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Specialized Tarmac ou Roubaix

ERIC CANTONA #7

Well-Known Member
20170209_183011.jpg

  • 0 kms (zero), ou alguma vez saíram à rua? (só se vê a etiqueta da roda da frente...)
  • Cepo de 10/11V SHIMANO / SRAM?
  • Pneus e câmaras incluídas?
  • Possui calços (de origem recomendados pela marca) apropriados para estas pistas?
  • Tem saco(s) de transporte?
  • Onde se podem ver ao vivo e a cores (cidade / loja)?
  • Data de aquisição / tempo restante de garantia?
  • Têm prova de compra (fatura comercial) e meio de compra (modo de pagamento)?
Tenho mesmo quem lhe pode comprar esses dois pedaços de plástico já hoje!!!
 

DMA

Well-Known Member
@DMA antes de mais obrigado pelo elogio! Acima de tudo foi uma bike (para o meu tamanho, o mais importante), que simplesmente adoro! Sei que pelo mesmo preço podia conseguir uma bike com periféricos melhores logo à partida (ultegra ou rodas melhores), mas preferi um quadro de qualidade, que me enchesse as medidas a 100%, e que depois pudesse mudar algumas coisas para ter uma montagem impecável, não de topo, mas de qualidade, fiável, coerente e em que dê gosto andar! (Simplesmente adoro a cor, não sei como tive dúvidas na altura!)

Dado que a transmissão é shimano 105 não vejo motivos para trocar nada a não ser que algo precise de reforma, logo o upgrade mais óbvio são as rodas. Logo mal comprei a bike já tinha noção que mais cedo ou mais tarde ia trocar as que vinham de origem, tu dizes que não pesam 2,5kg (foi estimativa minha não há info na net) mas certamente estão a rondar os 2kg... São claramente o "elo mais fraco" da bicicleta e algo que gostaria de mudar!

Em relação aos aros com mais perfil, mais aerodinâmicos, quanto mais leio mais me convenço que nesta gama de preços não são uma vantagem significativa. Também li que já testaram em túneis de vento e que as diferenças só aparecem a sério acima dos 40km/h e são bastante maiores com perfis maiores (rodas em carbono).
Acho que fui levado um bocado pela onda da "vaidade" neste aspeto confesso! Mas por isso é que cá andamos para discutir e ponderar bem as coisas antes de comprar! Cheguei aqui com a ideia de umas Mavic Cosmic, levei como sugestão as DT Swiss R32 Spline, as Fulcrum LG 4 e noutros tópicos as Zonda.

Inicialmente "descartei" logo as Zonda porque não se enquadravam no que queria, não davam tanto nas vistas (vaidade) e porque estão ligeiramente acima do que queria gastar, mas neste momento começo a pensar se não serão também uma boa opção dado que este upgrade deverá ser "final", isto é, estas rodas são AS rodas, não são para trocar por outras daqui a uns tempos.

@ERIC CANTONA #7 esse cubo pelo que vi parece ser muito bom mesmo! No entanto, nunca tinha pensado na hipótese de rodas customizadas!
Sim, aí já escorregava mais! Se nas Zonda já passava um bocado, aí extravasava totalmente heheh

Abraço e bom ano a todos!

Da nada :)
Não te preocupes muito com os periféricos. ;)
A transmissão 105 da série 5800 é excelente em termos funcionais. Umas boas rodas (não precisam ser caras), e uns travões Ultegra (por exemplo) e ficas com o assunto arrumado. Uma máquina clássica e que havendo pernocas vai dar-te muita satisfação :)

As rodas de entrada andarem na casa dos 2kg é normal. Umas RS pesam mais ou menos isso. A roda traseira é uma âncora; a minha pesa aprox 1150g :D Mas a questão do peso das rodas é muito empolado. Sendo os cubos de qualidade e um enraimento que seja robusto, não são nada de tão dramático como o muito pessoal pinta. Mas aí aqui também bastante efeito placebo à mistura.
De qualquer forma é sem dúvida a área mais obvia para um upgrade.

