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Wilier Le Roi - Team Lampre

jimlizard

Member
Editado: Montagem finalmente completa, com foto na página 2!


Recentemente abri um tópico a falar na possibilidade de comprar este quadro e finalmente hoje chegou, bem como alguns componentes extra.
A bicicleta ainda não está montada, como tal este tópico não passa de um "teasing" nesta fase, mas espero em breve poder colocar fotos da montagem completa e colocar as primeiras impressões, pois esta é primeira bicicleta de carbono que tenho.
Amanhã levarei tudo à loja habitual, incluindo a minha actual Dynatek Leonardo, para retirar parte dos componentes.


Quadro - Wilier Le Roi (2008) - Este modelo tem uma série de vitórias no currículo, entre as quais o ouro de Alessandro Ballan na prova de estrada do campeonato do mundo de 2008, a prata do Damien Cunego no mesmo ano, e duas vitórias no Giro di Lombardia conseguidas por este último.
Obviamente teriam ganho com qualquer outra bicicleta, mas são sempre factos interessantes.

Este quadro é reconhecido por ser bastante polivalente, com boa performance na montanha, no contra-relógio ou num sprint.
Segundo algumas fontes que encontrei, passou o teste de fadiga alemão EFBe com classificação "Top Performance" e foi o terceiro quadro a consegui-lo. Na época, foi o segundo com um peso inferior a 1000g, em que o primeiro foi o Scott CR1.

Esteticamente eu considero bastante apelativo, pois tenho preferência por geometrias clássicas e aprecio a decoração da Lampre.

Opinião pessoal em relação ao comportamento ainda não tenho, e convém frisar uma vez mais que venho de um quadro em alumínio, mas logo que possível partilharei as primeiras impressões.


Quanto aos restantes componentes:


Pedaleiro - Campagnolo Chorus CT carbon 50-34 - Venho de um Veloce 53-39, que em conjunto com a minha cassete 11-23, pode ser uma tortura numa Senhora da Graça, por exemplo, por isso espero que o conforto nas subidas mais fortes aumente bastante com esta alteração. Tenho ao mesmo tempo um pouco de receio que a diferença seja demasiado grande e que o prato de 34 se torne pouco prático noutro tipo de utilização, mas em último caso troco por um intermédio de 36.


Desviador da frente - Encomendei um Campagnolo Record Titanium / Carbon, mas enganei-me no diâmetro da abraçadeira. Entretanto comprei um Veloce ao amigo ALNM, para desenrascar até adquirir outro Record no tamanho correcto.


Desviador traseiro - Campagnolo Centaur Carbon - Adquirido também ao ALMN, do grupo antigo retirado da Bianchi. A minha intenção era comprar um Record ou Chorus, mas este já me parece bastante bom e sempre deu para poupar algum dinheiro.


Manípulos - Campagnolo Record Carbon QS


Travões - De momento tenho uns Veloce para montar, mas em princípio conseguirei em breve o negócio de uns Record, de geração anterior aos Skeleton, em preto.


Rodas - Mavic Ksyrium Elite de geração anterior à actual. Já fiz muitos Km's com elas e não tenho qualquer razão de queixa. São bastante leves para o preço e muito resistentes.


Pneus - Michelin Pro Race 3 - Comprei há pouco o meu segundo par, por isso tenho de os utilizar, mas na próxima mudança o vermelho será trocado pelo preto, pois esta cor não deve combinar bem com o quadro. A maioria das pessoas conhece bem o modelo, por isso não há muito a dizer. Se tirarmos o facto de se gastarem rapidamente, são fantásticos a todos os níveis. Há quem se queixe de serem um pouco frágeis e fáceis de furar, mas tive apenas um furo com eles em muitos Km's. Mesmo na lona aguentaram-se bastante bem.


Pedais - Look Kéo Carbon - Apenas fiz 80Km com eles, pois comprei-os há dois dias, mas achei que foram um excelente "upgrade" em relação aos Look CX-6 que tinha, no peso e mesmo no conforto. São ligeiramente mais leves que os novos Kéo 2 Max Carbon.


Espigão - Ritchey Carbon Pro - A versão que adquiri é de 400mm, mas isso é extremamente exagerado para mim. Vou cortá-lo, para poupar algum peso.


