• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Vou... ou não vou...(Troia-Sagres)?

Status
Not open for further replies.

micropterus

New Member
Boas...ando com um dilema. Com a vossa ajuda pode ser que me resolva...
Ando tentado a ir ao Troia-Sagres deste ano. Por um lado acho que é um pouco cedo e seria aconselhável mais um ano de preparação, por outro lado...não sei...
Desde miúdo, sempre andei de bicicleta de uma forma mais ou menos intermitente e já fazia "BTT" quando ainda nem existia esse termo..eheh
Nos últimos anos desleixei-me com o desporto e por ter deixado de fumar (foi extremamente difícil, mas já lá vão mais de 3 anos) compensei a falta de tabaco com doces, gorduras, petiscos e afins...resultado: um dia achei que estava muito gordo e fui-me pesar! Quando vi o resultado, foi como se tivesse levado um par de tabefes! 100KG!!
Nunca, mas nunca tinha estado tão gordo! Decidi por termo á "banha" e depois de muita pesquisa, decidi comprar uma bike de estrada e ter mais cuidado com a alimentação. Comprei uma bike equipada com 105 (até porque o orçamento não dá para muito mais) e até agora já perdi 15kg, ambicionando perder mais uns 5 ou 6...
Visto ter estado parado alguns anos comecei a dar voltas curtas e nas calmas, porém, com o tempo o vício começou a "entranhar" e com o decorrer, fui pesquisando mais em relação a cadências, treino de intervalos, metodologias de treino, etc e aos poucos tenho melhorado muito.
Normalmente, ando 3 ou 4 vezes de bike por semana, alternando subidas (arrábida), com voltas a rolar, fazendo 250/260km por semana, reservando a volta maior para o fim de semana e a rolar (volta entre os 100km e os 140km-vendas novas, alcácer,etc).
Nas voltas de 130/140km, vou ao meu ritmo, só puxando um bocado quando me consigo "colar" a algum grupo que vá com medias próximas da minha, contudo e apesar de levar bananas, algumas bolachas e um gel ou outro (lá mais para o final quando o meu ritmo começa a abrandar), chego no final com a sensação de que já não fazia muitos mais km...talvez a falta de fazer uma paragem mais a sério com bifana eheh????...praticamente faço essas minhas voltas maiores sem parar (só para umas mijas) e a solo.
Já tendo constatado que é muito mais fácil rolar quando se vai em grupo, penso que não seria muito difícil de me "colar" a algum grupo, durante o caminho (Troia-Sagres), contudo, não sei se terei ainda de melhorar a minha média, que é exasperadamente lenta em comparação a muitos users aqui do fórum...fico-me entre os 23km/h e os 26/27km/h consoante o tipo de percurso...sempre a solo...
Li com atenção o relato do user Diogo de Loures (Histórias-Troia Sagres)e acho que ele referiu o facto de ter umas rodas leves (??). Será um dos pontos que vou também ter de melhorar na bike, pois tenho as rodas de origem, cujo par (sem pneus e camara)pesam 2429gr. Ando tentado (se os chulos para os quais me prostituo, me devolverem o subsídio de férias em novembro:mad:) a comprar umas ksyrium elite s (1520gr). Acho que iria notar a diferença de menos quase meio quilo em cada roda?:rolleyes:
Não sei...vou...ou espero mais um ano para limar arestas...?
Penso que um dos erros que eu faço, consiste na quase inexistência de paragens em voltas de mais de 100km e quem sabe na falta de uma bifanazita...não?
Ok...eu sei que os pros fazem bem mais sem parar, mas para o comum mortal, penso que é benéfico fazer algumas paragens pelo caminho...?
Vá...ajudem-me lá a decidir...
 

Nolimits

Member
Vou-te ser muito sincero....
Nem tudo o que se escreve nos foruns deve ser levado a sério,e claro que há outros assuntos em que não é preciso ser um mago em quântica, para ver que rolas muito mais facil com umas rodas de 1500grs do que com umas de 2500grs.....
Ouve-te a ti proprio em relação ao ires ou não ao troia/sagres,independentemente de tudo,da bike,da tua forma fisica,do teu estado psicológico,do clima que estiver no dia,dos kilometros, é sempre um REAL empeno......
Há muitos grupos,muita gente,muitos andamentos,de certeza que encontras alguém com um ritmo semelhante ao teu.........e se tens no pensamento,ou o sonho de fazer o troia/sagres, força nas pernas e arranca, mas lembra-te do que te vou dizer, não é como se começa mas sim como se acaba.......

