Utilização diaria: Tubular ou Clincher ?

#3
Numa utilização tipo cicloturistica, não faz qualquer sentido nem tem grande utilidade andar de tubular. Até porque a maior parte do pessoal só anda ao domingo.
Agora para competir, sim. Tubular é o melhor para competir. E não é uma questão de gosto, é uma questão de ver as coisas como elas são. Quem já utilizou as duas coisas, sabe muito bem distinguir.
 
#4

Claro amigo, antigamente usava-se pneu com câmara, depois os tempos foram evoluindo e vieram os bayaux (tubulares)e agora os pneus já são melhores!!! então estamos a regredir, ou nem por isso?
Eu não troco os tubulares por nada. Mais leves e troca-se rápido, o pneu se furar e ficar alguma coisa (arame, preguinho pequeno etc) agarrado ao pneu que não se consiga tirar, ao colocar a câmara, esta volta logo a furar. O tubular basta tirar um e colocar outro mesmo sem cola (mas tem que se encher bem para não sair do aro) que dá perfeitamente para acabar a volta e chegar a casa na boa.
 
#5
Sim, concordo em parte. Repara se furares em tubular, longe de casa, tens de ter muito cuidado ao curvar.Não faz sentido baixares o ritmo só por ter medo de descolar um boyaux. Depois o sentido prático das coisas: é verdade que o tubular é só colar.
E o resto? E reparar um boyaux? É prático? Sinceramente de prático não tem nada. Ou deitas os boyaux fora? Ficava-te caro fazeres isso.
Hoje em dia há muitos e bons pneus, fiáveis para treinar, sem ir com medo algum de descolar. É uma solução mais cara que o pneu.
Estamos a falar de pessoas que a maior parte delas anda ao domingo, muitas delas nem sabem o que é um boyaux.
Para competir o melhor é boyaux, em caso de furo há sempre carro de apoio com um boyaux devidamente colado.
 

Morg

Well-Known Member
#6
A minha pergunta não era tanto para os que só andam ao domingo, mas para quem anda quase todos os dias mas que não faz competição. Ou seja faz muitos kms mas não se importa de baixar a média 2/3 km/h se isso implicar baixar os custos.
Quem anda quase todos os dias não costuma usar pneus que têm mais performance mas são quase o dobro do preço de outros semelhantes, opta por pneus com maior longevidade e mais baixo custo. Falo por mim.

Quem tem tubular usa todos os dias da semana? Ou durante a semana anda com outras rodas?

Ouço sempre dizer que quem tem tubular tem que ter outras rodas, é só por causa do vento ou existe mais algum motivo?
 
#7

Cuidado ao curvar tenho sempre porque penso que a cola que lá está de pouco ou nada serve, o que faz o bayaux não sair do aro é a pressão com que ele está cheio (no meu entender claro).
Não reparo bayaux, fura deita-se fora e compra-se outro 23€ mas também não ando a furar todos os dias.
E depois é mais leve= menos atrito, logo rola melhor.
Respeito quem gosta mais de pneu, mas andar com câmaras e desmontas para mim não


Mas mais opiniões serão bem-vindas, mesmo que sejam a favor de pneu, por mim tá-se bem.
 
#9
Morg,

Já alguma vez viste um tubular? Não leves a mal a pergunta, Ok?:eek::eek:

A meia-cana dum aro para bouyaux é mais alta porque como o pneu é colado e não precisa de ter abas altas para "prender" o pneu.

Pessoalmente não vejo nenhuma vantagem em usar tubulares. A minha experiência do passado longínquo (ainda bem) com esse material foi tão traumatizante que me marcou para toda a vida. Foi um alívio, para mim, quando apareceram os pneus.
 
#10
A minha pergunta não era tanto para os que só andam ao domingo, mas para quem anda quase todos os dias mas que não faz competição. Ou seja faz muitos kms mas não se importa de baixar a média 2/3 km/h se isso implicar baixar os custos.
Quem anda quase todos os dias não costuma usar pneus que têm mais performance mas são quase o dobro do preço de outros semelhantes, opta por pneus com maior longevidade e mais baixo custo. Falo por mim.


Quem tem tubular usa todos os dias da semana? Ou durante a semana anda com outras rodas?

