uma máquina pra estrada! [Budget 1000 euros]

Sword

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#1
...onde deixar o subsídio de férias!

Ora, cá estou!

Depois de ter chateado alguns por PM (a todos Obrigado pelo tempo gasto em me ajudar!) venho abrir o tópico porque apesar de tudo é o mais certo.

Com as trocas de PMs aprendi várias coisas. Desde logo a decidir-me sobre o que quero e a não me preocupar muito com o amanhã no que toca à hipotética venda. Punha essa hipótese no sentido de comprar usado, barato e possivelmente vender, mas não dá. Não vai correr bem porque o mercado de usados tem muitas condicionantes o que atirando ainda por cima as minhas medidas de anão de jardim com 165cm e 74 cavalo a coisa piora...o mais certo era comprar uma fora do meu fit não ter bom feeling e vender porque não me sentia a gosto.

Posto isto eu já vi que o caminho não dá para ser no mercado de usados particulares. Pior ainda com cada negócio que obrigado a todos por ajudarem...são autênticas ratoeiras...

Possivelmente, pode ser no mercado de usados em loja, mas mesmo aí só vendo o que há para as minhas medidas e, mais do que isso, a vontade de quem está na loja para me vender uma usada. Algumas que vi usadas os preços são altos para coisas que já estão ultrapassadas (também aprendi isso...obrigado!)

E depois como isto tudo não bastasse além das marcas terem tamanhos e geometrias diferentes (não comparáveis nem por alto com as MTB sabia lá bem eu que nem dava para tirar uma ideia ou esboço comparando as mesmas medidas só por serem diferentes...) também há uma enormidade de grupos que apesar da hierarquia não variar ao longo dos anos; varia na qualidade e o Claris de 2020 não é o mesmo do que o de 2017. E o de 2020 se calhar é tão bom novo como um de 2017 Sora. E depois o número de velocidades e depois os travões e depois valha-nos Deus.

Bem, aqui está o tópico aberto. Indo ao que interessa

Tenho 165cm. Cavalo 74cm.
Budget 1000€

Quero além de uma bicicleta...alguma coisa que me agrade à vista. Já pesquisei. Já bati as principais marcas todas.

Specialized, Giant, Trek, Van Rysel, Orbea, Massi, Cannondale, Canyon, Coluer, Cube, Triban, Mérida, BMC

Destas todas em termos estéticos agradam-me

Specialized
Cannondale
Orbea
Massi
Canyon

Exclui aqui Trek e Giant. São também bonitas, mas não me seduzem tanto. Até porque quanto mais alto o orçamento também o quadro e a beleza começa a ser "ligeiramente" diferente.

Como fiz o trabalho de casa a Cannondale e Massi já vi que não consigo ver valores nos sites das marcas. Para o caso da Cannondale aquilo que é dado como referência é Bikezone, mas os preços são muito além do orçamento. Portanto está fora a menos que alguém me indique lojas e afins...Massi talvez vendo em loja, onde moro tenho uma que é vendedora oficial mas cheira-me que vai estourar o orçamento também. Canyon pelo que vi só um ou dois modelos têm modelos XXS (é esse o fit deles) para rider de menos de 172cm. O que no caso de alguns modelos até dizem que estou fora do limite e não garantem o fit correto.

Portanto resumindo a Specialized e Orbea.

O que venho perguntar é dentro destas duas marcas. O que será pró e contra e deverá levar a escolher determinada bike para o budget.

Claris/Sora?
Sora/Tiagra?

de 8? de 9? de 10?

travões? qual leva vantagem?

e rodas? qual a melhor? que aqui pode fazer a diferença na escolha?

Deixo o comparativo.





O projeto é a longo termo....e dizendo isto é numa de aproveitar o verão que será sem praia, mas com a bike.

Fico à espera. Obrigado.
 

pratoni

Well-Known Member
#3
Olha para as geometrias antes de olhares aos equupamentos. Quais dão para o teu tamanho e exclui as outras...

Penso que a @Carolina tenha uma altura parecida com a tua e ela tem uma trek salvo erro...
 

Sword

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#4
Olha para as geometrias antes de olhares aos equupamentos. Quais dão para o teu tamanho e exclui as outras...

Penso que a @Carolina tenha uma altura parecida com a tua e ela tem uma trek salvo erro...
Já fiz isso. Recorrendo ao site e às geometrias todas têm tamanhos compatíveis com a minha fisionomia.

