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Topico albertismo/carolismo

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jpacheco

Well-Known Member
Se estás a começar andar Daniel é normal haver algumas dores... só não é normal elas persistirem passados alguns meses. Estás a meter o corpo numa posição estranha. O meu conselho é mesmo trabalhares o Core... já vi muita gente em cima da bike e não me pareces muito mal. Exercitar o core.

Se doi mesmo muito as mãos e ombros/pescoço faz o que a malta aconselhou... sacrifica a baixa do selim nem que não seja temporáriamente até ganhares algum calo, e com o tempo vais subindo até á posição ideal.

Outro seria subir o guiador com inclinação no avanço grau positivo.

Qualquer das formas avalia essa dor e vê como é que ela evolui... mas se começas-te á pouco tempo andar na estrada é normal haver algumas dores no processo mas que devem desaparecer com o tempo de adaptação.
 

fcsaimon

Well-Known Member
...

Bom, mas todo e qualquer ajuste será temporario, porque a troca, pelo menos do quadro ja está em estudo!
Uma solução entre os 400~500€ era bom, poderei esticar um pouco mais, mas se esticar muito já começo a pensar é numa bike completa!
Alguma sugestão (para além do Cinelli Experience Speciale, que ja está debaixo de olho)?

Boas Daniel. És da zona de Aveiro certo? Costumo ir lá uma a duas vezes por ano, estive lá no verão foi pena não se ter combinado para veres e dares uma volta na "Speciale" a minha tem Ett 51 cm. Se vieres a Lisboa ou arredores e te der jeito também podemos combinar.

Na altura quando troquei de quadro também tinha visto os quadros Coluer, em alumínio com forqueta em carbono, já vinham com vários periféricos e até tinham umas cores porreiras.

Abraço
 

MigC77

Well-Known Member
Obrigado Martins e Mig pela ajuda!

Ora, eu já sabia que o quadro era grande.
Quanto a baixar o selim, não sei se dá! Aqui ha uns meses baixei uns 3cm, e acho que está no limite. Já sinto as pernas bastante fletidas.
Também já tinha reparado que o selim está demasiado para a frente. Talvez se o recuar um pouco, já dê para baixar mais 1 cm, não?

Bom, mas todo e qualquer ajuste será temporario, porque a troca, pelo menos do quadro ja está em estudo!
Uma solução entre os 400~500€ era bom, poderei esticar um pouco mais, mas se esticar muito já começo a pensar é numa bike completa!
Alguma sugestão (para além do Cinelli Experience Speciale, que ja está debaixo de olho)?

Daniel, estive a rever o video e esse selim está efectivamente alto… nem quero imaginar-te a pedalar com o selim 3 cm mais alto… Não devia haver carneira que te proporcionasse conforto ;)

Apesar de não te teres filmado por detrás, parece-me que tens bastante “instabilidade” ao nível da anca e por outro lado parece que quando o teu crank passa nas 6h o angulo do pé é excessivo. Não suposto teres o pé horizontal quando mas parece-me que tens o calcanhar demasiadamente elevado em relação ao pedal. Pode efectivamente indiciar que o selim está demasiado alto. Por favor se puderes mede a distancia entre o centro do BB até ao topo do selim. Só por curiosidade…

Devido ao angulo do próprio seat tube quando baixas o selim este avança ligeiramente. Por isso é que primeiro ajustas na vertical e depois na horizontal.

Quanto a sugestões de quadros acho que melhor é mesmo consultares o que há por aí a bons preços e do teu tamanho. Eu neste momento não tenho presente nenhuma oportunidade ou promoção.

Abraço
 

MigC77

Well-Known Member
Eu não acho que o quadro seja grande até pelo contrario, acho o quadro pequeno, e quem entender um bocadinho ao ver o video dá logo conta.
Sente desconforto porque como disse o quadro é pequeno e os quadros quanto mais pequenos mais pequena é a testa do quadro. e como consequência tem muito desnível do selin para o guiador.

Conclusão num quadro pequeno o selin vai muito alto e o guiador muito baixo o que provoca desconforto.
Fale com alguém que faça bikefit que lhe tira as duvidas.

