Da nada
Não te preocupes muito com os periféricos.
A transmissão 105 da série 5800 é excelente em termos funcionais. Umas boas rodas (não precisam ser caras), e uns travões Ultegra (por exemplo) e ficas com o assunto arrumado. Uma máquina clássica e que havendo pernocas vai dar-te muita satisfação
As rodas de entrada andarem na casa dos 2kg é normal. Umas RS pesam mais ou menos isso. A roda traseira é uma âncora; a minha pesa aprox 1150g
Mas a questão do peso das rodas é muito empolado. Sendo os cubos de qualidade e um enraimento que seja robusto, não são nada de tão dramático como o muito pessoal pinta. Mas aí aqui também bastante efeito placebo à mistura.
De qualquer forma é sem dúvida a área mais obvia para um upgrade.
Quanto à questão da vaidade, nada contra; uma pessoa pode tirar prazer da estética das coisas, e como gostamos das bikes é normal que fiquemos encantados com uma bike bonita ... e sem dúvida que as rodas ajudam. A questão é ter presente isso e ser sincero connosco próprios; e não andar a racionalizar gastos astronómicos com base em "supostos" ganhos astronómicos de performance. Estando isso bem claro na nossa cabeça, nada contra.
Qualquer uma das opções, que enumeraste não te vão deixar ficar mal, a não ser que tenhas um azar do caraças. Só tem em atenção no caso das Mavic, que já seja a versão com 17mm internos.
Num post anterior tinhas mostrado algum "pé atrás" pelas R23 ou até as R32 terem sido descontinuadas. Por tudo o que consigo ver, aposto que não houve qualquer modificação significativa. Apenas nos nomes e nas pinturas dos aros. Continuam com as mesmas larguras internas, a com os mesmos tipos de "engate" nos cubos para cada um das respectivas gamas.
Como já te disse tenho umas Racing 4 LG. Mas também tenho umas Syncros que são basicamente umas R23 com uns autocolantes diferentes. Se tivesse que fazer uma prova cega sinceramente não conseguia distinguir as duas, a não ser pelo barulho dos cubos em coasting. De resto quer tenha umas ou outras as rodas são um "não assunto" para mim. Nenhuma das duas deu qualquer tipo de problema até agora. Rolei aprox 15 mil com as 4 LG e uns 6/7 mil com as Syncros semelhantes às R23.
As Zonda são uma escolha consensual, é quase unanime que são excelente material.
Quanto a montagem com cubos DT 240 era uma excelente opção. São cubos brutais. Tenho umas SRAM em que as "tripas" são basicamente esses DT 240. Já levou com coisas que umas de estrada nunca verão e estão aí para as curvas. É material que para além de ser fiável tem uma manutenção muito fácil de realizar (até para quem gosta de DIY).
A questão é se tens orçamento e principalmente se conheces quem enraie a roda traseira num padrão elevado. Por uns cubos desses nas mãos dum sapateiro é um crime