Cumps,e pode ser que nos vejamos para lá
 

Jusko

New Member
Eu comecei a andar à 6 meses e vou com 4000km desde ai, pesava 82 e actualmente estou com 77, só ando aos fins de semana voltas na casa dos 100/120 km, a volta mais longa que fiz foi 148km e esta semana subi a Serra da Estrela.

micropterus, pelo que li estás mais que preparado, e quanto às rodas na minha opinião qualquer umas servem, mas se queres mesmo comprar uma rodas penso que as mais adequadas para a tua zona e para um Troia-Sagres são as do tipo Cosmic e não as Ksyrium.

E sendo assim, espero encontrar-te pelo caminho do Troia-Sagres deste ano!
 

alcides

New Member
Também acho que estás no bom caminho... se fazes voltas de 130/140km é suficiente para a preparação, deves é continuar e insistir um bocadinho mais a cada volta. O desafio Tróia-Sagres tem um grande factor psicológico, vais estar muitas horas em cima do selim, vais-te perguntar o que é que estás ali a fazer, vais desesperar com as longas rectas, vais-te sentir a fraquejar depois de ultrapassares a tua maior distância até aí percorrida, mas se tiveres determinação vais chegar lá a baixo e vais sentir que valeu a pena. Um conselho, arranca 1h antes do grosso da volta, começa muito devagar para fazeres um bom aquecimento e mais tarde à medida que os grupos forem te apanhando aí tenta encontrar um que aguentes o ritmo.
 

Murplatina

Active Member
Boas,

Conheço pessoal q fez o Audace Porto-Lisboa, apenas com treinos ao fim de semana, isso claro que depende do ritmo que metes, mas eu diria que se fores calmo consegues fazer o Troia-Sagres.
 

Murplatina

Active Member
Também acho que estás no bom caminho... se fazes voltas de 130/140km é suficiente para a preparação, deves é continuar e insistir um bocadinho mais a cada volta. O desafio Tróia-Sagres tem um grande factor psicológico, vais estar muitas horas em cima do selim, vais-te perguntar o que é que estás ali a fazer, vais desesperar com as longas rectas, vais-te sentir a fraquejar depois de ultrapassares a tua maior distância até aí percorrida, mas se tiveres determinação vais chegar lá a baixo e vais sentir que valeu a pena. Um conselho, arranca 1h antes do grosso da volta, começa muito devagar para fazeres um bom aquecimento e mais tarde à medida que os grupos forem te apanhando aí tenta encontrar um que aguentes o ritmo.

Boas,

Sim tb acho q a parte psicológica é o outro grande desafio, se fores na conversa com um companheiro ou simplesmente conseguires apreciar a paisagem torna-se mais fácil.
 

micropterus

New Member
Obrigado pelas respostas. Relativamente a não levar muito a sério o q se diz nos fóruns, eu dou sempre um desconto, pois por vezes quem conta um conto, aumenta um ponto:)
Quanto às rodas...bem...não sei até q ponto umas rodas mais leves (no caso com menos meio quilo em relação às rodas q tenho) vão-me fazer andar mais depressa com o mesmo esforço. É claro sendo mais leves e mais rígidas o rendimento da pedalada é maior, traduzindo-se numa maior velocidade...mas...aumentam de forma geral a média em quê? 1km/h? 2km/h?...mais...? Não posso fazer qualquer comparação, pois de todas as bicicletas que tive até hoje, a que tenho actualmente (de estrada) é a mais leve (ou menos pesada). Desde o ano passado é q comecei a levar o ciclismo um pouco mais a sério...
Penso q estou no bom caminho, mas até lá não sei se vou conseguir melhorar, até me sentir apto a chegar a Sagres (de preferência vivo) eheheh
Faço voltas de 130km/140km, mas o ritmo abranda um bocado a partir dos 110/120...penso q tal poder-se-á dever ao facto de não dar importância às paragens (geralmente faço 2 ou 3 paragens de 2 minutos, para as mijinhas...). Tenho de experimentar nas minhas voltas grandes, fazer uma paragem de +-10/15 minutos (para aí nos km's 80 ou 90)...com uns alongamentos suaves e uma bifana ou uma sandocha de presunto...
Jusko, o q te leva a dizer que as Cosmic são mais adequadas às minhas voltas (são mais "aero"...)? Pelo que tenho lido, as Ksyrium Elite são (as S - pois do meu ponto de vista acho q não compensa largar mais uns 300 euros pelas SLS...digo eu...) muito versáteis e resistentes...e pelo preço, penso ser difícil encontrar melhor...ou não?
 

