Fogueteiro, foi precisamente isso que notei nos primeiros Km's, mas agora até me sinto mais confortável nela do que na minha anterior bicicleta, que tinha quadro 52. O 54 parece-me mais adequado para mim.
Esta semana já lhe fiz 250Km, em que 100 foram feitos ontem, e não tenho quaisquer dores. O que estava a prejudicar era o avanço de 110mm, que entretanto foi trocado por um de 90mm.
Depois de já ter andando bastante mais com ela, posso dizer que o quadro é extremamente rígido e tem uma agilidade que o anterior não tinha. É fácil apontar a bicicleta para a curva seguinte com um pequeno movimento do corpo e a reacção é imediata.
Em descidas sinto-me muito mais confiante, no piso irregular o conforto está noutro nível em relação ao alumínio e a pedalar em pé nota-se que mais energia é aproveitada.
Desde a última foto, fiz as seguintes modifcações:
- Rodas
Campagnolo Shamal Ultra 2 Way - Vieram com pneus Hutchinson Atom tubeless atrás e Deda Tre HST na frente. O Hutchinson é um dos tubeless mais leves que há, com 270g, o que acaba por ser semelhante ao meu anterior Pro3 + câmara de ar. Supostamente aproxima-se imenso de um tubular a rolar e talvez na próxima mudança coloque dois destes. O Deda tem um fantástico peso de 180g, ou seja, ainda menos 20 que o Pro3.
Não notei perda na estabilidade, mas talvez o mérito também seja das Shamal.
As rodas são fantásticas a subir, embora as Elite que tinha fossem também boas. Parecem-me ser mais aerodinâmicas, pois sinto que consigo ganhar velocidade mais facilmente nas descidas, e a rigidez não poderia ser melhor. Os cubos são extremamente silenciosos, mas produzem uma sonoridade que acho agradável.
Por fim, acho que são lindíssimas e combinam na perfeição com esta bicicleta.
- Selim
Fizik Arione CX Carbon Braided - Anteriormente tinha um Arione Titanium e não notei uma grande perda no conforto. Confesso que é ligeiramente mais duro e apercebi-me disso nas primeiras voltas, mas agora não noto o mais pequeno problema. A geometria é a mesma e dou-me muito bem com ele. O anterior tinha uma risca cinza no meio e este, sendo todo preto com pequenos detalhes em vermelho, fica mais harmonioso no conjunto. Na balança acusou menos 50g do que a versão em titânio.
- Avanço
Deda Zero 1 90mm - É um avanço barato, mas não deixa por isso de ser uma óptima opção. É um dos mais leves em alumínio e acho que é realmente muito bonito. O preto e branco combina na perfeição com o quadro. Poupei 50g em relação ao anterior Quattro 110mm.
- Travões
Planet X CNC Ultralight - Eram os travões do Duchene e estou muito satisfeito com eles. Não travam melhor que os meus anteriores Veloce, mas também não esperava que travassem, pois já eram muito bons. No entanto pesam apenas 200g o par, o que deve ter reduzido umas 140g ao peso final. Também os acho muito bonitos e gosto de os ver na bicicleta.
- Grades de bidão
Em carbono, de marca branca - Troquei as anteriores Zéfal Spring por umas em carbono, que pesam 21g por unidade. Já nem me recordo do peso exacto das Zéfal, mas creio que rondava os 45-50g. Foi mais uma melhoria assinalável.
- Apertos de roda
Planet-X em titânio com alavanca em carbono - Tinha encomendado uns no ebay com alavanca em alumínio, com peso anunciado de 77g o par, mas depois vi estes em promoção, com um peso de 44g o par, e não resisti. Na foto abaixo ainda não estavam montados, mas agora já se encontram no lugar.
Os que eu tinha nas Elite pesavam 190g! Redução de 146g nesta modificação.
- Cassette
Campagnolo Record Ti / Aço - Ainda não a instalei, mas deve estar a chegar. Deverá permitir uma redução de 62g em relação à minha Centaur.
Após instalada a cassette o peso final deverá ser de 7270g, com pedais, claro. Há algo que está a pesar mais do que devia, porque pelas minhas contas a bicicleta deveria pesar bastante menos com os componentes que tenho, de qualquer forma já apresenta um valor interessante e o mais importante é que tem um excelente comportamento e uma estética ao meu gosto.
Comprei ainda um bidão da Campagnolo 750ml, para combinar com o que já tinha de 500ml. Ficam bonitos no quadro.
A próxima alteração será trocar o desviador da frente, que foi instalado para desenrascar (Veloce), por um Record. Mais tarde o Deda Newton será substituído por algo mais leve. Uma escolha provável será o 3T Rotundo Team.
Depois disso espero não lhe mexer mais tão cedo.
Daqui a uns anos instalo um grupo Super Record 11, quando estiverem acessíveis no mercado de usados.
Mais tarde tiro umas fotos num local mais agradável, pois esse não valoriza muito a bicicleta, já que o branco morre demasiado com o fundo. É apenas para terem uma ideia.