Selim - Fizik Arione Titanium - É muito confortável e adoro-o, mas vou em princípio trocar pelo CX Kium ou CX Carbon. Espero que não exista compromisso no conforto e não me venha a arrepender.


Avanço - Tenho neste momento um Deda Quattro da minha actual bicicleta para montar, mas vou adquirir um Zero 1. É um modelo acessível, mas com 129g apenas (versão de 100mm), parece-me uma boa opção e permite-me poupar algum peso. A principal razão para a troca deve-se ao tamanho. O quadro que eu tinha era 52 e este é 54. De forma a manter uma posição mais confortável e familiar, irei em princípio passar dos 110mm para os 90mm.


Guiador - Deda Newton Anatomic - Não é um guiador de topo, mas é bastante leve e gosto dele. Se fosse agora não compraria anatómico, mas na altura surgiu a oportunidade deste e não hesitei.


Cabos - Jagwire - Sempre utilizei desta marca e não pretendo mudar, já que o bom feedback parece ser geral.


Apertos rápidos - Em titânio, de marca branca, com 77g o par.


Enquanto não tenho a montagem completa, deixo uma foto rápida que tirei agora, com alguns dos novos componentes:



mg6618.jpg
 
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jimlizard

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É melhor não desobedecer à moderação, por isso podem contar com fotos depois do fim de semana. :D

Esta manhã já deixei o quadro na oficina, amanhã levo lá os desviadores e no final da tarde estará pronta.
Estava agora com um dilema, que é a escolha da fita. Neste momento o guiador tem fita branca e era esta a cor mais utilizada nas bicicletas da Lampre, embora também utilizassem preto e às vezes azul.
A minha ideia era manter o branco na fita e trocar o meu Fizik actual preto por um CX Carbon branco. Agora mudei de ideias e acho que a fita preta dá um ar mais sóbrio e agressivo ao conjunto, até porque o quadro já tem cor suficiente. Para além disso a branca suja-se demasiado. A azul também não me desagrada, mas creio que não têm nenhuma na loja com uma cor semelhante à do quadro.
No caso do selim, também já estou mais virado para o preto, embora não vá rejeitar um branco se surgir uma boa oportunidade.

Aqui ficam fotos com as 3 cores de fita. Agradeço opiniões, embora neste momento esteja com inclinação para a preta.

1228467481s0.jpg


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SLM

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Parabéns pela aquisição, o quadro é lindo! Qualquer uma das combinações me parece bem. Dito isto ia para a preta. Prático, discreto e, neste caso, mais barato.
 

Burning Dogma

New Member
Que tal o selim branco e a fita preta? Eu sei que as regras dizem que devem ser da mesma cor mas a verdade é que o quadro tem muito preto na frente e muito branco atrás e assim combinaria melhor.
 

jimlizard

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Obrigado pelas vossas opiniões!
Depois de muita reflexão, optei pelo preto. Enviei mensagem ao mecânico da loja e disse-lhe para colocar fita preta, estilo carbono. O meu irmão tem uma igual e é muito discreta, simplesmente tem um ligeiro brilho, proporciona uma aderência fantástica e é muito fácil de limpar. Como o preto da bicicleta é carbono visível e não tinta, acho que é capaz de combinar bem. Para além disso venho de fita branca e sinto algumas saudades do ar discreto e agressivo que uma fita preta proporciona.
Quanto ao selim, continuo dividido, por isso vou aproveitar a primeira boa oportunidade que surgir no ebay, seja branco ou preto, embora no segundo se note menos a sujidade. :)
 

paradawt

Moderador
Grande quadro sem dúvida...

E o grupo dispensa apresentações!

Quanto às cores, eu deixava mesmo o selim em preto e fitas pretas. Assim todas as cores do quadro saem destacadas. Ganha outra beleza na minha opinião!

Cumprimentos.
 

jimlizard

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Tinha escrito um texto enorme e quando cliquei no botão para postar desapareceu tudo. Ainda por cima a informação perde-se ao retroceder no navegador...
Tenho o hábito de copiar o texto antes, por segurança, mas desta vez falhei, com a pressa.
Como estou sem tempo, vou ser muito breve agora.
Agradeço as opiniões em relação à fita e, como já tinha dito, optei pela preta em carbono, que é discreta e combina bem com os manípulos.
Os pneus são os vermelhos que comprei novos há dias, por isso não irei trocar para já. Fiz no entanto um ajuste rápido em photoshop, que coloco abaixo, e sem dúvida que o preto nos pneus dá um realce bem superior ao quadro. O vermelho tolero e não desgosto, já que pelo menos mantenho as cores de Itália.