Ouço sempre dizer que quem tem tubular tem que ter outras rodas, é só por causa do vento ou existe mais algum motivo?
Morg, os profissionais treinam com pneu, pelas razões acima indicadas. E normalmente com umas rodas mais baratas. Mas correm com boyaux. Eles costumam dizer que para treinar qualquer coisa serve. E muitas vezes até gozam com o pessoal que anda melhor equipado do que eles. Convenhamos que têm razão no que dizem...
 
#11
Nunca usei tubular e o uso que dou á bicicleta é mesmo cicloturismo, as minhas camaras de ar custam 2,5€ o par na decathlon não sei quanto pesam mas pelo valor já são melhores que as outras todas, não passam de um bocado de borracha...
 
#13
desculpem o offtopic nos pneus sim senti muita diferença quando comprei uns melhores agora as camaras de ar já mandei vir umas todas xpto da Michelin e não senti diferença rigorosamente nenhuma a não ser na carteira...

mas voltando ao tópico, compreendo que os profissionais usem tubulares mas alguém me sabe explicar concretamente porque são melhores que os pneus? desculpem a minha ignorância nunca experimentei não faço a minima ideia da diferença, presumo que seja por serem mais leves e rolarem melhor correcto?:confused:
 

Morg

Well-Known Member
#14
Morg,

Já alguma vez viste um tubular? Não leves a mal a pergunta, Ok?:eek::eek:
Não levo a mal :)
Já vi tubular, já vi aros e já andei com ppl que usa.
A minha dúvida é quando os usam.
Ultimamente vê-se muitas rodas tubulares, a minha dúvida é se as usam todos os dias. Sei que em dias de vento e perfis muito altos é normal usar outras rodas. Se não houver muito vento andam todos os dias com os tubulares?
Se não andam qual é o motivo?
 
#15
desculpem o offtopic nos pneus sim senti muita diferença quando comprei uns melhores agora as camaras de ar já mandei vir umas todas xpto da Michelin e não senti diferença rigorosamente nenhuma a não ser na carteira...

mas voltando ao tópico, compreendo que os profissionais usem tubulares mas alguém me sabe explicar concretamente porque são melhores que os pneus? desculpem a minha ignorância nunca experimentei não faço a minima ideia da diferença, presumo que seja por serem mais leves e rolarem melhor correcto?:confused:
Já descrevi aqui neste forum as vantagens do boyaux, para quem corre claro.
 
#16
morg
comprei umas rodas ultimate e na altura não havia para peneus,mas como estava com a pica das comprar mandei-as vir na mesma. tenho essas rodas á três anos e
é com elas que ando de semana,domingo,com vento e sem vento. nunca fiquei a pé,apenas levo um pit stop que tem resolvido os pequenos furos. se tens em mente
comprar umas rodas que só tenham a opção tubular, não olhes para trás,porque não é por um eventual furo anual que vais mudar os teus gostos e é com uma bike
feita á medida de cada um e com o seu empenho em melhorá-la que nos dá animo para andar.
 
#17
acho que se fala de vantagens e desvantagens, eu sou muitoo novo nisto, mas ...
pelo que sei o tubular comporta muito mais pressão, só isso é razão para afirmar que o tubular obrigatóriamente é mais rolador, porque tem menos atrito, o que podemos discutir que o pneu com menos pressao tem mais atrito mas absorve melhor as irregularidades logo o ciclista sente menos as irregularidades na pedalada o que implica que vai também pedalar melhor porque é menos importunado pelas vibrações, mas isso acho que dava muito pano para mangas.

good vibes :)
 
#18
existem na net milhares de foruns como este que debatem esta mesma questão, e pelo que já li em vários (não sei ao certo precisar quais), e estando longe de ser um especialista em física, a partir de certo ponto a elevada pressão do tubular deixa de funcionar como redutor de atrito no rolar para criar efectivamente mais atrito, logo aí esse argumento em favor dos boyaux acaba.

a questão do conforto...pelo que dizem, umas câmaras de ar em latex+pneu clincher fazem o mesmo efeito.....

para mim, pelo que tenho lido e pelo que me contaram a grande vantagem dos boyaux, reside nas rodas, que são mais leves, mais aerodinâmicas já que têm uma superfície mais contínua em relação às rodas de pneu, mais rijas e em vários casos mais baratas.

cumps