Quanto à questão da vaidade, nada contra; uma pessoa pode tirar prazer da estética das coisas, e como gostamos das bikes é normal que fiquemos encantados com uma bike bonita ... e sem dúvida que as rodas ajudam. A questão é ter presente isso e ser sincero connosco próprios; e não andar a racionalizar gastos astronómicos com base em "supostos" ganhos astronómicos de performance. Estando isso bem claro na nossa cabeça, nada contra.

Qualquer uma das opções, que enumeraste não te vão deixar ficar mal, a não ser que tenhas um azar do caraças. Só tem em atenção no caso das Mavic, que já seja a versão com 17mm internos.
Num post anterior tinhas mostrado algum "pé atrás" pelas R23 ou até as R32 terem sido descontinuadas. Por tudo o que consigo ver, aposto que não houve qualquer modificação significativa. Apenas nos nomes e nas pinturas dos aros. Continuam com as mesmas larguras internas, a com os mesmos tipos de "engate" nos cubos para cada um das respectivas gamas.
Como já te disse tenho umas Racing 4 LG. Mas também tenho umas Syncros que são basicamente umas R23 com uns autocolantes diferentes. Se tivesse que fazer uma prova cega sinceramente não conseguia distinguir as duas, a não ser pelo barulho dos cubos em coasting. De resto quer tenha umas ou outras as rodas são um "não assunto" para mim. Nenhuma das duas deu qualquer tipo de problema até agora. Rolei aprox 15 mil com as 4 LG e uns 6/7 mil com as Syncros semelhantes às R23.

As Zonda são uma escolha consensual, é quase unanime que são excelente material.
Quanto a montagem com cubos DT 240 era uma excelente opção. São cubos brutais. Tenho umas SRAM em que as "tripas" são basicamente esses DT 240. Já levou com coisas que umas de estrada nunca verão e estão aí para as curvas. É material que para além de ser fiável tem uma manutenção muito fácil de realizar (até para quem gosta de DIY).
A questão é se tens orçamento e principalmente se conheces quem enraie a roda traseira num padrão elevado. Por uns cubos desses nas mãos dum sapateiro é um crime :)
 

DMA

Well-Known Member
PS:
- As RS que pesam mais de 2kg são as RS10
- As SRAM que tenho são de BTT (Roam 50 29'')
- Os cubos das DT R21 são basicamente cubos DT 240
 

sidorio

Well-Known Member
Da nada :)
Não te preocupes muito com os periféricos. ;)
A transmissão 105 da série 5800 é excelente em termos funcionais. Umas boas rodas (não precisam ser caras), e uns travões Ultegra (por exemplo) e ficas com o assunto arrumado. Uma máquina clássica e que havendo pernocas vai dar-te muita satisfação :)

As rodas de entrada andarem na casa dos 2kg é normal. Umas RS pesam mais ou menos isso. A roda traseira é uma âncora; a minha pesa aprox 1150g :D Mas a questão do peso das rodas é muito empolado. Sendo os cubos de qualidade e um enraimento que seja robusto, não são nada de tão dramático como o muito pessoal pinta. Mas aí aqui também bastante efeito placebo à mistura.
De qualquer forma é sem dúvida a área mais obvia para um upgrade.

Quanto à questão da vaidade, nada contra; uma pessoa pode tirar prazer da estética das coisas, e como gostamos das bikes é normal que fiquemos encantados com uma bike bonita ... e sem dúvida que as rodas ajudam. A questão é ter presente isso e ser sincero connosco próprios; e não andar a racionalizar gastos astronómicos com base em "supostos" ganhos astronómicos de performance. Estando isso bem claro na nossa cabeça, nada contra.

Qualquer uma das opções, que enumeraste não te vão deixar ficar mal, a não ser que tenhas um azar do caraças. Só tem em atenção no caso das Mavic, que já seja a versão com 17mm internos.
Num post anterior tinhas mostrado algum "pé atrás" pelas R23 ou até as R32 terem sido descontinuadas. Por tudo o que consigo ver, aposto que não houve qualquer modificação significativa. Apenas nos nomes e nas pinturas dos aros. Continuam com as mesmas larguras internas, a com os mesmos tipos de "engate" nos cubos para cada um das respectivas gamas.
Como já te disse tenho umas Racing 4 LG. Mas também tenho umas Syncros que são basicamente umas R23 com uns autocolantes diferentes. Se tivesse que fazer uma prova cega sinceramente não conseguia distinguir as duas, a não ser pelo barulho dos cubos em coasting. De resto quer tenha umas ou outras as rodas são um "não assunto" para mim. Nenhuma das duas deu qualquer tipo de problema até agora. Rolei aprox 15 mil com as 4 LG e uns 6/7 mil com as Syncros semelhantes às R23.