Os travões ainda são os Veloce, pois não consegui os tais Record, mas ando a pensar numa alternativa leve e acessível, sobre a qual falarei mais tarde noutro tópico.
Faltam os apertos em titânio, que ainda não chegaram, e há algumas alterações por fazer.

Só fiz 15Km hoje porque chovia demasiado, por isso é cedo demais para análises, mas adorei a bicicleta neste mini teste. Falarei sobre isso quando a testar devidamente.

Fogueteiro, mais logo envio-te mensagem privada sobre isso, pois tenho de sair. :)


wilier.jpg


Com os pneus em preto:

wilierblack.jpg
 

super.byke

New Member
humm... com pneus em preto fica melhor, agora vai o photoshot e coloca o selim e o avanço em branco e vais ver como fica mais "alegre"!!!
Se esta é a tua bike, o selim parece muito "à frente" no espigão... isto é sinónimo de que o quadro é grande... um espigão sem seat back se calhar ficava melhor ;)
Quanto aos apertos rápidos, eu comprei da PlanetX (42g, depois de ver que o Duchene o tinha comprado) e estou muito contente pois são BBB (bons, bonitos e baratos) :)
Tens um bike muito fixe :)
 

jimlizard

Member
Também prefiro os pneus em preto, mas prefiro igualmente o selim e o avanço nessa cor.
Acho que já há cor que chegue no quadro. :)

Quanto ao selim, ainda não ajustei definitivamente, mas quando colocar um avanço um pouco mais curto já tenho mais margem para recuar. Estava com ideia de passar de 110mm para 90mm, mas depois de experimentar hoje, creio que o 100mm será um bom compromisso. Tenho de experimentar melhor.
O quadro é um 54 e eu tenho 1.74m. Fiz também a medição da altura do chão ao osso púbico e creio que este é o tamanho mais adequado para mim, pelo menos de acordo com algumas fontes. Sei que muita gente prefere um quadro mais pequeno, por ser mais leve e por permitir um aspecto mais agressivo, com o espigão alto, mas muitas vezes acabam por ter de subir demasiado o guiador para ter conforto.
Não me sentia pior com o 52 que tinha, mas creio que este está bem. O tempo o dirá... :)

Esses apertos parecem-me muito bons, mas agora já encomendei um par no ebay e o peso de 77g para os dois não está mal.
Da Planet-X queria era comprar uns travões como os do Duchene, mas na versão "forged", mais acessível. Como não encontrei à venda, estou a pensar nuns July com 225g que há no bike24.

Entretanto comprei também uns suportes de bidão em carbono, com 21g cada um. Sempre dá para poupar 50g em relação aos que tenho agora.
Nos travões poupo cerca de 100g se optar pelos que referi. No avanço retiro mais de 40g. Nos apertos nem sei, mas será bastante.
O espigão será radicalmente cortado, pois é de 400mm.
Se juntarmos o desviador da frente Record e o novo selim, ainda será uma redução aceitável em relação ao que se vê nas fotos.
 
Last edited:

rodd

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Boas,

Bike muito bonita, sim Sr.

Em relação aos pneus, na minha opinião, os pretos ficam melhor no conjunto. Outra opinião, mas tardia, pois já está escolhido e montado, é em relação ao selim e às fitas. Gostei do branco, apesar de ter aspectos negativos, como o sujar-se com maior facilidade. Ficava melhor o conjunto selim/ fitas em branco. Opinião pessoal, é claro... :)

Abraço,
Luís
 

SLM

New Member
Que classe! Eu deixava ficar o preto (nos pneus, fita e selim). Fica mais discreto, mas evita distrações sobre o que de mais bonito tens nessa montagem: o quadro!
 

fogueteiro

Active Member
Reafirmo a minha opinião anterior. Gosto muito da tua bicicleta.

Não lhe mexia em nada e como gosto muito do preto, até a fita não trocava.

O facto de teres ido para um quadro maior, prepara-te porque o teu corpo vai reagir. Vai ter que esticar mais um bocadinho e não vai gostar muito. Aconteceu isso comigo, mas ao final de uns kms já estava tudo bem.
 
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