Cumps

Márcio, este tópico foi criado a meias com o albertosemcontador… Aqui todos os users e opiniões são bem vindas mas provavelmente se lês o fórum com alguma assiduidade já deves ter reparado que não somos partidários do “54”… tamanho que em Portugal é enfiado a 90% de quem entra numa loja de bicicletas. Nem somos apologistas do comprar um tamanho maior porque a testa é mais alta e temos que nos dobrar menos… Essa é cartilha do vendedor de lojas de bicicletas para enfiar o tamanho 54 a tipos de estatura mais baixa. E quem aqui aconselhar-se já sabe disso de antemão. Mas estás à vontade para dar a tua opinião…

No caso em questão, repara que tens um indivíduo com 168,5 cm num quadro com um top tube de 53,5cm com uma testa de 13cm. Este tamanho para teres uma noção é mais ou menos equivalente a um 52 na Tarmac. Tu com 1,77m, salvo erro, usas o tamanho 54… E depois de veres o video consideras que um tipo com menos 9cm que tu devia ter um quadro maior??? Do mesmo tamanho do teu? Qual é a lógica? Só se for a mesma lógica das lojas que correm qualquer adulto do sexo masculino a tamanho 54…

Que digas que se calhar a geometria do quadro talvez não seja a mais indicada… Aí se calhar estamos de acordo… Agora um especialista em bikefit, que saiba do que está a falar sem outros interesses por detrás, não pode dizer que esta medida de quadro é a mais indicada e muito menos que precisa de um quadro maior.

Os bike fits em Portugal são um espectáculo!!! É quase tudo a mesma cartilha das lojas… aliás eles vivem dos clientes que as lojas lhes enviam como é que se podem atrever a contradizer ou sequer a começar a recomendar tamanhos “pequenos”. Com as coisas como estão actualmente todos vivem bem… as lojas vendem bicicletas grandes, os compradores não se adaptam e vão fazer o bikefit… do bike fit normalmente saem recomendações em termos de periféricos… mais dinheiro que entra.

Tão bom tão bom que muitas vezes, até se fazem bikefits às três pancadas nas próprias lojas… sessões de 30min por ciclista, onde é sempre a aviar!!!

Esta infelizmente é a triste realidade deste país…
 

MigC77

Well-Known Member
Ora bem, aqui venho eu esclarecer mais uma dúvida. Já li alguns tópicos sobre o assunto aqui no fórum mas não estão atualizados.
Aqui na Grande Ilha, o governo é bastante careta e então não coloca qualquer iluminação fora das localidades. Sendo assim tenho que comprar uma luz para ver e não para ser visto.

Que aconselham para um orçamento a rondar as 30£.
Tipo de utilização: voltas de 1 a 2h ao final da tarde (no inverno anoitece às 16h). Penso que para o meu caso não preciso de uma bateria externa (para esses casos já teria de aumentar o orçamento). A que mais me chamou à atenção até agora foi a Lezyne 300XL e a 400xl

Bruso, eu pela minha parte já há muito anos que decidi que não ando de bicicleta à noite ou em condições de fraca luminosidade. Por esse motivo, não acompanho e estou a par desse tipo de equipamento (luzes, etc...) :(

Lamento amigo mas nesse apartado não sou a melhor pessoa para fazer uma recomendação ou comentar determinados modelos.

Abraço
 

marcio800

Member
Márcio, este tópico foi criado a meias com o albertosemcontador… Aqui todos os users e opiniões são bem vindas mas provavelmente se lês o fórum com alguma assiduidade já deves ter reparado que não somos partidários do “54”… tamanho que em Portugal é enfiado a 90% de quem entra numa loja de bicicletas. Nem somos apologistas do comprar um tamanho maior porque a testa é mais alta e temos que nos dobrar menos… Essa é cartilha do vendedor de lojas de bicicletas para enfiar o tamanho 54 a tipos de estatura mais baixa. E quem aqui aconselhar-se já sabe disso de antemão. Mas estás à vontade para dar a tua opinião…

No caso em questão, repara que tens um indivíduo com 168,5 cm num quadro com um top tube de 53,5cm com uma testa de 13cm. Este tamanho para teres uma noção é mais ou menos equivalente a um 52 na Tarmac. Tu com 1,77m, salvo erro, usas o tamanho 54… E depois de veres o video consideras que um tipo com menos 9cm que tu devia ter um quadro maior??? Do mesmo tamanho do teu? Qual é a lógica? Só se for a mesma lógica das lojas que correm qualquer adulto do sexo masculino a tamanho 54…

Que digas que se calhar a geometria do quadro talvez não seja a mais indicada… Aí se calhar estamos de acordo… Agora um especialista em bikefit, que saiba do que está a falar sem outros interesses por detrás, não pode dizer que esta medida de quadro é a mais indicada e muito menos que precisa de um quadro maior.

Os bike fits em Portugal são um espectáculo!!! É quase tudo a mesma cartilha das lojas… aliás eles vivem dos clientes que as lojas lhes enviam como é que se podem atrever a contradizer ou sequer a começar a recomendar tamanhos “pequenos”. Com as coisas como estão actualmente todos vivem bem… as lojas vendem bicicletas grandes, os compradores não se adaptam e vão fazer o bikefit… do bike fit normalmente saem recomendações em termos de periféricos… mais dinheiro que entra.

