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SkyRoad Granfondo ALDEIAS DO XISTO - 11.09.2016

Bernalve

Well-Known Member
Há novidade interessantes. Acabaram os prémios materiais para os primeiros a cortar a meta, e as classificações serão tipo contra-relógio, pois o tempo será contado a partir de um chip que liga e desliga na partida e na meta.

Mas o mais interessante:

"Neste ano em que se comemora a 5ª edição do Clássico dos Granfondos em Portugal, a organização fez algumas alterações dos percursos, com o emblemático Alto do Trevim a marcar o final do percurso cronometrado, naquela que será uma verdadeira chegada em alto em ambas as distâncias. As obras de recuperação do piso da estrada de acesso, programadas pela Câmara da Lousã para o início do ano, vão permitir chegar com a prova a este ponto mítico. Mas esta não será a única alteração dos percursos, tanto no Granfondo como no Mediofondo. Cerca de 35 kms novos serão percorridos pelos participantes no GF e cerca de 30 kms pelos do Mediofondo em 2016."

É de louvar !
 

Rapido

Well-Known Member
Portanto teremos uma prova mais para o desportivo e menos para os prémios, é isso?! Algo parece estar a mudar nestas provas.
 

JPLopes_73

Well-Known Member
Boas,

para mim já o disse ... só à borliu ... ainda ontem fiz o granfondo com alteração pessoal na subida de castanheira de pêra :eek: ... boa região para treinar ... mas falta mais tempo. Sim de facto a mesma empresa que organiza o skyroad, já fez a marcação das duas subidas ao trevim ... tenho de verificar isso de uma só vez e depois partilho o traçado.

Foi uma boa opção para fechar o ano ... ontem não choveu embora o dia fosse curto para tudo o que se quis fazer ...

A bike é minha ... as estradas são publicas. Não vejo razão para estragar dinheiro ... logo agora nesta altura ... :rolleyes:
 

jpacheco

Well-Known Member
ao contrário rapido... o objectivo é a prova ser menos prova e ser mais passeio. Não haverá classificação de chegada... e os premios serão sorteados em moldes anunciar.

a unica coisa que mais me agrada é o novo piso que terá até ao trevim e a chegada ser feita no alto em que irá eliminar a perigosa descida da lousã feita a velocidades loucas num piso não muito aconselhavel a se fazer a essas velocidades.

edited:
com isto, do melhoramento da via acho que o bikeroads deve, logo que haja bom tempo fazer o tal evento gratuito de subidas miticas ao trevim.. só espero estar desempenado nessa altura para participar :D
 

Rapido

Well-Known Member
E o que acham vocês sobre isso?! Positivo? Negativo?! É que para mim, que nunca tive a ambição (nem a preparação para tal) de ganhar algo deste género nem me aquece nem arrefece mas para o pessoal mais competitivo....acho que vai afastar alguns deste tipo de eventos.
 

jpacheco

Well-Known Member
É possível que afastem uns 50 mas trarão muitos mais se continuarem a trabalhar no apoio aos novos traçados e em toda a festa ciclismo que gera em torno do evento. Embora confesse que gostava que a classificação geral fosse feita pela chegada e não pelos tempos... mas pronto é uma opinião muito pessoal. Honestamente alteração no traçado com a chegada ao trevim acho que vai trazer mais gente...

Porque a nivel prático irá ser mais do mesmo... os mais rápidos vão querer chegar em primeiro, os menos rápidos vão querer chegar o mais depressa possivel (a frente dos amigos :D) e outros que vão querer fazer a festa e parar em todas as capelinhas...
 

Bernalve

Well-Known Member
Mesmo assim os primeiros a chegar à meta devem ter os tempos mais rápidos. São sempre os grupos da frente que andam mais rápido e não os grupos que estão mais para trás. Mas nas classificações finais, vai haver confusões, pois se calhar o 1º na meta só será o 4º na classificação e por aí fora caso cheguem juntos ou muito juntos. Mas não há por onde criticar, é a decisão da organização.
 

RTC

Moderador
Staff member
É possível que essa alteração relativamente à classificação afaste mais do que chame. Principalmente equipas amadoras federadas que têm participado. É por demais evidente que grande parte dos participantes destes grandfondos vão com intuito competitivo, seja para ganhar ou fazer 100, 250, 500 primeiros...
Eu concordo com essa alteração. Não tenciono participar mas não me choca nada ir a um Grandfondo e não ter classificação, mesmo que vá com ideias de ir "dar o litro".
 

