• Olá Guest , participa na discussão sobre o futuro desta comunidade neste tópico.

Será que o Estado Português tem coragem de tributar o desporto ?

As bebidas isotónicas foram criadas com dois objetivos em mente: fazer a reposição de água, sais minerais e açúcar e melhorar a performance no desporto/treino .

Não restam dúvidas que tem como principal ingrediente o açúcar e existem dezenas de marcas no mercado , e agora » ??? » :confused:


""" Parlamento aprova novo imposto sobre refrigerantes a partir de fevereiro , desta forma, as bebidas açucaradas vão sofrer um aumento entre 15 a 30 cêntimos (no preço final) por garrafa de 1,5 litros, uma receita que será consignada à sustentabilidade do Sistema Nacional de Saúde. """


Só uma consideração ;


Porque não tributam os obesos em Portugal ?
 

jpacheco

Well-Known Member
Por serem pessoas...a ideia é desincentivar o consumo. E não julgar pessoas pelo seu peso. Mas por outro lado se a ignorância fosse tributada não havia divinas no estado de isso te garanto.
 

pratoni

Well-Known Member
Atualmente faz tanto sentido quanto o imposto ao tabaco!

A obesidade e as doenças associadas são cada vez mais uma epidemia...
 

Carolina

Well-Known Member
Carbs%2Bvs.%2Bobesity.jpg


Carbs%2Bvs.%2Bobesity%2B%2528sugar%2529.jpg
 

Bipbip

Well-Known Member
Da análise dos gráficos anteriores creio que se pode verificar que não existe uma correlação directa entre consumo e obesidade ( penso que era isso que queria demonstrar ), claro que os factores que contribuem para a obesidade são mais variados que estes, desde a dieta e a sua respectiva qualidade à actividade física ou falta dela......
Penso Contudo que deve existir equilíbrio por parte de quem legisla , ou seja se é prejudicial deve-se encontrar soluções para que se elimina ou mitigue esses factores (temos o exemplo mais ou menos recente da obrigatoriedade legal da diminuição do sal no pão), doutra forma não passa de mais um imposto, e quem tiver poder económico pode continuar a consumir, dito de outra forma se "fores rico podes ser obeso e um fardo para a sociedade"......
Quando falo de equilíbrio é por exemplo a utilização do novo imposto na promoção da actividade física diminuindo por exemplo o IVA dos produtos para practica desportiva ( equipamentos, ginásios, etc) ou definindo objectivos para estruturas desportivas, desta forma tranferia receita de um imposto para outro sem afectação da receita pública, beneficiando e incentivando quem realmente investe na sua saúde e que comprovadamente em média tem um peso menor para a sociedade nos custos directos e indirectos relacionados com a saúde .
Claro que é apenas uma opinião, mas para mim é apenas mais um imposto com um rótulo de pseudo protecionismo da saúde pública.....
 

Carolina

Well-Known Member
era mais útil incluírem no currículo escolar um módulo de nutrição. ensinavam os miúdos a calcular as necessidades calóricas e como contar calorias correctamente. explicar que calorias a mais engordam e a importância de ter uma alimentação variada. ao menos assim sabem o que fazer e têm noção das coisas.

em vez disso vão taxar uma cena completamente random só porque sim. isto não vai resolver nada. alguém vai deixar de beber coca cola só porque uma lata custa mais 5 cêntimos?! lol
 

SBRDYDY

Well-Known Member
Contar calorias não é tudo, nem o mais importante, o importante é ter uma cultura habitos saudaveis.
A taxa em si é só mais um imposto, mas vai ser para financiar o SUS, mnos mau...
 

Carolina

Well-Known Member
Claro que não é tudo, mas é o que define se ganhas ou perdes peso. É importante as pessoas terem noção do aporte calórico daquilo que estão a consumir. Não estou a sugerir que devem andar com uma balança atrás e pesar tudo, mas convém ter alguma noção das coisas.

Eu também achava que estava a ganhar peso sem razão aparente, depois de começar a pesar a comida percebi logo o problema.
 

Filipe M

Well-Known Member
Creio que a genética deve tambem entrar na equação. Estarei errado Carolina? É que eu como muito durante todo dia e nunca tive alteração de peso.
Agora acho que não é por aumento de taxas que se vai diminuir o consumo de açucar,mas como estado tem de fazer receita na alimentação,então que seja por esse caminho...á semelhança do alcool e tabaco.
Na minha opnião o aumento de taxa na suplementação não é taxar diretamente o desporto...
 

Carolina

Well-Known Member
depende de muitas coisas. sexo, peso, altura, idade, massa muscular e especialmente actividade física. tu comes muito, mas provavelmente também fazes muito desporto. isso permite-te comer mais e manter o peso. depois há ainda o facto das pessoas que acham que comem muito, na realidade não comem nada de mais. da mesma maneira que há os que comem muito, mas acham que comem pouco, que era o meu caso.

a maioria das pessoas é sedentária e come como se fizesse exercício todos os dias. pior, vão ao ginásio fazer meia dúzia de coisas a que nem se pode chamar exercício e não percebem porque é que continuam a ganhar peso. conheço pessoas que vão ao ginásio, mas não querem transpirar ahahahah

taxar as coisas não resolve nada. as pessoas têm é de ser educadas para saber quais são as suas necessidades e conseguir ter uma noção do que são porções adequadas para as suas necessidades.

os suplementos é que podiam taxar, especialmente porque 99% do que existe não faz nada.
 
Top