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Upgrade de fininha

Vasco_1973

New Member
Boas malta
Neste momento só possuidor de uma KTM Revelator 3500 de 2017 ( https://www.rbikes.pt/produtos/bicicletas/estrada/ktm-revelator-3500-2017-detail ) e quero adquirir uma bicicleta mais recente e com algum material melhor
Estou indeciso entre a Orbea Orca M20 ( https://www.orbea.com/pt-es/bicicletas/carretera/orca/cat/orca-m20-/ ) ou entao a Trek Emonda SL5 ( https: //www.trekbikes .com / us / en_US / bikes / road-bikes / performance-road-bikes /% C3% A9monda /% C3% A9monda-sl /% C3% A9monda-sl-5 / p / 32560 / )

Alguem tem alguma opiniao sobre estas bicicletas?

Cumprimentos
 

jcca

Well-Known Member
Que bela Ideia;), (a minha é similar à tua)
Estás com 105 e tens como opção trocares por uma com ultegra a (orbea) ou manter o 105 (trek).

Os preços acabaram por serem sempre parecidos, o design das bicicletas é mt diferente.

Não olhando à preferência das marcas ou do design não há dúvida nenhuma a Orbea pois é um nível acima de equipamento e um design mais recente, ainda teremos de ver se a Emonda em 2022 (agosto de 2021) não aparecerá como todas as outras marcas com este novo design.
A orbea não revela pesos (é politica quer as pessoas a pesar as burras na loja contra outras similares e que as testem), mas os 9,15kg da Emonda assustam-me.....
Agora porque é que digo "similar à tua", eu tenho o mesmo quadro que o teu o meu diz 6000 (a diferença é que tenho durace, rodas de 1450g que dá uma bicicleta a andar com 7,160Kg). mas eu para trocar esta bicicleta e fazer um investimento de alguns €, tenho de ter a certeza de que gosto do que vou comprar e por isso tenho de testar e comparar, eu irei testar (e não tenho pressa) a Orbea Orca e a nova Revelator, mas não posso trocar a minha por uma bicicleta que me fique com mais que 7,660kg (mais 500g que o que tenho por causa do disco) e mesmo assim terá de ser melhor no subir/descer e mesmo no rolar, caso contrário esquece (mudo qq coisa um upgrade fica mais barato e ando o mesmo ou mais).

A minha opinião testa se não forem melhores, investe numas rodas de nível ou num grupo eléctrico e vais ver que tens aí uma bela bicicleta (ainda tens dois anos da garantia do quadro).
 

joseruivo

Well-Known Member
A minha opinião testa se não forem melhores, investe numas rodas de nível ou num grupo eléctrico e vais ver que tens aí uma bela bicicleta (ainda tens dois anos da garantia do quadro).

Ficam a faltar os travões de disco, que me parece a diferença mais óbvia entre o que tem e o que quer ter.
 

jcca

Well-Known Member
Ficam a faltar os travões de disco, que me parece a diferença mais óbvia entre o que tem e o que quer ter.
Certo, mas para comprar novo (actual) dificilmente encontrará sem ser de disco, o que for de pinça será modelos antigos.
Agora para mim o disco não é a razão pela qual eu trocaria de bicicleta, pois a segurança que me dá a mais eu não necessito, é simples se o piso não está seguro vou mais devagar.
Malta antes de comentarem reparem que eu não disse que era melhor ou pior, disse que não é a razão que me faz mudar de bicicleta (e traz sempre mais 500g) reparem que temos bicicletas de 2600€ com pesos de 9,150kg (parece BTT).....
 

jppina

Well-Known Member
Que bela Ideia;), (a minha é similar à tua)

Não olhando à preferência das marcas ou do design não há dúvida nenhuma a Orbea pois é um nível acima de equipamento e um design mais recente, ainda teremos de ver se a Emonda em 2022 (agosto de 2021) não aparecerá como todas as outras marcas com este novo design.
A orbea não revela pesos (é politica quer as pessoas a pesar as burras na loja contra outras similares e que as testem), mas os 9,15kg da Emonda assustam-me.....

Não concordo quando dizes que a Orbea tem um design mais recente... é um design diferente, não é mais recente. O design da nova Emonda, que foi lançado há um mês atrás, é mais recente do que a Orbea ;-)

Também não concordo qundo dizes "ainda teremos de ver se a Emonda em 2022 (agosto de 2021) não aparecerá como todas as outras marcas com este novo design", pois tenho a certeza que este novo modelo só será atualizado daqui a 3 ou 4 anos, logo não haverá mudança de design.

