• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tiagra 2011 - 10vel (finalmente)

tranquilo

Active Member
FONTE: Bike Radar

Finalmente a Shimano a fazer o que já deveria ter feito há muito muito tempo mas que infelizmente só agora vai acontecer.
Acho que só peca por tarde. Pessoalmente acho que já não tinha lógica nenhuma não haver um grupo de entrada da Shimano com 10vel. quando a SRAM e a Campagnolo já o oferecem há algum tempo. O problema ainda é pior se pensarmos que quase todas as bicicletas de entrada vinham com Tiagra em vez de Apex ou Mirage e que quando se queria fazer o upgrade tinha-se de gastar uma pipa de massa.

Boas notícias portanto, até para aqueles que não precisam das mudanças todas ;)
 
Last edited:
20 fps:

Não é por aí... O que isto quer dizer é que não tarda, até o 105 será electrónico... O Ultegra deve sair em versão digital ainda este ano. Nem a Shimano nem a Sram vão enveredar pelas 11 velocidades, parece-me.
 

tranquilo

Active Member
Concordo contigo Carlos, embora eu não tenha nenhum desejo de ter um grupo electrónico o futuro está aí.
 

ivan

New Member
neste momento nao me estou a ver com grupo electronico na binda e sou a favor dos avancos tecnologicos, mas ja imaginaram que se esquecem de por a bateria a carregar, e no dia seguinte vou dar uma voltita que por sua vez se estica um pouco mais, ao fim tem de fazer 20 kms ou + com o 53-20 nada agradavel ter que subir assim.
logo eu que sou um esquecido nas baterias dos telemoveis lol, vejamos que nos reserva o futuro
 

Burning Dogma

New Member
Esses cenários de esquecer de carregar a bateria são quase hipotéticos no ciclismo. A autonomia da mesma não tem nada que ver com a de um telemóvel, além de que aquilo avisa para carregar muito antes de estar a achegar ao fim. Posto isto, não tenho a mínima curiosidade de usar um grupo desses e enquanto a Campagnolo fizer grupos mecânicos de qualidade não uso mais nada. Mas não duvido que em poucos anos os grupos electrónicos sejam às pazadas nas bikes do pessoas. A Shimano tem a grande capacidade de democratizar estes produtos, usa os profissionais como ferramenta de marketing e o pessoal que adora gadgets vai logo comprar.
 
Morg:

À partida, sim. Unicamente há que arranjar espaço para a bateria, que costuma ficar na parte de baixo do tubo transversal, O único problema à partida será o de não se poder "esconder" todos os cabos dentro do quadro, mas a verdade é que creio que só a Colnago e a M-Cipollini desenvolveram até agora quadros específicos para o Dura-Ace Di2. Todos os outros em que este grupo é montado, não foram originalmente pensados para ele.

Dogma:

Atenção que a Campagnolo está a fazer a mesma coisa, porque este ano, a Movistar está, e vai correr até ao fim da época com o protótipo do grupo electrónico deles.
 

duchene

Well-Known Member
Não querendo ser aborrecido, não se esqueçam que o tópico é sobre Tiagra 2011 e não sobre os grupos eléctricos/electrónicos, até porque já existem vários tópicos sobre esse tema.

--

Quanto ao grupo apresentado, segue a tradição da shimano de fazer baixar a arquitectura dos grupos um nível sendo que os grupos abaixo herdam o design e funcionalidades do grupo superior. Aqui acontece o mesmo, com claras parecenças com o 105 e Ultegra de anos anteriores.

É muito mais prático desenvolver produtos desta forma já que permite concentrar esforços nos grupos de topo e depois aproveitando grande parte do conceito já desenvolvido para os grupos de entrada de gama.

Neste caso resultou de uma forma que acho ser bastante positiva e que irá certamente tirar o estigma que o Tiagra muitas vezes sofria. A inclusão de manípulos para guiadores convencionais é um claro piscar de olhos ao ciclista urbano e ao viajante de bicicleta em que a robustez, economia e simplicidade superam a necessidade de baixo peso e alta tecnologia.
 

Burning Dogma

New Member
Reparei nesse pormenor estético, sendo o material muito parecido com as gamas acima. Thumbs up para a Shimano:D Mas isso é tendência geral das marcas porque os olhos também comem;)
 
Top