Bernalve

Well-Known Member
Mesmo assim os primeiros a chegar à meta devem ter os tempos mais rápidos. São sempre os grupos da frente que andam mais rápido e não os grupos que estão mais para trás. Mas nas classificações finais, vai haver confusões, pois se calhar o 1º na meta só será o 4º na classificação e por aí fora caso cheguem juntos ou muito juntos. Mas não há por onde criticar, é a decisão da organização.

*Criticar quando as classificações saírem.

Mas também acho que um pódio será sempre engraçado neste tipo de eventos, nem que seja para dar visibilidade à camisola/equipa que o vencedor usa ou pertence.
 

Nozes

Active Member
Embora nunca tenha participado nos Granfondos,tenho acompanhado a sua evolução e tenho amigos que têem feito praticamente todos.

Compreendo que haja muita gente que gostava que estes eventos fossem "provas a sério",mas no fundo são passeios cronometrados de andamento livre,à semelhança do que se faz lá fora.
Não me choca não haver prémios,e acho o novo sistema de cronometragem mais seguro para o desenrolar da prova e mais justo para quem parte de trás e muitas vezes só passava na partida 2 ou 3 minutos depois dos primeiros (principalmente na Lousã).

Também concordo que a melhor notícia de todas é o novo tapete da estrada para o Trevim,já lá subi várias vezes e está cada vez pior.

Entretanto,alguém mencionou aqui as provas das Subidas Míticas,até agora só existiu a do Colcurinho,será que a da Lousã-Trevim falta muito?
 

jpacheco

Well-Known Member
Deve ser para inaugurar o tapete com presidente na linha de meta e os atletas a chegar lá cima com presunto e porco no espeto como manda a tradição :p

Nozes acho que a nova classificação ainda vai criar novos problemas... para isso que se tire a cronometragem como instrumento classificativo e que seja só indicativo. para haver classificação que seja pela chegada... lá fora as provas tem 10000 participantes e mais. Entende-se... e mesmo assim há quem chegue primeiro. Para mim partiam o do Mediofondo e depois os do Granfondo... querem evitar avarias e menos gente ao molho que se dê 5 minutos entre as duas partidas (estou atirar po ar, sem saber qual é o problema de uma classificação por chegada, com o resto concordo contudo. sem premios, que sejam a sorteio etc etc).
 

jpacheco

Well-Known Member
Analisando melhor, que se elimine então por completo os controles de tempo. Que se economize nas tecnologias e nos ships...

Respeito quem organiza este tipo de eventos que ajudam a mexer e dinamizar a região, à qual pertenço. Mas acredito piamente que: ou tudo ficará igual na estrada (criando unicamente entropia na hora da definição que quem chega primeiro - claro que isto será só nos primeiros lugares), ou para além de ficar tudo igual poderão ter menos interessados em participar. Sempre achei que nos granfondos havia espaço para tudo... desvalorize-se quem ganha, acho tudo muito bem. Valorize-se quem chega unicamente e em quem está para a festa do ciclismo. Mas para haver classificação que seja por chegada, se não mais vale nem haver controle de tempo. Poupam uns tostões para uns presuntos e recordações fotogénicas gratuitas que o pessoal agradece.
 

lgass

Well-Known Member
eu acho bem.
nos eventos de corrida não se colocam os pros a correr com os normais.

quando fui ao passeio de Évora fiquei desiludido no final ao saber que o ritmo imposto foi colocado por equipas semi profissionais que só la foram pelo dinheiro.

para isso têm competições específicas e não passeios ou eventos dedicados a quem quer ir por carolice. ter tempo sim... fazermos o nosso melhor sim. agora afastar das provas quem não lá devia estar igualmente.
 

jpacheco

Well-Known Member
Supostamente o espírito destes eventos está na diversidade de atletas que a compõem, a mistura de vedetas da modalidade com os amadores e a possibilidade dos amadores poderem andar com as ditas vedetas.. Na Serra da Estrela ganhei o meu dia quando tive dois dedos de conversa com um ex campeão.

