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Tarmac Elite 2011

h_rd2

New Member
300 euros? onde? tinha ideia que isso não dava para uma force sequer! os rolamentos penso que seja compatível com shimano! vou confirmar.

obrigado
 

super.byke

New Member
aqui hoje está a 289€... por isso 220€ acho que é caro :(

A malta tenta vender quase pelo que comprou, mesmo depois de lhe ter metido uns valentes km's... enfim
 

super.byke

New Member
entre uma Force nova mais barata que uma Red usada eu não tinhas dúvidas, a diferença de gramas não é assim tanta e novo é novo...
 

h_rd2

New Member
Sim, entre uma force nova e uma red usada compro a Force, e poupo 40 euros! A minha dúvida agora prende-se na questão do eixo! Alguem me consegue dizer se essa pedaleira é o sistema dito convencional de rolamentos exteriores?...parece-me ser mas...para mandar vir ao "calhas" não é assim tão barata!...
 

Helder Pereira

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Boas,

Sem duvida Sram Force novo.
O ano passado comprei aqui
http://www.bike-components.de/products/info/p22366_Force-GXP-10-fach-Kurbelgarnitur-.html

Nos rolamentos existe o sistema BB e o GXP (rosca inglesa) que normalmente é esta mais utilizada nas marcas.
Depende no entanto que bike é que se tem, pois por exemplo a Cannondale os seus quadros na sua maioria são BB.

Rolamentos compativeis em GXP :
http://www.bike-components.de/products/info/p26280_GXP-Team-Innenlager-.html

A bike-components é alemã, responde na hora aos mails e vem tudo bem acondicionado. Comigo foi 5*
 

h_rd2

New Member
OK então está respondida a questão! Eu não tinha era conhecimento que chamavam GXP á rosca inglesa! Então é aquela mesmo!...Agora é só ver dos rolamentos

É que no BTT por ex, tenho um pedaleiro KCNC e os rolamentos mesmo sendo exteriores não são compatíveis com shimano! Tem o interior com diâmetro maior!

obrigado!!
 

Marreiros

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Respondida sim, mas com alguns equivocos...

Antes de passarmos aos pedaleiros (e neste caso de rolamentos externos) em si convém fazer distinção entre as roscas:

Rosca Inglesa ou ISO:têm as medidas 68 mm e de 73 mm (medida sobre-dimensionada mais comum nas bikes btt) medidos externamente na caixa pedaleira do quadro da bike.

Existem mais mas como são pouco comuns ou raras (Italiana e francesa), não interessam por agora.

Não existe sistema BB. BB é um diminutivo do inglês "bottom bracket". A Cannondale foi sim, pioneira na utilização do standard BB30 nos movimentos pedaleiros. Neste caso utilizam-se rolamentos sobre-dimensionados que são directamente aplicados no quadro e que vão "acomodar" o eixo dos cranks que têm 30mm de diametro, dái o nome BB30.

GXP ou Giga-X-Pipe é a a denominação da Truvativ/Sram para os movimentos pedaleiros de rolamentos externos. Não funciona com cranks de rolamentos externos de outras marcas (Shimano, Race Face, FSA, Rotor por exemplo).

Já na Shimano esse sistema tem outro nome: Hollowtech II. Contudo movimento pedaleiro shimano de rolamentos externos Hollowtech II funciona com outras marcas de cranks de rolamentos externos como por exemplo a Shimano, Rotor, FSA e Race Face.

Se o teu pedaleiro utilizar um movimento pedaleiro de rolamentos exteriores podes comprar apenas o pedaleiro Force sem o movimento e aplicar no teu quadro.
 

