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Tubulares/Clincher, segurança em caso de furo.

Jusko

New Member
Boas,

Ando a ponderar a compra de umas rodas que seriam as normais para clincher, mas...comecei a investigar e chego à conclusão que consigo comprar umas tubulares por um preço inferior às clincher, e ainda são mais leves!

Eu sei que o preço dos pneus vai ser +/- o dobro e em caso de furo não dará para remedar, mas como não costumo ter furos tudo bem.

A minha questão principal é a segurança, isto porque, e principalmente a descer costumo andar na esgalha, não à nada a fazer...gosto da velocidade, mas vou muitas vezes a pensar, e se tenho um furo!?

Ora...a minha questão é para quem já passou por uma experiencia de furar a alta velocidade com um tubular e com um clicher, que possa dizer as diferenças em controlar a bicicleta em ambas as situações.
 

grouk

Active Member
eu ja furei a descer a torre e vinha a 70 apercebi me do furo ouço o pneu a esvaziar mas deu para parar bem porque o esvaziamento é gradual não é assim tipo rebentar um pneu
 

Bruso

Well-Known Member
Tbm acho esta questão pertinente.

grouk era tubular??

Não existe um liquido que se deita dentro dos tubulares que em caso de furo, consegue manter uma pressão razoavel no pneu?
 

consciouness

Active Member
Jusko, os 2 tipos de pneumáticos têm problemas com as descidas.
Eu comecei a andar com boyaux, porque em finais dos anos 80 não haviam boas rodas para pneu clincher. Agora ando com pneu clincher, apesar de reconhecer que o boyaux tem algumas vantagens.
Rodas de boyaux:
se furares o boyaux novo que colocares fica mal colado( vais aproveitar a cola que já está no aro) logo descer a grande velocidade é para esquecer. Ao curvar o boyaux pode descolar com consequências graves para o ciclista. Que o diga o Joaquim Gomes, que uma vez a descer teve esse problema.
Outro ponto importante, ao descer e se o boyaux rebentar, se não parares em 100m, adeus rodas.
Rodas clincher:
se forem full carbon têm o grave problema das paredes laterais do aro, que com o aquecimento podem simplesmente abrir. Atenção também com a pressão nos aros full carbon para clincher, que deforma o aro sendo um problema grave porque o aro vai para o lixo.(Este problema é muito comum nas rodas Reynolds).
Mais uma coisa: nos aros full carbon clincher não se deve utilizar fitas nos aros em plástico, devido ao aquecimento e com consequências para as camaras de ar.
Preferível utilizar as de tecido, tipo por ex as Velox, que são estupendas e baratas.
É tudo uma questão de ver os + e - de cada tipo de roda.
Eu digo o seguinte: quando fazia competição usava sempre boyaux. Mas a treinar no dia a dia, sempre pneu clincher, não se justifica o uso de rodas para boyaux em treino. Tal como fazem os ciclistas profissionais.
Tens ainda uma terceira via, que não é de menosprezar: rodas carbon clincher com aros em alumínio. Têm vindo cada vez mais a ganhar o seu espaço, os pesos são interessantes e se combinadas com uns bons cubos( tipo DT Swiss, Tune, Hope, Chris King), rolam melhor do que a maior parte das chinocas que para aí andam com cubos de qualidade duvidosa.
O menor peso nas rodas de boyaux, é uma vantagem? Depende, para muita gente não é. Porquê? Há pessoal que se preocupa muito com o peso, mas depois metem 2 bidões de 750ml na bicicleta nos meses de verão. Nem sequer se lembram do peso que fazem 2 bidões de 750ml cheios. E o peso só é importante quando andamos na estrada, não quando temos a bicicleta parada em casa.
Mas se optares por rodas full carbon, compra versão boyaux, sem dúvida.
 

Bruso

Well-Known Member
Há pessoal que se preocupa muito com o peso, mas depois metem 2 bidões de 750ml na bicicleta nos meses de verão. Nem sequer se lembram do peso que fazem 2 bidões de 750ml cheios. E o peso só é importante quando andamos na estrada, não quando temos a bicicleta parada em casa.

É o que me farto de dizer. Preocupam-se tanto pelo peso e depois em água levam 1,5kg senão mais (bidão de 1L+750ml)


Acho que tiveste aqui uma resposta à altura Jusko
 

Jusko

New Member
O peso não é om factor muito importante para mim, o factor importante é a segurança em caso de furo a alta velocidade...

O facto de poder estragar os aros se não parar um curto espaço te terreno tambem é importante e não sabia, bem como de o pneus se descolar a curvar em descida (mas aqui não levo muito em conta, porque é suposto estar bem colado).