Tão bom tão bom que muitas vezes, até se fazem bikefits às três pancadas nas próprias lojas… sessões de 30min por ciclista, onde é sempre a aviar!!!

Esta infelizmente é a triste realidade deste país…


Lá me estás a dar a razão de um quadro maior se ele diz que a bike é uma 48 achas que faz algum sentido comprar uma ainda mais pequena?????
Devias era deixar as pessoas avaliadas por pessoas competentes na area e não recomendar nada sem seque conheceres a pessoas ou estar a teu lado....
 

cenazia

Well-Known Member
MigC77, pegando aqui no "problema" do Daniel, deixa-me colocar-te uma dúvida que tenho, no caso de decidirmos trocar um avanço de 90mm com 6º de ângulo, por um de 90mm com 17º de ângulo, no site http://yojimg.net/bike/web_tools/stem.php, dá-me que o novo avanço proporciona 8mm menos de reach e 15mm a mais em altura. a minha duvida é se em termos mecânicos o controle da bicicleta é alterado? Não sei se estou a colocar a questão da maneira correcta?

No caso do Daniel para além da questão que também me parece óbvia da altura do selim, um dos problemas que tem é não me parecer ter como jogar na altura do guiador pois a forqueta parece estar cortada.
 

GMQ

Well-Known Member
Sem ter qualquer diploma, certificado ou documento atestador em bike fit quer-me parecer que as dores referidas pelo user são reveladores de ter um quadro grande. Porquê? Estão tensas e não absorvem o choque como deveriam. O desnível no quadro quer-me parecer que iriam provocar mais dores ao nível do lombar, o que o user não refere. Mas se calhar até é bom que o user faça um bike fit sem revelar que tem bike. Depois confronta-o com o tipo/tamanho de quadro e terá o resultado. Porque se vamos a um bike fit e dizemos temos isto ou aquilo estamos a condicionar todo o trabalho. Devemos começar com uma tela em branco.
 

MigC77

Well-Known Member
Lá me estás a dar a razão de um quadro maior se ele diz que a bike é uma 48 achas que faz algum sentido comprar uma ainda mais pequena?????
Devias era deixar as pessoas avaliadas por pessoas competentes na area e não recomendar nada sem seque conheceres a pessoas ou estar a teu lado....

Quem me parece que pouco ou nada sabes és tu… que nem sequer sabes olhar para uma tabela de geometria de quadros e não percebeste nada do que expliquei. Caso contrário terias percebido que o facto da Jorbi ser tamanho 48 não tem nada a ver… nem podes comparar directamente com outros tamanhos de outras marcas. Mas agora vou explicar-te como se estivesse a explicar a uma criança de 6 anos… o que eu disse é que se fores comparar as medidas da tabela de geometria da Jorbi que o user postou e comparares com a tabela de geometria da Specialized Tarmac (estou a colocar este exemplo por te ser familiar), e comparares os valores de ETT (Effective Top Tube) e HT (Head Tube) percebes que o tamanho 48 desta Jorbi, equivale em termos de medidas ao tamanho 52 da Tarmac.

Percebeste? Ou precisas que te faça um desenho?

Para que fique muito claro, eu em momento algum disse que tinha diploma disto ou daquilo… E quem aqui vem sabe perfeitamente disso. E se alguém não soubesse, aproveito esta ocasião para relembrar isso. Agora se calhar de biomecânica percebo mais do que muitos bike fitters que tiveram formação no software da Retul e seguem o manual à risca sem muitas vezes terem em conta o indivíduo ou a condição física do mesmo. As razões para ter esse tipo de conhecimento quem lê o fórum com assiduidade também sabe e vou justificar mais nada…

Mas sabes eu não impeço ninguém de consultar um “especialista”, não me intitulo especialista de nada, mais do que isso, não cobro nada pelo que digo aqui… Não vendo nada. Dou umas dicas e pouco mais… Vergonha em cobrar pelo serviço de merd@ que prestam é o que muitos “especialistas” deviam ter…

Andas com uma vontadinha de gerar conflito comigo desde que afirmei que determinada Tarmac não era genuína… Tenho curiosidade em perceber porquê… Mas meu amigo se queres festa vais tê-la.
 

cenazia

Well-Known Member
MigC77, pegando aqui no "problema" do Daniel, deixa-me colocar-te uma dúvida que tenho, no caso de decidirmos trocar um avanço de 90mm com 6º de ângulo, por um de 90mm com 17º de ângulo, no site http://yojimg.net/bike/web_tools/stem.php, dá-me que o novo avanço proporciona 8mm menos de reach e 15mm a mais em altura. a minha duvida é se em termos mecânicos o controle da bicicleta é alterado? Não sei se estou a colocar a questão da maneira correcta?