Nota-se é que há equipas e conjunto de pessoas amadoras na modalidade cada vez mais organizadas e a levarem este tipo de eventos "mais a sério", poderão querer combater isso? Honestamente, são tantos quilómetros que há espaço para tudo... quando digo tudo digo que não vale a pena castrarem o que não possível castrar. O que interessa é chegarmos todos ao fim sem percalços, cansados e felizes...
 

Bernalve

Well-Known Member
eu acho bem.
nos eventos de corrida não se colocam os pros a correr com os normais.

quando fui ao passeio de Évora fiquei desiludido no final ao saber que o ritmo imposto foi colocado por equipas semi profissionais que só la foram pelo dinheiro.

para isso têm competições específicas e não passeios ou eventos dedicados a quem quer ir por carolice. ter tempo sim... fazermos o nosso melhor sim. agora afastar das provas quem não lá devia estar igualmente.

Não são pros. São ciclistas de equipas de clube, que não são muito diferentes de nós. Só diria que treinam mais porque querem e podem, e têm à sua disponibilização melhor material. Ciclistas da Sicasal, pelo menos estes, nem sei se chegam a receber alguma coisa. Se receberem não deve passar muito do salário mínimo. Depois há as equipas do Vitor Lourenço e outras por aí, que estão um nível abaixo da Sicasal e esses de certeza que não recebem nada.

Eu até concordo que essas equipas tentem ir discutir Granfondos. Os Granfondos chegam a ter mais visibilidade que algumas provas de masters e até da Taça de Portugal que participam. O do Douro apareceu várias vezes no noticiário da RTP, as provas de Master e Taça nem uma única notícia, sem ser na RTP2, onde os Granfondos também têm os seus 10 minutos.
 

grouk

Active Member
quando fui ao passeio de Évora fiquei desiludido no final ao saber que o ritmo imposto foi colocado por equipas semi profissionais que só la foram pelo dinheiro.
já há uns dias disseste isso, não há semi profissionalismo, o que define um profissional é o facto de ser remunerado pela sua actividade, se não são pagos não sao profissionais, (há é o caso de alguns profissionais que não são pagos) mas isso é outra história.

eu não gosto muito dos moldes dos grand fundos, 2000 pessoas é muita gente, e criar uma prova cronometrada com esta gente toda é quase o mesmo que montar um circo.
Curiosamente há uns tempos comentava com um amigo que o melhor era registar o tempo de percurso, e se for assim sou bem capaz de quebras a promessa de nao voltar a fazer grand fundos, o modelo agrada me.
 

lgass

Well-Known Member
eu compreendo e acho ótimo que assim seja. eles podem estar presentes, mas não para irem marcar o ritmo.
eu só tive 2 experiências (pouquíssimo claro) deste tipo de eventos, mas em ambos vi que havia equipas com espírito de competição pura. e vi que em parte estragam a experiência a outros.

as equipas semi profissionais têm ritmo, conhecimento e preparação que os amadores de topo não têm. e se eu participo para acabar, há de haver quem gostasse de experimentar ganhar ou estar na luta (sonho com isso mas sei da sua impossibilidade). equipas para as provas.
 

grouk

Active Member
eu não vejo mal nenhum na presença das equipas, nas provas a que vou os viveiros estão lá sempre e a coisa é bastante equilibrada, alem de que nada te impede de te meteres nas suas rodas e ires com eles, quanto ao achares que andam muito, andam bem sim mas ainda estão ao nível do humano convencional e com esforço e dedicação é possível acompanha-los, agora se tiveres sempre essa mentalidade de há e tal eles andam muito porque são profissionais a coisa nunca vai evoluir, nós deve mo nos comparar com os melhores pessoalmente, ser um tipo normal não tem mal nenhum mal está em tentar ser normal
gosto bem mais de provas pequenas 100/200, a coisa é bem mais combativa e tu sentes que fazes mais parte da corrida porque as coisas estão mesmo ali a tua frente. num grand fundo basta uma saída de Seia ser mais apertada ou um cruzamento e já os da frente se foram. no sky road de 2014 quando passei a linha de partida com a bike à mão porque não dava para andar com ela o cronometro já marcava 8 minutos , fiz a variante de Seia toda à morte e só em são romao comecei a ver os grupos da frente. eu no meu caso pessoal este tipo de cronometragem para este tipo de evento agrada me.

Mas claro que cada um deve fazer da maneira que se divirta em cima da bike porque lá no fundo é o que mais importa
 
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