Tempo de vida de um bidon

#1
Pessoal, com base na vossa experiência com que regularidade mudam os bidons das vossas fininhas.
Têm um só para agua e outro para os sais?
Já tive uns da decathlon, que passado um ano foram para o lixo.
Outros da specialized, duram há 2 anos. Será hora de mudar?
 

FSilva

Moderador
Staff member
#2
É uma boa questão..
Eu tenho separados os que uso com agua e os dos sais para não misturar.
Também tive uns da BMC que depois acabei por deitar fora porque começaram a ficar gastos e já muito riscados e até a ficar o proprio plastico mole.
Acho que o tempo de vida difere sempre muito do uso, do desgaste mas acho que é sempre bom ir trocando regularmente
 
#6
Teoricamente eles são feitos para durar pouco . Eu uso um da BMC há um ano e meio e outro do douro Granfondo do ano passado. Enquanto o plástico não der sabor a água está ótimo
 

Rapido

Active Member
#7
Eu tenho os 3 e os três têm bastante tempo. Lavo-os com frequencia na maquina da loiça e parecem-me optimos pois não cheiram nem têm qualquer sabor estranho.
 
#8
Só quero bidons da Camelbak... Os restantes podem ficar com eles, em particular aqueles promocionais./ oferta...... seja pelo tipo de plastico, seja pelo sistema da "chucha" ;) quanto ao aspecto exterior.... não me chateia.... Pode ficar riscado à vontade... Quanto aos cheiros, é verdade, mesmo lavando com agua, vinagre e sal, algumas isotonicas são dificeis de largar o cheiro ;) apesar de não o fazer deveeria ter um bidon só para agua e outro que possa levar as isotónicas
 
#10
O perigo são as bactérias no bocal, existem produtos para desinfectar, eu guardo no congelador e lavo depois com muita água .

Sempre que vou a uma prova aproveito para trocar os bidons
 

petrix

Active Member
#12
Eu já tenho os meus há uns bons 4 anos... de vez enquando coloco um pouco de lixivia e deixo a sujidade amolecer ... depois é só lavar com água quente da torneira e voilá, ficam novamente desinfectados e limpos. ;) ... costumo também retirar as borrachas dos bocais. ;)
 

Rapido

Active Member
#14
@dimark1978, atenção que congelar não mata bactérias.....fiz experiências em laboratório com bactérias congeladas a -79ºC e estavam bem vivinhas....

Teoricamente qualquer temperatura acima dos 50º C mata a maioria das bactérias. Mas por acaso, nunca tive problemas (aparentemente) com os bidons e sempre os lavei na maquina a 60ºC.
 
#16
@dimark1978, atenção que congelar não mata bactérias.....fiz experiências em laboratório com bactérias congeladas a -79ºC e estavam bem vivinhas....

Teoricamente qualquer temperatura acima dos 50º C mata a maioria das bactérias. Mas por acaso, nunca tive problemas (aparentemente) com os bidons e sempre os lavei na maquina a 60ºC.
Leva-se a um autoclave ficam logo as bactérias todas arrumadas :D:D
 
#18
tipicamente um leva energetico|sais outro sempre agua....enquanto forem bem mantidos duram e duram. (O importante é retirar os liquidos e lavar por dentro após cada saida....). Deixar aguas, principalmente as que contem açucares dentro, ajuda na proliferaçao de fungos....e principalmente naquelas garrafas escuras onde nao se ve bem .....lhucc....... :)
 
#19
qundo deixo de molho em agua e vinagre... e removo o bucarl para limpeza, a membrana da tampa, é também desinfectada, quando utilizo o proprio bocal para fazer sair a agua acidificada, funciona como um desinfectante. Depois da limpeza, é importante deixar secar bem... tampa aberta ;), quando leva só agua, muitas vezes reutilizo entre duas voltas que estejam proximas, máx 48h. No verão não faço isso, por 3 motivos, 1ª porque bebo a agua toda, segundo porque fica "mole" rapidamente e 3 porque na maior parte das vezes leva com pastilha lá para dentro... apesar de não ter açucar, não gosta de estar de um dia para o outro. Boas pedaladas!!! ;)