Os travões antes da montagem:
A montagem actual:
Esta semana já lhe fiz 250Km, em que 100 foram feitos ontem, e não tenho quaisquer dores. O que estava a prejudicar era o avanço de 110mm, que entretanto foi trocado por um de 90mm.
Depois de já ter andando bastante mais com ela, posso dizer que o quadro é extremamente rígido e tem uma agilidade que o anterior não tinha. É fácil apontar a bicicleta para a curva seguinte com um pequeno movimento do corpo e a reacção é imediata.
Em descidas sinto-me muito mais confiante, no piso irregular o conforto está noutro nível em relação ao alumínio e a pedalar em pé nota-se que mais energia é aproveitada.
Desde a última foto, fiz as seguintes modifcações:
- Rodas
Campagnolo Shamal Ultra 2 Way - Vieram com pneus Hutchinson Atom tubeless atrás e Deda Tre HST na frente. O Hutchinson é um dos tubeless mais leves que há, com 270g, o que acaba por ser semelhante ao meu anterior Pro3 + câmara de ar. Supostamente aproxima-se imenso de um tubular a rolar e talvez na próxima mudança coloque dois destes. O Deda tem um fantástico peso de 180g, ou seja, ainda menos 20 que o Pro3.
Não notei perda na estabilidade, mas talvez o mérito também seja das Shamal.
As rodas são fantásticas a subir, embora as Elite que tinha fossem também boas. Parecem-me ser mais aerodinâmicas, pois sinto que consigo ganhar velocidade mais facilmente nas descidas, e a rigidez não poderia ser melhor. Os cubos são extremamente silenciosos, mas produzem uma sonoridade que acho agradável.
Por fim, acho que são lindíssimas e combinam na perfeição com esta bicicleta.
- Selim
Fizik Arione CX Carbon Braided - Anteriormente tinha um Arione Titanium e não notei uma grande perda no conforto. Confesso que é ligeiramente mais duro e apercebi-me disso nas primeiras voltas, mas agora não noto o mais pequeno problema. A geometria é a mesma e dou-me muito bem com ele. O anterior tinha uma risca cinza no meio e este, sendo todo preto com pequenos detalhes em vermelho, fica mais harmonioso no conjunto. Na balança acusou menos 50g do que a versão em titânio.
- Avanço
Deda Zero 1 90mm - É um avanço barato, mas não deixa por isso de ser uma óptima opção. É um dos mais leves em alumínio e acho que é realmente muito bonito. O preto e branco combina na perfeição com o quadro. Poupei 50g em relação ao anterior Quattro 110mm.
- Travões
Planet X CNC Ultralight - Eram os travões do Duchene e estou muito satisfeito com eles. Não travam melhor que os meus anteriores Veloce, mas também não esperava que travassem, pois já eram muito bons. No entanto pesam apenas 200g o par, o que deve ter reduzido umas 140g ao peso final. Também os acho muito bonitos e gosto de os ver na bicicleta.
- Grades de bidão
Em carbono, de marca branca - Troquei as anteriores Zéfal Spring por umas em carbono, que pesam 21g por unidade. Já nem me recordo do peso exacto das Zéfal, mas creio que rondava os 45-50g. Foi mais uma melhoria assinalável.
- Apertos de roda
Planet-X em titânio com alavanca em carbono - Tinha encomendado uns no ebay com alavanca em alumínio, com peso anunciado de 77g o par, mas depois vi estes em promoção, com um peso de 44g o par, e não resisti. Na foto abaixo ainda não estavam montados, mas agora já se encontram no lugar.
Os que eu tinha nas Elite pesavam 190g! Redução de 146g nesta modificação.
- Cassette
Campagnolo Record Ti / Aço - Ainda não a instalei, mas deve estar a chegar. Deverá permitir uma redução de 62g em relação à minha Centaur.
Após instalada a cassette o peso final deverá ser de 7270g, com pedais, claro. Há algo que está a pesar mais do que devia, porque pelas minhas contas a bicicleta deveria pesar bastante menos com os componentes que tenho, de qualquer forma já apresenta um valor interessante e o mais importante é que tem um excelente comportamento e uma estética ao meu gosto.
Comprei ainda um bidão da Campagnolo 750ml, para combinar com o que já tinha de 500ml. Ficam bonitos no quadro.
A próxima alteração será trocar o desviador da frente, que foi instalado para desenrascar (Veloce), por um Record. Mais tarde o Deda Newton será substituído por algo mais leve. Uma escolha provável será o 3T Rotundo Team.
Depois disso espero não lhe mexer mais tão cedo.
Daqui a uns anos instalo um grupo Super Record 11, quando estiverem acessíveis no mercado de usados.
Mais tarde tiro umas fotos num local mais agradável, pois esse não valoriza muito a bicicleta, já que o branco morre demasiado com o fundo. É apenas para terem uma ideia.
Os travões antes da montagem:
A montagem actual:
Last edited: