• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tour de France 2014

Bernalve

Well-Known Member
Tudo bem, não vale a pena continuar a chover no molhado como disse. No mundial que está a decorrer p.e. definiram-se temperaturas máximas para os jogadores jogarem (em que o árbitro pára o jogo) porque se entendeu que acima de X, não é um bom jogo e coloca os atletas em causa. Não vejo o porquê de não ser igual no ciclismo. Faz algum sentido chegarem com estalactites nos capacetes? Andar em piso perigoso com tempo perigoso (nem sei como se lembraram de retirar o 5 e o 7, devia era ser sempre siga)? Fazer descidas como no giro sem visibilidade nenhuma?

Toda a gente me está a interpretar como o que quer tirar o espetáculo ou whatever ao ciclismo, talvez com isto se perceba melhor.



Sim, o Dave Brailsford confirmou que avança o Porte e diz que está em ótima forma e a subir muito bem. Quanto à Vuelta penso que é só especulação para já.

Mas aconteceu alguma coisa de especial para achares que a etapa foi assim tão perigosa? Achei um etapa normalíssima, um número de quedas razoável para uma etapa à chuva e com pavé. Tu tanto que proteges etapas seguras, já se viu imensas quedas massivas no pelotão onde metade vai ao chão e contra as barreiras a 60 km/h numa simples chegada ao sprint onde é super mais perigoso para os ciclistas, do que cair numa estrada molhada a 45 km/h. Nas grandes voltas principalmente no inicio haverá sempre quedas, mesmo com bom tempo.

Nas clássica muitas vezes há chuva e também há quedas e ninguém se importa é azar, agora porque é Tour gera logo mil discussões, até os próprios ciclistas entram sem grande sentido.
 

pratoni

Well-Known Member
Há uma pequena grande diferença do ciclismo para os outros desportos.

Tradicionalmente o ciclismo é claramente um desporto de sádicos e consequentemente de masoquistas.

Basta ler os relatos das provas desde o início dos tempos dos tour, giro, vuelta, etc...
 

spartaan

New Member
Boas,

Hoje foi aquela etapa fora do (normal) no Tour. Pode até vir a ser um bom Tour devido a esta etapa...vamos ver!
Eu até diria que, quem não foi reconhecer este trajeto meses antes do Tour, que tivesse ido, ou coisa assim parecida.

Cumprimentos,

A.da Silva
 

pessego

Member
Boa noite, estou ver a conversa está animada:), continuo afirmar que etapas calmas no ciclismo "moderno" só na última etapa, onde prevalece o acordo de cavalheiros, em que só ataques na fase final.
 

undernardo

Active Member
Foram mais as quedas devido a piso molhado do que as quedas devido ao pavê. Só me lembro de uma queda num sector em que o ciclista da BMC dá um 'mortal' e o outro da Garmin o acompanha. De resto a maior parte das quedas foram em rotundas e viragens.. andar à chuva também tem técnica (e é por isso que eu não ando. Lá está, não me esponho).

Se se fosse cancelar etapas/provas porque faz frio, porque faz neve, porque está chuva, porque está vento então só se competia de de Abril a Setembro ou algo do género. E para finalizar subscrevo a afirmação do pratoni: "Tradicionalmente o ciclismo é claramente um desporto de sádicos e consequentemente de masoquistas."

Aposto que o Merckx, Hinault, Moser, correram em condições piores, com bike piores, em estradas piores e com pior assistência técnica.
 

RSilva

Well-Known Member
tanto alarido por causa de 7 troços de pavê...

mas o pessoal que está a argumentar contra a etapa de hoje por acaso já perdeu algum tempo a ver provas como o Paris-Roubaix ou o Tour de Flandres debaixo de chuva? mas agora os ciclistas são meninas só porque estão no Tour?

precisamente porque estamos no Tour é que esta etapa faz todo o sentido e ninguém prevê o clima com 7 ou 8 meses de antecedência... a ser assim as clássicas do pavê eram descontinuadas já a partir de amanhã...

nada de grave se passou afinal de contas, o Froome desiste por um conjunto de factores que nada têm a ver com o pavê...

e já agora... o Wouter Weylandt infelizmente morreu numa etapa de montanha em que por acaso ia a descer... também se acaba com as descidas? e com o motoGP? e com a F1? por favor
 

Whistle

Member
nesta etapa só mesmo o nibali é que foi inesperado.

até a desistência do froome era esperada, pelo menos para mim devido à queda de ontem.

Pois, e se calhar devia se reformar para não estar a ocupar um lugar na equipa e abrir vaga para outro ciclista que realmente queira fazer alguma coisa... Tal e qual o Shleck...
 

Bernalve

Well-Known Member
BsHnmcpCIAAddb3.jpg:large


TDF 36´
 

mariosimas

Well-Known Member
ontem vi as imagens do abandono do Froome.

Tive pena do homem. Que corpo tão frágil. Mesmo sem quedas nesta etapa levava pelo menos 5 minutos.
 

pessego

Member
O pave poder ser duro, nas é duro para todos, como as subidas podem ser duras, nas são duras para todos, os sprinte longos são duros, nas são duros para todos, o que é perigoso mesmo é a Alta Velocidade combinada com as curvas apertadas, piso molhado ou com areia... pois a AV pode ser fatal.

Nas zonas de pave a velocida é menor, ah e as bernas são mais macias eh eh :rolleyes:
 

parafusos

Member
Se são ciclistas profissionais têm que estar preparados para tudo. Mas como é óbvio, há sempre preferências quanto ao tipo de terreno, sabendo que no pavé é muito mais difícil, pois exige mais técnica e é muito massacrante para o corpo. Nós que somos comuns ciclistas temos as nossa preferências. Também existe ciclistas, ou pseudo-ciclistas, que não saem porque está muito vento, está ou pode vir estar a chover, está muito sol, etc., e depois há aqueles que querem é pedalar independentemente das condições climatéricas. Pessoalmente, quando está a chover ou o piso está molhado, curvo mais devagar, não embalo tanto nas descidas e vou muito, mas muito mais atento pois a aderência não é a mesma. Quando Rui Costa foi campeão naquelas condições, apesar das quedas e desistências que houve não se ouviu tanto alarido.
Agora que o Tour ficou mais interessante, lá isso ficou. É ver o pessoal que perdeu tempo a tentar recuperá-lo e como já se disse é o pelotão contra Nibali.
 

Viper Jack

New Member
Caros amigos; a minha opinião é que estas etapas/imagens é que fizeram, e fazem, do ciclismo o desporto que ele é.
Os corpos poderão ser frágeis, mas a mente é sempre mais forte.
A beleza do ciclismo é feita de todo o tipo de terrenos, do pavé às montanhas, da neve e frio ao sol abrasador, das velocidades estonteantes ao simples passeio com as minhas filhas.
Ontem, a etapa entrou para aquelas do meu imaginário, é por etapas daquelas que adoro ciclismo e o tour
Quanto ao Froome, qualquer adepto do ciclismo continuará a respeitá-lo da mesma maneira.
 

grouk

Active Member
Ontem, a etapa entrou para aquelas do meu imaginário, é por etapas daquelas que adoro ciclismo e o tour
Quanto ao Froome, qualquer adepto do ciclismo continuará a respeitá-lo da mesma maneira.
nisso concordo, e não vou esquecer a imagem dele a tentar pegar na bike e ver que não era possível continuar, sabe ele, o sofrimento em que deve andar desde a queda no criterium, alguem dizia que ele é fraco de corpo e espirito, a esses eu digo "os caes ladram e a caravana passa"ele que descanse para estar em grande navuelta e o mal de uns é a sorte de outros Porte que o diga
 

paradawt

Moderador
De ser fraco não concordo. Apenas ele podia avaliar o estado em que estava.

Temos que ver que o Tour já é duro que chegue em condições normais, quanto mais todo retalhado.
 
Top