micropterus

New Member
bem...e depois também há o factor idade...sinto-me bem física e psicologicamente (na medida dos possíveis, devido aos bandalhos q nos governam e ás condições do trabalho-que por enquanto ainda vou tendo-que se degradam dia a dia, bem como o ordenado...bem, mas isso seria assunto para outro tópico...) mas já me estou a aproximar dos 50...idade em que já deveria ter juízo, mas que teimosamente me recuso a ter...com moderação, obviamente...
 

angel@

Member
A idade é o menor dos problemas, quando se tem saúde. Ha-de ver quantos users do forum ja ultrapassaram a barreira dos 40, 50 ha bastante tempo e estão aí para rolar muitos quilómetros.
"There's a will, there's a way"
 

gonpalco

Member
Vá...ajudem-me lá a decidir...

O espírito do Troia-Sagres, é ir com bike de BTT.
"O Tróia-Sagres não é uma Organização da Ciclonatur, nem é uma organização sequer. É tão sómente o resultado de um convite que faço aos meus amigos para virem comigo fazer esta ligação por estrada de BTT e ajudarem-me a levar por diante esta minha obstinação anual.
O Percurso do Tróia-Sagres são 200 Kms medidos com um GPS. A bicicleta a utilizar é uma BTT, de 1 ou mais lugares, caracterizada como tal por apresentar: guiador de BTT e apoios no quadro para cantilevers ou travão de disco. Tudo o restante é da livre escolha de cada um."

Disto isto, acho que cada um, vai com o que tem e pode levar, e já houve quem o fez de desdobrável (não uma Brompton, mas uma Dahon).

Sobre o clássico Troia-Sagres, podes ler mais, aqui:

http://www.ciclonatur.pt/gps/index....n=com_virtuemart&Itemid=53&vmcchk=1&Itemid=53

grupo.jpg



O meu Troía-Sagr.... LAGOS!

30-Junho de 2012, decidimos (4) a ir de bike até Lagos. Devido a uma agenda apertada, dado que teríamos de apanhar o Inter-Cidades às 17:00 para vir para Lisboa, decidimos atravessar o Sado e ir até Santo André, onde pernoitamos.

Desta forma, iríamos evitar o stress que poderia sugerir de um qualquer incidente, dando mais que tempo para chegar ao Algarve a tempo de comer qualquer coisa, apanhar o comboio e voltarmos à Capital.

Seguiam 4 bicicletas, 2 tipos: 2 BTT, e 2 Ciclismo. Uma das BTTs com Slicks de 1´ de largura, e a outra com slicks de 2.35´.
Couves, mala, equipamento para o dia seguinte, uns chinelos, roupa para sairmos à noite sem parecermos uns totós (ou pelo menos, não tanto!), um cadeado que pesava uma tonelada.... e já está!
A viagem até Setubal, foi feita a fundo pela Autoestrada onde nos aguardavam já com os bilhetes comprados.
Estacionado o carro, retiramos tudo, e fomos a correr para apanhar o barco.
Diga-se de passagem que é super-simpático e muito agradável (pelo menos de Verão!)

cxfc.jpg


A saída de Troía para Santo André, foi feita sem qualquer problema, e mesmo querendo parar para tirar fotos, o grupo só queria era chegar (parecia que estavam com o Strava Ligado... ahh... pois é, estavam mesmo!)

