• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Wilier Le Roi - Team Lampre

jimlizard

Member
Fogueteiro, foi precisamente isso que notei nos primeiros Km's, mas agora até me sinto mais confortável nela do que na minha anterior bicicleta, que tinha quadro 52. O 54 parece-me mais adequado para mim.
Esta semana já lhe fiz 250Km, em que 100 foram feitos ontem, e não tenho quaisquer dores. O que estava a prejudicar era o avanço de 110mm, que entretanto foi trocado por um de 90mm.

Depois de já ter andando bastante mais com ela, posso dizer que o quadro é extremamente rígido e tem uma agilidade que o anterior não tinha. É fácil apontar a bicicleta para a curva seguinte com um pequeno movimento do corpo e a reacção é imediata.
Em descidas sinto-me muito mais confiante, no piso irregular o conforto está noutro nível em relação ao alumínio e a pedalar em pé nota-se que mais energia é aproveitada.

Desde a última foto, fiz as seguintes modifcações:

- Rodas

Campagnolo Shamal Ultra 2 Way - Vieram com pneus Hutchinson Atom tubeless atrás e Deda Tre HST na frente. O Hutchinson é um dos tubeless mais leves que há, com 270g, o que acaba por ser semelhante ao meu anterior Pro3 + câmara de ar. Supostamente aproxima-se imenso de um tubular a rolar e talvez na próxima mudança coloque dois destes. O Deda tem um fantástico peso de 180g, ou seja, ainda menos 20 que o Pro3.
Não notei perda na estabilidade, mas talvez o mérito também seja das Shamal.
As rodas são fantásticas a subir, embora as Elite que tinha fossem também boas. Parecem-me ser mais aerodinâmicas, pois sinto que consigo ganhar velocidade mais facilmente nas descidas, e a rigidez não poderia ser melhor. Os cubos são extremamente silenciosos, mas produzem uma sonoridade que acho agradável.
Por fim, acho que são lindíssimas e combinam na perfeição com esta bicicleta.


- Selim

Fizik Arione CX Carbon Braided - Anteriormente tinha um Arione Titanium e não notei uma grande perda no conforto. Confesso que é ligeiramente mais duro e apercebi-me disso nas primeiras voltas, mas agora não noto o mais pequeno problema. A geometria é a mesma e dou-me muito bem com ele. O anterior tinha uma risca cinza no meio e este, sendo todo preto com pequenos detalhes em vermelho, fica mais harmonioso no conjunto. Na balança acusou menos 50g do que a versão em titânio.


- Avanço

Deda Zero 1 90mm - É um avanço barato, mas não deixa por isso de ser uma óptima opção. É um dos mais leves em alumínio e acho que é realmente muito bonito. O preto e branco combina na perfeição com o quadro. Poupei 50g em relação ao anterior Quattro 110mm.


- Travões

Planet X CNC Ultralight - Eram os travões do Duchene e estou muito satisfeito com eles. Não travam melhor que os meus anteriores Veloce, mas também não esperava que travassem, pois já eram muito bons. No entanto pesam apenas 200g o par, o que deve ter reduzido umas 140g ao peso final. Também os acho muito bonitos e gosto de os ver na bicicleta.


- Grades de bidão

Em carbono, de marca branca - Troquei as anteriores Zéfal Spring por umas em carbono, que pesam 21g por unidade. Já nem me recordo do peso exacto das Zéfal, mas creio que rondava os 45-50g. Foi mais uma melhoria assinalável.


- Apertos de roda

Planet-X em titânio com alavanca em carbono - Tinha encomendado uns no ebay com alavanca em alumínio, com peso anunciado de 77g o par, mas depois vi estes em promoção, com um peso de 44g o par, e não resisti. Na foto abaixo ainda não estavam montados, mas agora já se encontram no lugar.
Os que eu tinha nas Elite pesavam 190g! Redução de 146g nesta modificação.


- Cassette

Campagnolo Record Ti / Aço - Ainda não a instalei, mas deve estar a chegar. Deverá permitir uma redução de 62g em relação à minha Centaur.



Após instalada a cassette o peso final deverá ser de 7270g, com pedais, claro. Há algo que está a pesar mais do que devia, porque pelas minhas contas a bicicleta deveria pesar bastante menos com os componentes que tenho, de qualquer forma já apresenta um valor interessante e o mais importante é que tem um excelente comportamento e uma estética ao meu gosto.


Comprei ainda um bidão da Campagnolo 750ml, para combinar com o que já tinha de 500ml. Ficam bonitos no quadro. :D

A próxima alteração será trocar o desviador da frente, que foi instalado para desenrascar (Veloce), por um Record. Mais tarde o Deda Newton será substituído por algo mais leve. Uma escolha provável será o 3T Rotundo Team.
Depois disso espero não lhe mexer mais tão cedo.

Daqui a uns anos instalo um grupo Super Record 11, quando estiverem acessíveis no mercado de usados. :D

Mais tarde tiro umas fotos num local mais agradável, pois esse não valoriza muito a bicicleta, já que o branco morre demasiado com o fundo. É apenas para terem uma ideia.



