• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Substituir rolamentos selados dos cubos

Cancellara

New Member
Ora vivam!

Alguém aqui tem experiência a fazer este tipo de manutenção em casa?
É absolutamente necessário ter saca-rolamentos e prensa "profissionais" ou dá para improvisar sem grande risco de danificar os cubos?

E agora a questão mais importante mas que está dependente da anterior: Compensa fazer isto em casa, em termos de tempo e dinheiro?


Cumprimentos!
 

ivan

New Member
para tirar é necessário um saca, agora para colocar ao local da para improvisar com uma varão roscado 2 fêmeas e 2 anilhos ao apertar as fêmeas aconchega-se os rolamentos no cubo. para tirar um parafuso que a cabeça seja maior que o interior do rolamento um anilho da furação do parafuso mas mais largo que o cubo da para inventar algo. agora as marteladas nem pensar.
para substituir os das minhas ES gastei cerca de 100 euros na oficina.
 

ivan

New Member
não é o rolamento que fica muito caro é mais a mão de obra. claro que quanto maior o grau de redondez das esferas mais caro fica mas será mais suave.
comprei um SFK para a minha maquina de lavar roupa 4 euros mais 30cts pelo freio lol, e o cubo novo na electrolux 150 euros, desmontei o cubo velho e montei tudo num torno.
 

silvioferraz

New Member
Mudei nas minhas Crossland , não vai muito tempo. Cepo novo, linguetes e os três rolamentos. Com um martelo e uma chave, com o diâmetro aproximado do exterior do rolamento coloca-se bem. Com calma, se usares uma anilha entre a chave e o rolamento mais seguro fica.

Para tirar os velhos, uso uma chave a apanhar o interior do rolamento e vou martelando com cuidado para evitar danificar o mesmo, mas se danificar também não há azar. O mesmo vai para o lixo. Desde que se tenha uma certa sensibilidade, dificilmente danificas o cubo em si. Os rolamentos velhos saem com alguma facilidade.

Custos com rolamentos: 6 + 4,80x2 = 15,60. Tempo de mão de obra 20 minutos.

PS- Os rolamentos da Stumpjumper, foram mudados por mim à cerca de 2 anos e em 10 rolamentos (é o que gasta), garanto-te que poupei umas boas lecas em relação ao arranjo efectuado numa oficina.
 

Cancellara

New Member
Estou agora a ver o manual técnico da American Classic (minhas rodas) e tem lá os passos dessa operação, com fotos. E com ferramentas do dia-a-dia :D
 

JorgeFerreira97

Active Member
Boas pessoal estou também a precisar de efetuar este procedimento na minha bike, sabem-me dizer contudo se é necessário trocar também o próprio rolamento ou basta lubrificar um pouco e chegar a massa consistente que fica "como novo"?
 
Top