Orbea 47.
Specialized 49.
 

fcsaimon

Well-Known Member
#6
Qual o teu passado desportivo?
Qual o passado de ciclismo?
Qual a tua forma física, peso?

Isto porque esses dois modelos são diferentes, um mais agressivo, outro muito mais tolerante, de Endurance. Também isso faz muita diferença na adaptação e gosto pelo ciclismo.

Uma bicicleta mais racing custa muito a adaptar a posição, porque vai levar tempo sem dúvida, é meio caminho para encostar a bicicleta e abandonar a prática.

Uma bicicleta de Endurance é mais confortável, permite uma evolução mais "descansada" e a medida que aumentas a carga ou a distância dos treinos esse conforto faz muita diferença.
 

Bruso

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#7
Vais comprar a Orbea em loja? Se sim normalmente há sempre margem para negociar o preço. Mas estando dentro do teu orçamento de 1000€ eu iria para a Orbea H40
 

Sword

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#8
Qual o teu passado desportivo?
Qual o passado de ciclismo?
Qual a tua forma física, peso?

Isto porque esses dois modelos são diferentes, um mais agressivo, outro muito mais tolerante, de Endurance. Também isso faz muita diferença na adaptação e gosto pelo ciclismo.

Uma bicicleta mais racing custa muito a adaptar a posição, porque vai levar tempo sem dúvida, é meio caminho para encostar a bicicleta e abandonar a prática.

Uma bicicleta de Endurance é mais confortável, permite uma evolução mais "descansada" e a medida que aumentas a carga ou a distância dos treinos esse conforto faz muita diferença.
E já agora qual é qual? Orbea endurance e Specialized racing?

@Bruso Sim em loja. Será sempre em loja para poder de facto tirar todas as dúvidas quanto a tamanhos e geometrias e afins...

Sou do Minho. Fafe. O máximo que fará sentido é ir até ao Porto para um bom negócio, mas acho que o melhor vendedor deve estar mesmo aqui à porta.
 

Bruso

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#9
Na imagem que colocaste da Orbea tem uma linha a dizer endurance nas 3 bikes.

Se vais comprar em loja provavelmente consegues negociar qualquer coisa aos 999€. Nem que seja uns pedais, grades de bidon etc etc.
 

Sword

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#10
Seguindo com o trabalho de casa.

Utilizei a Domane Tamanho 47 para comparação.



A Allez é a única que não tem indicação de endurance, mas olhando à geometria é ela por ela com as outras duas.
Se for tem que ser uma 44 ao contrário do que dá no site para calcular o tamanho (49) a que mais fica perto da geometria supostamente ideal será a 44.

O único ponto que deixa dúvidas é os 72 No Topo da Avant, mas isso é meio que negligenciável certo? Importa para o quê? Conseguir meter os pés no chão com o tubo entre as pernas certo?

Engraçado que todas têm 4 tamanhos mais pequenos (Verde), 4 intermédios (Amarelo), 3 maiores (Vermelho).
 

fcsaimon

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#11
O H30 da orbea negociado não chegaria aos 1000?

Entre esses dois modelos, para mim e para essa altura, os tamanhos 47 da orbea e 49 da specialized ainda seriam grandes...

Se fosse para mim com essa altura optaria por um 44 da allez. O orbea não tem abaixo do 47...
Ou então continuaria a procura de outro quadro/bicicleta com 50 cm toptube.
 

Sword

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#13
O H30 da orbea negociado não chegaria aos 1000?

Entre esses dois modelos, para mim e para essa altura, os tamanhos 47 da orbea e 49 da specialized ainda seriam grandes...

Se fosse para mim com essa altura optaria por um 44 da allez. O orbea não tem abaixo do 47...
Ou então continuaria a procura de outro quadro/bicicleta com 50 cm toptube.
Negociar a H30 para 1000 euros...era ótimo. Grupo 105, mas ao que as lojas estão/estiveram a vender no momento não me parece que haja margem para isso. Não sei que tipo de percentagens de desconto face ao PVP se consegue em loja, mas numa fase em que vendem que nem pães quentes e tudo quase esgotado talvez a margem deles negociar não seja muito grande porque se cliente X não quer, cliente Y vai comprar.

Em relação aos tamanhos da Domane para a Avant são 0.7 cm de diferença no Toptube. Isso será resolvível com um avanço mais curto depois?
 

