• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tarmac S-Works "the Black Mamba"

Skyforger

Active Member
O undernardo já disse quase tudo. Quem opta pelo aço ou pelo titânio com a perspectiva de vir a tornar-se mais rápido a subir, mais aerodinâmico a rolar, mais ágil a descer e um verdadeiro devorador de coisas do Strava e de picanços com os amigos então está a enganar-se a si próprio e a apostar no cavalo errado. Eu também não sou um cego defensor deste ou daquele material, guio-me sim pelo instinto e pelas sensações que me transmitem e, tendo isso em conta, posso afirmar que das várias bicicletas que já tive as que mais gozo me deram foi uma Trek em alumínio e a actual em aço. Já tive carbono em estrada e em btt e nunca me convenceram totalmente. Da mesma forma que já tive duas em alumínio no btt que foram horríveis e uma outra de aço em estrada que não dá para andar mais do que 20 minutos seguidos. Lá está, não me prendo na questão do material, mas sim naquilo que a bicicleta me transmite.

Com isso em mente, não acho que tenha de haver uma justificação prática ou científica para as nossas opções. Porque usas uma tshirt em vez de uma camisa? Porque usas azul em vez de laranja? Porque escolhes chocolate em vez de morango? Por nada em especial...simplesmente porque sim e porque assim prefiro! Não mato a cabeça a pensar se perco mais uns segundos ou uns minutos a chegar ao topo daquela serra nem se dissipo watts a cada pedalada ou a cada sprint. Quem se preocupa com isso deverá então estudar bem as características de cada material. Mas quem toma a opção, por exemplo, pelo aço não está, de todo, preocupado com isso. E se a sua motivação principal seja pelo simples facto de ter uma coisa mais exclusiva/diferente para mandar cenário, então que seja...é uma justificação tão válida como qualquer outra.
 

noca

New Member
uuuuuuuuuuuuuui!
longe de mim imaginar o que um simples "apresentar a burra de plástico" podia dar aqui neste forum :cool:

Daquilo que li (que foi tudo) reparei que muito foi escrito com fundamento no "li sobre..., investiguei..., disseram-me...," e pouco no "experimentei os dois e...".
Há coisas que não se explicam... só mesmo sentindo.
Amigos, eu apresentei aqui esta bike porque me foi pedido.
Se estou contente com ela? É claro que sim. Tem um comportamento que me agrada e que responde ao que eu queria e imaginava.
Se tenho saudades de andar numa estradeira de aço? É claro que tenho mas isso vai ser resolvido em breve.
Se ando de fixed gear porque é cool? lol! Ando porque adoro. Ando porque realmente me sinto bem a andar. E ando porque só passados quase 5 anos de fixed gear é que montei a minha primeira estradeira. Eu gosto mais de andar de fixed gear. Ainda na semana passada fiz uma volta de 214 km e cheguei a casa de coração cheio e sorriso de orelha a orelha.

O desempenho das bikes (e materiais) é algo que não pode, ou não deve, ser visto como aqui já vi ser. Nem sempre aquilo que lemos se aplica concretamente à realidade.
Se eu vos disser, por exemplo, que grande parte dos meus PR (personal record) em subida foram feitos de fixed gear (e curiosamente de aço) vocês acreditam?
Será que isso quer dizer que o aço TANGE, que é muito mais pesado do que o aço Columbus NEMO (scapin) e do Carbono Factor 11 da S-works, é melhor trepador? Será que isso quer dizer que as fixed gear sobem melhor? Será que isso quer dizer que...?
Amigos, há coisas que não se explicam... e por muito que eu tente nunca vou conseguir explicar porque é que me sinto tão bem a rolar de fixed gear.
Da mesma maneira como nunca vou conseguir explicar porque é que me sinto mais aço do que carbono.
Não ando às corridas com ninguém embora adore andar rápido.
No início de Junho, por exemplo, estava no meu pico de forma. Na altura andava com a minha estradeira em aço (roubada pela minha namorada agora) que é, sem dúvida, mais lenta do que a S-works que aqui apresentei. Fiz voltas com tempos de subida que agora não consigo com a S-works... espero daqui a uns tempos estar a conseguir novamente.

Porque é que levo a fixed gear se a ideia é ir à Serra da Freita?
Porque é que no fim de semana seguinte já vou de estradeira?