Em termos de peso a Orbea será mais leve, mas pouco, fruto do melhor equipamento. Em termos de quadro/forqueta os pesos são semelhantes. Para referência, a Orca OMX, que é melhor que essa, pesa um pouco mais de 8kg, sem pedais, na sua versão Ultegra mecânico...
 

jppina

Well-Known Member
Agora para mim o disco não é a razão pela qual eu trocaria de bicicleta, pois a segurança que me dá a mais eu não necessito, é simples se o piso não está seguro vou mais devagar.
Malta antes de comentarem reparem que eu não disse que era melhor ou pior, disse que não é a razão que me faz mudar de bicicleta (e traz sempre mais 500g) reparem que temos bicicletas de 2600€ com pesos de 9,150kg (parece BTT).....

Certo, as novas bikes de discos pesam sempre cerca de 500g mais do que uma versão equivalente de aro (embora seja cada vez mais difícil fazer esta comparação já que praticamente todas as que saem agora já não têm versão de aro). No entanto os discos não trazem só mais segurança, a rigidez que se consegue fruto dos eixos passantes no quadro e forqueta é também uma grande mais valia.
 

jcca

Well-Known Member
Não concordo quando dizes que a Orbea tem um design mais recente... é um design diferente, não é mais recente. O design da nova Emonda, que foi lançado há um mês atrás, é mais recente do que a Orbea ;-)

Também não concordo qundo dizes "ainda teremos de ver se a Emonda em 2022 (agosto de 2021) não aparecerá como todas as outras marcas com este novo design", pois tenho a certeza que este novo modelo só será atualizado daqui a 3 ou 4 anos, logo não haverá mudança de design.

Em termos de peso a Orbea será mais leve, mas pouco, fruto do melhor equipamento. Em termos de quadro/forqueta os pesos são semelhantes. Para referência, a Orca OMX, que é melhor que essa, pesa um pouco mais de 8kg, sem pedais, na sua versão Ultegra mecânico...

Nos dois primeiros parágrafos, não te vou contradizer é uma questão de semântica e estarás mais correcto que eu não acompanho a marca (para mim pertence a uma daquelas que custa mais que aquilo que vale).

Na questão do peso penso que será um pouco mais que isso, mesmo que a forqueta pese 600g (que é mt) fica em cerca de 300g de diferença entre um quadro e o outro para os pesos anunciados (pois acredito que o trek seja os tais 1910g com forqueta e o orbea sem a forqueta 1030g e diferenças de tamanhos etc).

Certo, as novas bikes de discos pesam sempre cerca de 500g mais do que uma versão equivalente de aro (embora seja cada vez mais difícil fazer esta comparação já que praticamente todas as que saem agora já não têm versão de aro). No entanto os discos não trazem só mais segurança, a rigidez que se consegue fruto dos eixos passantes no quadro e forqueta é também uma grande mais valia.

Será que o comum dos mortais consegue notar essa diferença de rigidez numas rodas de topo (não é num trambolho de rodas cheias de ferro em que se pode aumentar a força aplicada aos raio quase ao máx, é numas rodas onde o equilíbrio performance/peso (quantidade de material usado)?
 

cconst

Well-Known Member
Será que o comum dos mortais consegue notar essa diferença de rigidez numas rodas de topo (não é num trambolho de rodas cheias de ferro em que se pode aumentar a força aplicada aos raio quase ao máx, é numas rodas onde o equilíbrio performance/peso (quantidade de material usado)?
Eu, comum dos mortais, passei de uma Triban em AL para uma Giant TCR (carbono) com discos [e eixos passantes] e notei mais diferenças na rigidez (e efectividade nas acelerações) do que a subir (peso).

Ora, se vulgarmente se diz que o melhor upgrade são em rodas... parece-me que será interessante ter a base preparada para tal (quadro em carbono e com eixos passantes) para se ter ainda mais proveito.

Eu colocaria era a questão ao contrário: será que o comum dos mortais consegue aperceber-se de uma uma diferença de 300 ou 500g numa bike?!
 

jcca

Well-Known Member
Eu, comum dos mortais, passei de uma Triban em AL para uma Giant TCR (carbono) com discos [e eixos passantes] e notei mais diferenças na rigidez (e efectividade nas acelerações) do que a subir (peso).
Ora, se vulgarmente se diz que o melhor upgrade são em rodas... parece-me que será interessante ter a base preparada para tal (quadro em carbono e com eixos passantes) para se ter ainda mais proveito.
Eu colocaria era a questão ao contrário: será que o comum dos mortais consegue aperceber-se de uma uma diferença de 300 ou 500g numa bike?!
Ok, é uma maneira de ver a tua situação.
Outra é tu passaste que uma bicicleta que vareja por todos os lados para um quadro em carbono dos melhorzinhos, qualquer coisa seria mais rígido que a tua Triban e aquele quadro então em conjunto com os tais eixos (e mtas gramas a menos que te ajudam e mt a acelerar mais rápido) sim tu notas a grande diferença, mas tb notarias se mudasses para outro topo de gama mesmo o da Triban.
Temos de comparar coisas semelhantes testar e ver o que gostamos mais, daí ter escrito para ele testar e ver se qualquer delas vale a compra, tb volto a repetir o que escrevi antes " mesmo assim terá de ser melhor no subir/descer e mesmo no rolar" que aquilo que tenho.

Voltando ao inicio desta discussão e o que eu acho aquilo que alguém vai notar a sério quando passar para os discos é confiança nas travagens em especial nas descidas, e para mim (não é melhor ou pior) para a condução que eu faço não é razão para eu trocar de bicicleta e respeito aqueles que acham que é.
Tudo isto é off tópic.

Mais uma nota eu não estou a dizer que a relação qualidade preço das Triban é má pelo contrário, deve ser a melhor do mercado, agora não podemos comparar um Nissan Micra, com um Nissan Supra.
 

MiGuEl_82

Well-Known Member
Ok, é uma maneira de ver a tua situação.
Outra é tu passaste que uma bicicleta que vareja por todos os lados para um quadro em carbono dos melhorzinhos, qualquer coisa seria mais rígido que a tua Triban e aquele quadro então em conjunto com os tais eixos (e mtas gramas a menos que te ajudam e mt a acelerar mais rápido) sim tu notas a grande diferença, mas tb notarias se mudasses para outro topo de gama mesmo o da Triban.
Temos de comparar coisas semelhantes testar e ver o que gostamos mais, daí ter escrito para ele testar e ver se qualquer delas vale a compra, tb volto a repetir o que escrevi antes " mesmo assim terá de ser melhor no subir/descer e mesmo no rolar" que aquilo que tenho.

Voltando ao inicio desta discussão e o que eu acho aquilo que alguém vai notar a sério quando passar para os discos é confiança nas travagens em especial nas descidas, e para mim (não é melhor ou pior) para a condução que eu faço não é razão para eu trocar de bicicleta e respeito aqueles que acham que é.
Tudo isto é off tópic.

Mais uma nota eu não estou a dizer que a relação qualidade preço das Triban é má pelo contrário, deve ser a melhor do mercado, agora não podemos comparar um Nissan Micra, com um Nissan Supra.
Toyota Supra :p

Esses pesos acima do 9 kg fazem-me especte em bicicletas de 2000 e tal, quase 3000 €.

A minha Cube, que custou pouco mais de 2.000 (td bem que custava 2.700 quando foi lançada) pesa 8,3
 

Vasco_1973

New Member
Que bela Ideia;), (a minha é similar à tua)
Estás com 105 e tens como opção trocares por uma com ultegra a (orbea) ou manter o 105 (trek).

Os preços acabaram por serem sempre parecidos, o design das bicicletas é mt diferente.

Não olhando à preferência das marcas ou do design não há dúvida nenhuma a Orbea pois é um nível acima de equipamento e um design mais recente, ainda teremos de ver se a Emonda em 2022 (agosto de 2021) não aparecerá como todas as outras marcas com este novo design.
A orbea não revela pesos (é politica quer as pessoas a pesar as burras na loja contra outras similares e que as testem), mas os 9,15kg da Emonda assustam-me.....
Agora porque é que digo "similar à tua", eu tenho o mesmo quadro que o teu o meu diz 6000 (a diferença é que tenho durace, rodas de 1450g que dá uma bicicleta a andar com 7,160Kg). mas eu para trocar esta bicicleta e fazer um investimento de alguns €, tenho de ter a certeza de que gosto do que vou comprar e por isso tenho de testar e comparar, eu irei testar (e não tenho pressa) a Orbea Orca e a nova Revelator, mas não posso trocar a minha por uma bicicleta que me fique com mais que 7,660kg (mais 500g que o que tenho por causa do disco) e mesmo assim terá de ser melhor no subir/descer e mesmo no rolar, caso contrário esquece (mudo qq coisa um upgrade fica mais barato e ando o mesmo ou mais).

A minha opinião testa se não forem melhores, investe numas rodas de nível ou num grupo eléctrico e vais ver que tens aí uma bela bicicleta (ainda tens dois anos da garantia do quadro).
A orbea parece que chama por mim, esteticamente é bonita e já tras Ultrega
Só estou na duvida por causa do peso, não consigo saber
 

jppina

Well-Known Member
Temos de comparar coisas semelhantes testar e ver o que gostamos mais, daí ter escrito para ele testar e ver se qualquer delas vale a compra, tb volto a repetir o que escrevi antes " mesmo assim terá de ser melhor no subir/descer e mesmo no rolar" que aquilo que tenho.

Concordo, o problema é o poder testar, nem sempre é fácil...

Honestamente não acho que o upgrade de 105 para Ultegra te venha a trazer grandes melhorias. Permite baixar o peso ligeiramente mas por outro lado ao ires para disco estarás a aumentar o mesmo.

Exatamente, do 105 para o Ultegra praticamente não há diferença, uns gramas apenas, e poucos... e de certeza que o Ultegra de disco é mais pesado que o teu 105 atual de pinça.

Agora tu dizes que queres uma bike com Ultegra. Gostas da tua bike atual? Sentes-te bem nela? Se sim o meu conselho vai de encontro ao que já disse o JCCA, compra um grupo Ultegra elétrico e com o que irias gastar numa nova bike até umas boas rodas compras... vais transformar a tua bike atual.

Agora se o que tu queres é uma com discos e Ultegra, esquece o que eu disse...
 

jcca

Well-Known Member
Honestamente não acho que o upgrade de 105 para Ultegra te venha a trazer grandes melhorias. Permite baixar o peso ligeiramente mas por outro lado ao ires para disco estarás a aumentar o mesmo.
Se o conjunto dele ainda for o 3500 original aquilo não é a pena da minha.....

A orbea parece que chama por mim, esteticamente é bonita e já traz Ultegra
Só estou na duvida por causa do peso, não consigo saber
Se repararem existe uma grande diferença de preço entre essa e o modelo acima e os dois modelos abaixo são mais baratos que o quadro, porque a forqueta nos 1ºs três modelos é de tubo de alumínio, o peso dos componentes neste caso as rodas tb deve ser elevado devido ao preço do conjunto.
terás de ir a uma loja e mesmo assim ninguém deve ter estes modelos tão cedo.
 

jppina

Well-Known Member
Exatamente, A Orca M20LTD de 4900€, com quadro e forqueta OMX, rodas de carbono, pesa mais de 8kg sem pedais.

Esta Orca OMR tem o mesmo grupo, mas rodas muito mais fracas, quadro e forqueta mais pesados, diria para contares com um peso a rondar os 8,5kg aproximadamente.
 

jppina

Well-Known Member
Atenção que ele não tem esse orçamento, quer comprar uma a rondar os 2700€!!!

Usei a Orbea de 4900€ para comparar com a que ele quer, de 2700€ para ter uma ideia do peso com que pode contar.

Propor essa opção da Scott está fora de contexto...
 

GuilhermeOliveira

Well-Known Member
Nestas coisas eu gostava que o pessoal começa-se por, eu quero, porque gosto, porque posso, ou outra coisa que nos leva-se a seguir um caminho, porque vir com o, "porque é mais rápida 2 segundos ao fim de uma subida de 30 minutos" e não se fazer competição, leva-me sempre a pensar o que já presenciei tanta vez, arranjar justificação para comprar
Tantos que foram comprar bicicletas porque ficavam atrás e depois continuam atrás

Lembro-me de um amigo que foi a loja, a discussão era sobre gramas no avanço do guiador e nós depois de ele se ir embora comentávamos, fdx, se o gajo tem mais de 100 quilos, para quê que estava a discutir 10 ou 20 gramas

Se não fazes competição, não estou a ver nada de ganhos na troca

Se podes e queres, compra que é o que o pais precisa neste momento, que o dinheiro troque de mãos e quem compre fique feliz, já agora desejo-te muitas boas voltas, grandes ou pequenas
 
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