eo52.jpg


lbye.jpg


dafp.jpg


7ic8.jpg


Antes de chegarmos a Santo André, e vendo que havia tempo para queimar, nada como parar... e saciar a cede!!!!!! :rolleyes:
Chegados ao hotel em Santo André, banho na piscina, jantar à maneira, e... cama!
A ordem era acordar pelas 7:00, mas seguindo a máxima: "na caminha, é que se está bem!", lá descemos para toma o pequeno almoço pelas 7:45, e depois de tudo regularizado, arrancamos pelas 8:30.

hzxg.jpg


jvn0.jpg


De toda a viagem, pessoalmente, a pior parte, foi entre Sines e Porto Covo, onde um vento contra, teimava em nos reter na média dos 25km/h...

tafo.jpg


Paragem obrigatória em Porto Covo, para um café, umas fotos, e arrancar novamente.

A partir de Porto Covo, é simplesmente fantástico.
A temperatura aumentou, e... o grupo não gostava de aguardar pelas fotos...
Decidido a parar para ter um mini-album fotográfico, teve como consequência fazer grandes partes sozinho.
Se ao princípio pensava que poderia ser mau, acabou por ser excelente, por passear e apreciar a viagem, em vez de focar apenas no final (que era chegar!).
E aqui vai a dica: Não é o fim, mas a forma como lá chegamos!

1emf.jpg


Após dobrar a Zambujeira, e olhando para o tempo, vi que ia com tempo a mais e fui rolando... e a pensar na subida que me esperava após Aljezur.
Quando comecei a subir, pensei que iria ser duro, mas rapidamente comecei a ver que com tempo, paciência e vontade, tudo se faz, e lá fui subindo, acabando a subida mais depressa que pensava.

q9oo.jpg


A descida, essa, foi sentir uma explosão de alegria, porque sabia que tinha conseguido, e foi a deslizar, com 2 ou só com uma roda!
Entretanto o GPS+telemóvel usado para fotos, morreram (falta de bateria) e não permitiu gravar o momento de chegada.
Mas podem imaginar: multidão de lado, tudo aplaudir, banda a tocar, cheerleaders junto da berma... acho que o sol está-me a fazer mal... :)

Chegado a Lagos, parei na esplanada, pedi uma imperial, e aguardei pelo resto, que tinha ficado em Aljezur a comprar recordações...

Hoje, o que me vai na memória, são os cheiros intensos à medida que passava pelos campos, a rapidez com que se faz a viagem - fiz N+1 vezes de carro e mota, e pensava que de bike nunca mais lá chegaria - tão errado que estava....
Deu para conhecer mais um pouco de mim próprio, e refletir à medida que avançava nos kms.

Depois de finalizar, ainda havia vontade de pedalar, e essa vontade só começou a passar, quando entramos finalmente no Intercidades... após uma pequena viagem de Regional. Se a viagem de comboio fosse mais barata, sem dúvida alguma que repeteria o passeio.

Relativamente a dureza: não achei que fosse duro, mas lá está, efectuamos no Verão!
Quanto a comidas e bebidas, ia tudo atestado, e estava tudo consciente de comer um pouco mais antes das grandes subidas.

No final, fomos até perto do porto, onde se almoçou à GRANDE!


Se pensas em ir - VAI!
Se pensas que não vais conseguir, pensa mais no que vais conseguir!
Se pensas que é duro, pensa antes nos kms a passar, e a fazer km a km! Como se diz: "As grandes caminhadas, fazem-se pé, depois de pé!"

Embora o evento seja em Dezembro, e não me importe nada de circular com chuva e vento, acho que aqui, todos irão perferir fazer em dias melhores (e menos confusão - mas isso sou eu!)

Boa sorte na aventura! ;)
 

torui

Well-Known Member
Qual o problema de ter 50 anos, conheço um Sr que tem 70 anos de idade e está pronto para as curvas. Gostava de ver alguns jovens na casa dos 20 anos e poucos anos conseguirem andar na roda dele...
 

duchene

Well-Known Member
micropterus

Há aí uma preocupação exagerada com o contexto exterior que te está a tolher. E se bem me recordo não é caso único por cá...

O que interessa a média, se o Troia > Sagres não é uma prova competitiva? O que interessa se A, B ou C termina em menos duas horas, se o prazer que tiramos da viagem e das suas alegrias e dificuldades é exclusivamente nosso? O que interessa tirar meio quilo nas rodas, se levas 50 quilos de pensamentos negativos?

