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Troca de Cannondale Caad 8 105

MigC77

Well-Known Member
Boas Mig c77 ,
Isto sim foi um comentário educado, decente e construtivo.
Que rodas tu colocavas Mig?

Calhou estar bem disposto hoje e com espirito conciliador ;)

O @albertosemcontador tem a sua forma de dizer as coisas mas é bom rapaz! Às vezes pode ser mal interpretado sobretudo se do outro lado estiver uma pessoa que não acompanha o fórum e não conhece o estilo dele. Não te zangues com ele e ouve também o que ele tem para te dizer.

Isso das rodas e dos pneus cada um tem as suas manias. Eu por exemplo não sou grande apreciador de Mavic… No teu lugar escolhia dentro da Shimano, Campagnolo, Fulcrum, DT Swiss… Não fugia muito a estas marcas. Depois obviamente irá depender daquilo que quiseres gastar.

Até aos 500-600€ (incluindo já uns 70-80€ para pneus) tens as Campagnolo Zonda, Shimano RS81 C24, Fulcrum Racing 3, as DT Swiss R23. São rodas a rondar os 1,6kg que já rolam bem e que são robustas. Se não tivesse disponibilidade imediata para umas destas, eu esperaria mais uns tempos para juntar mais algum dinheiro e poder chegar a umas destas. Para mim esta gama é um bom compromisso entre preço, desempenho e robustez.

Pneus eu escolhia entre Continental, Vittoria e Schwalbe. Ultimamente tenho usado em várias bicicletas os Conti GP4000sII e não tenho razão de queixa. Há quem te possa dar boas referências dos Vittoria também.

Abraço
 

Bruso

Well-Known Member
É bom ver que o tópico vai seguir em frente.

Como já te havia dito o teu foco deverá ser no treino e em fazer Upgrade a algum material da tua Bike. Se ainda tens as rodas originais Maddux começa já pelas rodas. Eu troquei por umas Shimano rs 10 e é outro mundo. Se mudas para umas de 500€ então esquece. Te te vai tornar o Dumoulin do grupo de certeza mas vais notar uma melhoria no rolar como e óbvio.

Mas há aqui um ponto fulcral que já te tinha falado que é a questão do tamanho dessa bike.
 

Bike rider

Active Member
Viva Bruso,
Já tinha dito que identifiquei-me bastante com o teu último post, leste-me o sentimento e fico contente em saber que tenho uma boa bike é sinal de que fiz alguma coisa bem feita.
Deixas me um bocado nervoso quando falas do tamanho, é um 51, não me sinto mal, agora a questão é se me sentiria melhor num 49, só experimentando.
Em relação ás rodas não tenho dúvidas que retirando algum peso e acrescentando uns pneus de qualidade os melhoramentos devem - se refletir.
É claro que o atleta é o motor da bique o treino é fundamental.
É deixa- me repetir isto para os outros users;
Não quero ganhar corridas nem andar a competir com ninguém, apenas acredito que existe um progresso natural onde cada um procura evoluir individualmente na prática desportiva, neste caso o ciclismo.
Nada melhor do que trocar experiências pessoais neste fórum de maneira produtiva, de modo a que todos partilharem o conhecimento e possam crescer com isso.
 

GMQ

Well-Known Member
Bike rider eu sugeria-te a fulcrum 7. Eu tinha umas black Jack que vinham com a minha Jorbi champion 3 que é um modelo de entrada em aluminio. As fulcrum são baratas consegues até €.200. Não serão as mais leves dentro da gama mas trazem uma rigidez que não conhecia com as rodas anteriores. abraço
 

Bruso

Well-Known Member
Quando se fala em trocar as rodas, nem é a pensar no peso das mesmas. As melhorias que irás sentir, são na rigidez da roda e é no rolar e na aerodinÂmica das mesmas.
Não penses que é o peso que irá fazer diferença nas tuas sensações em cima da bike.
 
Bike rider, é isso mesmo que o Bruso disse: o peso das rodas não é o mais importante (até porque importa saber se o peso é menor no aro, nos raios ou no cubo), mas sim a rigidez e - no meu caso - o facto de não empenarem ao passar no primeiro buraco. Na altura comprei umas Mavic Ksyrium Elite (perfil 25 em aluminio) que penso que custaram 400€ e que ainda rolam sem autocolantes em outra bici que tenho para ir ao pão

assim o que eu faria: 1º Calçoes (o meu traseiro agradeceu mil vezes os Assos que substituiram os Spiuk nas voltas grandes); 2º Sapatos, aqui só recomendo SIDI + palmilhas ; 3º rodas: já tens várias sugestões

este investimento tem uma grande vantagem: vai durar anos e pode ser transferido para outra bike que compres.

eu não trocaria de quadro sem antes ter experimentado o conforto que uns bons calções e uma boas rodas, aportam
 

Bike rider

Active Member
Bike rider eu sugeria-te a fulcrum 7. Eu tinha umas black Jack que vinham com a minha Jorbi champion 3 que é um modelo de entrada em aluminio. As fulcrum são baratas consegues até €.200. Não serão as mais leves dentro da gama mas trazem uma rigidez que não conhecia com as rodas anteriores. abraço
200 paus são realmente das mais acessíveis, pesam 1750g
 

Carolina

Well-Known Member
... esquece o peso.

experimenta andar com 2 bidons cheios e depois vai andar com 2 bidons vazios. nem vais notar a diferença e a bike vai ter menos 1 quilo no segundo caso.
 

Bike rider

Active Member
A lista do mig c77 encheu-me o olho.
As shimano RS81 C24 parecem uma delicia, as dt swiss r 23 são bonitas.
Vi umas new race comp 28 interessantes com 1490g mas desconheço a marca.
 

Bike rider

Active Member
... esquece o peso.

experimenta andar com 2 bidons cheios e depois vai andar com 2 bidons vazios. nem vais notar a diferença e a bike vai ter menos 1 quilo no segundo caso.
Carolina, agora fizeste-me pensar epa, ora aí está uma experiência interessante.
Já agora o que sugeres, tirando a parte de apostar no treino do atleta pois aí sim está 90 e tal % do andamento:)
 

Bike rider

Active Member
Obrigado pelos vossos comentários, tenho retido alguma informação útil.
Aproveito para contar um episódio recente numa das minhas voltas.
Á coisa de um mês juntei-me com um grupo que desconhecia totalmente, tirando um individuo que pertencia a ele e que me apresentou á malta, são uma equipa de amadores filiados a um clube patrocinados por uma empresa do centro do país, não vou dizer nomes.
Têm lá malta que anda que farta, vão a tudo o que é granfondos e alguns fazem estrada e btt. A volta foi num feriado de sexta o destino era subir a serra da freita, coisa que que nunca tinha feito.
Acompanhei-os com facilidade, quando chegou as principais subidas, comecei a patinar um pouco mas consegui manter-me no meio da malta, nos picos principais parte-me um raio das minhas maddux rs 2, da roda traseira imaginem. O facto é que não ouvi nenhum estalo apenas um roçar na escora que com o esforço que levava não identifiquei de imediato do que se tratava.
O certo era que estava a fazer um esforço em red line mas como estava quase a terminar o inferno deixei-me ir, quando cheguei lá cima vi o empeno brutal da roda.
Fiz ginásio e subida ao mesmo tempo, aliviei o travão de trás e segui caminho.
Até aqui a força do atleta superou o fracasso do material, um pouco mais á frente um tipo com uma rodas zipp de 1000 e tal paus ficou a pé depois de se ouvir um estrondo na roda da frente dele. Tinha partido o cubo da roda e diz ele que era a segunda vês que isso lhe acontecia.
Ele teve que telefonar ao reboque, eu embora num ritmo mais lento disse á malta para não esperar por mim e foi devagar até casa com o pneu a roçar na escora fiz 100kms nesse dia mais de metade com a roda empenada.
Por isso quando dizem que as pernas é o mais importante, não tenho dúvidas.
 

Carolina

Well-Known Member
epa, eu não dou sugestões de rodas a ninguém. não percebo nada disso lolol

quando comprei a bike vieram umas shimano rs20 usadas. comprei sem saber o que estava a comprar, por acaso até tive sorte. foram baratas e até agora 0 problemas.

investimentos em componentes para a bicicleta só mesmo passar de pedais de btt para pedais de estrada (e juntar a isso uns bons sapatos, claro). e mudei a cassete muito recentemente para ter andamentos mais leves.

de resto, tenho-me preocupado em investir na parte do treino e posso-te dizer que o investimento que mais retorno me deu em termos de performance foi também o mais barato: https://www.bookdepository.com/Time-Crunched-Cyclist/9781937715502

penso muitas vezes em trocar de bike, até porque a minha está grande, mas depois chego sempre à conclusão de que ainda não vale a pena. no caso das rodas é o mesmo. por exemplo, eu só investiria numas rodas melhores se começasse a fazer algumas provas de forma mais séria. continuaria a utilizar as minhas rodas actuais para o treino, mas em dias de prova ou de alguma volta/passeio mais a sério já metia as rodas melhores. aí todos os ganhos contam, mesmo os que mal se notam ;)

either way, não te quero convencer a não comprares umas rodas ou uma bicicleta melhores, quero é que tenhas a noção de que as rodas não te vão fazer andar muito mais, da mesma forma que o carbono não faz milagres. é certo que notarás melhorias, mas em termos de investimento/retorno há formas muito mais baratas de melhorar :)
 

Bike rider

Active Member
Ciclistas as opiniões têm sido interessantes, uns dizem para comprar umas rodas que realmente façam a diferença e que sejam leves, ( 1,5KG ), outros são da opinião que o peso não é tudo, a rigidez e o rolar da roda são das coisas mais importantes e são bem mais baratas.
Nunca esquecendo a variante ( pernas são o mais importante ).
Gostava de ouvir mais opiniões.
Abraço
 

Bike rider

Active Member
Esqueci-me de mencionar uma coisa, depois de ter partido o raio, mandei reparar a roda, ou seja, substituir o raio e desempena-la, a verdade é que a roda depois de rolar volta a empenar sempre qualquer coisa, nunca mais ficou igual, o tipo da oficina disse-me que depois de o aro empenar é complicado ficar igual.
Têm andado assim depois disso.
Obrigado carolina pelo teu post.
Abraço
 

Jacc

Active Member
Boas, a comprar as rodas é sem dúvida uma boa ideia. Lembro-me que aqui a uns anos tinha umas rodas que vinham com a bike, era do mais fraco que havia, talvez sejam do nível das tuas, e no dia que elas ja estavam todas empenadas, meti umas aksium Race e uns pneus melhorzitos (zaffiro para uns lithion2) e a bike ficou logo outra.
Penso que a escolha acertada será umas campagnolo zonda. Compras também uns pneus porreiros e vais ver que vais ficar satisfeito. E gastas uns 400€...
Abraço
 
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