As Zonda são uma escolha consensual, é quase unanime que são excelente material.
Quanto a montagem com cubos DT 240 era uma excelente opção. São cubos brutais. Tenho umas SRAM em que as "tripas" são basicamente esses DT 240. Já levou com coisas que umas de estrada nunca verão e estão aí para as curvas. É material que para além de ser fiável tem uma manutenção muito fácil de realizar (até para quem gosta de DIY).
A questão é se tens orçamento e principalmente se conheces quem enraie a roda traseira num padrão elevado. Por uns cubos desses nas mãos dum sapateiro é um crime :)

Sinto que tenho um quadro de qualidade (dentro do orçamento definido claro está), que adoro, de uma boa marca e é para o meu tamanho, logo tenho a base perfeita para a montagem da bicicleta "de sonho", mas sempre com racionalidade.

Componentes 105 chegam perfeitamente, nunca me deixaram ficar mal! Claro que não me importava de ter ultegra, mas a vantagem que ia tirar face aos € que ia gastar para mudar tudo acho que não compensava! A única coisa da shimano que não é 105 são travões de origem que infelizmente são Tiagra, gama abaixo, no entanto ainda não senti aquela necessidade forte de os trocar visto que têm chegado para o uso. Também não são, na minha opinião, algo que mude radicalmente a prestação, até ver!

Eu não pesei as minhas rodas, seguramente que passam os 2kg, mas também pronto, são as de origem, não esperava que fossem de outro mundo. Acima de tudo quero fazer o upgrade nas rodas, pois parece-me ser claramente o "pior" da bicicleta neste momento. A questão do peso é muito falada mas já nem vou por aí, pois eu sou muito leve e não sou obcecado com as gramas. Claro que quero umas mais leves, mas não é o fator preponderante. Como dizes os cubos são muito importantes, assim como a rigidez! Notei bastante a diferença de rigidez quando mudei do alumínio para o carbono! Claro que quando comprar as rodas o placebo também vai ajudar muito ehehe

Confesso que ligando um bocado à estética (e também por ser mais €€) descartei logo as Zonda, mas cada vez mais penso que seria aquela escolha "consensual" que me ia durar e durar! Podem não ser as mais atraentes, no meu ponto de vista, dado que as Cosmic e as Fulcrum 3 como têm mais perfil ficam mais "agressivas", mas também vi que as Zonda mais recentes já vêm com as letras a cinzento ao invés de cinza. (qualquer coisa também posso tirar os autocolantes como dizem por aí em alguns posts).

Mais importante que as aparências (coisa que talvez tivesse a dar demasiada importância inicialmente) é o facto de as Zonda mais recentes também já terem uma largura interna de 17mm, o que é ótimo visto que se adapta melhor aos pneus 25c que vou lá instalar.

Posto isto e apesar de serem as que gostava menos acho que neste momento estou mais inclinado para as Zonda. Tudo o que leio, quer em português, quer em inglês é muito positivo, dada a qualidade para o preço que custam. Boa qualidade de construção, excelentes cubos, são muito resistentes, não são pesadas para a gama e têm bastante rigidez, que posso pedir mais?

PS: Campagnolo com transmissão shimano? Devo-me importante com esse "crime" e comprar as Fulcrum 3 que são basicamente umas zonda com outro naming, ou c*gar nisso?

Abraço
 

DMA

Well-Known Member
As Fulcrum R4 sem os adesivos ficam engraçadas :)

Quanto as Zonda, só se fores um azarado do caraças é que vais ter problemas. De certeza que vai ser comprar e "esquecer"!

Quanto a questão de ser Campag com Shimano; eu cgava nisso ... se tiveres uns pratos Rotor não podes o resto da transmissão Shimano?
Como dizia o outro: "problemas de primeiro mundo ... "
 
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