Estive a pensar melhor e esta alteração tem de resultar em alterações na alavanca ao virar o guiador, logo deve tornar a bicicleta mais reactiva/nervosa. Certo?
 

MigC77

Well-Known Member
cenazia, tem menos influencia do que manteres o ângulo e encurtares o avanço… mas sim como referes irá tornar a direcção mais reactiva.

Esse tipo de avanços estão pensados para este tipo de situações onde se quer encurtar o reach e aumentar o stack. Ou seja encurtar e elevar. Que como referes e bem pode acontecer quando a forqueta é cortada e não há margem para subir o avanço colocando espaçadores debaixo.

Abraço
 

MigC77

Well-Known Member
Realmente não olhei sequer para a tabela das medidas, mas continuo-te a dizer que esse quadro é pequeno.
Porque? Selin muito alto face ao quadro, o que faz que o guiador fique demasiado baixo.
Mas é como digo o melhor é ir a alguem especializado e tirar as conclusões.
Dá uma olhadela nesta página
https://www.facebook.com/VeloFitSystem-158594997495999/?ref=ts&fref=ts

Gerar conflitos porque?? Tu e que geraste o conflito a dar a entender para não vir dar opinião.
Mas num forum partilham-se opiniões!!!

É a tua opinião…

Mas já agora deixa-me que te diga que esse teu critério para aferir se o quadro é grande ou pequeno não faz sentido. Mas agora percebo aquilo que disseste noutro tópico em relação às bicicletas dos profissionais. Na altura tiveste essa discussão acerca de tamanhos com o Martins, a Carolina e o GMQ… eu deixei andar porque hoje em dia salvo que alguém venha a este tópico perguntar cada vez menos tenho paciência e disponibilidade para entrar nestas discussões de tamanhos.

Já escrevi “rios de tinta” neste fórum a esse respeito em n tópicos. Se tiveres paciência e interesse, é só clicares no meu nick e veres os meus posts…

Mas voltando ao caso do Daniel, se leres o que escrevi em relação à altura do selim e me deres o beneficio da dúvida de que aquilo que eu digo pode estar certo percebes que eu considero que ele tem o selim demasiado alto. Por outro lado é verdade que ele poderia ter o guiador mais alto se tivesse forqueta para isso e esse é parte do problema que existe aqui. Possivelmente se houvesse possibilidade de colocar espaçadores para subir o avanço aliviava-se a tensão ao nível dos ombros, cervical e mãos porque já poderia ter flexão nos braços. Se o quadro fosse maior é verdade que a testa seria mais alta mas tinha que esticar novamente os braços para alcançar um guiador que estaria mais longe.

A outra possibilidade seria que o Daniel trabalhasse a zona do core abdominal e a flexibilidade para permitir que fosse numa posição mais inclinada e pudesse flectir os braços.

Mas voltando ao desnível entre selim e guiador até te vou dar parcialmente razão com o que vou dizer a seguir… para um cicloturista ou ciclista amador o desnível entre o selim e o guiador não deveria ultrapassar os 10 cm. Obviamente isto não é um dogma e dependerá sempre da condição física do ciclista. Acima de tudo isso não se consegue escolhendo quadros maiores… consegue-se escolhendo geometrias mais adequadas, colocando espaçadores debaixo do avanço… enfim soluções que não agradam a muitos que tem pretensões em ter o mesmo modelo de bicicleta que os profissionais usam e não gostam de ver os espaçadores na forqueta.

Para evitar mal-entendidos, vou voltar a referir que aqui neste espaço qualquer pessoa pode vir opinar… quem sou eu para impedir ou dizer o contrário. Apenas te esclareci que este tópico foi criado por duas pessoas que partilham uma forma de pensar e que muitas pessoas que voluntariamente vem aqui colocar questões, pedir opiniões sabem qual é a corrente de pensamento… Isso obviamente não impede que venham outros dar a sua opinião, contestar e trocar argumentos… É um espaço público e aqui todas as recomendações dadas são publicas, estão escritas e estão abertas ao escrutínio de todos os utilizadores.