Marreiros

Member
Estive a investigar e o teu pedaleiro (se fôr o S100) utiliza o Powerspline BB que é outro eixo criado pela Sram/Truvativ e é uma mistura de Shimano Octalink e ISIS BB. Com isto quero dizer que para poderes montar um pedaleiro Red, Force, Rival ou Apex terás sempre de comprar um movimento pedaleiro GXP. Portanto a minha última afirmação está errada.
 

fabioolive

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Boas ia dizer onde tem a 300€ mas pelo que vi já nao faltam opçoes atençao ao comprar o tamanho dos cranks a maior parte dos links que vi era de 172.5 nao sei se é este o tamanho que queres, ou é o 175.
Quanto ao movimento se nao estou enganado na sram ou é gxp ou bb30, penso que o teu quadro nao é bb30 por isso deverá ser gxp.

Cumprimentos
 

h_rd2

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Obrigado pelo aviso fábio, a minha SRAM é 172,5 pelo que vou manter o tamanho das alavancas! Quanto ao eixo as SL2 existem em GXP e em BB30! A minha especificamente é GXP! Não sei bem qual é o critério que usam para adotar um ou outro sistema no quadros, dantes pensava que era uma diferença entre as SL2 e as SL3, mas agora um amigo meu tem uma SL2 BB30!...Ainda ha com outro sistema, as que trazem pedaleiro Specialized S-works! Penso que é semelhante ao BB30 mas não igual...PENSO EU!

Já agora se poderes dizer onde arranjas a esse valor! Quanto mais opções melhor!

Cumprimentos e obrigado
 

Helder Pereira

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Marreiros, obrigado por alertares ai à malta que eu apenas dou informação "equivocada", vulgo errada ou mal dada.

Aceito que a mesma possa estar incompleta pois epá esqueci-me do 30 no BB....prontos morri.

Continuo a afirmar 99% das nossas máquinas de estrada usam rolamentos GXP ou BB30, e que por exemplo ao que me aconteceu ao meu quadro Tarmac comprei Force para rolamentos externos e adicionalmente o rolamento GXP

Isto é informação equivocada?
 

h_rd2

New Member
Marreiros não tinha visto os teus ultimos 2 post's, muito exclarecedores, já monto e desmonto bikes há imensos anos, mas no que diz respeito a nomes estás alguns metros á minha frente!

De salientar que GXP em estrada apenas existe 68, os 73 E 83 (também existe 83mm) são apenas usados em BTT e downhill!

Já sabia que tinha que comprar a "caixa" visto este pedaleiro (nem sei como vem montado um pedaleiro destes nesta bike, a minha allez ja trazia um sora que ao menos era holloetec II!) ser daqueles mesmo "oldschool" de eixo "normal"....desmontei um de um de outra SL2 (para fazer upgrade para RIVAL) e só o eixo pesa mais de 200g fazendo um conjunto com 1200g!!!! MEDO!!! Ainda fiquei mais incentivado a trocar o meu!...

Agora falta ver os preços para as caixas SRAM, visto que os shimano já sei "decor", assim fico a zero outra vez!

Marreiros, não querendo abusar da tua sabedoria, sabes se as caixas KCNC são compativeis com as SRAM?...é que na minha inocencia a uns tempos ao tentar salvar umas gramas tentei montar o meu KCNC com caixas FSA e verifiquei que era imcompatível!

Cumprimentos!
 

h_rd2

New Member
Caro amigo Helder, é isso que vou ter que fazer na minha Tarmac também! Qual é a sua tarmac? tem-na exposta aqui no forum para que eu possa dar uma vista de olhos?

cumprimentos e obrigado pela ajuda!
 

fabioolive

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Boas onde eu vi tambem foi num dos sitios já aki mencionada na kompressor.
inda hoje de tarde tive a ver na loja as sl2 de 2012 que é o que estou a pensar em comprar e o que percebi é que a gama mais baixa a de 1799 tras gxp a tarmac elite saxo bank com preço de 2099 o quadro é osbb enquanto que a de gama mais baixa o movimento é roscado (gxp).
Entre a sl2 e sl3 as diferenças é que um carbono é fact 8r e o da sl3 é fact 10r a sl4 já tras passagem interna dos cabos.
O bb30 é um sistema que permite ganhar algum peso face ao gxp, modernices.

