• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Sram apex no Giro dos pros

SBRDYDY

Well-Known Member
Pois mas sÃo para etapas de altissima montanha onde se ultilizam andamentos de btt inclusive.
Por isso o apex esta mais preparado para esse tipo de situaÇÃo.
Nessas etapas so assim mesmo para passar as montanhas.
No resto dos dias usam andamentos normais e deixam os compactos para os velinhos ou para os sprintes.
 

patrick pires

Well-Known Member
So por curiosidade o Contador Utilizou isto

giro11st14mcsram.jpg


na etapa do Monte Zoncolan com o 34... ou seja 34-32!!
 

ivan

New Member
eu adoro o Compact desde que mudei muitas montanhas tornaram-se um prazer e nao um castigo, alem que nunca perdi media.
so me arrependo de quando mudei de cassete nao ter esperado e procurado mais por uma 28-11 em vez da 27-12 esta serve muito bem mas falta o 11 para velocidade e o 28 para quando as subidas resolvem transformar-se em paredes
 

ivan

New Member
e nao serve para todos terrenos, ha quem diga que nao mas ja andei muito tempo com 53/39 12/25 e sem duvida hoje aprecio mais as montanhas que antes. alem disso as medias seguem as mesmas
 

andre16331

New Member
De certeza que a cassete terminava com o 34 dentes ? A cassete do modelo apex da sram só tem até aos 32 dentes, secalhar foi uma adaptação de uma outra cassete ou foi então foi "feita" expecificamente para este tipo de terrenos e para as equipas que achassem por bem utilizar esta desmultiplicação.
 

Figueiredo

Active Member
Andre

34 a frente no prato mais pequeno da pedaleira e 32 atras na cassete... tal como o tranquilo referiu também acho demasiado quanto muito com uma cassete dessas atras devem ter usado 36 a frente!
 

andre16331

New Member
Que estupidez da minha parte ! Hoje já nem vejo um palmo à frente, tal o cansaço (não da bike). Nem é preciso continuar a conversa, peço desculpa por não ter visto bem e por isso ter interpretado mal o que é o "alfabeto" das bicicletas ! Shame on me ! lol
Cumprimentos
 

Janas

New Member
aprex nao significa compacto..... significa simplesmente APREX....ou seja, é o tipo de material utilizado e o tipo de funcionalidade.....

so por curiosodade eles usam a cassete com 32 dentes, mas os pratos sao na mesma o 53 e o 39, embora alguns usem um 38. Ha por veses quem use é um crank maior....

o facto de se usar APREx tem a ver com o movimento do desviador, que é mais lento, e passa de uma maneira diferente do RED, que é super rapido.....

Tendo em conta a tenção feita na corrente devido a força exercida era bem possivel que nem agarrasse na mudança pertendida, com o APREX teoricamente metade da corrente esta num prato e a outra metade esta no outro ainda, nao correndo o risco de saltal, é assim que funciona..... (nao sei como explicar isto muito bem, nao sei se me fiz entender)

tem um pouco a ver com a velha teoria de que a subir em grande tensao nao se mete mudanças.....o APREX da cabo literalmente dessa teroria.... é o desviador perfeito para cadencias baixas.....
 

tranquilo

Active Member
Espera Janas a meu ver não é bem assim. Os prós usaram o Apex da SRAM pois é o único desviador da marca na gama de estrada que tem capacidade de ter 32 dentes atrás devido ao tamanho do "braço". Só isso.
Penso que houve pessoal da Garmin? a usar o desviador X0 ou XX (é assim que se escreve?) de BTT que também é compatível com as manetes RED.
Penso que a única diferença de funcionamento da SRAM está nas manetes do RED em relação aos outros grupos da marca em que o "ZeroLoss" também existe na manete do desviador traseiro (enquanto nos outros só existe no dianteiro) o que faz com que o Red seja um grupo muito rápido a mudar de mudanças em qualquer sentido (até mais rápido que a Campagnolo).

Abraço
 

jnap

New Member
Têm a certeza que com 32 dentes atrás tiveram de recorrer a 36 à frente?! Faz mais sentido utilizar os 32 atrás quando se quer manter os 39 à frente...
É que o desenvolvimento dessa combinação é muito baixo...
 

jnap

New Member
Até falava, mas não conheço ninguém... ;)

Mas sim de certeza que houve muito boa gente a utilizar compactas, mas acho estranho que utilizando uma compacta de 34 irem ao limite de utilizarem 32 atrás...

Mas se tu tens tanta certeza quem sou eu para contradizer. :cool:
 

pratoni

Well-Known Member
nem todos são contadores, portanto parece-me plausível que usem compactas com cassetes 32...
 

Janas

New Member
o ano passado estive no tour em algumas provas de montanha....posso garantir que vi as bikes usadas nessas provas....os pratos usados eram o 39 e o 53.....Bikes a serem carregadas nos carros de transporte....
 
Top