Em relação a recomendar especialistas em Portugal não o faço, por uma simples razão nunca fiz um bike fit aqui… Os que fiz foram no estrangeiro. O primeiro foi nos Estados Unidos com o senhor deste video:

[video=youtube;oxNznrlRXGU]https://www.youtube.com/watch?v=oxNznrlRXGU[/video]

Mais uma vez se tiveres interesse e paciência vais aprender umas coisas interessantes.
 

MigC77

Well-Known Member
não querendo alimentar polémicas, só quero deixar aqui o testemunho de que o MigC77 é um utilizador à maneira, nunca se negando a ajudar qualquer utilizador nos mais variadíssimos problemas.

fica aqui um kudos para o alfaiate (e que ainda por cima tem bom gosto)!

Obrigado ;)
 

daniel_mb1

Active Member
Pessoal, não se zanguem que não vale a pena :)

Não estou a começar no ciclismo de estrada. Ja comecei ha ano e meio. Ja fiz cerca de 6200km nesta bicicleta. Entretanto sempre fui andando com ajustes aqui e acolá.
As dores que sinto, essencialmente nas mãos e braços é em voltas maiores, tipo 90 km ou acima disso.

Tenho perfeita noção de que este quadro é grande. Apesar de ser um 48, é o equivalente a um 53~54 de muitas marcas! O que pode estar a criar alguma confusão nos caros companheiros que afirmam que o quadro é pequeno, é o avanço de 90mm e de o selim estar demasiado para a frente.
Bom, mas era a primeira bicicleta de estrada, e era usada, portanto não tive propriamente escolha de tamanho (podia ter optado por comprar outra, mas na altura nao percebia nada disto).
O facto de esta ser a primeira fininha, também influencia as minhas duvidas, porque não tenho noção do que é estar bem sentado!

Entretanto hoje, fiz alguns ajustes. Troquei o espigão pelo original que tem um ligeiro recuo. O selim está mais baixo cerca de 1cm, e cerca de 2cm para traz.

[video=youtube_share;Lo8CZTh3xq4]https://youtu.be/Lo8CZTh3xq4[/video]
 

cenazia

Well-Known Member
Daniel, uma coisa que me parece que podes fazer sem gastar mais dinheiro é inverteres o avanço, ou muito me engano (não consigo ter a certeza pelo vídeo) ou o que tens montado está a usar o ângulo que tem para o nivelar horizontalmente, se o inverteres fica a apontar mais para cima o que faz com que aproxime o guiador de ti e também o suba mais um pouco. A mudança pode não ser muita mas é suficiente para perceberes se esse tipo de alteração (guiador mais próximo e mais alto) te melhora o conforto ou não.

ps: obrigado pelo esclarecimento MigC77
 
Ora bem, aqui venho eu esclarecer mais uma dúvida. Já li alguns tópicos sobre o assunto aqui no fórum mas não estão atualizados.
Aqui na Grande Ilha, o governo é bastante careta e então não coloca qualquer iluminação fora das localidades. Sendo assim tenho que comprar uma luz para ver e não para ser visto.

Que aconselham para um orçamento a rondar as 30£.
Tipo de utilização: voltas de 1 a 2h ao final da tarde (no inverno anoitece às 16h). Penso que para o meu caso não preciso de uma bateria externa (para esses casos já teria de aumentar o orçamento). A que mais me chamou à atenção até agora foi a Lezyne 300XL e a 400xl

Com esse orçamento compras uma no ebay de user no UK, faz a pesquisa por "UniqueFire 2", comprei uma para mim para uma prova de 24h e mais 3 para amigos, até ao momento 5 estrelas, para voltas até 2h dá na boa, e tem uma vantagem que não encontrei em mais nenhuma, uma da ópticas é tipo grande angular, ou seja ilumina mais ao perto e pros lados e a outra ilumina mais longe é tipo ter médios e máximos.
Para estrada não faz muita diferença, mas em BTT é brutal.

Fui ver os emails e o user foi este.
http://www.ebay.es/itm/UniqueFire-2-Cree-XM-L2-LED-Bicycle-Bike-Cycling-Waterproof-Light-Head-lamp-inUK-/262159938419
 

Bruso

Well-Known Member
Obrigado pela dica Márcio. Já adicionei à lista mas para te ser sincero preferia algo sem bateria externa, algo mais compacto. Mandas me foto de como é que isso fica montado, só para ter ideia das dimensões?
 
Isto é do mais compacto que arranjas, logo à noite mando-te uma foto montado pra veres.
A optica é mesmo muito pequena, a bateria se couber montas por baixo do avanço ou no guiador depende do tamanho do avanço.

Aquelas que referiste a mais potente tem 400 lumens, eu tive uma, é uma vela ao lado desta, qaunto muito dão para sinalizar presença, para ver não servem.
 
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