Cumprimentos
 

h_rd2

New Member
Sim Fabio, um amigo meu tem a saxobank e é BB30! As Sl3 além da diferença do carbono (a REAL diferença) também tem diferençao nos drop's!

Não gosto muito das pinturas de 2012! Gosto bastante da Saxobank e da elite preta...a vermelha é...enfim...aquelas riscas cinza...

A SL4 tem MUITAS diferenças! Todo o quadro é diferente, embora parecido! Então a espessura do tubo superior quando se está em cima dela é qualquer coisa....nada a ver com a SL2 e SL3! E diz quem já pedalou nela que...É MUITO MELHOR...até que a venge!!!
 

fabioolive

New Member
Já o tubo superior da stumpjumper carbono é muito largo é a que o meu irmao tem e akilo realmente mete respeito.
Antes estava a pensar na pintura da comp branca com riscas em azul mas agora tou mais inclinado para a saxo bank tive a ver algumas na net e akilo com algumas mudanças genero as que fizeste na tuas fica espetacular. Realmente a pintura vermelha da tua é das mais bonitas as riscas cinza nao tem nada a ver mas ainda nao vi ao vivo pode ser que esteja enganado mas nao me parece.
Boa sorte na compra do pedaleiro, neste momento talvez seria para onde recaia a minha escolha quanto a pedaleiros, o force está muito fixe e a um preço nao tao proibitivo como o red, mas o red black é qualquer coisa mas dificilmente se encontra abaixo dos 300€.

Cumprimentos Fábio Oliveira
 

h_rd2

New Member
A SL4 tem o tubo como a Stumpy de XC!!!e a própria testa é mais "bruta"!

A vermelha e cinza é mesmo "FEIA"...a saxobank é linda, só não escolhia porque estou rendido ao grupo SRAM...embora o 105 seja um optimo grupo!!...

O pedaleiro...ainda estou a decidir se vou realmente compra-lo! Ainda tenho que ver o preço dos copos!!!

Boa sorte na compra da TARMAC!
 

Marreiros

Member
Helder, eu não alertei malta nenhuma para nada... Mas a tua informação está equivocada sim. E quando assim é acho que se deve corrigir. Eu pelo menos quando faço ou digo algo que não corresponde à realidade ou está errada gosto que me corrijam. Só assim posso aprender.;)

Esquecer do 30 no BB é como dizeres que tens um grupo Sram na tua bike... Pode ser Red, Force, Rival ou Apex. No BB é igual, também pode ser: BB30, BB91, BB86 etc.

Sim é informação equivocada! E digo-te já porquê... Então se 99% das bikes só usa SRAM e BB30 por é que a Shimano é o maior fabricante de componentes? E não são montadas milhares de bikes de estrada com Shimano? (não sei se sabes mas os pedaleiros Shimano não são compativeis com GXP ou BB30?) Só 1% das bikes de estrada é que vem montado com Shimano? Não me parece. ;)

E o exemplo que dás com Sram, neste caso o Force com o movimento GXP, se fosse com Shimano terias de comprar um pedaleiro Shimano e o respectivo movimento. Como antes tinhas o Powerspline BB, este movimento pedaleiro não compativel com GXP. Logo tiveste de comprar também o respectivo movimento. Não percebo onde querias chegar com este exemplo.

E aqui a malta já confunde os eixos roscados com GXP. GXP é o standard da Sram/Truvativ para movimentos pedaleiros de rolamentos externos. O eixo roscado é que é Inglês (que é o mais utilizado) ou Italiano (em desuso). E no eixo inglês (que são o que as SL2 têm) podes lá colocar o Powerspline BB, GXP, Hollowtech II, Octalink ou mesmo ISIS.

Está tudo aqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Bottom_bracket

h_rd2, manda um MP com o modelo do pedaleiro KCNC que investigo isso.

O objectivo do BB30 foi para além do peso, o aumento da rigidez durante a pedalada... http://www.bb30standard.com/
 
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