Penso que o grouk se referia a um tubular, eu com clincher tambem já tive furos assim, lentos que dá para parar sem problema, mas à bem pouco tempo tive um em que foi instantaneo! Vinha a descer mas relativamente devagar, e consegui controlar a bike com o aro a roçar no asfalto, mas tenho quase a certez que se fosse mais lançado muito dificilmente evitaria um grande malho.

Dai a minha questão sobre a segurança extra no tubular a descer.
 

Override

Member
Eu passei do pneu para o tubular e gostei bastante da experiencia, embora tenha tido uma má experiência com uma marca de tubulares, mais propriamente a vredestein, no que respeita a cortes e furos. Agora voltei para a tufo e é um espectáculo, são tubulares vulcanizados e sem câmara e com uma espessura de borracha mais do dobro dos da vredestein.
Nunca tive nenhum problema em relação ao descolar dos tubulares mesmo depois de descidas super difíceis em que o aro aquece bastante. Agora numa das rodas montei a fita da tufo em vez da cola e acho que o difícil vai ser quando tiver que retirar o pneu da roda porque aquilo cola mesmo.
Ja tive um furo no tubular e tive que rodar com ele quase vazio e aí esta a vantagem, é algo que não se pode fazer com um pneu, para já não falar na vantagem das maiores pressões.
Por outro lado ja tive um rebentamento de uma camara de ar numa descida bastante acentuada e foi uma sorte não ter caído porque o pneu saiu logo do aro.
 

gonpalco

Member
Jusko,
Embora seja um pouco fora da questão inicial, o tubless não é ponderado por alguma razão especial?
Não em refiro às modificações "ghetto", mas mais a jantes próprias tubless, e pneus tubless.
Creio que com líquido, seria uma solução bastante fiável e segura.
só uma ideia...
 

Override

Member
eu acho que não trás vantagens nenhumas. o pneu é mais pesado que um normal, não podes abusar na pressão dos pneus, mais vale andar com camara.
O tubular da pra levar liquido dentro.
 

torui

Well-Known Member
A descer apesar de todos os santos ajudarem, em caso de furo independentemente do pneu usa, temos que se ter uma boa de sorte se se furar a velocidade de ponta. Para amadores como nós, nada como pneu com câmara de ar é mais prático e eficaz em caso de furo...
 

gonpalco

Member
Tubless andamos todos, mas nos carros e motas.
Pessoalmente tenho na de BTT e só posso dizer maravilhas.
Em estrada, os pesos de pneus tubless e nao tubless nao são assim tão distantes se adicionarmos câmaras, excepto nas gamas cujo peso é mesmo baixo.
É um site do fabricante, pelo que a info, tem de ser lida com alguma criticidade:
http://www.schwalbetires.com/tubeless_for_the_road

Em btt o pneu aparenta absorver mais do que com câmara, e com liquido, é rarissimo furar(nao conto com cortes)
Outra coisa que permite, é andar com pressões mais baixas, o que aumenta o conforto e até controlo.

Uma das desvantagens é haver pouca selecção de pneus, mas numas jantes tubless, montam-se facilmente pneus com câmara.

Talvez o dia quehouver pneus TLR (tubless ready / mais leves que os pneus tubless) na estrada, o pessoal se convença mais com o tubless.
 

MRM

New Member
Pois eu tenho tubulares,e na minha opinião as vantagens superam as desvantagens.
Conforto, rolar, mesmo segurança ainda não tive um furo a alta velocidade, feliz mente, mas creio que será mais seguro, ou menos perigoso com um tubular. Quanto a furos uso um tubular mai pequeno que em caso de furo, já substitui rápida e com segurança, dês de que a descer tenhas cuidados redobrados. Quanto a tubulares, inicialmente utilizei vitoria, mas furam com alguma facilidade, agora ando com continental gator skim, é estou satisfeito.
 

Magic 10

New Member
No passado Domingo rebentou-me o Tubular quando circulava a mais de 50 Km/h apesar de ter havido instabilidade para a parar consegui faze-lo (não sou nenhum artista bem pelo contrario)

O pneu como é colado não saiu do sitio e como consequência não danificou a roda

O único senão é mesmo o facto de condicionar a substituição!!! :(
 

Magic 10

New Member
Neste caso pedi assistência!!!

Isto aconteceu durante o Audace Garda Torre e não foi furo simplesmente rebentou

O pneu ficou com um rombo lateral onde o liquido anti furo de nada serviu

Ainda pedi um pneu para a loja que patrocinava o evento mas não tinham assim como não tinha uma roda traseira para me emprestar para terminar o Desafio

Posto isto tive de ir de carro até á Torre!!! :(

De qualquer das maneiras seria sempre um risco grande descer com o pneu sem estar devidamente colocado e em condições normais isso nem me passaria pela cabeça mas dadas as condições teria arriscado
 
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