Os travões antes da montagem:

mg6678d.jpg



A montagem actual:

mg6725m.jpg
 
Last edited:

Fevereiro

Member
Bela montada que aqui está :) .
Quando puderes dá feedback desses travões, podero montar os mesmos, mas ando a adiar a compra porque não tenho nenhuma info deles.
 

fuel100

New Member
Só te posso dizer uma coisa:
A bicicleta está liiiinda, das mais lindas do forum, em minha opinião.
As rodas, são a cereja no topo do bolo.
 

jimlizard

Member
Fevereiro, respondi-me à mensagem privada, onde fiz a referência aos travões. Não há muito a acrescentar, excepto que têm travagem equivalente a bons travões da Shimano ou Campagnolo, mas com um peso bem mais reduzido.

fuel100, obrigado pelo comentário. Também acho que são muito bonitas e um dos meus modelos favoritos dentro das clincher. Embora só possa falar bem das Elite, este quadro precisava de um modelo italiano de qualidade. :)
 

fogueteiro

Active Member
Jimlizard,

em relação à cassete, pondera bem. Apesar de ser Record, pode ser que ganhes em peso e percas em qualidade.

De resto nada a apontar... só a gabar. Parabéns
 

jimlizard

Member
Obrigado pela opinião fogueteiro, mas posso perguntar qual o motivo da observação em relação à cassette? Supostamente uma Record em titânio e aço será sempre melhor que uma Centaur em aço. Às vezes até pode nem compensar o investimento, mas pior nunca será, creio eu. :)
 

fogueteiro

Active Member
Se for em aço, não há nada a apontar. Não é que tenha experiência, mas já estive com uma casste em titânio na mão e na verdade aquilo é uma pena, mas pelo que tenho lido e ouvido de utilizadores desse material na engrenagem, aquilo parece que não dura assim tanto quanto devia, sobretudo para quem não tem patrocínios. É a única ressalva que coloco.
 

jimlizard

Member
De facto acho que estou enganado, pois estive a fazer uma pesquisa.
De qualquer forma, apesar da existência de modelos totalmente em titânio, esta apenas tem a parte superior, ou seja, é aquela que sofre menor desgaste, já que as forças estão distribuídas por um maior número de dentes. Desta forma talvez o desgaste no geral até acabe por ser mais uniforme.
Os modelos totalmente em titânio é que devem durar bastante menos, daí não serem um bom investimento para a maioria, tal como indicaste. :)
 

ALNM

Member
A tua Willier está muito, muito bonita. Ficou bem melhor com as fitas em preto.
Quando trocares os desviadores (o de trás também) por Super Record verás que, em termos estéticos tudo muda para melhor porque no SR dominam os negros e o carbono. Claro que o preço conta e em termos de desempenho não é significativamente diferente.

Suponho que o grupo é de 10 velocidades, certo? Nesse caso o pedaleiro Chorus não será novo, é assim? É que na fotografia os pratos não parecem tão negros como ao vivo.

O peso não me parece exagerado para os componentes que tens. Para desceres dos 7 kg tens de considerar investimentos bem maiores e ser muito exigente com cada um dos componentes. Mas não me parece exagerado.

No que respeita às rodas, acho que não encontrarias melhor em alumínio e de pneu. Em termos de peso estão entre as mais leves de pneu (mesmo consederando as de carbono). Mas não é só a aerodinâmica e o baixo momento de inércia que vais sentir, também o rolamento. Tenho curiosidade em relação ao comportamento dos tubulares.

Boa sorte!
:)
 

Burning Dogma

New Member
Também acho que o peso está normal para os componentes que tens. A pedaleira não é de eixo integrado, podes sempre poupar algumas gramas aí, por exemplo.

Quanto à cassete, como foi dito, as cassetes de titânio duram menos que as de aço, cerca de metade dos km. Menos mal, que essa tem os carretos pequenos em aço pois são os que se desgastam mais rapidamente, mas se estiveres a pensar em meter altas kilometragens na máquina, quando gastares essa mete uma Chorus ou uma Centaur que é melhor aposta.

De resto só posso dizer que tenho uma inveja (saudável ;) ) da grande máquina que aí tens! Boa sorte com ela ;)
 

consciouness

Active Member
Não há qualquer problema em usar uma cassete record em termos de durabilidade. Os problemas de desgaste em cassetes existem se forem em ergal. Cassetes tipo Miche, Tiso,etc, são extremamente leves(120g), mas a cassete fica inutilizada ao fim de pouco tempo. Campagnolo record, se trocares de corrente quando deve ser, não há qualquer problema.
 

paradawt

Moderador
Estive cuidadosamente a ler a tua última análise à máquina.

As opções que tomaste foram bem escolhidas. Como disse o fuel100 as rodas são a cereja no topo do bolo.

Os negros acho que são a melhor escolha porque o quadro tem cores bastante alegres e como tinha dito anteriormente, assim todo o conjunto de componentes deixa que a beleza do quadro brilhe. E os componentes continuam a ser bonitos e a encaixar de uma forma perfeita.

Tens aí um grande projecto, desejo-te muitos kms em cima do avião.

Abraço!
 

rjcm78

Member
Parabéns pela excelente máquina...parece-me que conheço essas rodas de algum lado.

Off-topic:

Já deu para perceber que percebe bastante de fotografia...Já agora na foto da bike montada, onde é que ela está amparada? É que não vejo nenhum suporte.

Foi Photoshop? É que as fotos com alternancia na côr dos pneus é exactamente a mesma...a risca vermelha foi pintada.
 
Last edited:
Top