Subidas ingremes e curtas

#1
Boa noite,
Gostaria de saber qual o melhor metodo de treino para subidas de grande inclinacao. Em subidas mais longas e ate subo bem com os meus 58kg, mas quando me aparece uma subida como para quem conhece à entrada de Borbela em direcao ao Alvao com cerca de 26%, mesmo sendo apenas 1 quilometro fico colado a estrada, o resta da subida (8%) maravilha.
 
#2
26% deixam muita gente colado....isso nao é uma subida normal...

subida treinam-se....a subir...e subir...e subir.....

depois com descanso e mais subidas no mesmo sitio tentando aumentando sempre a cadencia....
 

ivan

New Member
#4
como dizia um spinter para fazer uma etapa de 3 montanhas treino 4, caso te falte potencia tens de compensar em transmiçao, normal que uma subida muito acentuada deixe um tipo pregado ao asfalto
 
#7
Eu conheço essa subida, tal como mais utilizadores daqui.

É muito dura e não há grande coisa a fazer...Até de carro temos que ir devagar!

A unica solução para essas raridades é uma transmissão adequada, mas vivendo nessa zona certamente tens um 34/25 no minimo.
 

duchene

Well-Known Member
#8
Gostava de conhecer, porque subidas acima de 18% já é uma raridade, já fiz algumas centenas de metros a oscilar entre 17 e 23% e a roda da frente já ia aos saltos, agora 1km a 26%... ainda não tenho na caderneta!

Podem apontar no mapa?
 

klaser

Well-Known Member
#9
Também eu gostaria de conhecer..uma coisa são picos de 26%,outra é 1km todo com média total de 26% de inclinação....
 
#11
Olá aqui vai o meu contributo

Registado um colega aqui do forum ( que esteve de ferias cá por terras algarvias ) e o GARMIM REGISTOU

Que a subida da PICOTA perto do ALPERCE TEM MUITAS ZONA A CIMA DOS 23% E 2 OU 3 ZONAS A MARCAR 26 % A 27%

Eu se dar com o track da subida aqui medido por ele eu coloco aqui para o ppl ver.

xau boas subidas.
 

Morg

Well-Known Member
#12
Não sei se lhe acontece, quando vou na estrada em certas subidas vejo o garmin 500 a marcar acima de 10%, depois de passar o track para o PC, por exemplo para o strava, as subidas não aparecem com tanta inclinação.
 
#13
Deve haver aí qualquer engano. Moro na serra da Estrela e nem aqui conheço subidas desse calibre!
Podem existir pequenos troços com inclinações bem acima dos 2 dígitos mas uma subida de 1km com 26% de pendente média é um autêntico corta-fogo (que normalmente não é pavimentado) e mesmo um carro normal sem as chamadas "redutoras" teria muita dificuldade para conseguir subir.
Tal como já relatou o user Morg também uso um garmin edge 500 e mesmo em zonas em que a inclinação é no máximo 4% o GPS indica uma inclinação muito acima dos 10%, pelo que concluo que os resultados instantâneos do GPS não são muito fiáveis.
Quanto à forma de pedalar em inclinações elevadas, só vejo 2 soluções, um prato compacto com um carreto grande atrás ou as pernas do Joaquin Rodriguez... Eheheheh
 

klaser

Well-Known Member
#16
Não achei esse troço dos 27% nos videos de hoje,mas foi relatado noutro post que eram 400m e houve muito pró que desmontou,então imagina 1kms a 26% para nós amadores..por isso disse que a maioria não faz isso
 
#17
Não achei esse troço dos 27% nos videos de hoje,mas foi relatado noutro post que eram 400m e houve muito pró que desmontou,então imagina 1kms a 26% para nós amadores..por isso disse que a maioria não faz isso
Coloca muito nesses muitos a desmontar, sem contar com os que ficaram "pregados" no asfalto!!
Acho que não sei o que é uma subida de 26%, mas garanto que uma de 17% doí um pouco, é só questão de irem perto de Montelavar!
 

klaser

Well-Known Member
#18
Estes dias fiz uma parede de 200m que o strava registou com 20,6% de inclinação,e só a fiz pq estava com a bike de BTT,tenho certeza absoluta que com a minha fininha não tinha hipótese...
 
#19
André tu conheces a subida de certeza. Sais de Vila Real em direcção ao Parque natural do Alvão. Logo que se começa a subir na tal aldeia aparece um bocado que é de paralelo e bem duro mesmo! Aquilo no carro mete respeito quanto mais de bicicleta. Tu, o Indy e o Tico sei que já lá passaram de certeza!

Quanto à inclinação concordo com o Klaser...Ainda ontem fiz um bocade de parede em btt com 19% e estava a ver-me negro para colar a roda ao chão. (numeros do strava)
 

Wawando

Well-Known Member
#20
Quem quiser experimentar, pode utilizar este segmento de 500m em Sintra. http://app.strava.com/segments/3595260
Pelo strava tem lá umas dezenas de metros mesmo, mesmo a pique :) ...
Eu subo de BTT no 34 a trás e 22 à frente (como referência, no Monge nas partes íngremes utilizo o 3º carreto a trás).
Na bicicleta de estrada... acho que só a pé e mesmo assim...
É em empedrado/cimento, se a curiosidade for muita, podem ir lá de fininha. Depois enviem o registo :)