• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Sistema de transporte de bicicletas dentro de carrinha...

ohomemdobussaco

Active Member
Boas.

Como não gosto de ver, nem acho muito prático transportar bicicletas no tejadilho do carro (além de outros possíveis problemas), andei a pesquisar formas de transportar 2 bicicletas dentro duma carrinha (VW Passat Variant, no meu caso) e encontrei este sistema que me parece muito porreiro:

http://www.bikeinside.de/en/bike-carrier/the-interior-bicycle-rack.html


Alguém conhece/usa este tipo de sistema ou algo parecido, que permita transportar 2 bicicletas no interior?


Obrigado. :)
 

torui

Well-Known Member
Todos os dias transporto bikes em cima do tejadilho, e é das coisas mais práticas que existe. É extremamente seguro, desde que se invista em porta bicicletas de qualidade. Só pelo facto de "poupar" espaço no interior da viatura, já constitui uma mais valia. Antes de ter as barras de tejadilho e os porta bicicletas, era um filme cada vez que tinha que fazer o transporte da bina, porque deixava de haver espaço para outros artigos. Mas gostos são gostos....
 

ohomemdobussaco

Active Member
Esse modelo da Thule é para a caixa de carga de pickups e não me parece que caiba dentro da mala duma carrinha. A Thule tem outro modelo, para usar no interior da mala, que é especifico para algumas carrinhas, mas a minha não é uma delas. Seja como for, essas opções da Thule também custam o dobro daquele sistema que coloquei no post inicial...
 

Skyforger

Active Member
Durante anos andei indeciso em relação à compra de umas barras e suporte para o tejadilho. Fui adiando a compra por dois motivos: por achar dispendioso e por achar que é um sistema que nunca me inspirou confiança. Tinha um carro comercial que me permitia transportar a bicicleta sacando apenas a roda da frente e o espigão. No entanto, de cada vez que sentia a necessidade de transportar a bicicleta e a família era uma dor de cabeça. Para enfiar a bicicleta no meu carro de 5 lugares tinha de a desmontar toda e ficava sem espaço para malas na bagageira. Ou seja, ou ia a bicicleta ou ia a família :) Chegada a altura de pensar em dar o merecido descanso ao carro comercial que tinha, equacionei a hipótese de comprar um veículo que respondesse duplamente ao compromisso, ou seja, que me permitisse transportar bicicletas, bagagens e pessoas. Acabei por arranjar um excelente negócio com uma Fiat Doblo de passageiros usada e fiquei com o problema resolvido. Transporto duas bicicletas, a famílias, as bagagens e ainda me sobra espaço. É um conceito de veículo que por cá não teve grande aceitação (acho que mais por uma questão de status do que por outra coisa que qualquer...) mas do qual fiquei grande fã, especialmente devido à sua enorme versatilidade a um preço bastante convidativo. Quanto ao suporte para transportar as bicicletas dentro das viaturas, não conhecia, mas parece-me algo inútil. Consigo transportar duas bicicletas só retirando a roda da frente, prendendo-as com umas fitas de transporte de carga, tornando a opção segura para bicicletas e, principalmente, para os passageiros. Avalia se realmente o investimento nesse tipo de sistema é justificável ou se não é mais uma forma inútil de gastar dinheiro...
 

Skyforger

Active Member
Então achas que eu só com cintas de carga consigo transportar 1 ou 2 biclicletas direitinhas mala da carrinha? :confused:

Eu consigo, isto porque a carrinha tem uma série de ganchos e de recantos propícios para fazer passar as fitas de forma a ficarem bem fixas com as bicicletas. Agora quanto à tua carrinha já não sei. É uma questão de experimentares. Segundo percebi, para usares esses suportes tens de rebater os bancos traseiros, ficando a carrinha apenas com 2 lugares, ou estarei errado?
 

Plobo

New Member
Eu utilizo umas coisas deste tipo, no meu Discovery.
1337277753_1.jpg
 

ohomemdobussaco

Active Member
Eu consigo, isto porque a carrinha tem uma série de ganchos e de recantos propícios para fazer passar as fitas de forma a ficarem bem fixas com as bicicletas. Agora quanto à tua carrinha já não sei. É uma questão de experimentares. Segundo percebi, para usares esses suportes tens de rebater os bancos traseiros, ficando a carrinha apenas com 2 lugares, ou estarei errado?


Se quiser manter as rodas traseiras das bicicletas colocadas, acho que sim, que terei que rebater totalmente ou parcialmente o banco traseiro (conforme a posição da bicicletas), mas preciso de fazer um teste primeiro, porque a carrinha e a mala são bastante compridas. Seja como for, creio que para 2 bicicletas, e usando esse sistema, dará para ficar com 3 lugares e ainda algum espaço para bagagem, rebatendo só a parte maior do banco traseiro. Acho que a mala da carrinha tem 4 "argolas" nos cantos da mala para fixação dessas cintas. O problema é que as "paredes" laterais da mala da minha carrinha serão muito mais baixas que na tua. Não sei se só com isso das cintas as bicicletas ficarão bem seguras e estáveis ao alto... :confused:
 
Para transportar bicicletas dentro de carrinhas não há nada como tirar as rodas da frente, ganchos, cobertores, cuidado e alguma paciência.
E sim, para apenas duas ou três bicicletas de certeza que basta rebater o banco duplo e ainda sobra um lugar e algum espaço para bagagens.
Eu com um Discovery tirava mesmo o banco duplo, íamos 3 pessoas e 3 bicicletas BTT roda 26" inteiras e mais os sacos e equipamentos.

Transportar as bicicletas em cima do tejadilho é muito bonito e sem dúvida cómodo quando se vai de férias com a família ou se vai andar de bicicleta no próprio dia, mas quando se vai a provas mais longe que obrigam a pernoitar não era eu que dormia descansado com as bikes lá fora à mão de semear...
Isto para não falar de outros problemas como velocidade limitada, maiores consumos, ramos de árvores e túneis mais baixos...
Está muito muito longe de ser só vantagens.
 

grouk

Active Member
entao agora eu
ha mais de um ano que ando a procura de uma forma de transportar as bikes e ainda nao descobri a melhor, neste momento tenho um 3008 e cabe la dentro 2 bikes mas tem que ser com algum jeito e com cobertores e rodas tiradas e depois nao cabem os sacos, resumindo uma treta. bem sei que a solução do tejadilho e a mais consensual mas para mim nao

facilmente se rouba a bike, ja ouvi falar que ate as barras ja se roubam, a questao das passagens baixas a aerodinamica que e terrível, na autoestrada se te esqueces arriscas te a que as barras sejam arrancadas, etc,etc,etc
sistema que aqui aparece nao me parece muito mau, ha tb aqueles em que a bike vai agarrada a mala e ainda outros que sao muito parecidos com um reboque, estes ultimossao muito caros porque precisa de bola de reboque do reboque e ainda da caixinha para fazer a conversao das luzes
 

ohomemdobussaco

Active Member
Sim, uma das várias razões por que este sistema me atrai é precisamente por não andar nada cá fora agarrado à carrinha, nem as barras de tejadilho, nem esses sistemas que se colocam na tampa da mala para trazer as bicicletas atrás. Assim, com um sistema destes, as bicicletas vão discretamente dentro da carrinha, e como tenho vidros escurecidos, nem se nota que lá vão dentro. Além disso, ainda me falta saber quanto ficarão os portes para cá, mas por 110 euros por essa barra interior com suportes para 2 bicicletas, não me parece nenhum roubo. E então se comparar com alguns outros sistemas de transporte "externos" de que já vi preços, este sistema até me parece é barato! :)
 
Top