Carolina

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#14
Só interessa o reach (M) e o stack (N). Se fores pouco flexível escolhes a que tenhas menos reach e mais stack.

Quanto a tamanhos, és 7 cm mais alto que eu e eu uso o 47 na domane. Se calhar devias ir para o tamanho acima...
 

Sword

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#15
Só interessa o reach (M) e o stack (N). Se fores pouco flexível escolhes a que tenhas menos reach e mais stack.

Quanto a tamanhos, és 7 cm mais alto que eu e eu uso o 47 na domane. Se calhar devias ir para o tamanho acima...
Em termos de flexibilidade com as pernas esticadas os dedos tocam no chão. As pontas dos dedos nao de punho fechado como na posição em spoiler.

Eu usei essa factor de saber que usas a Domane e a altura é semelhante para comparação.

A Domane não é opção de compra. Apenas serve para comparação de geometrias.

Em relação ao Reach e Stack reparo agora que a cor está trocada. A Avant é melhor que a Allez porque tem vantagem nessas duas medidas.
Ir para um tamanho acima em qualquer uma das duas já fica uma bicicleta esticada para mim pelo que fui lendo e aprendendo com as dicas do pessoal e por comparação de geometrias dos tamanhos superiores.

O toptube de 0,7 cm de diferença será negligenciável?
 

fcsaimon

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#16
Pois não sei o preço da orbea, estava a perguntar.

Pois com a trek a mistura, para 165 cm escolheria a 47. Visualmente gosto muito da trek Al 3 em preto.

Se optares por trek sei de algumas lojas que podes escolher o quadro que mais gostas e mudam a transmissão.
 
#17
O H30 da orbea negociado não chegaria aos 1000?

Entre esses dois modelos, para mim e para essa altura, os tamanhos 47 da orbea e 49 da specialized ainda seriam grandes...

Se fosse para mim com essa altura optaria por um 44 da allez. O orbea não tem abaixo do 47...
Ou então continuaria a procura de outro quadro/bicicleta com 50 cm toptube.
do que eu andei a ver pelo menos 10% face ao PVP fazem sempre. 1200 ficaria por 1080, talvez se incluíres uns pedais na compra ou tentar a oferta destes já fica perto dos 1000
 

Sword

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#18
Pois não sei o preço da orbea, estava a perguntar.

Pois com a trek a mistura, para 165 cm escolheria a 47. Visualmente gosto muito da trek Al 3 em preto.

Se optares por trek sei de algumas lojas que podes escolher o quadro que mais gostas e mudam a transmissão.
Relativamente ao preço da H30 PVP 1200€ sem pedais.
Não me parece que haja margem para os 1000€ nesta altura. Talvez numa fase em que as lojas estivessem apertadas para faturar ...mas nesta ordem de valores os 200€ e capaz de lhes sair muito do lucro. Fosse outro orçamento mais bem recheado (3x mais por exemplo um desconto nessa ordem de valores talvez aconteça). Agora isto também é só palpite meu...talvez.

Eu aprecio os cabos internos. O modelo da Trek não o tem. Até gosto de alguns quadros da Trek que o têm, mas são para outros orçamentos daí estar fora de opção.

do que eu andei a ver pelo menos 10% face ao PVP fazem sempre. 1200 ficaria por 1080, talvez se incluíres uns pedais na compra ou tentar a oferta destes já fica perto dos 1000
Uns 1080 com pedais portanto? Aí sem dúvida que era negócio...mas tenho dúvidas que o consiga.
 

Sword

Active Member
#19
Estou a contactar algumas lojas via Facebook para saber o que há...

Uma pessoa pergunta por uma Allez Sport Tamanho 44.

Resposta: Não temos, mas temos uma Roubaix por 2399€

Demencial :D:D:D:D
 

Carolina

Well-Known Member
#20
A tua posição em relação ao pedaleiro é sempre a mesma, seja em altura, seja em distância na horizontal. Portanto a única coisa que interessa para comparar modelos é olhar para o reach e o stack, que são a distância em relação ao pedaleiro na horizontal e vertical, respectivamente.

Na Avant H40, do tamanho 47 para o 49, o reach só aumenta 0,4 cms, mas o stack tem mais 1,7cm! O stack mais alto compensa o aumento de reach, por causa do ângulo da testa. Para ti na Avant é sem duvida o 49.