• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Uso de luzes durante o dia

crocodilo

New Member
Quase todas as pessoas com quem falo concorda que o uso de luzes, mesmo de dia, numa bicicleta, é um acto simples que só pode ajudar a melhorar a segurança dos ciclistas. Na pior das hipóteses, mal não faz. Mas o facto é que diariamente me cruzo com dezenas de ciclistas de estrada, e conto pelos dedos de uma mão os que vejo sequer com uma simples luz vermelha traseira.

Mesmo durante o dia atravessamos túneis, zonas de sombra, zonas de contraste luminoso, há condutores de automóveis com vidros sujos, com sol pela frente, imensas situações em que o ciclista ter uma luz traseira pode ajudar a que seja visto com mais antecipação. E mesmo assim... não vejo quase ninguém a usar luzes.

Pelo meu lado, arranjei uma solução simples, barata e eficaz. Duas pequenas luzes recarregáveis da Decathlon (10€ cada), que prendo na parte de trás do capacete. Duas porque não são muito fortes,e piscando cada uma a seu ritmo acabam por criar um padrão que chama a atenção, e sendo duas, mesmo que uma falhe, a outra continua. Em modo pisca-pisca, cada uma deve aguentar umas 8 horas, amplamente suficiente para só as recarregar de dois em dois ou três em três dias, consoante a duração dos meus passeios. Outra vantagem de ter as luzes no capacete é ficarem mais elevadas, logo mais visíveis no meio do trânsito. Nunca me esqueço delas e servem para ambas as minhas bicicletas (só tenho um capacete).

Quando sei que vou andar em zonas mais congestionadas, tenho também um farol recarregável que uso à frente. A teoria é a mesma, mal não faz, só pode ajudar. Se por acaso me distraio e entro pela noite dentro, já lá está, pronto a iluminar o caminho, ou a ajudar numa reparação que tenha que fazer.

Trabalho: quase não dá. Despesa: muito pouca. Peso: negligenciável. Vantagem: aumenta a segurança. Qual é a dúvida?
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

as luzes diurnas, tal como há inúmeros veículos que são obrigados a usa-las, são otimas para que se fique ainda mais visível. Tal como refere, se não fizer bem, mal também não faz.
 

Armando

New Member
A meu ver as luzes diurnas não adiantam nada a um ciclista.

É muito mais vantajoso para um ciclista usar umas roupas com cores florescentes, que propriamente utilizar luzes durante o dia.

Mesmo algumas motas com faróis pequenos, quase que não são perceptíveis durante o dia e no entanto a corpulência das mesmas é muito superior a uma bicicleta.

Mesmo durante a noite, as luzes de um ciclista se forem acesas permanentemente ao invés de irem a piscar, só são visíveis muito em cima do ciclista.

Eu durante a noite levo sempre a luz dianteira a piscar e levo três luzes na retaguarda igualmente a piscarem.
 

Dono do asfalto

New Member
Boas,

Só uso luzes de noite (obviamente) e naqueles dias de tempo encoberto meio escuro. Concordo com o Armando, roupas fluorescentes à partida serão o suficiente. Costumo usar também umas fitas fluorescentes da Decthlon nas pernas. No entanto, e como foi dito, também não tem mal nenhum reforçar a visibilidade com as luzes. Boas pedaladas.;)
 

Dono do asfalto

New Member
Armando, já experimentei durante a noite levar a luz dianteira a piscar, mas faz-me um pouco impressão, pois a luz que tenho é forte, parece que estou na discoteca,lol. Mas com lusco fusco já a uso a piscar. Abraço, boas pedaladas.;)
 

torui

Well-Known Member
Eu uso durante o dia (em dias escuros), luzes intermitentes à frente e atrás.No período da noite, utilizo duas luzes intensas à frente e três intermitentes. Atrás uso 3 intensas e 3 intermitentes. Pareço uma árvore de Natal, mas uma coisas vos garanto, nenhum condutor pode vir dizer que não me vê.
 
Nunca uso as luzes durante o dia, apenas se houver nevoeiro e aqui na minha zona, por causa dos rios e regatos que há imensos, é frequente haver nevoeiro matinal. De resto nunca tinha pensado na utilização dos LEDs durante o dia com boa visibilidade....
 

Fonseca

New Member
E a alimentação das "luzes diurnas"? Como era feita?

Acho a ideia "bonita", mas não realizável devido ao facto de se ter de carregar baterias.

Concordo mais com uso de vestuário fluorescente, tal como já foi dito.
 

torui

Well-Known Member
Como já tive oportunidade de referir aqui no forum, uso a bike como meio de transporte para o trabalho, logo, disponho de carregadores em dois locais. E como algumas das luzes são recarregadas em entradas USB, basta ter as fichas também as dobrar...logo a "alimentação" das luzes diurnas torna-se fácil....
 

torui

Well-Known Member
As luzes intensas que disponho aguentam mais de 6 horas, utilizando duas baterias. Há uma luz que utilizo no capacete, cuja bateria dura cerca de 48 horas em médios. As luzes intermitente aguentam na boa mais de 6 horas. Apesar de apenas andar de noite (regresso a casa) cerca de uma hora e meia por dia, procuro recarregar as baterias quando estão totalmente descarregadas para evitar a sua viciação...
 

crocodilo

New Member
E a alimentação das "luzes diurnas"? Como era feita?

Acho a ideia "bonita", mas não realizável devido ao facto de se ter de carregar baterias.

Concordo mais com uso de vestuário fluorescente, tal como já foi dito.

Carregar as luzes é mais fácil e rápido que tirar as capas e os sapatos ao chegar a casa, ou limpar a corrente, lavar a bicla ou verificar a pressão dos pneus. Frequentemente a carga delas dura tanto ou mais que a de um GPS normal. E quanto ao vestuário fluorescente, no meu post original devia ter dito que vejo tão pouco disso como vejo luzes a serem usadas. Onde pretendo chegar é que há coisas simples que o pessoal poderia fazer para melhorar a sua segurança, e não o vejo a acontecer.
 

torui

Well-Known Member
Concordo plenamente com o que crocodilo mencionou. A roupa fluorescente é um excelente complemento.
 
Top