Spartacus - 10 mil km depois

pemartins

Well-Known Member
#1


Um bocado da história desta bicicleta:
O quadro, feito na China, como tantos outros, sem marca, sem pintura, sem qualidade dizem alguns, chegou às minhas mãos em Janeiro de 2012, estavam ainda aparecer por essa altura os modelos aero. Foi a primeira compra deste projeto que no fim teve o nome de SPARTACUS.
Pagina do fabricante: http://www.hongfu-bikes.com/html_Products/Road_Frame/Aero_Road_Frame/2016/1026/411.html
Com ele, chegou também o espigão e a caixa de direção diretamente do oriente.
 

Negoci8er

Active Member
#2
Inicialmente ainda pensei comprar um quadro desse tipo, mas depois de ponderar desisti.
Mas na de montanha tenho espigão e selim em carbono e até hoje sem nenhum problema. ;)
Continuação de muitos e bons km's!
 

pemartins

Well-Known Member
#3
Após a chegada do quadro tinha duas opções: passar todo material de uma Scott Speedster S30 que tinha desde 2009 ou fazer uma montagem toda nova de raiz. Já sabem qual foi a a minha escolha. Durante sensivelmente dois anos, andei pela net em busca de promoções, quase todo o material foi comprado online em lojas na sua maioria alemãs (bike discount, bike components...) mas também inglesas (Planet X) onde comprei os cubos e os aros das rodas, apesar de não terem logo, não vieram da China mas devem ter sido feitos lá.

O quadro: HF-FM039 2011 aero road





O quadro 1221gr no tamanho 54.
A forqueta 425gr antes de cortar.
Total 1646gr.
Havia quadros mais leves mas não quis arriscar tanto porque quanto mais leve maior a probabilidade de partir.
 

pemartins

Well-Known Member
#4
Partindo desta base, o objetivo era fazer uma montagem sub 7kg.

Espigão proprietário em forma de gota de água 232gr (nunca chegou a ser cortado)



Avanço Ritchey WCS C260 6º 100mm 106gr



Guiador Ritchey WCS Logic II 42cm 239gr



Resultado - Foto atual

 

pemartins

Well-Known Member
#5
Chegada a hora de escolher a transmissão. Tinha em conta dois fatores: peso e estética.
Foi então que passei totalmente para o outro lado da força "dark side" :cool:

Sram Red Black Edition



Não tinha pressa, tinha bicicleta para andar por isso podia esperar pelas promoções online. Comprar em Portugal era impensável, lembro-me de consultar preços em lojas físicas aqui no norte, o preço era mais do dobro!

Manetes "shifters" com cabos 325gr



Corrente PC 1091 255gr



Cassete PG 1070 11-26 230gr



Desviador traseiro 147gr



Desviador dianteiro 69gr



Pedaleira 50/34 639gr
Movimento pedaleiro com rolamentos cerâmicos 114gr
(não tenho foto com pesagens)

 

torui

Well-Known Member
#10
254gr para que preço?
A minha experiência com pedais dessa marca até hoje não foi a melhor. A tempera não deve de ter sido bem feita e partiram quando estava a pedalar em pé. Tive sorte porque ia sozinho (se fosse em pelotão tinha derrubado malta), e consegui aguentar-me em cima da bike.
 

RTC

Moderador
Staff member
#11
A minha experiência com pedais dessa marca até hoje não foi a melhor. A tempera não deve de ter sido bem feita e partiram quando estava a pedalar em pé. Tive sorte porque ia sozinho (se fosse em pelotão tinha derrubado malta), e consegui aguentar-me em cima da bike.
É um cenário que nem é bom imaginar.
Já tive Exustar em btt mas nunca em estrada. Continuo fiel à Look. :)
Se tivesse de mudar para marcas menos conhecidas optaria por Xpeedo.
 

torui

Well-Known Member
#12
É um cenário que nem é bom imaginar.
Já tive Exustar em btt mas nunca em estrada. Continuo fiel à Look. :)
Se tivesse de mudar para marcas menos conhecidas optaria por Xpeedo.
Eu também sou fiel à Look, mas houve um dia em que precisei de instalar uns novos pedais e apenas haviam exustar. Nem pensei duas vezes, comprei e já depois da garantia aconteceu-me o que eu relatei. Eu penso que tenho guardado o pedal partido, se eu o encontrar depois publico foto.
 

pemartins

Well-Known Member
#17
As rodas, decisão difícil na altura mas que se veio a confirmar acertada.
Alto ou baixo perfil, pneu ou tubular, carbono ou alumínio, montagem ou não.
Os aros 50mm Planet X pesam 400gr com 16 e 24 raios Sapim Laser e cabeças de raio internas, os cubos Planet X 245gr + 80gr, isto tudo deu um total de 1296gr! Foram montadas numa loja em Braga que entretanto já fechou, a Pedalcenter que foi a única que se disponibilizou para me fazer a montagem, os raios também foram lá comprados e posteriormente toda a bicicleta foi lá montada.
Na altura consegui os aros por 100€ cada vindos do UK. Escusam de procurar porque eles já não vendem. Podia ter optado por uns de baixo perfil pelo mesmo preço com 250gr o que daria umas rodas sub 1kg mas preferi perfil alto.
Os pneus foram uns Tubular Continetal Sprinter GatorSkin 22mm 2 x 280gr, entretanto um já foi mudado por um Tufo S33 Pro 24mm de 310gr.
Em 6 anos e quase 10mil km nunca tive um furo e apenas tive um raio partido.

 

pemartins

Well-Known Member
#19
quadro 1221
forqueta 425
espigão 232
travões 200
manetes + cabos 325
apertos rodas 43
caixa direção 122
2 porta bidões 50
pedais 254
corrente 255
desviador frente 69
desviador trás 147
cassete 230
avanço 106
guiador 239
apanha corrente 5
rodas 1296
pneus 590
selim 220
pedaleira 639
movimento pedaleiro 114
espaçadores ???
fitas guiador + terminais ???
cabos de travão ???
bichas ???

Será que dá para sub 7kg?!

 

moshinho

Well-Known Member
#20
No selim podes colocar a vaersão slr flow de carbono (125gr).
A tampa, parafuso e bucha da forqueta também consegues meter da tune e pesa 8gr o total (acho eu)
Guiador de carbono