• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Tamanho do quadro

hesitate

Member
pois, a questão será mesmo por aí, muita gente ter opiniões díspares e nimguém ter uma base cientifica para se justificar.
Dessa forma terá mesmo de ficar +/- ao critério de cada um.

Cumps
 

rodd

New Member
As medições que tenho efectuado para comprar as minhas bikes até agora foram sempre tiradas com sapatos calçados... E não me tenho dado mal. Assim sendo, julgo que deves fazer a medição com sapatos calçados.

Abraço,
Luís
 

OMINIS

Active Member
Qual o melhor tamanho do quadro?

Gostava de ter as vossas opiniões sobre o o tamanho do quadro ideal para mim.

Eu encomendei um tamanho L, mas tem surgido algumas duvidas se esse seria o melhor.

Eu tenho 177cm de altura, 86 entre pernas, tronco 62 e braço 60.

A geometria do quadro é este(fundo da página)
http://www.bhbikes.com/en/familia/zaphire
 

pemartins

Well-Known Member
Eu tenho 175 cm de altura e uso o 54 mas da marca Scott e já cheguei a pensar que era grande mas após chegar o selim para a frente ficou bem.
O melhor mesmo era tentares ir a uma loja onde tivesse esse tamanho para poderes experimentar.
 

MegaMarrocos

New Member
Na minha opinião um tamanho 54 seria bom, é que não te esqueças que o tubo superior tem 58, em principio terás de puxar o banco um pouco para a frente (se não gostares de ir muito, mas muito deitado) e o avanço que deve de tarzer a bike, deve de ser um de 90mm.
 

OMINIS

Active Member
Eu tenho 175 cm de altura e uso o 54 mas da marca Scott e já cheguei a pensar que era grande mas após chegar o selim para a frente ficou bem.
O melhor mesmo era tentares ir a uma loja onde tivesse esse tamanho para poderes experimentar.

O quadro que eu escolhi também é o 54 ( L), mas acho o tubo superior muito comprido 58, ontem tive em cima de uma Berg tamanho 54 e o tubo superior também 54 e ficava-me óptima.

pemartins,

Qual é o tamanho do teu tubo superior (horizontal)?
 

Jose Julio

New Member
Boas

Depois de tentar ler os posts todos e sinceramente não ter paciencia para ler todos chego à conclusão que todo o pessoal opina, poucos acertam e alguns acertam numas coisas e erram em outras.
Os perigos para a saude de um mau posicionamento numa bicicleta são mais que muitos e sinceramente uma dor ou outra num joelho é mal menor.....
Conheço uma pessoa que por andar com o selim muito alto teve mesmo problema na prostata ao ponto de ser mesmo probido de pedalar durante 1 ano.
Ao contrario do BTT em que se pode (mas não devemos) estar sentado relativamente mal na bicicleta pois estamos constantemente a mudar de posição e nem temos tempo que nos doa nada, na estrada passamos muito tempo na mesma posição o que faz com que o que está mal se sinta ainda mais ao fim de alguns kilometros.
Não existe nenhuma solução magica online para se ver alturas de selim, pois a altura de selim inclusive tem um pouco a ver com a forma como se pedala, não é só chegar medir e fazer contas.
Sugiro fortemente que vão a uma loja de bicicletas que conheçam e tenham confiança, de preferencia com experiencia em fittings e peçam para vos "sentarem" na bicicleta, gastam uns trocos mas como alguem aqui apontou o corpo é vosso e as dores tambem.

Boas pedalas

Julio
 

Jose Julio

New Member
Existem diversas!
Praticamente todas as lojas Specialized têm formação para fazerem fittings basicos e perfeitamente funcionais para o nivel da esmagadora maioria dos utilizadores deste forum.
Sem ser as lojas Specialized têm ainda para os lados de Aveiro o pessoal da Retul que não sei o nome mas esses inclusive têm o curso da Retul, o Tiago Aragão julgo que tambem faz, e se procurarem na net encontrarão ainda mais alguns ;)
 

jose a

New Member
Tamanho dos quadros.

Ola boa noite.

Desde 1987 que utilizo a mesma bicicleta (vitus , quadro aço, 10 velocidades, pedaleira 52 e 42) já tem muitos km e chegou a altura de mudar.(Quase a chegar aos 50 anos, já mereço.)
Depois de visitar várias lojas de marcas conhecidas estou cheio de duvidas em relação ao tamanho do quadro.Tenho 1.85 e 85,5 de entre pernas, sem sapatos.
Numa dizem-me que o tamanho ideal é o 54 cm (scott), noutra dizem me que é o 56(specialized), noutra chegou aos 59(ktm).:confused::confused:
O meu quadro actual tem 56 cm, tirando as medidas do meio do eixo pedaleiro ao meio do tubo horizontal e seguindo o tubo do selim. Mas agora com os quadros ditos slooping, cada marca dá o seu tamanho, e as medidas são tiradas em sitios diferentes. Como poderei ter a certeza se estou a escolher o tamanho certo. Para complicar a situação os lojistas limitam-se a saber a minha altura, consultam a revista e dão assim o tamanho do quadro, o que eu acho um pouco simplorio, sendo lojas especializadas estava a espera de outra coisa.
Se alguem entendido na matéria me puder ajudar agradeço.

Desde já obrigado.:)
 

filipe.santos

New Member
amigo 85.5x0.66=56 formula de ge-meund !!!! medida de entre pernas x 0.66. cmpts

cientificamente o seu quadro tem de ser um 56, mas e como diz o JR, mais opinioes virao..
 

bmw05

New Member
pensar numa bike de estrada

boas pessoal bem venho do forum btt e estou a pensar em comprar uma bike de estrada...
estou a pensar numa trek madone mas nao tenho a certeza de qual o tamanho certo desta bike para o meu tamanho....
nao sei se deve de ser um 52 ou um 54
se alguem me poder ajudar agradecia, bem fica a minha medida que deve de ser importante :p
bem tenho um 1,71 qual a melhor medida de quadro para mim da trek...
desde ja um obrigado a todos

abraços
 

jnap

New Member
Boas
A medida mais importante é entre pernas, mas de qualquer modo se tens um 1.71, o mais certo é ser o 52...
 

ferrugem

Member
boas
sou novo aqui, também ando a pensar em comprar um de estrada, também estou no forum btt.
tenho 1.63 e a minha trek 8500 é um 15.5 , já me informei atraves da bicimax para o tamanho dos quadros de estrada e eles indicaram um 50.
uma das opçoes será também uma jorbi champion3 alu sram rival 10s será uma boa opção?
 

bmw05

New Member
bem fiz aqui esta pergunta pq ja tive uma merida de medida 54 e achei um pouco grande...
mas agora apareceu uma oportunidade de negocio de uma trek mas estive a ver e 54 mas a medida tirar por uma merida 52 pareceu igual por isso fiz essa pergunta...
sera muito grande para mim esse 54 da trek....
 
Top