Imagina então que tens 30, 40, 50 pessoas aqui que te dizem que não consegues. O que resulta para ti? Não vais porque te disseram que não consegues, ponto final? Nós é que mandamos na tua força de vontade? Uma coisa são limitações técnicas muito concretas, outra coisa são as ultra elásticas limitações físicas e psicológicas de cada um e que, sinceramente, só descobrimos tentando.

Tens na angel@, que te escreveu mais acima, um exemplo de quem, provavelmente, já terá ouvido "não sei se consegues..." em contexto ciclístico mais vezes do que qualquer um de nós. No entanto ainda há bem pouco tempo pedalou 570km em autonomia e numa só tirada. E não consta que tivesse sido com umas ksyrium elite s...

Por isso faz-te à estrada, ao teu ritmo e com Sagres na mente, que cá estaremos para ler o teu relato no final!
 

angel@

Member
Embora existam muitos fundamentalistas do espírito inicial do TS, para fazer em bike de btt, mas com pneus lisos, cada vez vejo mais participantes em bicicletas de estrada; vi bicicletas dobráveis, de touring, etc.. cada um responde ao apelo de fazer esta viagem anual, com a bicicleta que tem.
 

micropterus

New Member
txiii...50 kg de pensamentos negativos...não chega a tanto duchene...:D
A preocupação da média prende-se com o tempo que levo sentando com a bunda no selim... e até à data não passei das 6 horas lá em cima...
Daí, se comprar umas rodas que me permitam chegar lá mais depressa (juntamente com aumentar aos poucos a minha maior distância nas voltas)...porreiro! Tanto melhor!
Apenas postei este texto, pois penso que os fóruns, permitem-nos (geralmente) aprender com as experiências dos outros. E no que respeita a (pelo menos) bicicletas, tenho eu muito mais a aprender com vocês do que vocês comigo. Se a maioria me dissesse que seria melhor estar mais um ano a pedalar de modo a fazer 160km (nas minhas voltas maiores) de forma relativamente confortável (o que não acontece, pois nas minhas voltas de 140km, já não acabo nas melhores condições...) e só depois avançar para 200km, levar-me-ia a pensar.
Contudo e apesar de agradecer desde já a vossa participação, é claro que a decisão final caberá à minha pessoa.
Mesmo assim, ainda ninguém focou o aspecto das paragens...
O meu obrigado pelas vossas respostas
p.s.- 570km!...é obra, angel@!!
 

Jusko

New Member
Subscrevo na integra o que disse o Duchene...

Acrescento só mais uma coisa, se estas a pensar que as rodas te vão ajudar a chegar a Sagres, esquece.

Quanto as Cosmic, sim são mais para rolar, e já agora junto ao que disse anteriormente uma vez que a idade veio à baila, que tenho 42.
 

iMiguel

Active Member
Boas.

Eu estou como o micropterus, quero fazer uma travessia nas calmas, no entanto não arranjo companhia para fazer tal aventura. O maior problema do pessoal não é tanto o físico, é o psicológico. Comigo já aconteceu várias vezes a cabeça começar a "mandar abaixo" e com apoio de colegas de equipa e/ou outros atletas numa prova, continuei e chegava ao fim. Cansaço? Obviamente que tinha, mas a mente depois de superado o desafio fica com uma liberdade brutal!

Por isso, se queres ir, aproveita!! Não te esqueças é depois de fazer o relato com as devidas fotos ali na secção mais abaixo, nas crónicas ;)
 

Murplatina

Active Member
Boas,

Isso da idade não interessa para nada, o ano passado a subir o Guincho-Azoia apanhei um sujeito e entretanto apeteceu-me "picar" com ele e lá fui na roda, posso-te dizer q suei q nem um animal e custou-me bastante, no topo qd paramos falamos um pouco e qual foi o meu espanto, a idade do senhor estava entre: 60-70(não me lembro da idade exata)!!!!! LOL
Resumindo a idade não diz absolutamente nada e eu levei uma grande lição lolol :D
 
Status
Not open for further replies.
Top