram mesmo, mas a maior parte deles esteve envolvida nos pormenores da organização. Nas rotundas e cruzamentos de estradas, de moto a distribuir àgua aos participantes, a fotografar e filmar, nos pontos de abastecimento do Alferce e da Fóia. Quando chegámos ao Clube da Pedra Mourinha já se atarefavam com o grelhar das carnes, com a montagem do enorme salão. Na cozinha as suas esposas faziam a sopa e as saladas, numa partilha de trabalho solidário.

Bem hajam todos, os que trabalharam para nos proporcionar um dia inesquecível, e todos os que vieram para uma jornada de amizade.

Texto e fotos de João Santos.

http://picasaweb.google.pt/joaocnsdias/PortimaoFoia2010?feat=directlink#

Aqui vai p Track do Portimão / Fóia.

http://www.gpsies.com/map.do?fileId=tapmidyqcznjhbar
 
Last edited:
Top