Acho que o mais importante é que cada um goste da sua bike.
A verdadeira prova de que o treino correu bem é o facto de chegarmos a casa, com um belo empeno, e ao meter a bicicleta na garagem ainda ficamos uns minutos a olhar para ela apaixonados.

se me acusam de eu ser um vendido (lol!) é porque de certa forma me começaram a conotar a um certo e determinado tipo de bicicleta e material.
Essa ligação está bem viva e super forte e não é o facto de eu ter uma de carbono agora que me faz perder essa paixão. São coisas que não se anulam mas sim complementam.
Eu não sinto que criei uma guerra na minha garagem com a entrada da S-works. Sinto é que fiquei com a garagem mais rica.


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Hetfield

Member
Boas,

Fugindo à discussão do aço, até porque a minha experiência com o dito material é nula neste campo, só quero dizer que este tópico já me fez dar umas "cabeçadas na parede". :)
Tenho também uma Tarmac S-Works deste ano mas em preto/vermelho/branco e cada vez que vejo uma montagem com esta cor arrependo-me da escolha que fiz. Ainda para mais o meu quadro anterior era o modelo 2013 também todo preto só com o outline das letras e uns pequenos apontamentos em vermelho e eu simplesmente adorava o quadro.

Sei que sou suspeito, mas tens aí uma bicicleta espectacular que decerto te vai proporcionar muitos bons momentos.

Quanto às companheiras de garagem tens que lhes explicar que o número ideal de bikes para possuirmos é igual a n+1, sendo que "n" corresponde às que temos actualmente. :D
 

Skyforger

Active Member
Noca, fala quem sabe e peço desculpa se o tópico se desviou demasiado do seu objectivo ;)

Lá está, não tem de haver uma explicação para tudo...haja é pernas, vontade e paixão.

Ah, e és um hipster! :D
 

noca

New Member
Boas,

Fugindo à discussão do aço, até porque a minha experiência com o dito material é nula neste campo, só quero dizer que este tópico já me fez dar umas "cabeçadas na parede". :)
Tenho também uma Tarmac S-Works deste ano mas em preto/vermelho/branco e cada vez que vejo uma montagem com esta cor arrependo-me da escolha que fiz. Ainda para mais o meu quadro anterior era o modelo 2013 também todo preto só com o outline das letras e uns pequenos apontamentos em vermelho e eu simplesmente adorava o quadro.

até parece que foi propositado :)


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Hetfield

Member
A minha não é essa de cima. :) É esta:

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paradawt

Moderador
Independentemente de ser de aço, alumínio, carbono ou madeira, o importante mesmo é tirar máximo proveito daquilo que fazemos.

E nessa questão não tenho dúvidas que dás o melhor...
 

Hetfield

Member
Uau, grandes máquinas, lindas! @Hetfield, quanto pesa essa menina tão elegante?

Como está na foto são 6,6Kg.

O modelo anterior do quadro (SL4) era um bocado mais leve. Com estas rodas, grupo Red completo mas de 10v e os mesmos periféricos cheguei aos 6,45kg. Mesmo dando o desconto à cassete, que nesta é uma PG1170 e na outra era uma Red, dá para ver que este quadro é mais pesado. Nada que se note em andamento, só mesmo na balança. :)
 

Camburano

Member
Como está na foto são 6,6Kg.

O modelo anterior do quadro (SL4) era um bocado mais leve. Com estas rodas, grupo Red completo mas de 10v e os mesmos periféricos cheguei aos 6,45kg. Mesmo dando o desconto à cassete, que nesta é uma PG1170 e na outra era uma Red, dá para ver que este quadro é mais pesado. Nada que se note em andamento, só mesmo na balança. :)

Que Zipp´s são essas? Não são as 303, pois não?
 

Hetfield

Member
@Morg e Camburano:

As rodas são umas Zipp 202 Firecrest. Transitaram da bike anterior. :)
A ideia inicial eram as 303 Firecrest, mas como havia problemas de compatibilidade com o meu anterior quadro devido à largura do aro, esperei pelas 202 que tinham acabado de ser apresentadas nessa altura.
 

Morg

Well-Known Member
Parecem-me 5*, menos o preço claro :)
Gosto muito das 303 mas estas com 32mm são mais polivalentes e leves.
26.4mm nas 303 é uma brutalidade de largura.
Usas 25c?
 

Camburano

Member
Eu tenho umas Ksyrium SLS na minha Roubaix S-Works mas queria algo com mais perfil.

Estas 202 parecem ser excelentes :) Confirmas?
 

noca

New Member
hoje montei as Zipp 202 na bike
Amanha vou testar a bike com estas rodas. Baixou o peso geral da bike. Vou certamente sentir a bicicleta a travar menos. O resto só posso dizer depois da volta.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

belo "mota" essa "negra"! ....curiosamente, é igual às outras mas.... também prefiro assim em preto. :)

Gosto dessas MAVIC. Assentam aí que nem ginja. :cool:
 
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